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Mudar de velocidade sem embraiagem

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    Mudar de velocidade sem embraiagem

    Ola! Uma vez fui visitar o meu tio ao estrangeiro e ele andou me a ensinar coisas de crros, como mudar pneus e assim. Nessa altura ainda n tinha carta por isso nao percebia mt do k dizia e nem tinha mt interesse. Ele sp foi mecanico e fazia corridas assim meio na brincadeira.
    O certo é k na altura ensinou me a mudar de velocidade sem usar embraiagem pondo o carro numa certa rotacao e mais umas coisas e dp dava pa mudar sem forçar, mas so mesmo em condicoes mt especiais, pk um pequeno erro, atraso ou antecipacao, dava em asneira.
    Ele na altura disse e p tentar em carros velhos e nc em carros "decentes".
    Alguem sabe fazer isto ou ja ouviu falar?
    PS - n m refiro a carros com mudancas automaticas e NAO KERO TESTAR ISTO em karro nenhum, é MERA CORIOSIDADE!

    #2
    Desengatar sem embraiagem não me parece muito difícil, agora engrenar...



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      #3
      Já conheci um bacano que, entre muitos outros mandamentos, disse que sabia mudar de velocidade sem embraiagem! :D

      acho que é possível mas nunca vi nem quero tentar

      Comentário


        #4
        Já andou por cá um tópico acerca desse tema ...

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          #5
          Se for repost, peço imensa dcp, mas pelas pesquisas k fiz, n encontrei nd semelhante, ma n duvido k exista.

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            #6
            depende de carro para carro e em alguns não é dificil pegar lhe o jeito..

            Agora que não faz nada bem ao carro não faz.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Suspeito do costume

              Já conheci um bacano que, entre muitos outros mandamentos, disse que sabia mudar de velocidade sem embraiagem! :D

              acho que é possível mas nunca vi nem quero tentar
              Se calhar sou eu.


              É mt fácil...


              Puxa-se pela mudança, olha-se para as rev's, quando tiverem a caír, metam a mudança...

              Comentário


                #8
                Não sei s é assim tão facil, mas já ouvi várias pessoas falar sobre isso. NOrmalmente estavam ligados à mecânica, e essa cena é só pra situações de avaria na embraiagem, tipo quebra do cabo.

                Comentário


                  #9
                  Já vi fazer... mas é como dizem não é muito saudável!

                  Basicamente consistia em tirar a mudança numa rotação certa (vai-se lá pelo feeling) e meter a próxima também a uma determinada rotação fazendo uso do acelerador.

                  Comentário


                    #10
                    fazia isso numa partner do serviço. Tirar é facil, vai-se acelarando suavemente e qdo se levanta o pé do acelarador, no mesmo instante coloca-se em ponto morto. Meter a mudança é mais dificil, mas se formos numa recta, é como já foi dito, acelera-se e tenta-se acertar as rpm com akelas k iriam ficar com a mudança k iremos meter. as rpm ficam 1 pouco acima, deixa-se descair 1 pouco e nesse instante empurra-se a manete. Arranhei algumas, mas meti mtas assim e de forma mais suave k "convencionalmente". Inventei mto com akele carro, mas só aprendi a fazer atrofios :D

                    Comentário


                      #11
                      Já tive de fazer isso no meu carro porque fiquei com o pedal da embraiagem no fundo.

                      Com calma e cuidado, muito devagar, dá para tirar a mudança e meter outra.

                      Comentário


                        #12
                        Já via ser feito na perfeição por um amigo meu, quando eramos "putos", pois o pai dele era engº mecânico e tinha-lhe ensinado!
                        Ele explicou que era um ponto nas rotações que permitia fazer isso, mas como foi á quase 10 anos, já não me lembro muito bem...

                        Comentário


                          #13
                          Isso são peanuts sobretudo se se conhecer bem o carro e os fossos de RPM entre mudanças..

                          Faz-se bem, temos é que ser cuidadosos em deixar o motor na rotaçao certa, é mais facil fazer a mudar mudança acima do que a reduzir se bem que consigo fazer as duas sem grandes espinhas..

                          é tao simples como isto.. para uma dara rotaçao do motor, ha um ponto de equilibrio entre rotaçoes do veio primerio da caixa e carreto da mudança a engrenar, logo os carretos engrenam sem problemas..

