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• Opel • Desde 1862

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    • Opel • Desde 1862

    Bom, este será o tópico Opel do AHO.

    Aqui falar-se-ão de todos os pormenores relativos à marca, inclusivamente duvidas acerca dos modelos, duvidas técnicas, explicações das novidades, e dos equipamentos ou do funcionamento das tecnologias.

    Protótipos, informações internas, miniaturas, produção dos modelos, e até alguma história, haverá lugar para tudo neste tópico.

    Espero que o tópico cumpra plenamente a sua função, sem qualquer tipo de conflito.

    Visitas para apenas dizer "isso não vale nada", não serão toleradas, e serão automaticamente eliminadas.

    São aceites criticas de todo o tipo, mas sempre devidamente fundamentadas, quando isso não acontecer, o post será eliminado.

    Falar-se-á dos modelos recentes e das novidades, mas haverá também espaço para os seus antecessores.

    Obrigado,

    TB


    * Índice do tópico *

    Pag. 01:

    Post #001 - Apresentação
    Post #002 - História Parte I (1862 - 1937)
    Post #004 - História Parte II (1937 - 1995)
    Post #007 - História ano de 1993 - Crime de Espionagem Industrial
    Post #009 - Como surgiu, e o que é o actual IDS?

    Pag. 02:

    Post #036 - Opel GTC Concept e Vectra 2008
    Post #041 - Vectra 2008, Fotos Espia
    Post #042 - O que é, e como funciona o Traffic Assist?

    Pag. 03:

    Post #036 - O que é, e como funciona o Ecrã Dwal View?
    Post #067 - Vectra 2008, Fotos Espia e Photoshop
    Post #082 - Vectra 2008, Photoshop

    Pag. 04:

    Post #093 - Gama Opel Calibra A
    Post #098 - Opel Omega B
    Post #103 - Opel Omega -> inovações
    Post #104 - Vectra 2008, Fotos Espia
    Post #105 - Vectra 2008, Fotos Espia
    Post #107 - Agila 2008 / 2009
    Post #109 - Agila 2008 / 2009
    Post #110 - Interior do Agila
    Post #114 - Motor 2.9 V6 CDTI
    Post #115 - Sistema "V2V" (vehicle to vehicle)
    Post #117 - Motor 2.9 V6 CDTI
    Post #118 - História do Design da Opel
    Post #119 - 1.9 CDTI com 212CV

    Pag. 05:

    Post #121 - Vectra 2008, Photoshop
    Post #123 - Alguns clássicos Opel
    Post #139 - Vectra 2008, Photoshop
    Post #140 - Vectra 2008, Fotos Espia
    Post #145 - Lançamento, Opel Antara
    Post #147 - Vectra 2008, Photoshop
    Post #149 - Motorizações e Caracteristicas Vectra 2008. Zafira 1.9 CDTI OPC 190CV.
    Post #151 - Zafira OPC Bi-Turbo 1.9 CDTI, 190CV
    Editado pela última vez por TubularBells; 23 May 2007, 22:35.

    #2
    Historia da Opel desde 1862 - Parte I (1862 - 1937)

    Em 1862, Adam Opel transformou o seu negócio artesanal numa empresa industrial. A máquina de costura e a bicicleta eram invenções radicalmente novas e foi assim que Opel começou, pela construção de máquinas totalmente inovadoras.

    No fim do século, outra máquina revolucionária fez a sua aparição: o automóvel. Em 1899, antes mesmo de ter começado o século XX, Opel tinha adquirido uma fábrica de automóveis.

    A fábrica situava-se no estado de Anhalt, na Alemanha, e pertencia a Friedrich Lutzmann. Os irmãos Opel (filhos de Adam) trabalharam em parceria com Lutzmann durante dois anos, enquanto desenvolviam a produção própria de automóveis em Rüsselsheim.

    Em 1901, a família Opel dissocia-se de Lutzmann e, em 1902, começaram a produzir modelos franceses Darracq sob licença, que comercializavam sob o nome recém-criado de Opel-Darracq.

    Em simultâneo, os irmãos Opel trabalhavam nos seus próprios projectos para tornar os carros mais seguros e acessíveis. No Outono de 1902, o seu primeiro projecto, o modelo 10/12 cv (cavalos-vapor), foi apresentado na Exposição de Automóveis de Hamburgo.

    Para promover o transporte de pessoas de maneira eficaz, a companhia expandiu a sua linha de produtos em 1901, de forma a que esta incluísse as motocicletas.

    Tal como provaram os sucessos dos anos seguintes, a jovem companhia automóvel estava no trilho certo. Em 1906 tinham já construído o seu milésimo veículo e o negócio desenvolvia-se rapidamente.

