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Troco ou não troco [Primera(ou Escort) to Saab 9000]

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    Troco ou não troco [Primera(ou Escort) to Saab 9000]

    Pois bem, sou um feliz proprietário dum Nissan Primera 1.6e LX de 1994. Conta com 160mil kms, e problemas = 0, mas um 0 bem grande. Revisões, gasolina e toca a andar. O carro continua impecável de tudo, sem sombra para dúvidas…
    Entretanto apareceu-me um negócio jeitoso a meu ver. Um Saab 9000 2.0 turbo de 185cavalos, de 1992 com 180mil kms. É um carro duma pessoa de confiança, sempre revisto na marca, e está impecável também. Tem os extras todos que se espera dum topo de gama da altura, até cruise control.
    Eu a trocar, seria para meter esse Saab a gás, pois iria gastar um pouco mais que o Primera (este faz-me 7 a 7.5). O dono do Saab diz que gasta entre os 9.5 a 10.5.
    Que me dizem deste negócio? Compro o Saab? Meto-o a gás? Deixo andar o Primera até que pare de vez? (Não vejo jeito).
    Que fariam?

    EDIT:
    Os novos argumentos aqui:

    http://forum.autohoje.com/showpost.p...4&postcount=35
    Editado pela última vez por lionbest; 24 April 2007, 09:29. Razão: Novos argumentos.... Troca do Escort(do pai) pelo Saab

    #2
    O Saab tem mais quilómetros e será à partida menos fiável.

    Eu punha muitas duvidas nessa troca...

    Comentário


      #3
      eu não trocava!

      Comentário


        #4
        Justifiquem a vossa opinião, por favor...

        Comentário


          #5
          lionbest, tens um belíssimo automóvel actualmente (não andas no forum Nissan?)
          Sinceramente, não sei bem o que fazia.
          O Saab 9000 Turbo é máquina, mas é mais antigo e não se sabe por onde andou.
          O Primera é aquele que está e estará sempre lá para nós.

          Provavelmente trocava, ainda por cima dizes que o dono é de confiança.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por lionbest Ver Post
            Justifiquem a vossa opinião, por favor...
            comprar um carro com mais km e mais antigo,e ainda por cima gastar euros em polo a gás!!!já para não falar de trocar um japuna que nunca te deu problemas por um sueco(tambem é bom) que não sabes por onde andou!!

            e não te esqueças que com 180 mil,e de 92;possivelmente há muita coisa a substituir!

            tu é que sabes,boa sorte.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
              lionbest, tens um belíssimo automóvel actualmente (não andas no forum Nissan?)
              Sinceramente, não sei bem o que fazia.
              O Saab 9000 Turbo é máquina, mas é mais antigo e não se sabe por onde andou.
              O Primera é aquele que está e estará sempre lá para nós.

              Provavelmente trocava, ainda por cima dizes que o dono é de confiança.
              Quanto ao forum Nissan, sim, fui um dos pioneiros, mas aqui passou a ser um forum quase só de 200's, e deixei de aparecer. O saab é mais antigo sim, mas o motor não tem nada a ver com o meu (será menos fiavel?) conforto também é melhor, mais espaçoso, muito mais equipamento... Mas também bebe mais (GPL conpensa?) é mais antigo, e tem mais kms... As revisões foram todas feitas na Saab...
              De facto o Primera está lá sempre à minha espera, quer chova, quer faça sol, desde que tenha gota, não deixa ficar mal...
              Estou com muitas dúvidas... Espero que aqui o pessoal que ajude...

              Comentário


                #8
                Olhem, nem sabia que dava para adptar GPL a carros turbinados! Pensava que era só para atmosféricos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                  comprar um carro com mais km e mais antigo,e ainda por cima gastar euros em polo a gás!!!já para não falar de trocar um japuna que nunca te deu problemas por um sueco(tambem é bom) que não sabes por onde andou!!

                  e não te esqueças que com 180 mil,e de 92;possivelmente há muita coisa a substituir!

                  tu é que sabes,boa sorte.
                  A questão é que ja tenho este Primera há quase 2 anos... Ja fez mais de 33mil kms. E neste momento não me compensa mete-lo a gás, porque é um carro que posso trocar a qualquer altura, pois faltam-me 2 extras que gostava de ter.. Ar condicionado e jantes especiais. Se o carro tivesse isso, não pensaria para já em troca-lo... (Só se fosse por um Primera GT)