                          por exemplo, vamos em 2ª as 3000 e metemos 3ª, o carro cai para as 2200 rpm

                          Logo se desengatarmos a 2ª as 3000 sabemos que temos que aliviar o acelerador ate as 2200 rpm para que a 3ª entre sem arranhar..

                          assim por alto é isto, mas precisa de um pouco de pratica, eu acho mais lento mudar de caixa assim, ja que para ser rapido e dificil acertar as RPM..

                          pelo menos sem ser em carros de competiçao que tenham caixas com carretos de dentes rectos que estao preparados para esse fim, e tal...

                          Comentário


                            #14
                            3a, 4a e 5a, na boa, abaixo disso não tento

                            Comentário


                              #15
                              Quando era mais novo dava-me a esse trabalho. :D

                              Uma coisa que eu fazia com os meus amigos, era apanhar um distraído a conduzir e quando estava a desacelerar, desengrenar a mudança e colocar em ponto morto. Quando ia a acelerar, o carro não puxava... [}] [}]

                              Comentário


                                #16
                                Alguns anos atras meu pai tinha uma HILUX de tracçao simples que se engranava as mudanças perfeitamente sem qualquer problema sem embraiagem,entravam muito certinhas,havia que se esperar pela ocasiao certa para não dar kkrrrrrrrr.. e nao haver qualquer esforço.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isto é sempre produtivo, já aprendi mais uma coisa...

                                  Que dava para tirar as mudanças, tambem sabia, agora mete-las!!! [:X]

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                                    #18
                                    Eu sei fazer isso,o meu pai ensinou me no meu 156 1.6 ponho as rotaçoes estabilizadas as 2200 e depois e so engrenar para reduzir e deixar cair ate as 2000 e ja está!as vezes faço isso.mas não é mt saudavel.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um gajo aprende todos os dias...eheheh ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        O panda cá de casa já andou assim! Ficou sem cabo da embraigem e para desenrascar foi mesmo assim.. aquilo entra com bastante suavidade!

                                        Comentário


                                          #21
                                          olá herpez...


                                          É possível fazer,mas já vou avisando que não é para qualquer um,tem que em primeiro lugar conhecer o trabalhar do carro pelo ouvido,ou melhor, saber em que rotação cada velocidade deve entrar ou então consultar o catalgo do veiculo.Eu já levei um veiculo meu de Braga para Barcelos sem usar a dita cuja.As únicas velocidades que tem que ser metidas com o carro parado(motor),são a 1ª e a m/a,mas isso só deve ser feito por pessoas que tenham bastante conhecimento da matéria(mecánica),porque senão lá vai a caixa de velocidades para o lixo.


                                          Cump.... Dinis

                                          Comentário


                                            #22
                                            Qualquer automovel faz isso, agora pessoas é que não.
                                            A única maneira de o conseguir é conjugar a velocidade das rodas com a do motor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já vi fazer isso mas para as mudanças acima, nunca para reduzir!

                                              Mas também sei que as caixas que "têm esse tratamento" rebentam mais cedo...

                                              Comentário


                                                #24
                                                No meu fiat 127 troco de mudança sem embraiagem :P

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Um toyota do meu pai ficou sem embraigem e o mecanico levou-me mesmo assim

                                                  Ele diz que só não entra a primeira, por isso depois de o empurrar e meter a segunda, é só não o deixar parar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

                                                    Um toyota do meu pai ficou sem embraigem e o mecanico levou-me mesmo assim

                                                    Ele diz que só não entra a primeira, por isso depois de o empurrar e meter a segunda, é só não o deixar parar.
                                                    O mesmo ocorreu no Tempra quando quebrou o cabo de embreagem...meu pai dirigiu por quase 10 km até em casa assim...;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                      Qualquer automovel faz isso, agora pessoas é que não.
                                                      A única maneira de o conseguir é conjugar a velocidade das rodas com a do motor.
                                                      Yep![:X] Mas as caixas do pessoal que faz isso, sofrem bem!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        TESTADO

                                                        E funciona, depois de ler o topico, quando ia para casa testei 2 vezes, e realmente funciona... Fantástico...

                                                        Não há nada como os Foruns da AutoHoje para nos ensinar qualquer coisa...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não tenciono experimentar nos bólides cá de casa ...

                                                          lol

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O Ax Gt ai à dois anos fazia isso, em primeira segunda e terceira, era esticar mudança ao maximo e elas saltavam sozinhas he he he :D

                                                            Comentário

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