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Kit Xenon: vantagens e desvantagens

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    Kit Xenon: vantagens e desvantagens

    Bom dia pessoal,

    Tenho andado a pensar em colocar um kit destes, mas na semana passada ao pesquisar um pouco na net dei conta de um site de um engenheiro que desaconselha veementemente este tipo de kits.

    Segundo ele, há diversas questões que estes kits ignoram, nomeadamente nos faróis com lente (caso da minha A4): distância e centralização da lâmpada de xenon face à lente. Segundo ele, esta conversão apenas dá a sensação de melhor iluminação (pelo facto da lâmpada ser mais forte), mas não melhor iluminação.
    Outros problemas têm a ver com os perigos inerentes a algo que funciona com uma elevada tensão e nem sempre as instalações caseiras são bem sucedidas (nomeadamente, a impermeabilidade do farol).

    Que opinião têm sobre isto?
    Vale a pena este tipo de kit de conversão, ou fica apenas giro?
    O dinheiro que se gasta (cerca de €200), é bem ou mal empregue?

    Cumprimentos,


    #2
    Eu já ouvi falar, mas alterações é como o engenheiro diz: têm que ser muito bem pensadas e nem sempre são vantajosas.

    Um bom exemplo, é aquele pessoal que poem discos de travão maiores no carro, sendo que a única coisa que conseguem com isso é bloquear as rodas mais cedo que com os travões antigos.;)

    Comentário


      #3
      Há quem diga bem, como há quem diga mal.

      A lamapda de xenon não é mais forte, de certa maneira até é mais fraca, com apenas 35W contra os habituais 55W...

      E o que é uma instalação caseira?

      Apenas é +preciso desligaqr o fio que está ligado na lampada e ligar á nova. E fazer as ligações (balastro e arrancador) como manda o manual... Não há nada de caseiro.

      (Já montei um kit num A3 e ficou fixe.) A montagem mais antiga que já fiz, deve caminhar para um ano em funcionamento e sem problemas.
      Apenas num Mercedes, teve de ser liado ao computador, para mudar as definições do CB.

      Comentário


        #4
        A questão da montagem diz sobretudo respeito à correcta colocação da lâmpada, bem como a garantia (ou não) da estanquicidade do conjunto.

        Por exemplo, vi um tipo fazer uma instalação num A4 em que cortou a parte de baixo do farol para colocar o balastro. Isto não deve dar bom resultado, digo eu. E em quase todas as instalações que vi, é necessário abrir um qualquer buraco para fazer passar os fios.

        A correcta colocação da lâmpada é importante sobretudo nos farois com lente, pois se a lâmpada ficar mais ou menos afastada, o foco pode alterar-se muito.
        Nos kits especialmente feitos para lâmpadas H7 (caso da minha A4), acredito que a questão da colocação esteja prevista, pois a lâmpada de xenon terá o mesmo encaixe. Mas o que esse tal tipo defendia era que mesmo nesses casos, o simples facto de o ponto de luz da lâmpada de xenon ficar a uma distância da extremidade da lâmpada diferente da de uma lâmpada convencional, o foco de luz fica alterado.

        Eu se avançar com isto é com a vontade de ficar com melhor iluminação no carro e nunca por uma questão estética (apesar de ficar com muita pinta), pelo que estas dúvidas me parecem pertinentes.

        Cumps,

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por pmgoliv

          A questão da montagem diz sobretudo respeito à correcta colocação da lâmpada, bem como a garantia (ou não) da estanquicidade do conjunto.
          A estanquicidade do conjunto só é posta em causa em bricolages extremos! E aqui estás a falar do quê ao certo?

          citação:Originalmente colocada por pmgoliv
          Por exemplo, vi um tipo fazer uma instalação num A4 em que cortou a parte de baixo do farol para colocar o balastro. Isto não deve dar bom resultado, digo eu. E em quase todas as instalações que vi, é necessário abrir um qualquer buraco para fazer passar os fios.
          Em que A4… B5/B6? No A4 B5 (restyling, já com lente) existe um espaço reservado ao balastro (visto que a óptica é a mesma do Xénon). Se a Audi não regrediu neste aspecto, a óptica da B6 deve ter a mesma característica… só confirmando.

