Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opinião Opel Frontera 2.2DTI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opinião Opel Frontera 2.2DTI

    Viva foreiros.

    Em nome de um amigo venho pedir uma opinião.
    Neste momento tem um Honda HRV de 99 e surgiu a hipótese de trocar por um Opel Frontera Sport 2.2DTI de 12/2000. Dá o HRV à troca e paga mais 4000€.
    Não faço idéia da cotação destes dois automóveis...
    De qualquer forma gostaria de saber se é bom negócio e se sabem de problemas específicos deste modelo com esta motorização. Na generalidade, nunca ouvi falar muito bem dos fronteras...
    Vai ser utilizado algumas vezes para puxar um atrelado com um barco.

    Cumprimentos.

    #2
    diz ao teu amigo para ficar com o HR-V e das duas uma:

    Ou fica com o dinheiro e meteo a render
    Ou compra um Land Rover SII ou SIII para se enterter no mato!

    Comentário


      #3
      Acho que a ideia n é ir mt para o mato. Simplesmente gosta de jipes e uma ou outra vez gostaria de chegar a sítios onde n chega com um automóvel normal. E para ir para longe um Defender não é a coisa mais confortável do mundo...

      Comentário


        #4
        Se ele sozinho já tem problemas de sobreaquecimento, imagino com o barco às costas.. para essa utilização, não aconselho.

        Quanto ao resto, é boa máquina para subir uns passeios, mas pouco mais.
        Gasta pouco, anda razoavelmente, muito confortável.
        Problemas... alguns, mas crónicos em todos os que conheço.

        PS: Sei do que falo porque tenho um.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LelodasTshirts Ver Post
          Se ele sozinho já tem problemas de sobreaquecimento, imagino com o barco às costas.. para essa utilização, não aconselho.

          Quanto ao resto, é boa máquina para subir uns passeios, mas pouco mais.
          Gasta pouco, anda razoavelmente, muito confortável.
          Problemas... alguns, mas crónicos em todos os que conheço.

          PS: Sei do que falo porque tenho um.
          Então diz lá quais os problemas que é para lhe comunicar e ele tomar a decisão de livre vontade...

          Comentário


            #6
            Esses Opel deram bastantes problemas! Não sei ao certo o que eram, ele que passe num concessionário Opel a perguntar.

            Comentário


              #7
              Problemas (comuns neste jipe):

              Sobreaquecimento
              MAF (Sensor de Massa de Ar)
              Problemas electrónicos (Quadrante avariado, módulos de comando, acessórios, ABS, etc)

              Defeitos (na minha opinião/experiência)

              Fiabilidade/Confiança mecânica baixa
              Motor com fraco binário/disponibilidade (para uso TT)
              Comportamento TT fraco
              Assistência oficial (quando não há peças espera-se e desespera-se)

              Virtudes (na minha opinião/experiência)

              Agradável à vista
              Confortável
              Consumos (faço médias de 7,5 l/100Km)
              Comportamento (estrada)


              Espero ter ajudado.
              Editado pela última vez por LelodasTshirts; 08 May 2007, 16:30.

              Comentário


                #8
                Sai um desenterranço....mas é para não estar a abrir tópico novo sobre este mesmo assunto. É o que pedem que se faça.

                Ora a minha duvida é a seguinte:
                O Frontera e o seu motor 2.2DTI é fiável ou não ?

                É que diziam cobras e lagartos dele, mas o que é certo é que andam por aí umas carradas deles. Muitos à venda, mas pelos vistos a andar.
                São fiáveis ? Deram chatices que entretanto quem as teve resolveu-as ? Essas chatices têm tendência para voltar a acontecer ?

                É que também do 2.5 se dizia para fugir desse motor, mas o que certo é que de certeza que é o motor mais utilizado em veiculos TT (não quero dizer para veiculos TT ou apropriado para veiculos TT, pois o pessoal aí gosta é dos 2.8 Turbo para cima).

                Mas o 2.2 DTI, com mais de 12 ou 13 anos em cima, sempre já com mais de 150.000km (portanto problemas já resolvidos -será- ? ) terão conquistado a robustez, ou são o patinho feio dos TT ?

                Após estes anos todos e muitos km em cima, quais os mais CONFIÁVEIS: os 2.8 Isuzu ? O 2.5 VM ? O 2.2DTI ????

