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"Circuito de Braga 1
Cerqueira e Ribeiro na estreia
Desafio Único enche grelha da Palmeira
A FEUP resolveu criar uma competição com baixos custos de participação e o resultado foi um sucesso, comprovado pela grelha de cerca de 40 concorrentes. Os Fiat Uno 45 S foram as máquinas escolhidas e a dupla José Cerqueira/Tiago Ribeiro dominou a jornada inaugural de início a fim.
O Desafio Único, organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é uma das iniciativas que se saúdam no panorama da velocidade nacional para 2007. A ideia era a de se criar uma competição com carros pouco exigentes, para funcionar como uma espécie de fórmula de iniciação e, ao mesmo tempo, a preços verdadeiramente acessíveis, para permitir o acesso a um leque muito mais abrangente de pessoas.
Quer um quer outro foram amplamente conseguidos, porque há muito que todos os lugares vagos estão preenchidos e chegaram imensas caras novas a este desporto, a quem se juntam familiares e amigos, o que eleva o número para as centenas e contribui em forte medida para compor igualmente as bancadas – neste caso, bem cheias.
Dos Fiat Uno 45 S, aquilo que se esperava: carros muito fiáveis e com um excelente comportamento, como reconheceu a generalidade dos participantes, naturalmente limitados pelos 45 cavalos do motor de menos de 1000cc, o que obrigatoriamente e como se previa, se reflecte no cronómetro. Mesmo assim, atendendo à grande quantidade de participantes e à falta de experiência geral, assistimos a uma corrida muito e sem grandes incidentes, mesmo se última volta foi cumprida com o safety car em pista, devido ao despiste de um concorrente.
Desportivamente, destaque para as duas equipas MCoutinho Móbil 1, que dominaram os acontecimentos desde os treinos e mostraram ser também as mais preparadas. Todavia, Pedro Silva e Daniel Matias não tiveram sorte e, na 12ª volta, atrasaram-se irremediavelmente (para terminarem em 23º), quando a manete da alavanca de velocidades se soltou.
Indiferentes a tudo isso, os colegas de equipa José Cerqueira e Tiago Ribeiro lideraram de início a fim, com excepção da janela para troca de pilotos, entre os 25 e os 30 dos 50 minutos de corrida. Ribeiro, que já correu no Troféu Toyota Starlet, em 1992, explicou que “a corrida não foi muito difícil, porque o carro estava muito bem alinhado” e o piloto “já conhecia a pista”. Mesmo assim, a duas voltas do fim, Cerqueira quase deitava tudo a perder ao fazer um pião na «Parabólica». Perdeu cerca de 15 dos 20 segundos de vantagem que detinha, mas conseguiu ainda assim segurar a liderança até final.
Nuno Duarte foi o segundo, posição a que chegou depois do atraso de segunda equipa MCoutinho, quando antes tinha sido sempre terceiro. André Regueiro e Filipe Fontes completaram o pódio, depois de uma excelente recuperação desde o 12º lugar da grelha. Uma corrida muito consistente, aliás como a dos quartos classificados, Luís Filipe e Bruno Viana, que largaram do sétimo posto.
Na quinta posição ficaram Rosário Sotto Mayor e Ana Sampaio, que venceram entre as senhoras e tiveram um desempenho exemplar. Rosário entregou o carro em quarto e Ana perdeu dois lugares, vindo a recuperar novamente até quarto, para, a quatro voltas do final, cair definitivamente para quinto. José Costa foi sexto e Rui leite e Luís Boiça, sétimos, posição para a qual caíram a cinco voltas do final, numa altura em que rodavam em terceiro. Nuno Santos e José Ferreira, Miguel Neto e Hélder Cruz e Rui Mesquita completaram, por esta ordem, o top-ten.
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Classificação
1º MCoutinho Mobil 1/José Cerqueira/Tiago Ribeiro, a 50m11,766s; 2º Nuno Duarte, a 3,835s; 3º André Regueiro/Filipe Fontes, a 13,168s; 4º Luís Filipe/Bruno Viana, a 13,808s; 5º Palexpo/Ana Sampaio/Rosário Sottomayor, a 14,638s; 6º Bioterme Homme/AVSport/José Costa, a 15,111s; 7º Rui Leite/Luís Boiça, a 16,796s; 8º MM Eventos/Nuno Santos/José Ferreira, a 17,945s; 9º Miguel Neto, a 18,812s; 10º Hélder Cruz/Rui Mesquita, a 20,035s; 11º António Ferreira, a 21,654s; 12º André Pimenta/Mário Borges, a 22,410s; 13º Fernando Martins/Tânia Martins, a 23,270s; 14º MM Eventos/José Rodrigues/Pedro Amaral, a 28,647s; 15º Júlio Martins/Abel Campo, a 31,721s; 16º Fernando Charais/Rui Miranda, a 37,180s; 17º Ricardo Marques/Jorge Ribeiro, a 48,544s; 18º Jorge Meireles/Vítor Ramos, a 1 volta; 19º Maria Lima/Sofia Torres, a 1v; 20º FEUP/Nicolau Guimarães/Pedro Valente, a 1v; 21º Korridas/João Pedro Loures/Marco Carvalho, a 1v; 22º Fernando Cardoso/António Costa, a 1v; 23º MCoutinho Mobil 1/Pedro Silva/Daniel Matias, a 1v; 24º Nadine Quintaneiro/Sérgio Pinto, a 1v; 25º Henrique Silva/Armindo Lopes, a 1v; 26º Folgosipneus Lda/João Nascimento/Sérgio Fernandes, a 1v; 27º Rui Santos/Paulo Ascensão, a 1v; 28º Armando Silva/José Teixeira, a 2v; 29º Korridas.com/Israel Augusto/Rui Pinto, a 3v; 30º Team Famalicão 2/José Janela/Manuel Seabra, a 4v; 31º FEUP/Tiago Cruz/João Martins, a 4v.