    O grande 'boom' ocorreu em 1909 com o modelo 4/8 cv, conhecido como o "Carro do Médico". A sua segurança e robustez eram apreciadas pelos médicos que, na altura, percorriam constantemente o país para fazer as suas visitas, cruzando estradas muito diferentes das actuais (as estradas planas eram uma raridade no princípio do século).

    Por 3950 marcos podia-se adquirir o lendário "Carro do Médico", que custava metade do preço de qualquer outro modelo de luxo da época. Apenas em 10 anos, a Opel dera já um passo gigantesco para possibilitar a grande parte do público o acesso aos veículos motorizados.

    O sucesso deste modelo e o advento dos sistemas de produção em série permitiu que, em 1914, a Opel tivesse ultrapassado os seus concorrentes, convertendo-se na maior produtora alemã de veículos automóveis.

    • Em 1924, com um investimento de um milhão de marcos em ouro, a Opel introduziu a primeira linha de montagem em série na Alemanha, um processo revolucionário que trouxe vantagens substanciais aos clientes da Opel.

    O primeiro modelo a sair das novas linhas de montagem foi o "Laubfrosch" também conhecido por "Raineta", um Opel 4/12 cv. Graças à descida dos custos, possível face ao aumento do volume de produção e ao acréscimo da procura, o preço inicial, já de si moderado, baixou de 4500 para apenas 1990 marcos, em seis anos.

    Apesar da inflação geral, a Opel tinha contribuído, mais uma vez, para a acessibilidade de compra dos veículos automóveis. O carro já não era um artigo de luxo, caro e frágil para os abastados; estava a caminho de se tornar num meio de transporte seguro para todos.

    Com uma cota de mercado de 37,5 por cento e 42.771 unidades vendidas, a Opel consolidou-se como a maior construtora de automóveis na Alemanha, em 1928.

    Muito do seu sucesso deveu-se à estratégia comercial adoptada. No início do Verão de 1929, a Opel tornou-se na primeira companhia automóvel a estabelecer uma seguradora e uma empresa de financiamento para vendas a prestações.

    Por esta altura, a Opel atraiu atenções com o seu programa pioneiro de propulsão a foguete RAK. Com os RAK 2 e 3 bateram-se recordes de velocidade em pista e com o RAK 1, o avião Friedrich, efectuou-se um primeiro voo bem sucedido.

    A crise económica dos anos 20 levou os irmãos Opel a procurar um sócio capaz de reforçar a estabilidade da companhia. Em Março de 1929, associaram-se à General Motors (GM). A maior empresa automóvel do Mundo tornava-se, assim, na accionista maioritária da Opel, dando-lhe no entanto, total autonomia.

    A Opel passava a centrar-se unicamente na produção automóvel, conseguindo não só solidificar a sua posição no mercado mas também expandi-la.
    Em meados dos anos 30, a companhia era a maior produtora automóvel da Europa e em 1935, produziu, pela primeira vez, mais de 100.000 veículos, um número que incluía 25.000 camiões ligeiros da Blitz, construídos na nova fábrica de Brandenburgo.

    No mesmo ano, produziu o lendário Opel Olympia, o primeiro carro alemão fabricado em série com estrutura e carroçaria totalmente chapeadas.

    Paralelamente, a Opel ia acumulando sucessos de vendas internacionais. A ligação à GM tinha-lhe aberto o acesso ao mercado mundial, possibilitando o estabelecimento de novas sucursais no Japão, na China e em vários países da América do Sul.

    Durante este período, a capacidade de produção de bicicletas tinha baixado regularmente a favor do aumento constante da procura de carros de passageiros e, em 1937, a Opel vende esta área de negócio à NSU. Até à data, a Opel tinha produzido cerca de 2,6 milhões de bicicletas.

    in: www.opel.pt
    Editado pela última vez por TubularBells; 03 May 2007, 16:08.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
      Resumo da historia da Opel desde 1862

      (estava a descrever, mas decidi que o vou fazer quando reunir algumas informações mais concretas e com a respectiva bibliografia, já que surgirão aqui algumas revelações bombásticas, possíveis de ferir susceptibilidades, como tal vou preferir colocar-me previamente à defesa)


      Bom Tópico.

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        Historia da Opel desde 1862 - Parte II (1937 - 1995)

        O primeiro Opel do pós-guerra, um camião Blitz de 1,5 toneladas, deixou a fábrica logo em 1946. Um ano depois, a produção de carros de passageiros recomeçou com uma versão revista do modelo Opel Olympia, anterior à Guerra.

        Em 1950, a fábrica estava completamente restaurada e, três anos depois, a produção anual elevara-se de novo para mais de 100.000 veículos.