                Agradeço as vossas opiniões.

                Comentário


                  #9
                  O Tubular tem andado pelo fórum. Aproveita para o apanhares antes que volte a fugir durante mais 1 ano!

                  Comentário


                    #10
                    Estás a comparar dois automóveis diferentes, sendo que o 2.8 Isuzo e 0 2.5 VM apenas existem no Frontera A e o 2.2 Dti apenas existe no Frontera B.
                    Eu optava sempre pelo Frontera B (2.2 Dti) porque o pouco que perde em capacidade "offroad" é amplamente compensado pelos ganhos "onroad", ou seja, é mais confortavel, mais seguro, melhor comportamento, mais economico, melhores prestações, etc. Os principais problemas são nas bombas injectoras, quadrante, e uns tubos de vacuo que ficam ressequidos e partem... Atenção ao preço das peças de origem e à dificuldade em obtê-las, se não me engano, a própria Opel já não fornece algumas.

                    PS: Eu tive um 2.5 VM 3 portas de 1998(com alguma preparação TT) que comprei com 200.xxxKm(mais os que eventualente foram retirados) e fiz cerca de 50.000Km num ano e meio e nunca tive problemas, exeptuando um termostato que me custou 7€~8€... Deixou muitas saudades!

                    Comentário


                      #11
                      Diz ao teu amigo para comprar um Mitsubishi Pagero 2.8 ou Nissan Patrol ou Terrano II dando à troca o Honda HR-V!
                      Tens jipe para o resto da vida.. super fiável e há deles com 400/500 mil km e com poucos ou nenhuns problemas!
                      Ideal para puxar o barco e se ele quiser dar uma boas voltas no mato..

                      Opel Fronteira não é um carro fiavel como já disseram anteriormente muito devido a problemas de aquecimento!

                      No entanto confere sempre os KM destes carros:
                      (Vai a uma oficina da BOSCH por ex.)

                      PAGEROS:
                      Mitsubishi Pajero Intercooler Turbo 2.8, € 8.850, Tábua - Coimbra - Standvirtual
                      Mitsubishi Pajero SW 2.5 TD GLS , € 7.500 - Standvirtual

                      PATROL:
                      Nissan Patrol GR CURTO, € 8.750, Carrazeda De Ansiaes - Standvirtual

                      TERRANO II:
                      Nissan Terrano II, € 7.950 - Standvirtual

                      JEEP WRANGLER: (Caso o teu amigo queira o jipe para o fim de semana.. e não se importe com os consumos!)
                      Jeep Wrangler , € 10.200, Sintra - Standvirtual

                      Comentário


                        #12
                        Mas é para estrada ou para TT ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                          Mas é para estrada ou para TT ?
                          TT tal como a maioria faz ideia do que é, NÃO É para esse fim.

                          Será para utilização citadina, (quero ver quem é que me não vai dar prioridade nos cruzamentos), em estradas daquelas que iremos ter no futuro em que o asfalto se foi e ficaram os calhaus e os buracos ou os tugas em vez de nivelarem o piso, em vez do buraco passamos a ter uma bossa de asfalto, alguma AE e andar por caminhos esquisitos (caminhos não é trialeiras)...

                          Esqueçam Patrois pois esses não aparece nenhum que já não tenha andado nas trialeiras e com as necessárias provas disso. Sei que são muito bons mas os que tenho visto, TODOS necessitam de pelo menos um interior totalmente novo....o interior para mim é fundamental, pois é onde eu estou no carro....

                          Há outras possibilidades em confronto, mas nesta discussão gostava de saber da fiabilidade dos 3 motores no chassis Frontera, agora que já têm idade e uso em cima.

                          O VM não me assusta. O motor deve ser muito bom dado o amplo leque de modelos que equipou, e por isso mesmo o número de unidades que foi tratado "abaixo de cão" deve ter sido também enorme, daí a sua má fama (é a minha opinião).
                          O 2.8 mantém a sua miticidade de ser indestrutível ou já sabem de alguns que tenham encostado ? Sobreaquecem ?
                          O 2.2 e os seus periféricos, já começam a dar sinais de profundas chatices, ou pelo contrário, provam que aguentam à bronca ?

