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O fastasma da MAF

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    O fastasma da MAF

    Vou amanhã levantar o meu novo carro: um Golf TDI 105 cv. Uma lembrança me ocorreu há pouco: a da tão malfadada MAF de que aqui se falou há uns tempos atrás. Será que também me arrisco, com muita probabilidade, a ter uma avaria nela? O que fazer para assegurar-lhe uma boa manutenção?
    Obrigado.

    #2
    Se for Bosch tens sempre o risco. Pergunte ao dono anterior se ele havia trocado a peça. ;)

    Comentário


      #3
      Provavelmente o de 105 será novo

      Comentário


        #4
        O melhor que podes fazer é evitar levar a chave à posição anterior à de ignição (ou mesmo "dar à ignição), voltar atrás e de seguida voltar à posição anterior...ou seja, estás a obrigar a maf a variar de temperatura abruptamente...ou seja, vai aos cento e tal graus ou coisa que o valha e depois aos 1000 (para queimar impurezas) e depois voltas aos cento e tal e se voltares novamente à posição seguinte, lá vais aos 1000 outra vez.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por GTS_M5

          Se for Bosch tens sempre o risco. Pergunte ao dono anterior se ele havia trocado a peça. ;)
          O carro é novo. Será que trazem as Bosch de fábrica?

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por don.juan

            O melhor que podes fazer é evitar levar a chave à posição anterior à de ignição (ou mesmo "dar à ignição), voltar atrás e de seguida voltar à posição anterior...ou seja, estás a obrigar a maf a variar de temperatura abruptamente...ou seja, vai aos cento e tal graus ou coisa que o valha e depois aos 1000 (para queimar impurezas) e depois voltas aos cento e tal e se voltares novamente à posição seguinte, lá vais aos 1000 outra vez.
            Desculpa, mas não percebi

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

              citação:Originalmente colocada por don.juan

              O melhor que podes fazer é evitar levar a chave à posição anterior à de ignição (ou mesmo "dar à ignição), voltar atrás e de seguida voltar à posição anterior...ou seja, estás a obrigar a maf a variar de temperatura abruptamente...ou seja, vai aos cento e tal graus ou coisa que o valha e depois aos 1000 (para queimar impurezas) e depois voltas aos cento e tal e se voltares novamente à posição seguinte, lá vais aos 1000 outra vez.
              Desculpa, mas não percebi
              nem eu! [8)]

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Suspeito do costume

                citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

                citação:Originalmente colocada por don.juan

                O melhor que podes fazer é evitar levar a chave à posição anterior à de ignição (ou mesmo "dar à ignição), voltar atrás e de seguida voltar à posição anterior...ou seja, estás a obrigar a maf a variar de temperatura abruptamente...ou seja, vai aos cento e tal graus ou coisa que o valha e depois aos 1000 (para queimar impurezas) e depois voltas aos cento e tal e se voltares novamente à posição seguinte, lá vais aos 1000 outra vez.
                Desculpa, mas não percebi
                nem eu! [8)]
                X3...

                Comentário


                  #9
                  Quando dás à chave ou levas a chave até à posição anterior, a MAF vai a uma determinada temperatura...100 ou 150 graus ou coisa que o valha.
                  Quando desligas o carro ou levar a chave até à posição anterior, a MAF despara para os 1000 graus momentaneamente para queimar eventuais impurezas. Ora, estes actos feitos em curtos espaços de tempo...100/150, depois 1000, depois voltar a ligar o carro 100/150 e logo de seguida...ops, tenho que voltar a caso que me esqueci do casaco e vai de desligar...toma lá mais 1000 graus...
                  Como podem calcular, obrigar a MAF a oscilar de temperaturas tão distintas em curtos espaços de tempo não é saudável.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                    citação:Originalmente colocada por Suspeito do costume

                    citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

                    citação:Originalmente colocada por don.juan

                    O melhor que podes fazer é evitar levar a chave à posição anterior à de ignição (ou mesmo "dar à ignição), voltar atrás e de seguida voltar à posição anterior...ou seja, estás a obrigar a maf a variar de temperatura abruptamente...ou seja, vai aos cento e tal graus ou coisa que o valha e depois aos 1000 (para queimar impurezas) e depois voltas aos cento e tal e se voltares novamente à posição seguinte, lá vais aos 1000 outra vez.
                    Desculpa, mas não percebi
                    nem eu! [8)]
                    X3...
                    e vao 4