        Em 1956, a Opel tinha conseguido vender 207.010 veículos, atingindo uma cota de mercado de 17,6 por cento. No mesmo ano, produziram o segundo milionésimo Opel; um modelo de aniversário, de nome Käpitan e de cor pastel, com uma carroçaria ampla e guarnições douradas que obteve uma atenção considerável em numerosas exposições.


        Em 1962, no centésimo aniversário da fundação da companhia, a Adam Opel AG inaugurou uma segunda fábrica em Bochum. O novo Kadett surgiu das suas linhas de produção com o slogan "Um novo carro de uma nova fábrica".
        Em resposta à crescente comunidade de fãs de carros desportivos, a companhia criou o seu primeiro coupé em meados dos anos 60. Introduzindo a versão GT, a Opel confirmou a sua reputação como fabricante de automóveis particularmente dinâmicos.

        Em 1972, estabeleceu novo recorde: com uma cota de mercado de 20,4 por cento, a companhia ascendia, de novo, ao primeiro lugar do ranking alemão de fabricantes auto.

        Na década de 70, com a primeira crise do petróleo e a mudança de expectativas por parte dos clientes, a Opel renovou a sua série de modelos, adequando a oferta às preferências da geração vindoura.
        Aumentava a procura de carros de elevados desempenhos e baixos consumos e o design aerodinâmico do Rekord E incorporava esta nova filosofia, tendo sido entusiasticamente recebido pelo público em geral.

        De forma a impulsionar ainda mais a produção na Europa, a companhia abriu uma fábrica em Saragoça, Espanha. O Corsa sub-compacto aí produzido depressa se tornou no carro mais vendido da sua gama.


        Um ano mais tarde, a companhia celebrava a produção do modelo Senator na sua fábrica sedeada em Rüsselsheim. Tratava-se do vigésimo milionésimo Opel desde que começara a produção automóvel, em 1899.

        Em meados dos anos 80, a optimização dos escapes constituiu um passo fundamental para a redução do consumo de combustível. Também aqui, a Opel foi a mais rápida a reagir.

        Tornou-se, assim, na primeira produtora alemã a oferecer uma série completa de modelos com conversores catalíticos e, em Abril de 1989, foi igualmente pioneira, desta vez a nível europeu, na oferta de um equipamento de controlo de injecção de escape em todos os modelos, como parte do equipamento de série.


        Ainda hoje, a redução do consumo de combustível e a diminuição constante das emissões de escape estão entre as preocupações primordiais da Opel para com a protecção ambiental.


        A Opel conseguiu diminuir o consumo de combustível em 28 por cento desde 1978, para uma média de 7,03 litros (53,87Km por 4,545 litros) e procura baixá-lo em mais 25 por cento.



        Além dos melhoramentos que visam diminuir a emissão de poluentes, os peritos e técnicos da Opel centram-se, também, no aperfeiçoamento do equipamento de segurança.

        Mais uma vez, a Opel é pioneira. Em 1991, o sucessor do Kadett, o Astra, recebeu o Sistema de Segurança Opel com protecção lateral de impacto, rampas de apoio "anti-mergulhante" nos assentos e tensores de cintos de segurança.

        Desde 1995, todos os modelos foram equipados com airbags de tamanho natural para o condutor e o passageiro da frente, como parte do seu equipamento de série. O Sistema de Libertação de Pedais (PRS - Pedal Release System - que reduz as lesões nos membros inferiores em caso de colisões frontais graves) e o novo airbag híbrido estrearam-se no novo Vectra.

        In: www.opel.pt

        Neste período, mais concretamente em 1993 a Opel foi vítima de Espionagem Industrial por parte da empresa Volkwagen.
        Editado pela última vez por TubularBells; 03 May 2007, 16:33.

        Comentário


          #5
          minha opinião sobre a opel? o 2º carro não-japuna que eu mais gosto, o 1º é bimmer


          os opels que tive na minha familia:







          .. e os opel que eu mais gostava de ter:


          e

          Comentário


            #6
            O meu pai teve um kadett destes:



            A saga continua agora com o...NAZI!!!!!



            Posso apesar de tudo dizer que em termos de fiabilidade o Kadett não desiludiu...muito...queimou a junta da cabeça e na altura foi uma despesa do C*****...
            De resto nada a apontar. Era o 1.2 de 40 ou 45 cv...não me recordo.
            Ao que sei ainda rolou 2 anos depois de o meu pai o ter vendido a um tipo ali para os lados de Alvalade. Morreu estampado numa valeta segundo sei...
            Depois veio o R19...esse sim...uma máquina de devorar quilómetros sem ter dado chatices ao longo de 14 anos. Adornava como um barco mas era MUITO confortável.

            O nazi até ver, nada a apontar...a não ser o conforto duma tábua de engomar...mas pronto...
            Editado pela última vez por apagdo; 03 May 2007, 12:57.