                          Também sei que a maioria dos jipes em PT é utilizado fora dos parâmetros para os quais foram pensados....o pessoal gosta de ir para a AE e dar 160km/h com aquilo, depois dizem que o motor não presta.....

                          Mas quanto aos Frontera, que há a dizer ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                            Estás a comparar dois automóveis diferentes, sendo que o 2.8 Isuzo e 0 2.5 VM apenas existem no Frontera A e o 2.2 Dti apenas existe no Frontera B.
                            Eu optava sempre pelo Frontera B (2.2 Dti) porque o pouco que perde em capacidade "offroad" é amplamente compensado pelos ganhos "onroad", ou seja, é mais confortavel, mais seguro, melhor comportamento, mais economico, melhores prestações, etc. Os principais problemas são nas bombas injectoras, quadrante, e uns tubos de vacuo que ficam ressequidos e partem... Atenção ao preço das peças de origem e à dificuldade em obtê-las, se não me engano, a própria Opel já não fornece algumas.

                            PS: Eu tive um 2.5 VM 3 portas de 1998(com alguma preparação TT) que comprei com 200.xxxKm(mais os que eventualente foram retirados) e fiz cerca de 50.000Km num ano e meio e nunca tive problemas, exeptuando um termostato que me custou 7€~8€... Deixou muitas saudades!
                            Obrigado pela opinião. São informações destas que eu procuro.

                            Comentário


                              #15
                              4000€ é perto do que vale o carro, isso era dar o HRV de graça.

                              Comentário


                                #16
                                Eh pá, vejam lá há quantos anos foi a história do HRV aonde é que ele já deve ir....

                                Comentário


                                  #17
                                  Em termos de motor iria sempre para o 2.8 TDI do Frontera A.

                                  Mais ruidoso, mais fumarento mas é um poço de força e pau para toda a obra.

                                  Se o sistema de refrigeração estiver em condições, basta sacar o termostato fora que o motor nunca aquece seja qual for a situação.

                                  Vem equipado com o turbo IHI RHB5 que para além de boa capacidade, tem uma fiabilidade quase única. Equipava por exemplo os Subaru Legacy turbo.

                                  Em termos de capacidade on road é fraquinho. Muito adorno em curvas, é um jipe para o desconfortável, principalmente nos lugares traseiros, pouca velocidade de ponta, consumos na ordem dos 8 L/100km.

                                  Mesmo assim e falando só de mecânica pura e dura, o 2.8TDI é de longe melhor que o 2.5VM e o 2.2 DTi da Opel.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                    Em termos de motor iria sempre para o 2.8 TDI do Frontera A.

                                    Mais ruidoso, mais fumarento mas é um poço de força e pau para toda a obra.

                                    Se o sistema de refrigeração estiver em condições, basta sacar o termostato fora que o motor nunca aquece seja qual for a situação.

                                    Vem equipado com o turbo IHI RHB5 que para além de boa capacidade, tem uma fiabilidade quase única. Equipava por exemplo os Subaru Legacy turbo.

                                    Em termos de capacidade on road é fraquinho. Muito adorno em curvas, é um jipe para o desconfortável, principalmente nos lugares traseiros, pouca velocidade de ponta, consumos na ordem dos 8 L/100km.

                                    Mesmo assim e falando só de mecânica pura e dura, o 2.8TDI é de longe melhor que o 2.5VM e o 2.2 DTi da Opel.
                                    Obrigado pela resposta.

                                    Não é um jipe para corridas. Eu não entendo um jipe para andar com pressa quando a tenho, daí que a velocidade de ponta é um fator de menor importância.

                                    Adornar em curvas: mas capaz de perder a tração ou só adorna (i.e. mantém-se firme dentro dos limites a lamber o normal) ? Isso é devido ao desgaste das molas e amortecedores (portanto com material novo resolve) ou é feitio e necessita de upgrade ? Esse upgrade custa caro ou é dentro da razoabilidade ?

                                    Pois, mas um carro (ou um jipe neste caso) não é só o motor e o chassis. Apesar de sem isso nada feito, mas também sem o resto, nada feito. É a bomba injectora, é a caixa e os diferenciais, são as juntas homocinéticas, são as cablagens, etc etc etc....
                                    Editado pela última vez por guisas; 05 April 2013, 11:11.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                      Obrigado pela resposta.

