Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores Mancos (3 Cilindros) - Porquê?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motores Mancos (3 Cilindros) - Porquê?

    Boa tarde pessoal

    Esta é uma questão que gostaria de ver respondida e para isso contava com o vosso conhecimento.

    Porque é que hoje há cada vez mais carros com motores a 3 cilindros? Terá a ver com custos de produção (retirar um cilindro de um bloco que originalmente tinha 4), com binário, com consumos ou fiabilidade?
    Em termos de ruído, não os acho muito agradaveis de ouvir, e sei que não sou o único. Mas se cada vez mais marcas fazem motores tricilindricos, elas devem ter as suas razões.
    O que é que acham?

    Obrigado

    P.S.: Procurei antes se havia algum tópico onde isto tivesse já sido esclarecido; como não encontrei, abri novo tópico.

    #2
    Ganda tópico nunca percebi a ideia tb!

    Comentário


      #3
      Custos...senão era tudo corrido a V12...

      Comentário


        #4
        Suponho que hajam motores desses para a malta masculina...que é...digamos...adepta da vibração...

        PS: não liguem........

        Comentário


          #5
          os motores 3 cilindros normalmente estão associados a cilindradas de 1 litro mais ou menos....

          porquê??? imagina lá então porque é que um 1.0 não é um 6 em linha??

          Há vantagens e há desvantagens de cada configuração de motor no que diz respeito á suavidade, custo de fabrico e características directamente ligadas à sua forma. Essas vantagens e desvantagens tornam cada um mais apropriado a certos tipos de veículo e cada tipo de motor tem um ponto óptimo no que podemos designar por "ponto de equilibrio" entre , prestações , fiabilidade e custo de produção e manutenção

          Um motor de 4 cilindros é um 2.0 se cada cilindro comportar meio litro, Se cada cilindro tem capacidade de meio litro e há seis cilindros dispostos em V, tens um "V6 de 3 litros".


          Para aumentar a cilindrada de um motor aumenta-se o número de cilindros ou o seu tamanho (ou ambas). Outra maneira, é aumentar o curso dos pistões
          Editado pela última vez por PauloFVF; 30 April 2007, 16:48.

          Comentário


            #6
            Existem alguns aspectos a considerar:

            - os custos, quer na vertente de produção, quer na vertente de projecto (lembrem-se do caso do 1.4 TDI, em que foi "só" agarrar no 1.9 e retirar-lhe um cilindro). Isso fez diminuir os custos de concepção desse motor.
            Nota: não levem o "só" à letra, obviamente que tiveram que ser feitos projectos de concepção deste motor, mas que reduz os custos, reduz.

            - partilha de componentes entre algus motores. Pegando no exemplo anterior, provalvelmente entre o motor 1.4 e o 1.9 TDI deverão existir peças em comum.

            - os motores com menos cilindros permitem apresentar menos perdas de rendimento, uma vez que têm menos peças em movimento.

            - ocupam menos espaço.

            Deve-me estar a esquecer de mais qualquer coisa, mas é só porque estes motores revoltam-me profundamente...
            Sobre eles só sei é dizer mal... Que coisa mais horrível.

            Ainda gostava de perguntar a um Engenheiro responsável (deve ser é economista ) por um motor destes:
            - "olhe quantos são os tempos de ciclo diesel / Otto?"
            - Ah e tal... são 4!
            - "E isto é para funcionar a 4 tempos, certo?"
            - Claro, normas ambientais...
            -"Então porque carga de água fazem motores de 3 cilindros?"



            Não resisti!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
              Suponho que hajam motores desses para a malta masculina...que é...digamos...adepta da vibração...

              PS: não liguem........
              Mau, mas então não era a feminina?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                os motores 3 cilindros normalmente estão associados a cilindradas de 1 litro mais ou menos....

                porquê??? imagina lá então porque é que um 1.0 não é um 6 em linha??

                Há vantagens e há desvantagens de cada configuração de motor no que diz respeito á suavidade, custo de fabrico e características directamente ligadas à sua forma. Essas vantagens e desvantagens tornam cada um mais apropriado a certos tipos de veículo e cada tipo de motor tem um ponto óptimo no que podemos designar por "ponto de equilibrio" entre , prestações , fiabilidade e custo de produção e manutenção

                Um motor de 4 cilindros é um 2.0 se cada cilindro comportar meio litro, Se cada cilindro tem capacidade de meio litro e há seis cilindros dispostos em V, tens um "V6 de 3 litros".