          Mesmo que esse espaço não exista, basta encontrar um local onde o balastro fique o mais afastado possível da água (chuvas, lavagens) e fique bem fixo (bastam duas abraçadeiras plásticas).

          O furo para passar os fios só deve ser feito na tampa do farol e nesse caso o meu kit tem uma borracha que isola a passagem desses fios para o interior da óptica.

          Eu não vou fazer esse furo (pelo menos nas tampas originais) porque o carro ainda tem garantia por mais 2 anos.

          citação:Originalmente colocada por pmgoliv
          A correcta colocação da lâmpada é importante sobretudo nos farois com lente, pois se a lâmpada ficar mais ou menos afastada, o foco pode alterar-se muito.
          Nos kits especialmente feitos para lâmpadas H7 (caso da minha A4), acredito que a questão da colocação esteja prevista, pois a lâmpada de xenon terá o mesmo encaixe. Mas o que esse tal tipo defendia era que mesmo nesses casos, o simples facto de o ponto de luz da lâmpada de xenon ficar a uma distância da extremidade da lâmpada diferente da de uma lâmpada convencional, o foco de luz fica alterado.
          A correcta colocação da lâmpada é importante nos faróis com lente, mas é ainda mais importante nos faróis com reflector. Tal como já disse no outro tópico, as probabilidades de sucesso são muito maiores nos faróis com lente!
          No meu kit tenho lâmpadas D2S OEM, ou seja, têm as dimensões STD pelo que o problema da distância até à lente não se deve colocar. Nos outros kits… já não sei como funciona.

          Comentário


            #6
            De facto as ligações são as mesmas, logo a lampada fica fixa da mesma maneira.

            E sim é necessário abrir um buraco na tampa de plástico do farol. Mas o mesmo é protegido por uma membrana de borracha que fica estanque. Não me parece que haja problemas por causa disso. Mas reconheço que ao abrir o buraco, se esteja a "arranjar" problemas.

            Mas por acaso no A3 em que montei, tem 3 anos e as lampadas estavam todas enferrujadas... Num farol de origem NUNCA aberto.

            Por isso por ai logo se vê que mesmo de fábrica as coisas são mal montadas e pouco estanques.

            Comentário


              #7
              tambem pensei por um kit desses no meu GTC, mas como ainda está na garantia, e isso de ter de abrir o buraco para passar os cabos, concerteza iria trazer complicaçoes com a garantia, assim pus umas Philips blue vision.

              Daqui a 1 ano e 4 meses, penso então nesses Kits, que devem estar muito mais baratos, e com todas as duvidas tiradas.

              cumps.

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                #8
                O carro tem lava-faróis? Tem auto-nivelador?

                Se respondeste NÃO a pelo menos uma das perguntas, todas as vantagens se transformarão em desvantagens quando fores à inspecção...

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow
                  [...]
                  A lamapda de xenon não é mais forte, de certa maneira até é mais fraca, com apenas 35W contra os habituais 55W...

                  [...]
                  Então não é mais forte? O facto de consumir menos energia não quer dizer que não seja mais forte. A verdade é que o rendimento duma lâmpada de xénon com 35W é superior às lâmpadas de halogéneo com 55W, logo a luz produzida é mais forte.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Braz

                    O carro tem lava-faróis? Tem auto-nivelador?

                    Se respondeste NÃO a pelo menos uma das perguntas, todas as vantagens se transformarão em desvantagens quando fores à inspecção...
                    Pois... essa é a outra desvantagem destes kits: as inspecções.

                    A colocar teria de ser de forma a que o mesmo pudesse ser facilmente retirado aquando da ida à IPO.

                    citação:Originalmente colocada por BrunoD
                    A estanquicidade do conjunto só é posta em causa em bricolages extremos! E aqui estás a falar do quê ao certo?

                    Em que A4… B5/B6? No A4 B5 (restyling, já com lente) existe um espaço reservado ao balastro (visto que a óptica é a mesma do Xénon). Se a Audi não regrediu neste aspecto, a óptica da B6 deve ter a mesma característica… só confirmando.

