Grande Punto - Segredo Sedã chega em 2007
Marlos Ney Vidal
Primeiros protótipos do Fiat D200 passam pela linha de produção da montadora. Três volumes será o substituto do Marea, que deve deixar de ser fabricado este ano
Os primeiros protótipos do modelo sedã do Grande Punto já estão sendo montados na fábrica da Fiat, em Betim, e, em breve, começarão os testes de campo. O Estado de Minas apurou que os protótipos passaram pela linha de montagem e estão no centro de estilo da fábrica. O modelo deve estar à venda no mercado nacional em 2007. O novo carro é chamado, por enquanto, de projeto D200, sendo uma variação três volumes do Grande Punto hatch (projeto 310), flagrado em testes por Veículos. Os modelos hatch e sedã usam a arquitetura inaugurada pelo monovolume Idea, que permite ser esticada ou encolhida de acordo com o projeto. Dessa arquitetura surgirão os novos modelos da Fiat para o Brasil.
O carro terá 4,5 metros de comprimento, ou seja, 11cm maior que o Marea. Pelo tamanho, vai dis****r mercado com os novos sedãs disponíveis no país, deixando a concorrência cada vez mais acirrada.
O sedã, até a porta traseira, é idêntico ao Grande Punto. A partir daí, começam as diferenças. A traseira do novo modelo é bem alta e comprida, indicando que terá um porta-malas grande. As lanternas têm formato em V, que lembram as do Ford Focus. Um vinco lateral parte do pára-lamas dianteiro e vai até traseira, passando na linha das maçanetas das portas.
Motor
O novo modelo usará propulsor 2.4 flex, que não se sabe se será o italiano ou o da Powertrain (antiga joint venture entre Fiat e GM). O certo é que esse motor já está em testes, mas no Marea.
O novo sedã é desenvolvido em conjunto com engenheiros da Itália, Turquia e Brasil e será destinado a esses mercados e ainda China e outros países da Europa. Existe ainda a possibilidade do modelo desembarcar na Índia, como parte de um acordo com a Tata Motor’s, que tem interesse na picape Strada. Em contrapartida, a montadora indiana ofereceria para a Fiat uma picape média, a 207 DI, e ainda cuidaria da distribuição do sedã naquele mercado.
Nos dois últimos anos, foram fabricados 1.653 unidades do Marea. Já o Renault Mégane, lançado na semana passada, tem venda projetada de 1,2 mil por mês. O outro concorrente, o Chevrolet Vectra, vende mais de 2 mil por mês. Além deles, o Grande Punto sedã concorre com Toyota Corolla e o novo Honda Civic, que será lançado em abril.
*FONTE WWW.NETRODAS.COM.BR
Marlos Ney Vidal
Primeiros protótipos do Fiat D200 passam pela linha de produção da montadora. Três volumes será o substituto do Marea, que deve deixar de ser fabricado este ano
Os primeiros protótipos do modelo sedã do Grande Punto já estão sendo montados na fábrica da Fiat, em Betim, e, em breve, começarão os testes de campo. O Estado de Minas apurou que os protótipos passaram pela linha de montagem e estão no centro de estilo da fábrica. O modelo deve estar à venda no mercado nacional em 2007. O novo carro é chamado, por enquanto, de projeto D200, sendo uma variação três volumes do Grande Punto hatch (projeto 310), flagrado em testes por Veículos. Os modelos hatch e sedã usam a arquitetura inaugurada pelo monovolume Idea, que permite ser esticada ou encolhida de acordo com o projeto. Dessa arquitetura surgirão os novos modelos da Fiat para o Brasil.
O carro terá 4,5 metros de comprimento, ou seja, 11cm maior que o Marea. Pelo tamanho, vai dis****r mercado com os novos sedãs disponíveis no país, deixando a concorrência cada vez mais acirrada.
O sedã, até a porta traseira, é idêntico ao Grande Punto. A partir daí, começam as diferenças. A traseira do novo modelo é bem alta e comprida, indicando que terá um porta-malas grande. As lanternas têm formato em V, que lembram as do Ford Focus. Um vinco lateral parte do pára-lamas dianteiro e vai até traseira, passando na linha das maçanetas das portas.
Motor
O novo modelo usará propulsor 2.4 flex, que não se sabe se será o italiano ou o da Powertrain (antiga joint venture entre Fiat e GM). O certo é que esse motor já está em testes, mas no Marea.
O novo sedã é desenvolvido em conjunto com engenheiros da Itália, Turquia e Brasil e será destinado a esses mercados e ainda China e outros países da Europa. Existe ainda a possibilidade do modelo desembarcar na Índia, como parte de um acordo com a Tata Motor’s, que tem interesse na picape Strada. Em contrapartida, a montadora indiana ofereceria para a Fiat uma picape média, a 207 DI, e ainda cuidaria da distribuição do sedã naquele mercado.
Nos dois últimos anos, foram fabricados 1.653 unidades do Marea. Já o Renault Mégane, lançado na semana passada, tem venda projetada de 1,2 mil por mês. O outro concorrente, o Chevrolet Vectra, vende mais de 2 mil por mês. Além deles, o Grande Punto sedã concorre com Toyota Corolla e o novo Honda Civic, que será lançado em abril.
*FONTE WWW.NETRODAS.COM.BR
Comentário