                Para aumentar a cilindrada de um motor aumenta-se o número de cilindros ou o seu tamanho (ou ambas). Outra maneira, é aumentar o curso dos pistões
                Exacto, mas toda essa teoria já existia há 10 ou 20 ou 30 anos, e no entanto o antigo Fiat 127 do meu pai (que saudades...) tinha 900cc e era 4 cilindros... Pela logica inicial fazia-se 3 x 300cc...
                Quem diz esse motor, diz outros bem mais recentes...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                  Existem alguns aspectos a considerar:

                  - os custos, quer na vertente de produção, quer na vertente de projecto (lembrem-se do caso do 1.4 TDI, em que foi "só" agarrar no 1.9 e retirar-lhe um cilindro). Isso fez diminuir os custos de concepção desse motor.
                  Nota: não levem o "só" à letra, obviamente que tiveram que ser feitos projectos de concepção deste motor, mas que reduz os custos, reduz.

                  - partilha de componentes entre algus motores. Pegando no exemplo anterior, provalvelmente entre o motor 1.4 e o 1.9 TDI deverão existir peças em comum.

                  - os motores com menos cilindros permitem apresentar menos perdas de rendimento, uma vez que têm menos peças em movimento.

                  - ocupam menos espaço.

                  Deve-me estar a esquecer de mais qualquer coisa, mas é só porque estes motores revoltam-me profundamente...
                  Sobre eles só sei é dizer mal... Que coisa mais horrível.

                  Ainda gostava de perguntar a um Engenheiro responsável (deve ser é economista ) por um motor destes:
                  - "olhe quantos são os tempos de ciclo diesel / Otto?"
                  - Ah e tal... são 4!
                  - "E isto é para funcionar a 4 tempos, certo?"
                  - Claro, normas ambientais...
                  -"Então porque carga de água fazem motores de 3 cilindros?"



                  Não resisti!
                  Em relação à primeira parte, concordo e é bem capaz de ser isso.
                  Em relação à 2ª, também! Faz-me impressão ouvir falar em motores de 3 cilindros e vou fazer os possiveis por um dia não ter um. Só o barulho...

                  Comentário


                    #10
                    Também, a meu ver, terá mais a ver com a questão da cilindrada unitária.
                    Chegou-se a um ponto de equilibrio, de modo a garantir o máximo de eficiência.
                    Essa cilindrada unitária anda entre os 300cc e os 600cc.
                    Acima dos 600, devido à dimensão das bielas, pistons, consegue-se mmotores com excelentes valores de binário em baixos e médios regimes, mas terão mais dificuldades em fazer rotações (motores de grande cilindrada unitária encontramo-los sobretudo em camiões e outro tipo de máquinas industriais), e abaixo dos 300cc, torna-se menos eficiente em todos os aspectos.

                    Mas se chateiam com os pequenos "mancos" de 1000cc (cilindrada unitária de 333 cm3), a fiat para o ano vai lançar um 2 cilindros com 900cc, conseguindo desse modo uma cilindrada unitária de 450cc, o que está dentro dos valores óptimos.

                    a questão do equilibrio e vibrações é mais fácil de resolver num 2 cil, que um 3cil, mas se as marcas continuam a apostar nos 3cil, é porque até agora, eles funcionam.

                    é certo que alguns são desagradáveis como o 1.4 tdi da VW, mas se procurarmos a gasolina como o 1.0 da toyota, é um motor com uma sonoridade interessante, além de demonstrar um nervosismo bastante saudável, além de que, com toda a questão do downsizing, um 3 cil, em teoria, ao ter menos peças que um 4cil, terá custos de produção inferiores.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
                      Exacto, mas toda essa teoria já existia há 10 ou 20 ou 30 anos, e no entanto o antigo Fiat 127 do meu pai (que saudades...) tinha 900cc e era 4 cilindros... Pela logica inicial fazia-se 3 x 300cc...
                      Quem diz esse motor, diz outros bem mais recentes...

                      pá não sei, como te disse são lógicas de produção, mas tenho a certeza que os 3 cilindros estão lá em vez de 4 por alguma razão calculada


                      mete-me por detrás das linhas de produção dos mancos e direi a razão!

                      Comentário


                        #12
                        Há 2 grandes razoes:
                        Custos e Espaço...

                        Em ralação à eficiencia dos motores, os 2.0 6 cilindros da BMW de à uns anos gastavam menos que os 2.0 da concorrencia, contudo eram mais caros de produzir.

                        Quanto à falta de eficienciam em motores com baixa cilindrada unitaria, acho que com um turbo seria facil de resolver, basta ver os 1,5 da f1...