                    Mesmo que esse espaço não exista, basta encontrar um local onde o balastro fique o mais afastado possível da água (chuvas, lavagens) e fique bem fixo (bastam duas abraçadeiras plásticas).

                    O furo para passar os fios só deve ser feito na tampa do farol e nesse caso o meu kit tem uma borracha que isola a passagem desses fios para o interior da óptica.

                    Eu não vou fazer esse furo (pelo menos nas tampas originais) porque o carro ainda tem garantia por mais 2 anos.

                    A correcta colocação da lâmpada é importante nos faróis com lente, mas é ainda mais importante nos faróis com reflector. Tal como já disse no outro tópico, as probabilidades de sucesso são muito maiores nos faróis com lente!
                    No meu kit tenho lâmpadas D2S OEM, ou seja, têm as dimensões STD pelo que o problema da distância até à lente não se deve colocar. Nos outros kits… já não sei como funciona.
                    Obrigado pela tua resposta bem fundamentada, BrunoD.

                    Eu penso que o exemplo do A4 que dei seria já um B6, mas não tenho certeza.
                    Se aquilo até já lá tem o espaço para o balastro, tanto melhor.

                    Eu estou realmente inclinado a colocar, mas ainda tenho algumas dúvidas.

                    O problema do IPO é outra coisa que me fazz pensar...

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por waxo

                      tambem pensei por um kit desses no meu GTC, mas como ainda está na garantia, e isso de ter de abrir o buraco para passar os cabos, concerteza iria trazer complicaçoes com a garantia, assim pus umas Philips blue vision.

                      Daqui a 1 ano e 4 meses, penso então nesses Kits, que devem estar muito mais baratos, e com todas as duvidas tiradas.

                      cumps.
                      No Astra, com o farol normal (H7), não tens espaço suficiente para colocar lá uma lâmpada Xénon OEM, só se for algum kit que traga lâmpadas com o mesmo comprimento da H7.

                      Braz,

                      Se for tudo feito de forma simples, colocam-se as lâmpadas de halogéneo (em 30m) antes de ir com o carro à IPO, tal como fiz no meu Focus.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por nfh

                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow
                        [...]
                        A lamapda de xenon não é mais forte, de certa maneira até é mais fraca, com apenas 35W contra os habituais 55W...

                        [...]
                        Então não é mais forte? O facto de consumir menos energia não quer dizer que não seja mais forte. A verdade é que o rendimento duma lâmpada de xénon com 35W é superior às lâmpadas de halogéneo com 55W, logo a luz produzida é mais forte.
                        Desculpa, mas a Lâmpada Não é mais forte... Tem mais luminosidade. Mas mais forte não, a lampada é até mais fraca.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por BrunoD

                          citação:Originalmente colocada por waxo

                          tambem pensei por um kit desses no meu GTC, mas como ainda está na garantia, e isso de ter de abrir o buraco para passar os cabos, concerteza iria trazer complicaçoes com a garantia, assim pus umas Philips blue vision.

                          Daqui a 1 ano e 4 meses, penso então nesses Kits, que devem estar muito mais baratos, e com todas as duvidas tiradas.

                          cumps.
                          No Astra, com o farol normal (H7), não tens espaço suficiente para colocar lá uma lâmpada Xénon OEM, só se for algum kit que traga lâmpadas com o mesmo comprimento da H7.

                          Braz,

                          Se for tudo feito de forma simples, colocam-se as lâmpadas de halogéneo (em 30m) antes de ir com o carro à IPO, tal como fiz no meu Focus.
                          realmente aquilo tem uma 'coisa' á frente da lampada, será isso a q te referes?

                          cumps.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                            citação:Originalmente colocada por nfh

                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow
                            [...]
                            A lamapda de xenon não é mais forte, de certa maneira até é mais fraca, com apenas 35W contra os habituais 55W...

