Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que acham do "ar de família"?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que acham do "ar de família"?

    A questão é mesmo essa. Que acham do facto de grande parte das marcas optar por dar um ar de família a todos os seus modelos, fazendo com que, como por exemplo, o Corsa seja um mini-Astra e o Clio um mini-Megane?

    Será que é a sensação de pertença? De ter um carro semelhante a um modelo superior?

    Pessoalmente, preferia uma marca em que os modelos fossem bem distintos uns dos outros. Até porque os carros hoje em dia parecem todos iguais...

    #2
    eu por acaso nao gosto mt, passo a explicar pq: o exemplo mais notorio disso para mim é o 207, quase igual ao 307... mas mt diferente do apaixonante e belo 206! sim, pq via-se um 206 na rua, e ate alguem q n soubesse nda do assunto via o seu traço unico! o 206 (e o clio tb) eram inconfundiveis! tinham um traço unico... agora qualquer um confunde um 207 com um 307.... o traço caracteristico do 206 perdeu.se... com mta pena minha! eram carros com um estilo unico! eram inconfundiveis! e agora as geraçoes seguintes sao quase tdas iguais... é pena!

    Comentário


      #3
      Ar de familia tem de existir necessáriamente.
      É o que caracteriza os produtos de certa marca, terá de haver uma defição de linhas e essas linhas terão de pertencer às restantes gamas.

      Comentário


        #4
        Acho bem.
        É como ter um código genético que une todos os elementos de uma mesma família.
        Depois, cada um tem a sua própria identidade, seja na traseira, no desenho dos faróis ou desenho dos interiores.
        Além disso serve para identificar mais facilmente os modelos como pertencentes a uma mesma marca.

        Comentário


          #5
          Eu nao gosto muito

          Por exemplo a Opel leva isso ao extremo, ja que a frente do Astra é IGUAL a frente de um Vectra.

          Comentário


            #6
            Uma problemática interessante...

            Quando se encontra uma boa solução estética global, sendo essa solução bem aceite pelo mercado, é dificll resisitr á tentação de a aplicar, qual máquina fotocopiadora a toda a gama, seja um citadino de 3,5m ou um familiar de 4,8m.

            Podemos verificar isso em quase todas as marcas.

            Apesar de se conseguir uma identificação forte da marca, os modelos acabam por ser prejudicados devido à falta de identidade própria.

            Eles acabam sempre por mudar alguns pormenores.
            Um para-choques diferente, os faróis com um recorte ligeiramente diferente, mas no final, não é diferença suficiente para os modelos se distinguirem, sobretudo quando vistos de frente ou traseira.

            É por isso que defendo a BMW e até recentemente a Renault.
            Eles conseguiram criar uma identidade visual, baseada não no desenho de certos elementos, como faróis ou grelhas, mas na modelação das superficies. deixando mais liberdade para cada modelo ter a sua própria identidade, sobretudo no desenho das ópticas e grelhas

            Certamente não confundem o série 3 com um 5 ou um 7. Cada um tem uma identidade muito própria, e no entanto são todos inquestionavelmente BMW.
            Apesar da BMW ser conhecida pela grelha duplo rim e por sempre utilizar opticas duplas circulares à frente, cada modelo consegue ter faces distintas.
            Na Renault também acontecia isso. Confundir a frente ou a traseira de um VelSatis com um Laguna? Nunca na vida. O meu problema com a Renault é que ultimamente, pelo que tenho visto cairam nas malhas da banalidade. O Ghosn deve-se ter assustado com as ideias malucas do Le Quement. Vejam o Koleos ou o novo Twingo...

            Acho que as marcas devem procurar o look de familia, mas mais importante, devem conferir uma identidade própria para cada modelo. Aprendam com os exemplos acima.
            Editado pela última vez por crash; 23 April 2007, 23:23.

            Comentário


              #7
              Eu não gosto!

              Porque à custa disso, os utilitários começam a ter preços demasiados elevados. E depois ainda temos de descer mais, para citadinos.

              Estão a ganhar as marcas, perdem os clientes.