                  Comentário


                    #10
                    O Saab é "mais carro" do que o Nissan, a começar pelo equipamento, motor, etc.
                    Mecânicamente é fiável. O motor não usa correia de distribuição, mas sim corrente. Problemas eléctricos dessas unidades, não tenho conhecimento.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                      Olhem, nem sabia que dava para adptar GPL a carros turbinados! Pensava que era só para atmosféricos.
                      Sim, dá... Perfeitamente... Nos Saab's e nos Volvos (ambos turbinados) é muito comum encontrares por aí... E ao fim de 30mil kms (ou menos) está o investimente pago...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por lionbest Ver Post
                        Quanto ao forum Nissan, sim, fui um dos pioneiros, mas aqui passou a ser um forum quase só de 200's, e deixei de aparecer. O saab é mais antigo sim, mas o motor não tem nada a ver com o meu (será menos fiavel?) conforto também é melhor, mais espaçoso, muito mais equipamento... Mas também bebe mais (GPL conpensa?) é mais antigo, e tem mais kms... As revisões foram todas feitas na Saab...
                        De facto o Primera está lá sempre à minha espera, quer chova, quer faça sol, desde que tenha gota, não deixa ficar mal...
                        Estou com muitas dúvidas... Espero que aqui o pessoal que ajude...
                        Problemas de fiabilidade no Saab não conheço.
                        Não sei é se com o desgaste dos anos poderá estar na altura de vir a ter problemas.

                        Comentário


                          #13
                          O Saab q falas é makina mas sendo turbinado e com os kms e anos q tem deixavam-me de pé atrás em largar um japuna q anda bem, porem nada comparável ao Saab, e que nunca de deu e provavelmente não dará problemas! Repara q para além de ires trocar por um mais velho que o teu vais ainda gastar $$$ ao colocá-lo a Gás! A meu ver o negócio tem mais aspectos negativos que positivos...e aspectos neutros ou duvidosos como a fiabilidade!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nafs Ver Post
                            O Saab é "mais carro" do que o Nissan, a começar pelo equipamento, motor, etc.
                            Mecânicamente é fiável. O motor não usa correia de distribuição, mas sim corrente. Problemas eléctricos dessas unidades, não tenho conhecimento.
                            Sim, tens toda a razão... O problema é que o Primera também é de corrente... E problemas também são desconhecidos...
                            (Problemas?? o que é isso???)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                              O Saab q falas é makina mas sendo turbinado e com os kms e anos q tem deixavam-me de pé atrás em largar um japuna q anda bem, porem nada comparável ao Saab, e que nunca de deu e provavelmente não dará problemas! Repara q para além de ires trocar por um mais velho que o teu vais ainda gastar $$$ ao colocá-lo a Gás! A meu ver o negócio tem mais aspectos negativos que positivos...e aspectos neutros ou duvidosos como a fiabilidade!
                              Acho melhor criar um tópico de votação... É que acho que todos vós têm a vossa razão, e estou a ver que a vosso opinião é para não trocar...

                              Comentário


                                #16
                                Essa troca coloca à partida uma questão importante: o saab 9000 não esteve sempre nas tuas mãos pelo que poderás desconhecer o tipo de tratamento a que foi sujeito (é totalmente diferente 180.000kms feitos por mãos cuidadosas ou por uma pessoa que tenha poucos cuidados com o automóvel)... mas se conheceres bem o dono do saab e souberes que teve uma correcta manutenção (e tendo em conta que é um negocio favoravel para ti, o que nao é de estranhar pois os saabs desvalorizam imenso em 2ª mao <- o que no teu caso passa a ser uma grande vantagem) acho que se trocares é um (grande) salto para melhor: o 9000 apesar de ser de 1992, é incomparavelmente superior ao primera, quer seja ao nivel de conforto, prestações, segurança, equipamento (repara que um carro com 15 anos ja trazia cruise control de serie... e tambem deves ter estofos em pele, bancos aquecidos, um som audio de boa qualidade, ar condicionado automatico, jantes em liga leve, etc)... a unica vantagem do primera sao os consumos (embora as performances de um e de outro nao tenham nada a ver) e teoricamente a questão da fiabilidade, isto porque um saab bem tratado é carro para durar muitos kms (a unica coisa em que tens de ter mais atenção é o turbo mas desde que sigas as regras simples de manutenção em principio nao deveras ter problemas)...
                                Se optares ficar com o primera é sempre uma boa opção pois é um bom carro, fiavel e à partida ja sabes com o que contas Mas não é um saab... :D