                            [...]
                            Então não é mais forte? O facto de consumir menos energia não quer dizer que não seja mais forte. A verdade é que o rendimento duma lâmpada de xénon com 35W é superior às lâmpadas de halogéneo com 55W, logo a luz produzida é mais forte.
                            Desculpa, mas a Lâmpada Não é mais forte... Tem mais luminosidade. Mas mais forte não, a lampada é até mais fraca.
                            Então temos definições diferentes de força... para mim força é a capacidade de produzir trabalho (neste caso a capacidade de produzir luz), ao passo que tu estás a interpretar força como capacidade de consumir energia.

                            Por exemplo, se tiveres uma lâmpada de xénon com 55W e outra de halogéneo com 55W, qual é para ti a mais forte?

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por waxo

                              citação:Originalmente colocada por BrunoD

                              citação:Originalmente colocada por waxo

                              tambem pensei por um kit desses no meu GTC, mas como ainda está na garantia, e isso de ter de abrir o buraco para passar os cabos, concerteza iria trazer complicaçoes com a garantia, assim pus umas Philips blue vision.

                              Daqui a 1 ano e 4 meses, penso então nesses Kits, que devem estar muito mais baratos, e com todas as duvidas tiradas.

                              cumps.
                              No Astra, com o farol normal (H7), não tens espaço suficiente para colocar lá uma lâmpada Xénon OEM, só se for algum kit que traga lâmpadas com o mesmo comprimento da H7.

                              Braz,

                              Se for tudo feito de forma simples, colocam-se as lâmpadas de halogéneo (em 30m) antes de ir com o carro à IPO, tal como fiz no meu Focus.
                              realmente aquilo tem uma 'coisa' á frente da lampada, será isso a q te referes?

                              cumps.
                              Certo, o chamado "chapéu"/deflector que tapa a lâmpada. O espaço entre o encaixe do farol e esse chapéu é à conta de uma lâmpada H7, as lâmpadas D2S ou D2R (Xénon) são mais compridas uns 3/4cm.

                              Pessoal dos Audis, vejam a montagem de um kit num B6.







                              Comentário


                                #16
                                A iluminação de uma lâmpada xenon é realmente apetecível.

                                Outra coisa ainda:
                                Encontrei também alguns kits que fornecem cabos de alimentação directa à bateria do carro, alegando que a maior potência requerida pelas lâmpadas de xenon podiam levar ao queimar dos fios originais.

                                É um risco real?

                                Comentário


                                  #17
                                  Maior p+otencia só no arranque. Pq durante a potencia é menor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por nfh

                                    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                    citação:Originalmente colocada por nfh

                                    citação:Originalmente colocada por SilverArrow
                                    [...]
                                    A lamapda de xenon não é mais forte, de certa maneira até é mais fraca, com apenas 35W contra os habituais 55W...

                                    [...]
                                    Então não é mais forte? O facto de consumir menos energia não quer dizer que não seja mais forte. A verdade é que o rendimento duma lâmpada de xénon com 35W é superior às lâmpadas de halogéneo com 55W, logo a luz produzida é mais forte.
                                    Desculpa, mas a Lâmpada Não é mais forte... Tem mais luminosidade. Mas mais forte não, a lampada é até mais fraca.
                                    Então temos definições diferentes de força... para mim força é a capacidade de produzir trabalho (neste caso a capacidade de produzir luz), ao passo que tu estás a interpretar força como capacidade de consumir energia.

                                    Por exemplo, se tiveres uma lâmpada de xénon com 55W e outra de halogéneo com 55W, qual é para ti a mais forte?
                                    Depende de onde queres aplicar a definição de forte...

                                    Se for em forte de luminosidade. A Xenon é mais forte. Mas se for forte em capacidade, ambas têm a mesma. os 55W.

                                    Pq a conversa é que o xenon é mais forte e estraga mais... Não me parece que o feixe de luz mais forte estrague mais...

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Braz

                                      O carro tem lava-faróis? Tem auto-nivelador?

                                      Se respondeste NÃO a pelo menos uma das perguntas, todas as vantagens se transformarão em desvantagens quando fores à inspecção...

                                      Pá, isso não é bem assim... dá uma olhada neste tópico http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=73450

                                      Pelo que me informei em alguns IPO's a existência de lava-faróis não é obrigatória e quanto ao nivelador automático é completamente ignorado...