              Ops, podem apagar o post!
              Editado pela última vez por VTEC; 23 April 2007, 23:26.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Real Ver Post
                A questão é mesmo essa. Que acham do facto de grande parte das marcas optar por dar um ar de família a todos os seus modelos, fazendo com que, como por exemplo, o Corsa seja um mini-Astra e o Clio um mini-Megane?

                Será que é a sensação de pertença? De ter um carro semelhante a um modelo superior?

                Pessoalmente, preferia uma marca em que os modelos fossem bem distintos uns dos outros. Até porque os carros hoje em dia parecem todos iguais...

                la isso concordo contigo, como a Peugeot, ja tou farto de cada modelo que sai seja igual ao outro, como o 207 e quase igual ao 307 restyling, e o 407 igual ao meu 307, e o meu 307 igual ao 206 e ja nao ha mais , mas e verdade, os carros hoje em dia sao todos iguais, preferia antigamente que o clio nao tinha nada haver com o megane e por ai fora




                cumps ;)

                Comentário


                  #9
                  E voces dão-lhe é com a Renault, com a Peugeot, Opel e Seat

                  As marcas germanicas aos anos que é assim...não percebo sinceramente a admiração...

                  Alías mais grave é que eles lançam novos modelos A4, Passat's e por aí fora e o carro é quase igual ao modelo anterior por fora e por dentro...

                  E continuam a vender...e a malta continua a importar para mostrar aos outros que têm um carro "á homem"...por isso...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                    E voces dão-lhe é com a Renault, com a Peugeot, Opel e Seat

                    As marcas germanicas aos anos que é assim...não percebo sinceramente a admiração...

                    Alías mais grave é que eles lançam novos modelos A4, Passat's e por aí fora e o carro é quase igual ao modelo anterior por fora e por dentro...

                    E continuam a vender...e a malta continua a importar para mostrar aos outros que têm um carro "á homem"...por isso...

                    Comentário


                      #11
                      De facto, os germânicos fazem isto há mais tempo, sobretudo o grupo VAG.

                      Na minha opinião, cada modelo é um modelo, e deve ser distinto e ter identidade própria.

                      Para tristeza minha, a Alfa parece estar a seguir a mesma receita.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                        E voces dão-lhe é com a Renault, com a Peugeot, Opel e Seat

                        As marcas germanicas aos anos que é assim...não percebo sinceramente a admiração...

                        Alías mais grave é que eles lançam novos modelos A4, Passat's e por aí fora e o carro é quase igual ao modelo anterior por fora e por dentro...

                        E continuam a vender...e a malta continua a importar para mostrar aos outros que têm um carro "á homem"...por isso...
                        Nao concordo. Um Opel Astra é IGUAL a um vectra. Acho que nao estas a ver.
                        Os Audis sim eram parecidos mas facilmente se distingue um A4 de 98 de um A6.

                        Os VW entao penso que nunca tiveram um modelo igual. podem ser parecidos mas nunca iguais como a frente do 207 e 307.

                        Os Renault tambem nem sequer sao parecidos entre si nao sei onde foram buscar essa ideia.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                          De facto, os germânicos fazem isto há mais tempo, sobretudo o grupo VAG.

                          Na minha opinião, cada modelo é um modelo, e deve ser distinto e ter identidade própria.

                          Para tristeza minha, a Alfa parece estar a seguir a mesma receita.
                          Mete la aí dois modelos VAG iguais. O mais parecido de que me recordo é o A4 - A8.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rafaluzo Ver Post
                            Mete la aí dois modelos VAG iguais. O mais parecido de que me recordo é o A4 - A8.

                            quando se fala de marca automóvel como do clube de futebol..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                              E voces dão-lhe é com a Renault, com a Peugeot, Opel e Seat

                              As marcas germanicas aos anos que é assim...não percebo sinceramente a admiração...

                              Alías mais grave é que eles lançam novos modelos A4, Passat's e por aí fora e o carro é quase igual ao modelo anterior por fora e por dentro...

