Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Elogio Funebre Ao Mondeo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Elogio Funebre Ao Mondeo

    Agora que vai sair um novo Mondeo em Julho (se não me engano) decidi fazer um elogio de uma "morte" anunciada do anterior modelo que, na minha perspectiva, é(foi) um bom produto mas que sempre sofreu da falta de carisma, mitica, status ou lá o que lhe queiram chamar.

    Senão vejamos:
    O Mondeo introduziu um dos primeiros motores de injecção directa a gasolina (1.8) mas que passou completamente ao lado pelo preço e desconfiança que na altura se olhava para esses motores. Agora são um "must"...

    Os motores diesel de 115, 130 e 155CV da era pré-PSA são dos motores que menos problemas dão, tendo como unico aspecto a apontar o facto de não serem mto silenciosos;

    O motor de 130CV é um dos motores mais equilibrados da actualidade, com binario e potencia semelhante ao TDI 140cv, só p dar exemplo, mais agradavel de utilizar e com menores consumos;

    O motor de 155Cv ainda é uma referencia, sendo inclusive equiparado (em prestações, recuperações, consumos) aos modernos 177CV da Toyota, 170Cv da Vag, 163Cv da Bmw e 175 CV da Renault. Basta ver os testes em revistas/sites estrangeiros...cá em Portugal, passou ao lado...

    O chassis do Mondeo, ao fim de uns anos largos, continua a ser um dos melhores do segmento em comportamento, particularmente ao curvar, equiparando-se ao moderno 159. Até 2004, o Mondeo não tinha ESP de série e nem por isso perdia no confronto directo com os concorrentes, nos testes efectuados;

    O motor 3.0 continua ser um dos melhores motores a gasolina, sendo ainda um dos mais vendidos na America do Norte;

    Em espaço, equivale-se ou supera outras propostas segmento, vulgo Vectra, anterior Passat, perdendo apenas para C5 e Passat actual;

    Os interiores não apresentam os plasticos suaves ao toque que a malta tanto gosta, mas se virem um equipado com revestimentos das portas em pele e estofos totalmente em pele (que são de serie actualmente) como o que possuo, associado a uma construção cuidada nas junções paineis, verão que não se sentem pior que em qualquer outra proposta actual. O senão são as linhas já desactualizadas do painel de instrumentos e tablier, mas é um carro bem construido, sem ruidos e folgas evidentes;

    A condução é muito agradavel, sendo que o conforto é evidente, não sendo tão bamboleante e esponjoso como nos carros franceses mas mais confortavel que nos alemães.

    Assim sendo, porque "falhou" em vendas um modelo que tinha o mesmo (ou melhor) que os demais? Talvez por não sobressair em nenhum aspecto, talvez por ter uma imagem pouco apelativa... Mas...o classe R tem imagem apelativa? O C5, o Accord, o Grandis? Estetica é relativo mas prova-se que grande parte dos portugueses compra pela estética essencialmente. (em Inglaterra continua ser um dos mais vendidos. Será que toda a gente lá tem mau gosto?)

    #2
    Olha em Portugal acho que existe um carro muito mais injustiçado que o Mondeo:

    O Accord.


    E que motores eram esses da epoca pre PSA? Se eram ta bons porque é que a Ford começou a comprar motores doutra marca?

    O Mondeo lembra-me o vectra. Nao sao maus mas tambem nao excelentes em nada.
    Editado pela última vez por Rafaluzo; 29 April 2007, 13:02.

    Comentário


      #3
      Manucas,

      Quem ler o teu post vai ficar com a ideia que o Mondeo é um carro quase perfeito...

      Era uma boa proposta, sem dúvida, mas daí até à descrição que fizeste vai uma grande distância.

      Sem dúvida que estava mais do que na hora ed ser substituído e o novo parece vir muito interessante e além disso parece que até vem mais barato.

      Comentário


        #4
        Sempre considerei o Mondeo um carro com algumas boas qualidades, e não sei a razão de em PT se verem muito poucos, mas também sempre foi carro com o qual nunca simptizei por aí além. Acho q lhe faltava mesmo carisma, se bem q tenha tido algumas versões interessantes do ponto de vista de decoração estética.

        Talvez o grande defeito do Mondeo MKIII tenha sido o de tentar ser ... germânico.
        Editado pela última vez por Edge; 29 April 2007, 13:19.