                                      Não é um jipe para corridas. Eu não entendo um jipe para andar com pressa quando a tenho, daí que a velocidade de ponta é um fator de menor importância.

                                      Adornar em curvas: mas capaz de perder a tração ou só adorna (i.e. mantém-se firme dentro dos limites a lamber o normal) ? Isso é devido ao desgaste das molas e amortecedores (portanto com material novo resolve) ou é feitio e necessita de upgrade ? Esse upgrade custa caro ou é dentro da razoabilidade ?
                                      Não perde a tracção mas adorna bem e dá aquela sensação de insegurança. Claro que com pneus de taco e em chuva torna-se perigoso, mas é preciso saber andar com ele.

                                      Com uns 1000€ de investimento fica um bicharoco para o monte. Isto falando da versão Sport. Os de cabine longa como são maiores têm um ângulo de ataque aos trilhos mais favorável, mas pode não passar em sítios que o Sport passa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Obrigado.

                                        Não é para o monte, mas de férias pode apetecer ou ser necessário ir a algum sitio fora do alcatrão, mas não é para andar a abrir regos....

                                        Comentário


                                          #21
                                          A utilização que o "guisas" quer dar ao Frontera é basicamente aquela que a esmagadora maioria das pessoas dão a um TT (daí terem surgido, mais tarde, os Suv's), e daí o Frontera B já ser mais estradista que um TT puro e duro, embora possa cumprir bem essa função. Na altura a própria marca fez um estudo em torno disso para o adaptar o mais possível às necessidades dos clientes.

                                          Na minha opinião, e considerando, mais uma vez, a utilização, o Frontera mais adequado, será o 2.2 DTI. Globalmente o produto é muito mais que um restyling do primeiro (daí ser já Frontera B), e apresenta um nível de conforto, qualidade geral, equipamento, e insonorização avassaladores face ao Frontera A.

                                          Quanto aos problemas de sobreaquecimento relatados no motor 2.2 DTI, estes ocorrem com o Pack Off Road, devido à obstrução que ocorre na grelha frontal (simplesmente foi mal projectado, e a posição de montagem do motor prejudicou ainda mais o arrefecimento), no entanto, este grave problema só se verificava em situações extremas. Ouço falar nestes casos mas nunca vi nenhum em que me dissessem "este gripou", e olhem que já me passaram muitos pelas mãos.

                                          Para mim, o motor mais equilibrado (e esquecendo a globalidade do produto, pois aqui acho incontrolável a qualidade do Frontera B face ao Frontera A), não tenho experiência suficiente com o 2.8 para dar uma opinião bem fundamentada. No entanto o 2.2 DTI parece-me um motor bastante mais comedido no que toca a consumos, e é agradável de conduzir, não sendo demasiado ruidoso no interior do veículo (no interior), não sei se será assim tão diferente ao nível da fiabilidade. Quanto a consumos - Os meus pais utilizam um Frontera com regularidade nas mesmas condições que o "guisas" pretende utilizar, e as médias neste momento cifram-se entre os 7,8 e os 8,3 L\100 Km. Caso tenha, o computador de bordo é bastante assertivo. Em baixas o 2.2 DTI no Frontera revela alguma dificuldade, mas já vi piores em automóveis ligeiros mais potentes (o Vectra GTS 1.9 CDTI de 150 CVs tem baixas piores).

                                          Problemas do 2.2 DTI:

                                          Bomba injectora - nesta altura do campeonato, já todas avariaram. Felizmente o problema delas só ocorre uma vez. É uma Bosch PSG-5, a coisa correu mal, e... simplesmente avariam.

                                          Tubos de vácuo - Se as revisões forem feitas por alguém com dois dedos de testa, isto é verificado, e há um kit de reparação/substituição da Opel. Por vezes estes pequenos tubos (que controlam válvulas de vácuo) ficam encostados a chapas ou a outros tubos, e com a vibração, ao longo dos anos acabam por perfurar. Os sintomas que ocorrem devido a isto podem ser os mais variados, aparentando ser avarias graves, quando não passam de algo simples e básico.

                                          Tubos de retorno de gasóleo - Convém verificar se ficam ressequidos, caso ocorra, numa revisão deverão ser substituídos. Ao ficarem ressequidos, pode entrar ar para o circuito de combustível revelando dificuldade em pegar a trabalhar, ou mesmo deixando de pegar a trabalhar.