                              E continuam a vender...e a malta continua a importar para mostrar aos outros que têm um carro "á homem"...por isso...
                              ya, boa desculpa! "se os outros fazem qual é o mal de também fazermos?!"

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rafaluzo Ver Post
                                Nao concordo. Um Opel Astra é IGUAL a um vectra. Acho que nao estas a ver.
                                Os Audis sim eram parecidos mas facilmente se distingue um A4 de 98 de um A6.

                                Os VW entao penso que nunca tiveram um modelo igual. podem ser parecidos mas nunca iguais como a frente do 207 e 307.

                                Os Renault tambem nem sequer sao parecidos entre si nao sei onde foram buscar essa ideia.
                                Audi A4 actual




                                Audi A4 2003



                                Audi A4 1998




                                Passat de 2000






                                Passat de 2004




                                Passat actual




                                Golf actual...



                                Será da minha vista ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Rafaluzo Ver Post
                                  Mete la aí dois modelos VAG iguais. O mais parecido de que me recordo é o A4 - A8.

                                  Polo - Golf, Octavia - Superb, por exemplo. E não é a questão de serem iguais, porque iguais, iguais nunca são. Mas são estupidamente parecidos. Não há distinção vincada, identidade própria entre os modelos.
                                  Editado pela última vez por jcpr; 24 April 2007, 08:47.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                    ya, boa desculpa! "se os outros fazem qual é o mal de também fazermos?!"

                                    Claro...já o Sporting pensava assim...

                                    "Caraças pá...estamos há 18 anos sem ganhar o campeonato...mas assim é que é bom....não vamos imitar os outros...eles ganham sempre e nós gostamos de ser diferentes..."

                                    Comentário


                                      #19
                                      é perfeitamente normal o mesmo modelo evoluir mas pernanecer "semelhante".
                                      agora moledos diferentes mas praticamente iguais a olho nu, os casos são mais restritos. aí a pug não tá a dar hipótese.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                        é perfeitamente normal o mesmo modelo evoluir mas pernanecer "semelhante".
                                        agora moledos diferentes mas praticamente iguais a olho nu, os casos são mais restritos. aí a pug não tá a dar hipótese.
                                        Aí é...? Há então pronto...fico mais descansado...era capaz de jurar que quando saiu o 207 tu disseste que era mais do mesmo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                          Polo - Golf, Octavia - Superb, por exemplo. E não é a questão de serem iguais, porque iguais, iguais nunca são. Mas são estupidamente parecidos. Não há distinção vincada, identidade própria entre os modelos.
                                          outro caso, exactamente.

                                          agora entre o Polo e o Golf não me parece que sejam passiveis de serem confundidos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                            Aí é...? Há então pronto...fico mais descansado...era capaz de jurar que quando saiu o 207 tu disseste que era mais do mesmo...
                                            nop, dsse isso do 308.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                              outro caso, exactamente.

                                              agora entre o Polo e o Golf não me parece que sejam passiveis de serem confundidos.
                                              Já os confundi algumas vezes, por isso me lembrei deles.

                                              Outro caso que me parece passível de confusão é o novo classe C e o S, mas tenho que vê-los ao vivo que as fotos enganam às vezes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                nop, dsse isso do 308.
                                                0 308 é o ultimo carro da marca que se enquandra nesta filosofia actual...o proprio presidente da marca já o referiu.Se me perguntas se concordo com uma revolução interior tão grande como é o caso do 308...quer a nivel de design, quer a nivel tecnico e qualitativo quer a nivel das ambições que o projecto têm....digo te que sim sem pestanejar. O 308 é uma evolução tremenda dentro da marca...maior que a do 206 para o 207. No entanto a nivel estetico a Peugeot preferiu não o fazer...alías, eu sou-te honesto...eu não acho que a imagem exterior do 307 seja antiquada...por isso ate compreendo...

                                                A interior sim, nota-se já...agora a exterior penso que não...