        Comentário


          #5
          Eu so tenho a dizer bem por parte do ford mondeo,o meu pai teve o ford mondeo 1.8 de 115 cv. a gasolina e digo aquilo em termos de segurança entre outras coisas aquilo era bastante bom,o aspecto negativo era o defeito que os triangulos tinham partia os discos aqulio durava bastante mas os triangulos faziam desgastar mais depressa.
          Cumps.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Rafaluzo Ver Post
            Olha em Portugal acho que existe um carro muito mais injustiçado que o Mondeo:

            O Accord.


            E que motores eram esses da epoca pre PSA? Se eram ta bons porque é que a Ford começou a comprar motores doutra marca?

            O Mondeo lembra-me o vectra. Nao sao maus mas tambem nao excelentes em nada.
            A Ford optou pelos motores diesel PSA pq é a tendencia actual dos construtores no sentido de pouparem dinheiro, recorrerem a blocos produzidos em grandes quantidades p varios grupos. Não é o que se vê na Opel, VW, BMW,? Qual é a necessidade do Mini ter um motor PSA? A BMW não tem bons motores p lhe colocar?
            Mas não eram em nada inferiores aos que equipam o Mondeo agora, antes pelo contrario...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por manucas Ver Post
              A Ford optou pelos motores diesel PSA pq é a tendencia actual dos construtores no sentido de pouparem dinheiro, recorrerem a blocos produzidos em grandes quantidades p varios grupos. Não é o que se vê na Opel, VW, BMW,? Qual é a necessidade do Mini ter um motor PSA? A BMW não tem bons motores p lhe colocar?
              Mas não eram em nada inferiores aos que equipam o Mondeo agora, antes pelo contrario...
              Não. O diesel mais "pequeno" da BMW tem 2000cc, logo não cabe no Mini.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                Manucas,

                Quem ler o teu post vai ficar com a ideia que o Mondeo é um carro quase perfeito...

                Era uma boa proposta, sem dúvida, mas daí até à descrição que fizeste vai uma grande distância.

                Sem dúvida que estava mais do que na hora ed ser substituído e o novo parece vir muito interessante e além disso parece que até vem mais barato.
                Quase perfeito? Achas que se percebe isso?
                Não sei se reparaste mas no inicio digo "um bom produto.." não digo perfeito, excepcional, fantastico, pq não o é. E tb referi defeitos, como podes ver se leres + atentamente... Agora, que o considero um modelo mto equilibrado, com atributos melhores em varios aspectos que outros modelos mais em voga e mais actuais, lá isso considero...
                E dou o exemplo que aqui há uns meses atrás dei, que me fez até abrir um topico. Eu tenho uma Mondeo SW 130CV que foi mto barata pq o modelo vai ser renovado. Mas havia varias Mondeo SW 155CV titanium com todos os itens que possas imaginar e que pretendes num carro, extras bem pagos em outras marcas do mesmo nivel e que custavam cerca de 33000E novas. Será que as linhas exteriores e interiores justificam que seja mais barata que uma Peugeot 407 1.6HDI ou Vectra 120Cv ou Laguna 130Cv com menos equipamento e motores claramente inferiores? "Ah e tal, pq não tem estilo, e a malta quer é cuore sportivo..."

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                  A Ford optou pelos motores diesel PSA pq é a tendencia actual dos construtores no sentido de pouparem dinheiro, recorrerem a blocos produzidos em grandes quantidades p varios grupos. Não é o que se vê na Opel, VW, BMW,? Qual é a necessidade do Mini ter um motor PSA? A BMW não tem bons motores p lhe colocar?
                  Mas não eram em nada inferiores aos que equipam o Mondeo agora, antes pelo contrario...


                  Boas

                  Longe de estar morto(pelomenos a cá de casa) este tópico apenas devia ficar pelo elogio..... até agora tudo corre bem na minha Mondeo que nas minhas mãos apenas conta com 17 mil e poucos kilometros.

                  E quanto ao comprar motores a outros não sei até que ponto os outros não compram à Ford também uma vez que na minha Focus já existia o overboost no TDCI que agora todos os Citro e Peug beneficiam, logo essa tecnologia deve de ter transitado da Ford, como muitas outras que devem de ter sido partilhadas pelas 3 marcas.

                  O Mondeo longe de ser o carro perfeito tem muito que os outros oferecem e por menos preço(principalmente em usado) e quanto à minha opinião não teve sucesso (em Portugal pelomenos) por não ter nem VW nem os aneis na grelha frontal.

                  Já agora para os interessados podem ver defeitos e virtudes da carrinha ou carro Modeo aqui:

                  http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=19594

                  Abraços
                  Editado pela última vez por Vinheiras; 29 April 2007, 14:40.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Lukin Ver Post
                    Não. O diesel mais "pequeno" da BMW tem 2000cc, logo não cabe no Mini.
                    certo, mas seguindo o raciocinio logico da pergunta que me colocaram, pq não desenvolver um motor em vez de o ir buscar a outro grupo? E será que o 1.8d não caberia mesmo ou é estratégia economica?
                    Editado pela última vez por manucas; 29 April 2007, 14:39.

