Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida, inspecções do clássicos (Oldtimer)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida, inspecções do clássicos (Oldtimer)

    Não sei se esta é a secção mais apropriada para esta questão mas aqui vai.
    Os clássicos, os ditos oldtimer's, estão isentos de inspecção?
    É que noutro dia vinha um carro qualquer à venda já com uns 30/40 anos e que na parte da inspecção dizia "não aplicável".
    É verdade?
    Editado pela última vez por MadDragon; 03 May 2007, 14:21.

    #2
    Ninguém?...

    Comentário


      #3
      penso que carros anteriores a 1960 estão isentos de inspecção desde que lhe seja reconhecido pelo CPAA valor histórico.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
        penso que carros anteriores a 1960 estão isentos de inspecção desde que lhe seja reconhecido pelo CPAA valor histórico.
        Hum..então deve ser isso.
        Não entendo porque é que ao serem reconhecidos pelo CPAA ficam esentos, a não ser que seja lá pela politica da CPAA que obriga aos carros a não poderem ser utilizados no dia a dia (querem carros para servir de museu...).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
          Hum..então deve ser isso.
          Não entendo porque é que ao serem reconhecidos pelo CPAA ficam esentos, a não ser que seja lá pela politica da CPAA que obriga aos carros a não poderem ser utilizados no dia a dia (querem carros para servir de museu...).
          pois, possivelmente muitos carros anteriores a 1960, desse por onde desse, nunca passariam numa IPO. :/
          claro que podem sempre perguntar, e porquê 1960 e não 1963?

          não é só o CPAA, se quiseres fazer um seguro de classico a seguradora também impõe essa obrigação.

          Comentário


            #6
            VISTORIAS - Circulação Automóvel A legislação portuguesa exige que obrigatória e anualmente todos os veículos com mais de quatro anos se submetam a uma inspecção, efectuadas nos centros oficialmente reconhecidos, no mês indicado no livrete.
            Contudo, o Despacho n.º 10298/2001 - 2ª Série da Direcção Geral de Viação, isenta dessa obrigatoriedade anual os automóveis de fabrico anterior a 1 de Janeiro de 1960, desde que reconhecidos como veículo antigo, pela Comissão Técnica do CPAA - Clube Português de Automóveis Antigos.
            Para o reconhecimento como veículo antigo, necessita que este esteja homologado pelo CPAA. Esta homologação será feita pela Comissão Técnica do Clube de acordo com a classificação FIVA.
            Os veículos matriculados depois de 1 de Janeiro de 1960, podem também ser homologados pelo clube, após prévia certificação em qualquer I.P.O. oficial.
            O Certificado de Homologação, emitido pela Comissão Técnica, tem uma duração Pré-determinada que é a seguinte:

            Categoria A
            10 anos
            Categoria B
            10 anos
            Categoria C
            8 anos
            Categoria D
            8 anos
            Categoria E
            6 anos
            Categoria F
            4 anos
            Categoria G
            4 anos

            In: http://cpaa.no.sapo.pt/

            Agora vejam lá no site o que é necessário para ter um veiculo homologado no CPAA e digam lá se não é mais rigoroso que uma IPO?

            http://cpaa.no.sapo.pt/cpaa_com-tec_hom.html

            De notar que as vistorias do CPAA são efectuadas em centros de IPO por tecnicos designados pelo CPAA.

            Comentário


              #7
              Obrigado.

              Comentário


                #8
                Pois, ter um clássico reconhecido pela CPAA é complicado, mas a malta dos clássicos também se contradiz um pouco. Se por um lado é bom mostrar sinais de uso, o dito platiné, ao chegar a clássico não pode ter muito uso senão deixa de ter valor como clássico

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                  Se por um lado é bom mostrar sinais de uso, o dito platiné, ao chegar a clássico não pode ter muito uso senão deixa de ter valor como clássico
                  É patine ou patina que se diz.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X