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por don.juan

                      Quando dás à chave ou levas a chave até à posição anterior, a MAF vai a uma determinada temperatura...100 ou 150 graus ou coisa que o valha.
                      Quando desligas o carro ou levar a chave até à posição anterior, a MAF despara para os 1000 graus momentaneamente para queimar eventuais impurezas. Ora, estes actos feitos em curtos espaços de tempo...100/150, depois 1000, depois voltar a ligar o carro 100/150 e logo de seguida...ops, tenho que voltar a caso que me esqueci do casaco e vai de desligar...toma lá mais 1000 graus...
                      Como podem calcular, obrigar a MAF a oscilar de temperaturas tão distintas em curtos espaços de tempo não é saudável.
                      É a primeira vez que tou a ver isto!! Sempre me disseram que era devido à humidade, tipo ir num dia de xuva atras de um camiao muito tempo era um risco muito grande!!

                      Comentário


                        #12
                        Mais simples

                        Se estiver a espera de alguem 3 ou 4 minutos nao desligues e voltes a ligar o carro.

                        Quando fores a ligar o carro existe a fase de pre-ignicao(aquela em que acendem as luzes e depois desliga...fazendo o pre aquecimento)....

                        A explicacao para nao desligar enquanto se espera por alguem é: Desligar o carro leva a MAF a temperaturas elevadissimas para limpar. Se logo a seguir mete na fase de pre-aquecimento (imediatamente antes de voltar a ligar o carro) a MAF ainda aquece mais (outra limpeza).

                        Como a MAF e um filamento como as lampadas pode fundir e adeus MAF

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por don.juan

                          Quando dás à chave ou levas a chave até à posição anterior, a MAF vai a uma determinada temperatura...100 ou 150 graus ou coisa que o valha.
                          Quando desligas o carro ou levar a chave até à posição anterior, a MAF despara para os 1000 graus momentaneamente para queimar eventuais impurezas. Ora, estes actos feitos em curtos espaços de tempo...100/150, depois 1000, depois voltar a ligar o carro 100/150 e logo de seguida...ops, tenho que voltar a caso que me esqueci do casaco e vai de desligar...toma lá mais 1000 graus...
                          Como podem calcular, obrigar a MAF a oscilar de temperaturas tão distintas em curtos espaços de tempo não é saudável.
                          Pronto, podias ter-te expressado melhor mas a ideia é essa. Quando se desliga a ignição, o sistema eleva a temperatura do filamento do maf aos 1000ºC durante 10s, ficando depois a arrefecer até atingir a temperatura amboente. Se não esperares que arrefeça, +-1min, ao ligares novamente a ignição, a temperatura do filamento vai aumentar para +150ºC em relação à temperatura a que estiver nesse dado momento. Estes ciclos de variação térmica "forçados" não dão saúde ao maf.


                          Mas calma, que fora da marca já há maf's OEM por cerca de 50-60€.


                          Daí que o termo "fantasma" já não se aplique bem ao caso. É mais um "consumível"...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Rodcar

                            É a primeira vez que tou a ver isto!! Sempre me disseram que era devido à humidade, tipo ir num dia de xuva atras de um camiao muito tempo era um risco muito grande!!
                            [:0] essa também nunca ouvi!!! explica lá melhor sff

                            Comentário


                              #15
                              Também já ouvi dizer que a MAF pode pifar se tivermos previamente abastecido o carro perto de uma central nuclear, tornando-nos subitamente autênticas bombas nucleares ambulantes.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Suspeito do costume

                                citação:Originalmente colocada por Rodcar

                                É a primeira vez que tou a ver isto!! Sempre me disseram que era devido à humidade, tipo ir num dia de xuva atras de um camiao muito tempo era um risco muito grande!!
                                [:0] essa também nunca ouvi!!! explica lá melhor sff
                                Por acaso até é perigoso...mas não para o maf!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Miguel Melo de Carvalho

                                  Também já ouvo dizer que a MAF pode pifar se tivermos previamente abastecido o carro perto de uma central nuclear, tornando-nos subitamente autênticas bombas nucleares ambulantes.
                                  :D:D:D

                                  pelos vistos o melhor mesmo é n andar de carro, n vá furar algum pneu!