                                                Se acho boa ideia fazer isto...? A realidade nacional não é "peso-pesado" na marca...não é por acaso que o 207 não têm 1.2...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                                  0 308 é o ultimo carro da marca que se enquandra nesta filosofia actual...o proprio presidente da marca já o referiu.Se me perguntas se concordo com uma revolução interior tão grande como é o caso do 308...quer a nivel de design, quer a nivel tecnico e qualitativo quer a nivel das ambições que o projecto têm....digo te que sim sem pestanejar. O 308 é uma evolução tremenda dentro da marca...maior que a do 206 para o 207. No entanto a nivel estetico a Peugeot preferiu não o fazer...alías, eu sou-te honesto...eu não acho que a imagem exterior do 307 seja antiquada...por isso ate compreendo...

                                                  A interior sim, nota-se já...agora a exterior penso que não...

                                                  Se acho boa ideia fazer isto...? A realidade nacional não é "peso-pesado" na marca...não é por acaso que o 207 não têm 1.2...
                                                  sim, realmente a nivel interior, com o 308 fiquei agradevelmente supreendido.
                                                  a nivel exterior, apesar de compreender o porquê das marcas o fazerem, não poupo criticas a isso, porque não me interessa o que é melhor para o mercado global, interessa-me o que é melhor para mim. quanto a isto até da Alfa falo. apesar de esta para já se ficar "apenas" pelas frentes e interiores (147/GT e 159/Brera).
                                                  Editado pela última vez por AF147; 24 April 2007, 09:13.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                    sim, realmente a nivel interior, com o 308 fiquei agradevelmente supreendido.
                                                    a nivel exterior, apesar de compreender o porquê das marcas o fazerem, não poupo criticas a isso, porque não me interessa o que é melhor para o mercado global, interessa-me o que é melhor para mim. quanto a isto até da Alfa falo. apesar de esta para já se ficar "apenas" pelas frentes e interiores (147/GT e 159/Brera).
                                                    Mas como eu ja te expliquei 150 mil, 476 vezes....a realidade de um meio pequeno, não traça futuros numa marca que responde perante um conceito global...


                                                    Achas que eu não gostava de ter um 207 1.2...? Claro que sim...se o 207 assim já vende o que vende....faria então com um 1.2...

                                                    Agora o mercado nacional assim como o Grego ( que tambem se interessaria por este ) e mais um ou dois países, não têm peso no volume de vendas da marca para se desenvolver um 1.2 de proposito...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Infelizmente é cada vez mais norma, basta existir um modelo de sucesso, e os restantes modelos da marca seguem a mesma linha....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                                        Mas como eu ja te expliquei 150 mil, 476 vezes....a realidade de um meio pequeno, não traça futuros numa marca que responde perante um conceito global...

                                                        Achas que eu não gostava de ter um 207 1.2...? Claro que sim...se o 207 assim já vende o que vende....faria então com um 1.2...

                                                        Agora o mercado nacional assim como o Grego ( que tambem se interessaria por este ) e mais um ou dois países, não têm peso no volume de vendas da marca para se desenvolver um 1.2 de proposito...
                                                        pois é, quem se lixa sempre é o mexilhão.

                                                        mas há marcas que cederam aos caprichos de mercados "especiais", como é o caso da Opel com o 1.3cdti no Astra.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                          ya, boa desculpa! "se os outros fazem qual é o mal de também fazermos?!"

                                                          Não justifica, mas a questão do porquê das pessoas nunca atirarem pedras às germânicas dá que pensar.
                                                          Até a Mercedes é assim, e ninguém se queixa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                            Não justifica, mas a questão do porquê das pessoas nunca atirarem pedras às germânicas dá que pensar.
                                                            Até a Mercedes é assim, e ninguém se queixa.
                                                            penso que o caso do carros gemânicos tenha mais a ver com a filosofia das marcas. os carros alemães sempre tiveram aquele estigma de que são carros para manter durante longos anos. o existir uma continuidade da linhas em parte favorece os seus proprietários, uma vez que dessa forma os carros não sofrem tanto em termos de imagem com o passar do anos.
                                                            pelo menos ao nivel da Mercedes, penso já ter lido isso dito por um responsável da marca.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X