Volta mais rápida: N. Duarte, em 1m51,803s.
Treinos: 1º Cerqueira/Ribeiro, 1m51,138s; 2º Silva/Matias, 1m51,501s; 3º Duarte, 1m52,287s; 4º Leite/Boiça, 1m52,808s; 5º Rodrigues/Amaral, 1m53,446s; 6º Sampaio/Sottomayor, 1m53,830s; 7º Filipe/Viana, 1m53,954s; 8º Costa/Melo, 1m53,979s; 9º Santos/Ferreira, 1m54,026s; 10º Costa/Costa, 1m54,264s; 11º Alves/Peixoto, 1m54,525s; 12º Regueiro/Fontes, 1m54,540s; 13º Augusto/Pinto, 1m54,558s; 14º Neto, 1m54,742s; 15º Areal, 1m55,220s; 16º Ferreira, 1m55,268s; 17º Cruz/Mesquita, 1m55,384s; 18º Martins/Campo, 1m55,406s; 19º Americano/Lopes, 1m55,495s; 20º Lopes/Ferreira, 1m55,553s; 21º Martins/Martins, 1m55,944s; 22º Charais/Miranda, 1m56,108s; 23º Silva/Lopes, 1m56,151s; 24º Loures/Carvalho, 1m56,191s; 25º Lima/Torres, 1m56,218s; 26º Cardoso/Costa, 1m56,249s; 27º Janela/Seabra, 1m56,505s; 28º Marques/Ribeiro, 1m57,066s; 29º Quintaneiro/Pinto, 1m57,082s; 30º Meireles/Ramos, 1m57,127s.
"Circuito de Braga 1
Cerqueira e Ribeiro na estreia
Desafio Único enche grelha da Palmeira
A FEUP resolveu criar uma competição com baixos custos de participação e o resultado foi um sucesso, comprovado pela grelha de cerca de 40 concorrentes. Os Fiat Uno 45 S foram as máquinas escolhidas e a dupla José Cerqueira/Tiago Ribeiro dominou a jornada inaugural de início a fim.
O Desafio Único, organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é uma das iniciativas que se saúdam no panorama da velocidade nacional para 2007. A ideia era a de se criar uma competição com carros pouco exigentes, para funcionar como uma espécie de fórmula de iniciação e, ao mesmo tempo, a preços verdadeiramente acessíveis, para permitir o acesso a um leque muito mais abrangente de pessoas.
Quer um quer outro foram amplamente conseguidos, porque há muito que todos os lugares vagos estão preenchidos e chegaram imensas caras novas a este desporto, a quem se juntam familiares e amigos, o que eleva o número para as centenas e contribui em forte medida para compor igualmente as bancadas – neste caso, bem cheias.
Dos Fiat Uno 45 S, aquilo que se esperava: carros muito fiáveis e com um excelente comportamento, como reconheceu a generalidade dos participantes, naturalmente limitados pelos 45 cavalos do motor de menos de 1000cc, o que obrigatoriamente e como se previa, se reflecte no cronómetro. Mesmo assim, atendendo à grande quantidade de participantes e à falta de experiência geral, assistimos a uma corrida muito e sem grandes incidentes, mesmo se última volta foi cumprida com o safety car em pista, devido ao despiste de um concorrente.
Desportivamente, destaque para as duas equipas MCoutinho Móbil 1, que dominaram os acontecimentos desde os treinos e mostraram ser também as mais preparadas. Todavia, Pedro Silva e Daniel Matias não tiveram sorte e, na 12ª volta, atrasaram-se irremediavelmente (para terminarem em 23º), quando a manete da alavanca de velocidades se soltou.
Indiferentes a tudo isso, os colegas de equipa José Cerqueira e Tiago Ribeiro lideraram de início a fim, com excepção da janela para troca de pilotos, entre os 25 e os 30 dos 50 minutos de corrida. Ribeiro, que já correu no Troféu Toyota Starlet, em 1992, explicou que “a corrida não foi muito difícil, porque o carro estava muito bem alinhado” e o piloto “já conhecia a pista”. Mesmo assim, a duas voltas do fim, Cerqueira quase deitava tudo a perder ao fazer um pião na «Parabólica». Perdeu cerca de 15 dos 20 segundos de vantagem que detinha, mas conseguiu ainda assim segurar a liderança até final.