            Comentário


              #7
              Opel - Vítima de Espionagem Industrial por parte da VW

              Com certeza esta será a noticia mais chocante deste tópico! Não sei como este tema nunca tinha sido abordado, talvez por ser com a marca que é.



              EUA processam ex-manager da VW por espionagem


              Deutsche Welle 23/05/2000 11h49

              O caso de espionagem industrial envolvendo o ex-manager da Volkswagen, José Ignacio López, terá um novo capítulo nos Estados Unidos.

              A Secretaria da Justiça e um júri de Detroit abriram um processo contra o espanhol, por fraude e furto de documentos.

              Ao sair da Adam Opel, subsidiária da General Motors, López teria levado documentos confidenciais para a Volkswagen, que o contratou em 1993 como gerente de compras. A acusação inclui seis pontos e os Estados Unidos vão solicitar a extradição de López à Espanha, onde ele mora.

              A Volkswagen não quis comentar a notícia, porque "López não é funcionário da empresa", disse um porta-voz.

              De fato, José Ignácio López deixou a Volks no final de 1996, depois de haver conquistado a fama de ser o gerente de compras mais duro da indústria automobilística e que mais cortou gastos.

              Quanto aos documentos que teria furtado trata-se de preços de compra de peças automobilísticas, planos de uma nova fábrica supermoderna e futuros modelos.

              A GM entrou com um processo civil contra López em Detroit. Num acordo extra- judicial, em 1997, a Volkswagen pagou à GM 100 milhões de dólares e comprou peças de automóvel no valor de um bilhão de dólares, mas sem admitir sua culpa.

              Na Alemanha, o ex-gerente também foi processado por traição de segredos industriais, mas a promotoria de Darmstadt encerrou o processo em meados de 1998.

              No atual, em Detroit, a promotoria acusa López de haver juntado grande quantidade de material confidencial da General Motors, logo após iniciar suas negociações secretas com a Volkswagen.

              Depois, ele teria usado esses documentos em seu trabalho na indústria alemã. Além do mais, López teria mandado destruir documentos e mentido, depois que representantes da GM e da Opel exigiram que ele devolvesse o material roubado.

              López nega que tenha agido contra leis americanas. Segundo seu advogado, Plato Cacheris, ele não irá aos Estados Unidos para se defender. Ao New York Times Cacheris disse que o processo "é pura perda de tempo e dinheiro", pois o acordo de extradição entre a Espanha e os Estados Unidos não permite que um cidadão espanhol seja entregue à Justiça norte-americana contra a sua vontade.

              José Ignacio López sofre de falta de memória, desde um acidente de automóvel, há dois anos, que lhe provocou ferimentos na cabeça. Por isso, não poderá ajudar seu advogado a preparar sua defesa, declarou Cacheris.

              in: http://www1.folha.uol.com.br/fol/dinheiro/ult23052000087.htm



              Em 1993, José Ignácio López de Arriortúa, diretor de nível superior da General Motors de Detroit, deixou a empresa e se colocou a serviço da Wolkswagen na Alemanha, levava consigo documentos confidenciais e disquetes repletos de informações e segredos industriais. Esta mudança de emprego provocou uma verdadeira batalha jurídica entre a Opel, filial alemã da General Motors, e a empresa Volkswagen, que foi acusada de roubo de segredos industriais que a beneficiava na competição comercial. A querela judicial se estendeu por quatro anos. A policia obteve provas que incriminavam a empresa alemã e logo a imprensa internacional anunciou "o julgamento do século". Mas, surpreendentemente, em janeiro de 1997, se alcançou um milagre: a Wolkswagen aceitou um acordo em que pagaria dez bilhões de pesetas a General Motors.

              in: http://www.espacoacademico.com.br/022/22ccosta.htm
              Editado pela última vez por TubularBells; 03 May 2007, 22:23.

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                #8
                Felizmente, nunca ouve sucatas dessas cá em casa.

                A única vez que isso teve perto de acontecer foi há mais de 10 anos, quando o meu pai comprou o R19, que veio, anos mais tarde, a ser meu.
                Na altura, a dúvida foi entre o R19 1.4 RTI e o Astra F 4P 1.4 Club, se não estou em erro.
                O Astra era mais robusto, melhor construído e andava mais, mas acabava por perder noutras áreas mais importantes, como o equipamento, o design e, principalmente, no conforto e comportamento, área onde o 19 o batia sem apelo nem agravo.

                Depois de ver os dois e muito falar com pessoal ligado ao meio automóvel, a escolha acabou por recair no ranhô.
                Mas continuo a achar que a escolha seria sempre uma questão de prioridades, era dificil dizer que um era melhor que o outro.