                                      cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mas lá está, se o objectivo duma lâmpada é produzir luz, a "força" da mesma não deveria representar a quantidade de luz produzida, e não a energia dispendida? Normalmente quando oiço dizer "aquela luz é muito forte" a referência é normalmente à luminosidade e não propriamente aos Watt que gasta . Seja como for, esta é uma questão já um pouco desviada do assunto principal.

                                        Em relação à conversa, penso que a questão que o pmgoliv levantou em relação às lâmpadas não tem a ver com os possíveis danos que o feixe possa produzir, mas sim com o facto de que uma óptica que não esteja preparada para usar estas lâmpadas pode criar uma iluminação deficiente, apesar de haver mais output de luminosidade na lâmpada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por pmgoliv

                                          A iluminação de uma lâmpada xenon é realmente apetecível.

                                          Outra coisa ainda:
                                          Encontrei também alguns kits que fornecem cabos de alimentação directa à bateria do carro, alegando que a maior potência requerida pelas lâmpadas de xenon podiam levar ao queimar dos fios originais.

                                          É um risco real?
                                          Em carros modernos esse risco é mínimo. Aliás, tenho quase a certeza que a cablagem e os fusiveis do teu carro são exactamente os mesmos de uma B6 com Xénon de origem.;)

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                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por nfh

                                            Mas lá está, se o objectivo duma lâmpada é produzir luz, a "força" da mesma não deveria representar a quantidade de luz produzida, e não a energia dispendida? Normalmente quando oiço dizer "aquela luz é muito forte" a referência é normalmente à luminosidade e não propriamente aos Watt que gasta . Seja como for, esta é uma questão já um pouco desviada do assunto principal.

                                            Em relação à conversa, penso que a questão que o pmgoliv levantou em relação às lâmpadas não tem a ver com os possíveis danos que o feixe possa produzir, mas sim com o facto de que uma óptica que não esteja preparada para usar estas lâmpadas pode criar uma iluminação deficiente, apesar de haver mais output de luminosidade na lâmpada.
                                            No caso do pmgoliv as ópticas da sua A4 são exactamente as mesmas da versão equipada com Xénon.

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                                              #23
                                              No caso dos mercedes são os mesmo.... O que muda é no CB a situação de Xenon ON ou OFF.

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                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por BrunoD

                                                citação:Originalmente colocada por nfh

                                                Mas lá está, se o objectivo duma lâmpada é produzir luz, a "força" da mesma não deveria representar a quantidade de luz produzida, e não a energia dispendida? Normalmente quando oiço dizer "aquela luz é muito forte" a referência é normalmente à luminosidade e não propriamente aos Watt que gasta . Seja como for, esta é uma questão já um pouco desviada do assunto principal.

                                                Em relação à conversa, penso que a questão que o pmgoliv levantou em relação às lâmpadas não tem a ver com os possíveis danos que o feixe possa produzir, mas sim com o facto de que uma óptica que não esteja preparada para usar estas lâmpadas pode criar uma iluminação deficiente, apesar de haver mais output de luminosidade na lâmpada.
                                                No caso do pmgoliv as ópticas da sua A4 são exactamente as mesmas da versão equipada com Xénon.
                                                Esta parece-me uma questão importante, pois se os faróis são os mesmos, então, à partida, não haverá um risco particularmente elevado de efectuar esta conversão.
                                                E também se é assim, a própria cablagem já deverá estar preparada para trabalhar com xenon.