Nuno Duarte foi o segundo, posição a que chegou depois do atraso de segunda equipa MCoutinho, quando antes tinha sido sempre terceiro. André Regueiro e Filipe Fontes completaram o pódio, depois de uma excelente recuperação desde o 12º lugar da grelha. Uma corrida muito consistente, aliás como a dos quartos classificados, Luís Filipe e Bruno Viana, que largaram do sétimo posto.
Na quinta posição ficaram Rosário Sotto Mayor e Ana Sampaio, que venceram entre as senhoras e tiveram um desempenho exemplar. Rosário entregou o carro em quarto e Ana perdeu dois lugares, vindo a recuperar novamente até quarto, para, a quatro voltas do final, cair definitivamente para quinto. José Costa foi sexto e Rui leite e Luís Boiça, sétimos, posição para a qual caíram a cinco voltas do final, numa altura em que rodavam em terceiro. Nuno Santos e José Ferreira, Miguel Neto e Hélder Cruz e Rui Mesquita completaram, por esta ordem, o top-ten.
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Classificação
1º MCoutinho Mobil 1/José Cerqueira/Tiago Ribeiro, a 50m11,766s; 2º Nuno Duarte, a 3,835s; 3º André Regueiro/Filipe Fontes, a 13,168s; 4º Luís Filipe/Bruno Viana, a 13,808s; 5º Palexpo/Ana Sampaio/Rosário Sottomayor, a 14,638s; 6º Bioterme Homme/AVSport/José Costa, a 15,111s; 7º Rui Leite/Luís Boiça, a 16,796s; 8º MM Eventos/Nuno Santos/José Ferreira, a 17,945s; 9º Miguel Neto, a 18,812s; 10º Hélder Cruz/Rui Mesquita, a 20,035s; 11º António Ferreira, a 21,654s; 12º André Pimenta/Mário Borges, a 22,410s; 13º Fernando Martins/Tânia Martins, a 23,270s; 14º MM Eventos/José Rodrigues/Pedro Amaral, a 28,647s; 15º Júlio Martins/Abel Campo, a 31,721s; 16º Fernando Charais/Rui Miranda, a 37,180s; 17º Ricardo Marques/Jorge Ribeiro, a 48,544s; 18º Jorge Meireles/Vítor Ramos, a 1 volta; 19º Maria Lima/Sofia Torres, a 1v; 20º FEUP/Nicolau Guimarães/Pedro Valente, a 1v; 21º Korridas/João Pedro Loures/Marco Carvalho, a 1v; 22º Fernando Cardoso/António Costa, a 1v; 23º MCoutinho Mobil 1/Pedro Silva/Daniel Matias, a 1v; 24º Nadine Quintaneiro/Sérgio Pinto, a 1v; 25º Henrique Silva/Armindo Lopes, a 1v; 26º Folgosipneus Lda/João Nascimento/Sérgio Fernandes, a 1v; 27º Rui Santos/Paulo Ascensão, a 1v; 28º Armando Silva/José Teixeira, a 2v; 29º Korridas.com/Israel Augusto/Rui Pinto, a 3v; 30º Team Famalicão 2/José Janela/Manuel Seabra, a 4v; 31º FEUP/Tiago Cruz/João Martins, a 4v.
Volta mais rápida: N. Duarte, em 1m51,803s.
Treinos: 1º Cerqueira/Ribeiro, 1m51,138s; 2º Silva/Matias, 1m51,501s; 3º Duarte, 1m52,287s; 4º Leite/Boiça, 1m52,808s; 5º Rodrigues/Amaral, 1m53,446s; 6º Sampaio/Sottomayor, 1m53,830s; 7º Filipe/Viana, 1m53,954s; 8º Costa/Melo, 1m53,979s; 9º Santos/Ferreira, 1m54,026s; 10º Costa/Costa, 1m54,264s; 11º Alves/Peixoto, 1m54,525s; 12º Regueiro/Fontes, 1m54,540s; 13º Augusto/Pinto, 1m54,558s; 14º Neto, 1m54,742s; 15º Areal, 1m55,220s; 16º Ferreira, 1m55,268s; 17º Cruz/Mesquita, 1m55,384s; 18º Martins/Campo, 1m55,406s; 19º Americano/Lopes, 1m55,495s; 20º Lopes/Ferreira, 1m55,553s; 21º Martins/Martins, 1m55,944s; 22º Charais/Miranda, 1m56,108s; 23º Silva/Lopes, 1m56,151s; 24º Loures/Carvalho, 1m56,191s; 25º Lima/Torres, 1m56,218s; 26º Cardoso/Costa, 1m56,249s; 27º Janela/Seabra, 1m56,505s; 28º Marques/Ribeiro, 1m57,066s; 29º Quintaneiro/Pinto, 1m57,082s; 30º Meireles/Ramos, 1m57,127s.
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