                                Cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  A questão fundamental é o conhecido e o desconhecido e independentemente do saab vir de boas mãos, n sabes se poderá dar problemas porque 15 anos ninguém tira ao turbinado...e isso é q me deixa de pé atrás! O Primera é um "bunker" do segmento C. Aceito q o Saab deixa água na boca mas...a meu ver é arriscado!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por fernas Ver Post
                                    Essa troca coloca à partida uma questão importante: o saab 9000 não esteve sempre nas tuas mãos pelo que poderás desconhecer o tipo de tratamento a que foi sujeito (é totalmente diferente 180.000kms feitos por mãos cuidadosas ou por uma pessoa que tenha poucos cuidados com o automóvel)... mas se conheceres bem o dono do saab e souberes que teve uma correcta manutenção (e tendo em conta que é um negocio favoravel para ti, o que nao é de estranhar pois os saabs desvalorizam imenso em 2ª mao <- o que no teu caso passa a ser uma grande vantagem) acho que se trocares é um (grande) salto para melhor: o 9000 apesar de ser de 1992, é incomparavelmente superior ao primera, quer seja ao nivel de conforto, prestações, segurança, equipamento (repara que um carro com 15 anos ja trazia cruise control de serie... e tambem deves ter estofos em pele, bancos aquecidos, um som audio de boa qualidade, ar condicionado automatico, jantes em liga leve, etc)... a unica vantagem do primera sao os consumos (embora as performances de um e de outro nao tenham nada a ver) e teoricamente a questão da fiabilidade, isto porque um saab bem tratado é carro para durar muitos kms (a unica coisa em que tens de ter mais atenção é o turbo mas desde que sigas as regras simples de manutenção em principio nao deveras ter problemas)...
                                    Se optares ficar com o primera é sempre uma boa opção pois é um bom carro, fiavel e à partida ja sabes com o que contas Mas não é um saab... :D

                                    Cumps
                                    É esse o meu ponto de vista... Quanto à manutenção do saab, foi feita sempre a na saab de 10 em 10 mil kms... O dono é de confiança, pois é dum primo dum amigo meu.

                                    Extras do primera: DA, 4VE, AL, FC, RÁDIO, Volante regulavel... Acho que mais nada..

                                    Extras do Saab: DA, AC, ABS, 4VE, AL, FC, Cruise Control, EP, EA(Estofos em pele e aquecidos), EE e EA, TE, JE... Acho que chega...

                                    EDIT: Air-bag
                                    Editado pela última vez por lionbest; 23 April 2007, 12:38.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por uma questão de fiabilidade não trocava!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Há pouco disse adeus ao meu Saab9000 Turbo T16 de 1987, com 175 cv, nunca o esquecerei. Têm praticamente as mariquices todas que existem actualmente, espelhos aquecidos, bancos, a/c. Mas são carros que têm birras como as mulheres, e o arranjo é sempre um pouco mais caro que os outros.
                                        Fica com o primera mas é, que tb é máquina, tem saído bom e assim deve continuar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          e pelo que ouvi dizer é um pouco complicado meter GPL num carro com esses km's, pois começam a notar-se as folgas tipicas de um motor com muitos km's...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bem... Já vi que não será um bom negócio... o pessoal partilha dessa opinião, por isso é que vos pedi ajuda, e vou confiar em voces...

                                            Obrigado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Aqui tens um 9-5 a gás á venda:

                                              http://forum.autogas.co.pt/viewtopic.php?t=3304

                                              Toma como comparação o preço que te pedem pelo carro mais a instalação do sistema de gás que deverá andar sempre na casa dos 1600€, e toma a tua opção!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Gosto imenso do 9000 Turbo, mas.... não esperes custos de manutenção minimamente comparáveis com os do Primera 1.6!!

                                                É uma questão de prioridade da tua parte, lá está, Primera (razão), Saab (coração). Agora é contigo. ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                                  Gosto imenso do 9000 Turbo, mas.... não esperes custos de manutenção minimamente comparáveis com os do Primera 1.6!!