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                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow


                                                  A lamapda de xenon não é mais forte, de certa maneira até é mais fraca, com apenas 35W contra os habituais 55W...
                                                  Não me leves a mal, mas nada mais errado!! As lampadas xenon consomem menos potência, mas têm um rendimento muito superior, a energia dissipada é muito menor, daí consumir menos e emitir mais luz!! Nas lampadas convencionais cerca de 90% (já li isto algures em testes efectuados) é desperdiçada em calor;)

                                                  -------------------
                                                  www.clube307.pt.vu

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                                                    citação:Originalmente colocada por nnunes

                                                    citação:Originalmente colocada por SilverArrow


                                                    A lamapda de xenon não é mais forte, de certa maneira até é mais fraca, com apenas 35W contra os habituais 55W...
                                                    Não me leves a mal, mas nada mais errado!! As lampadas xenon consomem menos potência, mas têm um rendimento muito superior, a energia dissipada é muito menor, daí consumir menos e emitir mais luz!! Nas lampadas convencionais cerca de 90% (já li isto algures em testes efectuados) é desperdiçada em calor;)

                                                    -------------------
                                                    www.clube307.pt.vu
                                                    Exacto..tb e essa a ideia que eu tenho.. Vou dar o seguinte exemplo.. embora nao tenha nada a ver com faróis..
                                                    Com uma lâmpada de halogéneo de 1000w obtém-se a mesma luminosidade do que uma de 70w de iodetos metálicos.. penso que a rela~çao será a mesma.. Pensando que um tipo de lâmpada dissipa + k outra..

                                                    Comentário


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                                                      citação:Originalmente colocada por pmgoliv

                                                      citação:Originalmente colocada por BrunoD

                                                      citação:Originalmente colocada por nfh

                                                      Mas lá está, se o objectivo duma lâmpada é produzir luz, a "força" da mesma não deveria representar a quantidade de luz produzida, e não a energia dispendida? Normalmente quando oiço dizer "aquela luz é muito forte" a referência é normalmente à luminosidade e não propriamente aos Watt que gasta . Seja como for, esta é uma questão já um pouco desviada do assunto principal.

                                                      Em relação à conversa, penso que a questão que o pmgoliv levantou em relação às lâmpadas não tem a ver com os possíveis danos que o feixe possa produzir, mas sim com o facto de que uma óptica que não esteja preparada para usar estas lâmpadas pode criar uma iluminação deficiente, apesar de haver mais output de luminosidade na lâmpada.
                                                      No caso do pmgoliv as ópticas da sua A4 são exactamente as mesmas da versão equipada com Xénon.
                                                      Esta parece-me uma questão importante, pois se os faróis são os mesmos, então, à partida, não haverá um risco particularmente elevado de efectuar esta conversão.
                                                      E também se é assim, a própria cablagem já deverá estar preparada para trabalhar com xenon.
                                                      Então mas aqui o jovem já de decidiu em colocar?? Como ficou??
                                                      Essa do IPO acho que é uma grande tanga, desde que esteja tudo normal como se se tratasse dumas halogénio.... não deverá haver problema!!


                                                      -------------------
                                                      www.clube307.pt.vu

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                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                                        A lamapda de xenon não é mais forte, de certa maneira até é mais fraca, com apenas 35W contra os habituais 55W...
                                                        A potência eléctrica não tem relação com a potência luminosa para lâmpadas de diferentes tipos.

                                                        Embora a potência eléctrica possa servir de comparação entre 2 lampadas de incandescência p.ex. porque há uma relação entre p.ex. 100 Watt de potÊncia eléctrica aproximadamente 1700 Lumen mas a mesma não se verifica para lâmpadas HID. Por exemplo uma lâmpada fluorescente de 25 Watt produz os mesmos 1700 Lumen. Não faço ideia como será as HID.

                                                        Ou seja quando se diz que uma lâmpada de xenon é mais potente que uma de halogeneo é verdade no sentido luminoso da questao.



                                                        P.S.: Já agora o termo "potência luminosa" não é muito correcto. Devemos falar de Fluxo Luminoso (cuja unidade é o Lumen e é por vezes referida como potência luminosa) ou de Intensidade Luminosa (cuja unidade é o Candela)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bem decidi fazer um up a isto simplesmente vou comprar um kit Xenon pro Golf IV... Fundi uma lampada e cheguei a esta decisao!!

                                                          Pmgoliv ja puseste as tuas??

                                                          Abraço!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Onde isto andava...:D

                                                            Já coloquei o kit de xenon, já.
                                                            Vê aqui:
                                                            http://forum.autohoje.com/topic.asp?...2&whichpage=14

                                                            Cumps,

                                                            Comentário

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