                    Comentário


                      #11
                      Este post trata do elogio funebre mas cá em casa o Mondeo, se tudo correr bem ainda vai durar bastante tempo!!

                      Tenho o 1.8 de 125 cv.

                      Comentário


                        #12
                        É dos poucos que acho que fui gostando de todas as versões...

                        Tambem dos poucos carros actuais, sedan, que gosto, juntamente com o 9-3 e porventura mais um ou dois...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                          certo, mas seguindo o raciocinio logico da pergunta que me colocaram, pq não desenvolver um motor em vez de o ir buscar a outro grupo? E será que o 1.8d não caberia mesmo ou é estratégia economica?
                          O 1.8d não existe. É um 2 litros na mesma. Um 318d tem 2 litros como o 320d.

                          A BMW tem motores pensados para serem montados longitudinalmente. Daí a parceria com o PSA para o desenvolvimento de motores transversais para equipar o Mini e o carros da PSA.

                          Comentário


                            #14
                            O Mondeo falha e continuará sem ser o best-seller que poderia ser enquanto não se destacar particularment em nada.
                            É mediano em tudo, mas não tem nada que o distinga, acaba por passar despercebido, quando em 2001 o meu pai comprou o Laguna II lembro-me de ter chegado a ver um comparativo ou outro com o Mondeo TDCi de 115cv (salvo erro) e o maior problema era a falta de identidade, o Laguna ainda tinha um computador de bordo falante, um cartão mãos-livres na época revolucionários, o sensor de pressão disto e daquilo, as 5 estrelas EuroNCap,
                            era dos carros senão o carro mais confortável no mercado, o Mondeo era muito porreiro mas não tinha absolutamente nada de especial, nada que realmente o fizesse sobressaír num mercado extremamente competitivo.
                            Um Serie 3 é famoso pelo comportamento dinâmico, um Mercedes tem o status e o conforto, um Laguna vinha cheio de gadgets e muito conforto, um Passat era dos mais espaçosos...
                            O Mondeo não era o mais confortável de todos, não era o mais desportivo de todos, não era o mais equipado de todos, não era o mais bonito de todos, e por aí fora... ou seja, alinhava sempre pela mediania...
                            O consumidor não é parvo, se o Mondeo tivesse algo de extraordinário teria sido um sucesso pela certa!

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                              O 1.8d não existe. É um 2 litros na mesma. Um 318d tem 2 litros como o 320d.

                              A BMW tem motores pensados para serem montados longitudinalmente. Daí a parceria com o PSA para o desenvolvimento de motores transversais para equipar o Mini e o carros da PSA.
                              logo: parceria=diminuição custos
                              que era onde queria chegar, e não por falta de soluções, necessariamente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                logo: parceria=diminuição custos
                                que era onde queria chegar, e não por falta de soluções, necessariamente.
                                É um pouco de ambos. A BMW não tem soluções de imediato. É mais rápido e barato uma parceria.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                  O Mondeo falha e continuará sem ser o best-seller que poderia ser enquanto não se destacar particularment em nada.
                                  É mediano em tudo, mas não tem nada que o distinga, acaba por passar despercebido, quando em 2001 o meu pai comprou o Laguna II lembro-me de ter chegado a ver um comparativo ou outro com o Mondeo TDCi de 115cv (salvo erro) e o maior problema era a falta de identidade, o Laguna ainda tinha um computador de bordo falante, um cartão mãos-livres na época revolucionários, o sensor de pressão disto e daquilo, as 5 estrelas EuroNCap,
                                  era dos carros senão o carro mais confortável no mercado, o Mondeo era muito porreiro mas não tinha absolutamente nada de especial, nada que realmente o fizesse sobressaír num mercado extremamente competitivo.
                                  Um Serie 3 é famoso pelo comportamento dinâmico, um Mercedes tem o status e o conforto, um Laguna vinha cheio de gadgets e muito conforto, um Passat era dos mais espaçosos...
                                  O Mondeo não era o mais confortável de todos, não era o mais desportivo de todos, não era o mais equipado de todos, não era o mais bonito de todos, e por aí fora... ou seja, alinhava sempre pela mediania...
                                  O consumidor não é parvo, se o Mondeo tivesse algo de extraordinário teria sido um sucesso pela certa!