                Hoje em dia, a opção já seria bem mais complicada, pois os Opel evoluiram muito naquilo em que perdiam para os Ranhô, que era o comportamento e o conforto, mas a Renault não se aproximou assim tanto na qualidade de construção.

                Actualmente, acho que o único Opel que poderia vir parar à minha garagem seria o Astra GTC 1.6 Turbo, que considero a melhor proposta dentro daquele preço.

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                  #9
                  Um dos actuais sistemas da Opel, que tanto têm dado que falar é o sistema IDS / IDS Sport e IDS Plus.

                  O sistema IDS surge como evolução do anterior DSA (Dynamic Safety), que é simplesmente um tipo de chassis desenvolvido para a boa aderência à estrada precisão e segurança em curva, inclui o eixo traseiro auto-direccional.

                  Entretanto em 2002, com o lançamento do Opel Vectra C, surge o famoso IDS (Interactive Driving System).

                  Isto é nada mais nada menos que o funcionamento em conjunto de todos os elementos integrantes do chassis, sejam electrónicos ou mecânicos.

                  Nesta época, o IDS interligava o ABS (com Controlo de Travagem em curva, Distribuição Electrónica da força de travagem e assistência à travagem de emergência), o ESP Plus (Plus significa que pode travar até 3 rodas se a situação o exigir, enquanto que os sistemas normais até essa época apenas travavam uma roda), A direcção Assistida Electrohidráulica (que varia a assistência em função da velocidade, tipo de piso, e o ângulo do volante), o Controlo de Tracção, e ainda a pressão dos pneus. Todos os sistemas são geridos uns, em função dos outros, e tudo funciona autonomamente.

                  Em termos práticos o que acontece, é que as diferentes unidades vão a uma central, através da rede Can Bus, e essa central é que as vai gerir.

                  Isto faz com que o veículo interaja de forma quase ideal com o estilo de condução da pessoa, analisando e controlado autonomamente todos estes sistemas, uns em função dos outros, em vez de ser apenas "cada um por si".


                  Entretanto surge o IDS Sport (no caso do Astra em 2004) e o IDS Plus (no Vectra, e também disponível no Astra).

                  A diferença entre o IDS Sport e o IDS Plus é apenas a existência ou não do Controlo Continuo de Amortecimento.

                  O IDS Sport interliga tudo o que foi referido no que toca ao IDS, mas possui a famosa tecla Sport, que torna a direcção mais directa, altera o curso do pedal do acelerador, altera os parâmetros das emissões de gases do motor, e a actuação do ESP. Alem disso, caso exista, também altera as relações da caixa automática / easytronic.

                  Não faz qualquer alteração em termos de suspensão, apenas altera os parâmetros que descrevi, aparte disto é igual ao IDS.

                  O IDS Plus, acrescenta o Controlo Continuo de Amortecimento, e a tecla Sport.

                  O controlo de amortecimento é acrescentado a todos os itens que são geridos pela unidade central, e passa a funcionar também em função de todos os outros (em rede com todo o sistema).

                  Ao pressionar a tecla Sport, para alem das alterações feitas pelo IDS Sport, a suspensão assume uma característica mais desportiva, ou seja, endurece.

                  O ESP entrará mais tarde, o carro fica mais firme, mais ágil, a direcção mais pesada, o curso do acelerador e o valor das emissões de gazes alterados, etc.


                  Portanto, resumindo:


                  IDS -> Gere todos os sistemas de ajuda à condução em conjunto.


                  IDS Sport -> Possui uma tecla para melhorar o desempenho do carro em condução mais desportiva, mas não mexe no amortecimento, apenas no ESP, Definições do acelerador, Direcção, etc.


                  IDS Plus -> Possui a tecla Sport, e o controlo de amortecimento. Altera as definições do acelerador, ESP, Direcção, e Amortecimento.



                  Interactive Driving System

                  Comentário


                    #10
                    Por casa passou um opel rekord 2.0E, e que carro incrivel! Deixou muitas saudades!






                    Editado pela última vez por boss1s; 04 May 2007, 17:04.

                    Comentário


                      #11
                      Opel, o que tenho eu a dizer...

                      Tenho um Tio, que desde que me lembro (tenho 36 anos), sempre teve Opel : ao dia de hoje tem um Corsa B 1.2 GLS.

                      Este mesmo tio, fez com que outros familiares (de uma Grande Família com muitos irmãos), tivessem também experiências Opel, mas isso foi há mais de 20 anos...

                      Os Kadett Originais, por exemplo marcaram a minha infância :




                      e seguintes, como :



                      O bichinho mordeu um dos filhos, que a uma altura da sua vida, apesar de morrer de paixões pelo Ford Escort :




                      Chegou a comprar um :




                      Depois Emigrou e vendeu-o...