                                                  É uma questão de prioridade da tua parte, lá está, Primera (razão), Saab (coração). Agora é contigo. ;)
                                                  Costuma-se dizer que para melhor muda-se sempre... E ao que parece vou para melhor numas coisas, e pior para outras... E provavelmente o investimento não compensa...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas

                                                    Por acaso a minha mãe tem um Primera 1.6e de 94 e o meu carro é um 9000turbo de 86 (que já foi do meu pai). Em relação ao Primera podes crer, como já deves ter dado conta que é muito fiável e barato na manutenção. O 9000, bem.. é fiável mas não se compara com o Nissan.. Em termos de motor é excelente, o meu tem 280000, nunca foi aberto nem levou junta, anda com 0W40 e não gasta pinta de óleo, o problema são coisas pequenas (e baratas).. no caso do 9000 de 92 vai-te habituando a teres que substituir a "DI-CASSETE", se não tiveres cuidado em teres as velas sempre em condições e sempre as aconselhadas, porque de resto, desde que leve óleo de qualidade, com 180000kms está na rodagem... Em termos de conforto, performances, segurança o 9000 é muuiito superior ao Primera, quando experimentares o Saab e sentires aquele "kick" nem vais querer sair do carro..
                                                    Em relação a consumos não consome muito mais do que o Primera, tipo a AE 90-110 uns 6-6.5, a AE 140-150 9-9.5, em cidade entre 8.5-13 depende do pé e do ar condicionado e a puxar muito gasta uns 15-16 no máximo dos máximos..
                                                    O meu chegou a estar a GPL há uns anos valentes, era um sistema monoponto que em 2 meses com as avarias que provocou dava para pagar a gasolina durante uns anitos para teres uma ideia.. Mas acho que com os sistemas modernos Multi-ponto GPL já não tens esse problema..

                                                    Qualquer coisa diz
                                                    Cumprimentos, troca para o 9000

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pedrot16 Ver Post
                                                      Boas

                                                      Por acaso a minha mãe tem um Primera 1.6e de 94 e o meu carro é um 9000turbo de 86 (que já foi do meu pai). Em relação ao Primera podes crer, como já deves ter dado conta que é muito fiável e barato na manutenção. O 9000, bem.. é fiável mas não se compara com o Nissan.. Em termos de motor é excelente, o meu tem 280000, nunca foi aberto nem levou junta, anda com 0W40 e não gasta pinta de óleo, o problema são coisas pequenas (e baratas).. no caso do 9000 de 92 vai-te habituando a teres que substituir a "DI-CASSETE", se não tiveres cuidado em teres as velas sempre em condições e sempre as aconselhadas, porque de resto, desde que leve óleo de qualidade, com 180000kms está na rodagem... Em termos de conforto, performances, segurança o 9000 é muuiito superior ao Primera, quando experimentares o Saab e sentires aquele "kick" nem vais querer sair do carro..
                                                      Em relação a consumos não consome muito mais do que o Primera, tipo a AE 90-110 uns 6-6.5, a AE 140-150 9-9.5, em cidade entre 8.5-13 depende do pé e do ar condicionado e a puxar muito gasta uns 15-16 no máximo dos máximos..
                                                      O meu chegou a estar a GPL há uns anos valentes, era um sistema monoponto que em 2 meses com as avarias que provocou dava para pagar a gasolina durante uns anitos para teres uma ideia.. Mas acho que com os sistemas modernos Multi-ponto GPL já não tens esse problema..

                                                      Qualquer coisa diz
                                                      Cumprimentos, troca para o 9000
                                                      Melhor opinião que esta é impossível

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                                                        #28
                                                        Isto está quase num empate... Ligueira vantagem para o Primera. Quem desempata?
                                                        Alguem que já tenho tido um Saab igual, pode-me dar uma ajuda?

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                                                          #29
                                                          O único contacto que tive foi com um 2.3-16 atmosférico de 150cv e 290.000 kms

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                                                            #30
                                                            nunca tive nenhum mas já andei tanto no Primera 1.6(um montão de vezes) como no Saab 9000turbo(1 vez e não foi a conduzir) e o que posso dizer é que ao mudares, mudas de água para vinho ;)

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