                                  Cumprimentos
                                  De facto, em 2001, o Mondeo com um motor de 115Cv e caixa 5 qd boa parte dos concorrentes tinha motores mais cv e caixas de 6 e mais equipados, talvez não fosse uma boa opção (na altura tb optei pelo Laguna, e em parte pelo acrescimo de tecnologia). A partir de 2004/2005 consegue ombrear com qualquer outro nos atributos que referes atrás, mas deu a sensação que o passar dos anos o prejudicou, o que foi pena.

                                  E não se trata de ser parvo...mas há inumeros exemplos de carros que se vendem como tremoço e são extraordinarios em algo? Clio, Astra, A4...serão os melhores do seu segmento em algum aspecto extraordinario, ou pelo produto global em si? Tirando o aspecto da qualidade percebida/estetica, seria parvo comprar uma Mondeo SW de 155CV por 33000E? Julgo que não, comparando com a oferta preços/equipamento da concorrencia. Em que é que a concorrencia actual se demarca? A questão é que a procura não se gere por aspectos meramente racionais e um modelo com um bom par de anos em cima pesa sempre.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pelo menos cá em Potugal existem carros que parecem que "passam ao lado" pois sempre que se pretende comprar um carro deste segmento o pensamento é logo "...bem, mais um pouco e chego a um A4, passat, série 3...nem que sejam usados...)
                                    Os que mais sofrem acho que são os Mondeo, C5, Avensis, Accord, Vectra...sei de casos em que um Mondeo foi trocado por um Golf!!!!

                                    O laguna safou-se muito pela linha, tradição Renault em Portugal publicidade em segurança...no conjunto dstacava-se

                                    Comentário


                                      #19
                                      E tambem neste segmento ja existe aquela questao da imagem de marca que as marcas generalistas nao têm. No entanto o Passat o 405/406/407 e Laguna sao carros que mesmo sendo de marcas generalista se safam muito bem neste segmento.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Achei muito giro este tópico porque tinha acabado de ler este: http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=30689 e todos criticam porque o TopGear considerava o carro mediano e como tal um mau carro, não se podia dizer bem, mas tambem não se podia dizer mal. Todos dizem nesse tópico "não é isso que se pretende de um carro?".

                                        Neste assistimos precisamente ao contrario. Alguem disse pelos mesmos motivos que o carro era bom e veio logo tudo a dizer que o carro não é assim tão bom....

                                        Vá-se lá ser padre nesta freguesia.

                                        Comentário


                                          #21




                                          Para alem de ser um carro completamente banal, eu esperava alguma coisa da carrinha. O modelo anterior tinha sido muito bem conseguido.

                                          interiores :\
                                          motores :\
                                          exterior :\

                                          Tudo mediano

                                          nao ha milagres

                                          (ja sei ja sei, agora vao por uma foto toda favorecida daquelas versoes todas xp , que nunca ninguem viu, dum v6 ou uma coisa assim LOL
                                          Editado pela última vez por bakaneiro; 29 April 2007, 21:07.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bakaneiro Ver Post
                                            (ja sei ja sei, agora vao por uma foto toda favorecida daquelas versoes todas xp , que nunca ninguem viu, dum v6 ou uma coisa assim LOL
                                            as Mondeos que vês são assim? ou é a arte de bem denegrir de forma estupida?


                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                              A Ford optou pelos motores diesel PSA pq é a tendencia actual dos construtores no sentido de pouparem dinheiro, recorrerem a blocos produzidos em grandes quantidades p varios grupos. Não é o que se vê na Opel, VW, BMW,? Qual é a necessidade do Mini ter um motor PSA? A BMW não tem bons motores p lhe colocar?
                                              Mas não eram em nada inferiores aos que equipam o Mondeo agora, antes pelo contrario...
                                              Não terá sido só por ai.

                                              O bloco 1.8TD da anterior geração foi um fiasco em termos de fiabilidade manchando um pouco a imagem do Mondeo e até do Fiesta.

                                              Tinha intervalos de manutenção curtos para além de não ser um motor reconhecido por ser duradouro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                É um pouco de ambos. A BMW não tem soluções de imediato. É mais rápido e barato uma parceria.
                                                Não tou a ver onde é que a rapidez seja um requisito.

                                                O Mini está numa nova geração agora, mas existe há 5 anos e anda a ser planeado há mais tempo do que isso. E a BMW costuma ser bastante lesta a desenvolver um motor novo, se assim o quiser.

                                                Acho que é exclusivamente uma questão de custos associada ao facto de o Mini já ser um produto bastante diferenciado por si só.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
                                                  as Mondeos que vês são assim? ou é a arte de bem denegrir de forma estupida?