                      Falando da minha pessoa, desde há sete anos que convivo profissionalmente com o maior concessionário (e Grupo) do País OPEL, pelo que os vou conhecendo bem, vou conduzindo quase todos os modelos (não versões), que saem.

                      Tive um Corsa C 1.7 Dti Comfort de serviço durante 36.000 Km, nunca gostei do Corsa B e o C, apesar de nunca lhe encontrar a razão do porquê, nunca este carro me "Satisfez".

                      A ser honesto, os unicos Opel que me despertam ou despertaram alguma "vontade" de pensar em comprar um, são / foram :

                      O Astra F :




                      o Astra H, o actual, assim como o Vectra (actual) GTS.

                      Considero que Opel deu um salto qualitativo muito grande, principalmente ao nível da qualidade a bordo, o entanto, acho que têm uma manutenção algo "cara" e alguns "problemitas crónicos" de longa data, que nunca mais os resolvem de vez...

                      Fica aqui o meu Testemunho isento e julgo que dentro das "Regras"

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por boss1s Ver Post
                        Por casa passou um opel rekord 2.0E, e que carro incrivel! Deixou muitas saudades!
                        granda máquina ....então o 2.3D


                        O primeiro Opel do pós-guerra, um camião Blitz de 1,5 toneladas(por Tubular Bells)

                        O jogo Medal of Honor Allied Assault ainda tem alguns....

                        Comentário


                          #13
                          Ali na garagem tenho um destes a ganhar pó:



                          Corsa A 1.2 S, a carburador, tem (ou teve) 54cv. É de Abril de 1984, fez à poucos dias 23anos. Por acaso já não tem documentos nem seguro nem nada disso, senão ainda dava umas voltinhas com ele. Foi neste carro que aprendi a conduzir!

                          Comentário


                            #14
                            Aquele Opel ali em cima vermelho é muito giro mesmo. Se os Opeis actuais fossem como os antigos...

                            Comentário


                              #15
                              Em 1992, meu pai comprou um Kadett E 1.8-EFI SL, a álcool.

                              Já este:



                              Foi um achado importantíssimo desse tópico, pois esse carro da foto pode estar mais perto de mim do que eu jamais poderia pensar.

                              É hora de ir atrás desse Kadett.

                              ;-)

                              Comentário


                                #16
                                O Opel continua igual a si mesma.
                                Não entrou em guerras, manteve a sua imagem de resistência e durabilidade. Não entrou e loucuras e soube sub-contratar a que sabia fazer melhor, mas sem perder a identidade.
                                Ultimamente, deu um salto qualitativo e declarou guerra à Vw com o novo astra e vectra.
                                Investiram forte no design, algo que até então era considerado acessório pela marca. Com isso foi buscar novos clientes, porque os antigos não tiveram motivos para mudar.

                                Na minha experiência, o meu padrinho (um abraço onde quer que estejas) teve um kadet que aguentou 22 anos, o que fez com que a familia se torna-se aficionada da marca.

                                "Coincidência" todas as minhas namoradas tinham opel, e até a minha mulher tem um. FDX ele há coincidências do CRLo. E nem me lembro de qualquer tipo de stress por causa desses carros, a serem trocados era para serem substituidos por outro opel.

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                                  #17
                                  Mais um (belo) tópico do nosso "Opelista" de serviço...

                                  Cá por casa andam dois belos exemplares desta raça: um Corsa C 1.2 e um Astra G 1.7 DTi. Até agora têm cumprido (cabalmente) a sua função sem problemas de maior.

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                                    #18
                                    Os carros Opel que passaram e mantêm-se em casa:

                                    1º- Opel Asc0na B 1.3, carro que meu pai ainda tem saudades


                                    2º- Opel Corsa B 1.5 TD Sport, foi embora devido a acidente.


                                    3º- Opel Corsa B 1.5 TD. Este ficou por casa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Atualmente temos 2 chevrolets que aqui no Brasil não passam de opels com o simbolo trocado.
                                      são um Corsa B 1.0
                                      Astra G 1.8
                                      mas ja passou também um Vectra B 2.0 16V um carro tão belo quando lançado que vendia quase igual carro popular. Ainda sentimos falta dele aqui em casa.
                                      Uma pena que no Brasil a Chevrolet parou de atualizar os modelos em relação aos Opel. Com isso a gama de veiculos ficou totalmente ultrapassada. Ainda me lembro que na decada de 90 um carro lançado na europa levava no maximo 2 anos para chegar ao Brasil, atualmente eles nem chegam.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Cá em casa há Opel desde 1992, sempre ficámos satisfeitos com a prestação dos carros, e com a assistência.