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Superfast

                                    Mais simples

                                    Se estiver a espera de alguem 3 ou 4 minutos nao desligues e voltes a ligar o carro.

                                    Quando fores a ligar o carro existe a fase de pre-ignicao(aquela em que acendem as luzes e depois desliga...fazendo o pre aquecimento)....

                                    A explicacao para nao desligar enquanto se espera por alguem é: Desligar o carro leva a MAF a temperaturas elevadissimas para limpar. Se logo a seguir mete na fase de pre-aquecimento (imediatamente antes de voltar a ligar o carro) a MAF ainda aquece mais (outra limpeza).

                                    Como a MAF e um filamento como as lampadas pode fundir e adeus MAF
                                    O Superfast colocou na perfeição o que eu queria dizer! Faltavam-me os termos técnicos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por O Cangalheiro

                                      citação:Originalmente colocada por don.juan

                                      Quando dás à chave ou levas a chave até à posição anterior, a MAF vai a uma determinada temperatura...100 ou 150 graus ou coisa que o valha.
                                      Quando desligas o carro ou levar a chave até à posição anterior, a MAF despara para os 1000 graus momentaneamente para queimar eventuais impurezas. Ora, estes actos feitos em curtos espaços de tempo...100/150, depois 1000, depois voltar a ligar o carro 100/150 e logo de seguida...ops, tenho que voltar a caso que me esqueci do casaco e vai de desligar...toma lá mais 1000 graus...
                                      Como podem calcular, obrigar a MAF a oscilar de temperaturas tão distintas em curtos espaços de tempo não é saudável.
                                      Pronto, podias ter-te expressado melhor mas a ideia é essa. Quando se desliga a ignição, o sistema eleva a temperatura do filamento do maf aos 1000ºC durante 10s, ficando depois a arrefecer até atingir a temperatura amboente. Se não esperares que arrefeça, +-1min, ao ligares novamente a ignição, a temperatura do filamento vai aumentar para +150ºC em relação à temperatura a que estiver nesse dado momento. Estes ciclos de variação térmica "forçados" não dão saúde ao maf.


                                      Mas calma, que fora da marca já há maf's OEM por cerca de 50-60€.


                                      Daí que o termo "fantasma" já não se aplique bem ao caso. É mais um "consumível"...
                                      Ainda mais informação técnica para ajudar! Obrigado pelas duas ajudas!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Agora, como é que se detecta se a MAF pifou? Tem alguma luz no painel de instrumentos?

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                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

                                          Agora, como é que se detecta se a MAF pifou? Tem alguma luz no painel de instrumentos?
                                          Nao. Quando pifar acredita que vais notar!! Vai ficar muito pior que um diesel atmosferico!!

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                                            #22
                                            Agora com muita sinceridade: acham que fiz boa aquisição? Eu saí da Renault porque me chateei com a assistência...

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

                                              Agora com muita sinceridade: acham que fiz boa aquisição? Eu saí da Renault porque me chateei com a assistência...
                                              eu sou suspeito porque tenho um igual... mas o carro é excelente, n te vais arrepender! agora... se saiste por causa da assistencia, tenho a dizer que é raro as oficinas da vw que prestam bons serviços... eu pessoalmente só faço revisoes na marca durante a garantia! depois vou a um mecanico de confiança. Mas é como tudo... n sei qual é a tua zona, podes até ter um bom posto de assistencia.

                                              boa sorte e muitos km's ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

                                                Agora com muita sinceridade: acham que fiz boa aquisição? Eu saí da Renault porque me chateei com a assistência...
                                                eu sou suspeito porque tenho um igual... mas o carro é excelente, n te vais arrepender! agora... se saiste por causa da assistencia, tenho a dizer que é raro as oficinas da vw que prestam bons serviços... eu pessoalmente só faço revisoes na marca durante a garantia! depois vou a um mecanico de confiança. Mas é como tudo... n sei qual é a tua zona, podes até ter um bom posto de assistencia.