                        a outra razão é o espaço... nem tudo cabe dentro do capot...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eser Ver Post
                          Há 2 grandes razoes:
                          Custos e Espaço...

                          Em ralação à eficiencia dos motores, os 2.0 6 cilindros da BMW de à uns anos gastavam menos que os 2.0 da concorrencia, contudo eram mais caros de produzir.

                          Quanto à falta de eficienciam em motores com baixa cilindrada unitaria, acho que com um turbo seria facil de resolver, basta ver os 1,5 da f1...

                          a outra razão é o espaço... nem tudo cabe dentro do capot...
                          Mas os 1.5l eram 4 cil, o que dá 375cc.
                          Os actuais V8 na F1 têm 300cc

                          Comentário


                            #14
                            Sim, a Fiat está para lançar duas variantes do novo motor 0.9l: uma com 90 e outra com 110cv.
                            A questão é: será que estes motores, por realizarem menos combustões por ciclo (calculo eu, se estiver a dizer alguma barbaridade, agradeço a correcção) não serão ainda mais ruidosos e vibratorios? É que para a mesma rotação do motor, estes realizam 2 explosões, os de 3 cilindros 3 e os de 4, 4 explosões. Isso não tornará mais perceptivel o trabalhar do motor por ser menos dificil diferenciar cada explosão?

                            Comentário


                              #15
                              Eu só sei que andei com um Td "manco" e tirando a sonoridade o motor é bem interressante... então em consumos...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                Também, a meu ver, terá mais a ver com a questão da cilindrada unitária.
                                Chegou-se a um ponto de equilibrio, de modo a garantir o máximo de eficiência.
                                Essa cilindrada unitária anda entre os 300cc e os 600cc.
                                Acima dos 600, devido à dimensão das bielas, pistons, consegue-se mmotores com excelentes valores de binário em baixos e médios regimes, mas terão mais dificuldades em fazer rotações (motores de grande cilindrada unitária encontramo-los sobretudo em camiões e outro tipo de máquinas industriais), e abaixo dos 300cc, torna-se menos eficiente em todos os aspectos.

                                Mas se chateiam com os pequenos "mancos" de 1000cc (cilindrada unitária de 333 cm3), a fiat para o ano vai lançar um 2 cilindros com 900cc, conseguindo desse modo uma cilindrada unitária de 450cc, o que está dentro dos valores óptimos.

                                a questão do equilibrio e vibrações é mais fácil de resolver num 2 cil, que um 3cil, mas se as marcas continuam a apostar nos 3cil, é porque até agora, eles funcionam.

                                é certo que alguns são desagradáveis como o 1.4 tdi da VW, mas se procurarmos a gasolina como o 1.0 da toyota, é um motor com uma sonoridade interessante, além de demonstrar um nervosismo bastante saudável, além de que, com toda a questão do downsizing, um 3 cil, em teoria, ao ter menos peças que um 4cil, terá custos de produção inferiores.
                                Muito esclarecedor

                                Comentário


                                  #17
                                  E alguem me sabe explicar dos motores Smart serem 3 cilindros com 2 velas por cilindro??

                                  Comentário


                                    #18
                                    a facilidade com que se tiram cilindros a motores neste forum e genial

                                    so o custo do desenho e molde do novo bloco chegam para isso nao ser assim tao rentavel como parece ser pelas vossas palavras.
                                    depois ainda ha o custo de equilibrar tudo aquilo para nao se desmontar sozinho envolve o desenvolvimento de componentes novos...
                                    no entanto, tal como quase tudo na industria automovel, so ve a luz do dia se for rentavel. apesar de tudo, e um custo bem mais reduzido que fazer um motor do zero.

                                    em relacao as razoes principais temos, em primeiro lugar e bem destacado, o que o Crash falou. cilindrada unitaria.
                                    em 2o lugar, a razao de serem motores "cortados"...custos de desenvolvimento, rentabilidade face a um motor inteiramente novo
                                    em 3o lugar, bem la no fundo, esta o espaco. sao poucos os exemplos de motores 3 cilindros que cabem onde um 4 cilindros n cabe...

                                    os custos de producao associados ao facto de haver menos 1 cilindro sao praticamente nulos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
                                      E alguem me sabe explicar dos motores Smart serem 3 cilindros com 2 velas por cilindro??
                                      em motores com pistons de diametro grande, ha uma grande dificuldade em fazer toda a mistura entrar em combustao eficientemente.

                                      as 2 velas por cilindro sao uma das formas de resolver.