                                        Começou-se pelo Opel Astra F comprado em 1992, logo após o seu lançamento. Era este:




                                        Era a versão GL, 1.7 D, como extras apenas tinha a antena electrica.


                                        Entretanto veio o Astra G em 1998, também logo após o seu lançamento:



                                        Era o Club, tinha alguns extras, tais como: encostos de cabeça atrás, alarme, jantes em liga leve, leitor de CD's com comandos no volante, e mais algumas coisitas. Foi outro carro de guerra, vendido com 157 mil Km, e sempre sem chatear!


                                        Houve ainda o Astra F 1.7 TDS, este foi também um carro impressionante, que ainda me deixa saudades!




                                        Tinha o famoso 1.7 TDS, andava muito! E tinha um equipamento bem agradavel!



                                        Entretanto surgiu o que tenho actualmente, o Astra Sport Van...







                                        Tem cumprido plenamente a sua função. Conta já com 150 mil Km, e até agora... nada a apontar.

                                        Finalmente, o ultimo que veio para cá morar foi o Vectra GTS, até agora, com 15 mil Km, está a ser uma agradável surpresa, e apenas vem reforçar a imagem que já tinha da marca. Carros fortes, robustos, com qualidade, austeros, feitos quase à medida do meu gosto!






                                        Portanto, já são alguns, já dá para concluir a qualidade geral da marca. Se fossem maus, não se tinha optado pelo Vectra.

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                                          #21
                                          Bom tópico...

                                          O meu primeiro carro e único até à data é um Opel Corsa A 1.3 GT.

                                          Comprado em 99, com dez anos e 86 mil kms (não sei quantas voltas poderá ter dado). Conta neste momento com 18 anos (já vai para a disco sozinho) e 63 mil km's!

                                          Tirando os problemas da idade e os assaltos de que foi alvo , não deu problemas que possa considerar de maior.

                                          Actualmente trocando por outro opel só me lembro do Astra GTC...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ora cá está o Tópico que faltava.



                                            Os Opel da Familia

                                            Corsa A 1.0 de 1987 (foi embora com 60.000)
                                            Corsa A 1.5 TD GL+ (actualmente com 443.00m kms)
                                            Corsa B 1.2 (45 CV) de 1995 (foi embora com perto de 70.000)
                                            Corsa B 1.2 Centenarium 1998 (actualmente com 116.000 kms)


                                            Acresce ainda que Conduzi um outro Corsa A Van 1.5D onde realizei acima de 350.000 kms

                                            Diáriamente conduzo um Corsa A GL 1.5 TD que não sei exactamente o numerod e km´s mas diria que tem acima de 300.000.

                                            Comentário


                                              #23

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                Com certeza esta será a noticia mais chocante deste tópico! Não sei como este tema nunca tinha sido abordado, talvez por ser com a marca que é.



                                                EUA processam ex-manager da VW por espionagem


                                                Deutsche Welle 23/05/2000 11h49

                                                O caso de espionagem industrial envolvendo o ex-manager da Volkswagen, José Ignacio López, terá um novo capítulo nos Estados Unidos.

                                                A Secretaria da Justiça e um júri de Detroit abriram um processo contra o espanhol, por fraude e furto de documentos.

                                                Ao sair da Adam Opel, subsidiária da General Motors, López teria levado documentos confidenciais para a Volkswagen, que o contratou em 1993 como gerente de compras. A acusação inclui seis pontos e os Estados Unidos vão solicitar a extradição de López à Espanha, onde ele mora.

                                                A Volkswagen não quis comentar a notícia, porque "López não é funcionário da empresa", disse um porta-voz.

                                                De fato, José Ignácio López deixou a Volks no final de 1996, depois de haver conquistado a fama de ser o gerente de compras mais duro da indústria automobilística e que mais cortou gastos.

                                                Quanto aos documentos que teria furtado trata-se de preços de compra de peças automobilísticas, planos de uma nova fábrica supermoderna e futuros modelos.

                                                A GM entrou com um processo civil contra López em Detroit. Num acordo extra- judicial, em 1997, a Volkswagen pagou à GM 100 milhões de dólares e comprou peças de automóvel no valor de um bilhão de dólares, mas sem admitir sua culpa.

                                                Na Alemanha, o ex-gerente também foi processado por traição de segredos industriais, mas a promotoria de Darmstadt encerrou o processo em meados de 1998.

                                                No atual, em Detroit, a promotoria acusa López de haver juntado grande quantidade de material confidencial da General Motors, logo após iniciar suas negociações secretas com a Volkswagen.

                                                Depois, ele teria usado esses documentos em seu trabalho na indústria alemã. Além do mais, López teria mandado destruir documentos e mentido, depois que representantes da GM e da Opel exigiram que ele devolvesse o material roubado.