                                                boa sorte e muitos km's ;)
                                                Obrigado.
                                                Já deves ter alguma experiência na marca. Pergunte-te o seguinte: se tratada normalmente e não vindo com defeito, quanto tempo pode durar a MAF, em média?
                                                Outra coisa: Quanto gasta, em óleo por cada 1000 km? Há alguma luz avisadora de nível baixo?
                                                A questão do óleo penso que seja problema de menor, pois basta andar com uma garrafa de óleo e por uma "pinga" quando for necessário. A MAF já é outro caso e pode ser cara, não?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

                                                  citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                  citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

                                                  Agora com muita sinceridade: acham que fiz boa aquisição? Eu saí da Renault porque me chateei com a assistência...
                                                  eu sou suspeito porque tenho um igual... mas o carro é excelente, n te vais arrepender! agora... se saiste por causa da assistencia, tenho a dizer que é raro as oficinas da vw que prestam bons serviços... eu pessoalmente só faço revisoes na marca durante a garantia! depois vou a um mecanico de confiança. Mas é como tudo... n sei qual é a tua zona, podes até ter um bom posto de assistencia.

                                                  boa sorte e muitos km's ;)
                                                  Obrigado.
                                                  Já deves ter alguma experiência na marca. Pergunte-te o seguinte: se tratada normalmente e não vindo com defeito, quanto tempo pode durar a MAF, em média?
                                                  Outra coisa: Quanto gasta, em óleo por cada 1000 km? Há alguma luz avisadora de nível baixo?
                                                  A questão do óleo penso que seja problema de menor, pois basta andar com uma garrafa de óleo e por uma "pinga" quando for necessário. A MAF já é outro caso e pode ser cara, não?

                                                  bom... antes deste golf tive um golf III tdi e nunca deu qualquer problema de motor, e fez 200 000km! A MAF pelo que se diz por aí avaria muito, mas a verdade é que conheço meia duzia de pessoas com tdi's e nunca tiveram problemas com a maf, portanto n estou muito preocupado com isso.

                                                  Em relação ao oleo, sim tem luz avisadora.. mas nao gasta oleo aos 1000 km!!! tipo... o meu tem agora 7500 e aos 6200 dei conta que o nivel baixou um bocado(ainda sem acender a luz) e resolvi passar na oficina... lá me disseram que era normal, mas que a diferença do que gastou n devia ser mais que um copo de oleo, para n me preocupar mt com isso. Lá me adicionaram um bocadito de oleo e em 2 min vim embora.

                                                  também me disseram que é normal evaporar um bocado do enxofre que se encontra no oleo durante os primeiros km's, portanto suponho que agora o nivel se mantenha por mais tempo.

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                                                    #26
                                                    Obrigado pelas vossas opiniões e conselhos. Depois, no Diário de Bordo, porei as minhas primeiras impressões.
                                                    Até lá

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                                                      #27
                                                      EDITADO PELA MODERAÇÃO

                                                      Não são permitidas vendas no fórum! Ver regras...

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                                                        #28
                                                        Uma pequena dica que me ensinaram (num Concessionário Oficial da marca... xpto): troquem os filtro de ar regularmente, tipo uma vez/ano ou de 15/20 k kms. Isso pode evitar muitas doresde cabeça com as MAF's pois se os filtros de ar estiverem muito sujos... bye bye MAF!
                                                        Eu já o faço: o filtro de ar custa cerca de 10€ na marca. Mesmo que seja treta o que me disseram (não creio mas...) o carro com o filtro de ar sempre impec gasta menos e anda bem melhor!;)

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                                                          #29
                                                          O Novos Blocos Injector-Bomba benefeciam de uma excelente durabilidade da MAF, ao contrario dos bomba injectora.

                                                          Apenas as motorizações 130cv e 150cv consomem mais frequantes rondado os 90.000km, os outros pode nunca precisar.

                                                          Foi uma exelente aposta quer no carro quer motor![8D];)

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Miguel Melo de Carvalho


                                                            Também já ouvi dizer que a MAF pode pifar se tivermos previamente abastecido o carro perto de uma central nuclear, tornando-nos subitamente autênticas bombas nucleares ambulantes.
                                                            Isso é bem verdade, e logo aqui neste rectângulo esquecido à beira-mar que temos tantas centrais nucleares...



                                                            Também é perigoso abastecer de gasóleo com índice de cetano superior a 45, especialmente após o pôr-do-Sol e com humidade relativa superior a 35%.

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