                                                  lol

                                                  Os que vejo sao assim,

                                                  Quanto à arte, a 1ª foto é de catalogo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                    Agora que vai sair um novo Mondeo em Julho (se não me engano) decidi fazer um elogio de uma "morte" anunciada do anterior modelo que, na minha perspectiva, é(foi) um bom produto mas que sempre sofreu da falta de carisma, mitica, status ou lá o que lhe queiram chamar.

                                                    Senão vejamos:
                                                    O Mondeo introduziu um dos primeiros motores de injecção directa a gasolina (1.8) mas que passou completamente ao lado pelo preço e desconfiança que na altura se olhava para esses motores. Agora são um "must"...

                                                    Os motores diesel de 115, 130 e 155CV da era pré-PSA são dos motores que menos problemas dão, tendo como unico aspecto a apontar o facto de não serem mto silenciosos;

                                                    O motor de 130CV é um dos motores mais equilibrados da actualidade, com binario e potencia semelhante ao TDI 140cv, só p dar exemplo, mais agradavel de utilizar e com menores consumos;

                                                    O motor de 155Cv ainda é uma referencia, sendo inclusive equiparado (em prestações, recuperações, consumos) aos modernos 177CV da Toyota, 170Cv da Vag, 163Cv da Bmw e 175 CV da Renault. Basta ver os testes em revistas/sites estrangeiros...cá em Portugal, passou ao lado...

                                                    O chassis do Mondeo, ao fim de uns anos largos, continua a ser um dos melhores do segmento em comportamento, particularmente ao curvar, equiparando-se ao moderno 159. Até 2004, o Mondeo não tinha ESP de série e nem por isso perdia no confronto directo com os concorrentes, nos testes efectuados;

                                                    O motor 3.0 continua ser um dos melhores motores a gasolina, sendo ainda um dos mais vendidos na America do Norte;

                                                    Em espaço, equivale-se ou supera outras propostas segmento, vulgo Vectra, anterior Passat, perdendo apenas para C5 e Passat actual;

                                                    Os interiores não apresentam os plasticos suaves ao toque que a malta tanto gosta, mas se virem um equipado com revestimentos das portas em pele e estofos totalmente em pele (que são de serie actualmente) como o que possuo, associado a uma construção cuidada nas junções paineis, verão que não se sentem pior que em qualquer outra proposta actual. O senão são as linhas já desactualizadas do painel de instrumentos e tablier, mas é um carro bem construido, sem ruidos e folgas evidentes;

                                                    A condução é muito agradavel, sendo que o conforto é evidente, não sendo tão bamboleante e esponjoso como nos carros franceses mas mais confortavel que nos alemães.

                                                    Assim sendo, porque "falhou" em vendas um modelo que tinha o mesmo (ou melhor) que os demais? Talvez por não sobressair em nenhum aspecto, talvez por ter uma imagem pouco apelativa... Mas...o classe R tem imagem apelativa? O C5, o Accord, o Grandis? Estetica é relativo mas prova-se que grande parte dos portugueses compra pela estética essencialmente. (em Inglaterra continua ser um dos mais vendidos. Será que toda a gente lá tem mau gosto?)
                                                    A ideia que tenho do Mondeo é que era um bom produto, com um preço ao seu nível, mas que não deslumbrava.
                                                    Em poucas palavras, defino-o como um modelo que não era uma referência.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu olho para essas fotos e vejo um Focus autêntico..mais comprido e bem mais feio como carrinha.. no entanto se tivesse havido um Mondeu que tivesse dado origem a um Focus..talvez a sua fama já tivesse sido diferente..mas não..esse último mondeu é nitidamente uma tentativa de vender à custa do Focus..mas para isso..comprava o Focus..apenas a minha opinião..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O Mondeo é (era) um carro com boa dinâmica, excelente conforto, muito espaçoso, com interior sólido e bem construído.

                                                        Na minha óptica só era batido pelos alemães.

                                                        Só não vendeu mais pela sua imagem algo "anónima" fruto duma estética porventura demasiado simples. A própria Ford reconheceu que modelos futuros terão de ter maior arrojo estético.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O Mondeo evoluiu bem ao longo da vida... pena ng ter notado



                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Do que foi aqui dito, retive o facto do Mondeo ser mediano.

                                                            É verdade. Todos os carros Ford ou deles derivados, são medianos.

                                                            Cá em casa tivémos um C-Max que como conceito e coisa e tal era porreiro, mas faltava-lhe tudo o resto. Até a fiabilidade.

                                                            Há que viver com isso.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X