                                                López nega que tenha agido contra leis americanas. Segundo seu advogado, Plato Cacheris, ele não irá aos Estados Unidos para se defender. Ao New York Times Cacheris disse que o processo "é pura perda de tempo e dinheiro", pois o acordo de extradição entre a Espanha e os Estados Unidos não permite que um cidadão espanhol seja entregue à Justiça norte-americana contra a sua vontade.

                                                José Ignacio López sofre de falta de memória, desde um acidente de automóvel, há dois anos, que lhe provocou ferimentos na cabeça. Por isso, não poderá ajudar seu advogado a preparar sua defesa, declarou Cacheris.

                                                in: http://www1.folha.uol.com.br/fol/dinheiro/ult23052000087.htm



                                                Em 1993, José Ignácio López de Arriortúa, diretor de nível superior da General Motors de Detroit, deixou a empresa e se colocou a serviço da Wolkswagen na Alemanha, levava consigo documentos confidenciais e disquetes repletos de informações e segredos industriais. Esta mudança de emprego provocou uma verdadeira batalha jurídica entre a Opel, filial alemã da General Motors, e a empresa Volkswagen, que foi acusada de roubo de segredos industriais que a beneficiava na competição comercial. A querela judicial se estendeu por quatro anos. A policia obteve provas que incriminavam a empresa alemã e logo a imprensa internacional anunciou "o julgamento do século". Mas, surpreendentemente, em janeiro de 1997, se alcançou um milagre: a Wolkswagen aceitou um acordo em que pagaria dez bilhões de pesetas a General Motors.

                                                in: http://www.espacoacademico.com.br/022/22ccosta.htm


                                                Não fazia idéia, que a VW devia algum do seu mérito a nível de carros à Opel.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  opel -

                                                  bom topico.

                                                  vou tentar contribuir



                                                  só não entendi é como um comentario , negativo e vindo de quem vem...!!!???

                                                  não foi iliminado? o termo "...sucata..." dado a uma marca centenaria? !!

                                                  quem escolhe os responsaveis por este forum ? (: (:

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SevenTrixx Ver Post
                                                    bom topico.

                                                    vou tentar contribuir



                                                    só não entendi é como um comentario , negativo e vindo de quem vem...!!!???

                                                    não foi iliminado? o termo "...sucata..." dado a uma marca centenaria? !!


                                                    quem escolhe os responsaveis por este forum ? (: (:
                                                    Não ligues é uma Private Joke entre membros que se conhecem há muito tempo.

                                                    Além de que a inclusão do Smiley é disso sintomático

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SevenTrixx Ver Post
                                                      bom topico.

                                                      vou tentar contribuir



                                                      só não entendi é como um comentario , negativo e vindo de quem vem...!!!???

                                                      não foi iliminado? o termo "...sucata..." dado a uma marca centenaria? !!

                                                      quem escolhe os responsaveis por este forum ? (: (:
                                                      Obrigado.

                                                      Quanto à "sucata" o Excalibur explicou.

                                                      Aquilo é uma "private joke" do JGTB para mim, já nos conhecemos à muito tempo, e aquilo foi apenas na brincadeira, daí ter colocado o smile: " "

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        SevenTrixx, se começares a prestar atenção aos meus posts, vais perceber que eu me refiro aos meus carros como sucatas italianas e francesas.
                                                        Eu brinco com todas as marcas, sem excepção!


                                                        Além disso, convém lembrar que este fórum é um espaço lúdico, onde vimos para nos divertir, não para nos chatearmos com aquilo que dizem da marca X ou Y.

                                                        Nunca na vida me passou pela cabeça chatear-me por causa de um fórum.


                                                        PS: Ainda um dia destes, recebi uma sms do Tub a perguntar se a minha sucata italiana tinha avariado pelo caminho. Agora, claro que tem de levar resposta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                          SevenTrixx, se começares a prestar atenção aos meus posts, vais perceber que eu me refiro aos meus carros como sucatas italianas e francesas.
                                                          Eu brinco com todas as marcas, sem excepção!


                                                          Além disso, convém lembrar que este fórum é um espaço lúdico, onde vimos para nos divertir, não para nos chatearmos com aquilo que dizem da marca X ou Y.

                                                          Nunca na vida me passou pela cabeça chatear-me por causa de um fórum.


                                                          PS: Ainda um dia destes, recebi uma sms do Tub a perguntar se a minha sucata italiana tinha avariado pelo caminho. Agora, claro que tem de levar resposta.


                                                          Pois foi, mas se não avariou, custou a pegar... pelo tempo que demoraste a chegar, eheheheh

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Demorei muito tempo porque apanhei um Astra Sportvan 1.7 DTI sempre na faixa do lado esquerdo da A5.

                                                            Comentário

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