                                      agora o que se considera "diametro grande" e que pode variar muito consoante a aplicacao em causa, os resultados pretendidos, etc.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A Toyota trocou um 1l com 4cil de 65cv/6000rpm e 90Nm/4100rpm por um 3cil de 69cv/6000rpm e 93Nm/3600rpm.

                                        Ganhou 4cv e 3Nm 500rpm mais cedo. E os consumos são iguais ou inferiores.

                                        O que perdeu foi na sonoridade. Acho uma troca bastante interessante.

                                        Comentário


                                          #21
                                          se tudo fosse assim tao simples como a troca duma camisa...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não tão simples como uma troca de camisa, mas se abandonaram um motor 1L muito bom que era 4cil para adoptar um 3cil é porque alguma coisa de boa o 3 cil tem em relação ao anterior 4cil.

                                            Comentário


                                              #23
                                              sem duvida!
                                              tal como marcas abandonam o 3cilindros para colocar um 4cilindros...ou um v8 por um v10 ou V12 ou v6

                                              certo e que nao trocam motores bons e capazes so para dizer que e novo. ja se fez, deixou de se fazer porque nao era rentavel e levou algumas marcas a entrarem no vermelho.

                                              para alem disso nenhum de nos tem conhecimentos tecnicos sobre esse caso especifico (a menos que trabalhe na toyota ou ja os tenha desmontado e analizado) para saber a razao que leva o 3 cilindros a ser mais potente.

                                              alias, mesmo se perdesse potencia e binario maximos, era bem provavel que a toyota o lancasse para o mercado na mesma e era bem provavel que fosse um motor melhor que o anterior 4 cilindros.
                                              contam muitos factores:P

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                Mas os 1.5l eram 4 cil, o que dá 375cc.
                                                Os actuais V8 na F1 têm 300cc
                                                ........
                                                Editado pela última vez por eser; 30 April 2007, 18:39.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas!!! Bem pessoal voces só falam nos de 3 cilindros, e os de 5? para mim um motor para trabalhar bem deve ter um numero par de cilindros, porque se nao anda sempre la um que nem ata, nem desata, ha e já falei com varios mecanicos sobre este assunto, e todos me dizem, que motores com numero impar de cilindros tem tendencia para menor fiabilidade. esta é a minha opiniao, que na vale de nada

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
                                                    E alguem me sabe explicar dos motores Smart serem 3 cilindros com 2 velas por cilindro??
                                                    Pensava que os Smarts eram da Mercedes, não da Alfa-Romeo... É que para serem Twin Spark

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Só agora é que fiquei a saber que existem motores com três cilindros
                                                      Como eu ando actualizado!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nuno_ribeiro Ver Post
                                                        Boas!!! Bem pessoal voces só falam nos de 3 cilindros, e os de 5? para mim um motor para trabalhar bem deve ter um numero par de cilindros, porque se nao anda sempre la um que nem ata, nem desata, ha e já falei com varios mecanicos sobre este assunto, e todos me dizem, que motores com numero impar de cilindros tem tendencia para menor fiabilidade. esta é a minha opiniao, que na vale de nada
                                                        Mas se fores a ver a proporção não é a mesma... não me tou a explicar como gostaria...
                                                        Como hei-de dizer uma coisa é teres 1 cilindro para cima e dois para baixo e vice-versa e outra é teres 2 para cima e 3 para baixo... Acho que isto nem é assim tão bem sincronizado, mas a proporção é diferente. Num tens metade dos cilindros em desequilibrio, no de 5 cilindros a diferença é menor (1 para 2 vs 2 para 3)...
                                                        Isto tá confuso mas não consigo melhor

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
                                                          Mas se fores a ver a proporção não é a mesma... não me tou a explicar como gostaria...
                                                          Como hei-de dizer uma coisa é teres 1 cilindro para cima e dois para baixo e vice-versa e outra é teres 2 para cima e 3 para baixo... Acho que isto nem é assim tão bem sincronizado, mas a proporção é diferente. Num tens metade dos cilindros em desequilibrio, no de 5 cilindros a diferença é menor (1 para 2 vs 2 para 3)...
                                                          Isto tá confuso mas não consigo melhor
                                                          sim, concordo, mas porque raio tambem nao fabricam motores de 7 cilindros, pela tua ideia tambem nao averia problema (3vs4)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                            Só agora é que fiquei a saber que existem motores com três cilindros
                                                            Como eu ando actualizado!

                                                            com tantos a gozar dos mancos e só agora é que mancas?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X