                                          Válvula EGR e Admissão - Uma limpeza de 100 em 100 mil kms não lhe faz mal nenhum, andando em cidade há tendência a acumular carvão, quando começa a obstruir os canais de entrada para os cilindros, os sintomas também parecem graves, no entanto tudo se resolve com uma lavagem.

                                          Penso que a nível de motor não há mais nada a relatar, seguindo estes pormenores e dando atenção a isto, é um motor para durar, e durar e durar. Cá em casa há dois motores 2.2 DTI, e não seriamos parvos de andar a comprar carros problemáticos.

                                          Ah, se por acaso o 2.2 DTI do Frontera começar, ao Ralenti, a fazer um ruído metálico, este deve-se a uma peça plástica que parte na zona do Carter, é necessário desmontar a tampa, e uma outra tampa que existe lá dentro onde está uma corrente que serve de contra-balanço da corrente de distribuição (aqui não sei muitos pormenores técnicos, só sei de observação), essa peça parte e a corrente bate no metal do motor quando não está em esforço, revelando esse ruído. A peça custa 10 ou 11 euros. Até hoje soube de 3 casos.

                                          Em termos de caixa e diferenciais, nunca soube de problemas, e sei até que a valvulina, no caso do de cá de casa, já não é substituída à anos (ao contrário do que a marca recomenda), porque temos verificado, e está sempre no nível e sempre com aspecto de nova.

                                          Quanto ao Frontera e à sua resistência à passagem do tempo/anos,

                                          Apesar de não ter a robustez/durabilidade geral de outros Opel, considero que globalmente está num bom patamar, principalmente se considerar outros automóveis. Em termos de avarias/problemas, há um - Painel de Instrumentos - E tem reparação

                                          De resto, a resistência à ferrugem, não sendo exemplar, numa utilização estradista, este "menor cuidado" acaba por não ser relevante, há um pouco de desgaste a nível das cavilhas das portas (cá em casa nunca se substituiu uma cavilha em nenhum Opel), e no Frontera, apesar de não ser exagerado a cavilha/dobradiça da porta do condutor começa a apresentar alguma folga. Mas de resto, não apresenta ruídos parasitas, o interior resiste bem à passagem dos anos, a suspensão absorve muito bem as irregularidades, portanto, globalmente, é um modelo que recomendo.

                                          Claro que toda esta descrição não invalida que não hajam modelos mais ou menos problemáticos, ou que tenham sido mais bem ou mal tratados.

                                          Os problemas que relatei foi um apanhado de todas as situações que vi até hoje.

                                          Espero ter ajudado.
                                          Editado pela última vez por TubularBells; 05 April 2013, 11:26.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O meu bicho andava mais ou menos assim:



                                            Tive muito prejuízo e pena por vendê-lo mas queria algo mais potente para a estrada e o pessoal dos trilhos começou a abandonar por falta de guito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                              TT tal como a maioria faz ideia do que é, NÃO É para esse fim.

                                              Será para utilização citadina, (quero ver quem é que me não vai dar prioridade nos cruzamentos), em estradas daquelas que iremos ter no futuro em que o asfalto se foi e ficaram os calhaus e os buracos ou os tugas em vez de nivelarem o piso, em vez do buraco passamos a ter uma bossa de asfalto, alguma AE e andar por caminhos esquisitos (caminhos não é trialeiras)...

                                              Esqueçam Patrois pois esses não aparece nenhum que já não tenha andado nas trialeiras e com as necessárias provas disso. Sei que são muito bons mas os que tenho visto, TODOS necessitam de pelo menos um interior totalmente novo....o interior para mim é fundamental, pois é onde eu estou no carro....

                                              Há outras possibilidades em confronto, mas nesta discussão gostava de saber da fiabilidade dos 3 motores no chassis Frontera, agora que já têm idade e uso em cima.

                                              O VM não me assusta. O motor deve ser muito bom dado o amplo leque de modelos que equipou, e por isso mesmo o número de unidades que foi tratado "abaixo de cão" deve ter sido também enorme, daí a sua má fama (é a minha opinião).
                                              O 2.8 mantém a sua miticidade de ser indestrutível ou já sabem de alguns que tenham encostado ? Sobreaquecem ?
                                              O 2.2 e os seus periféricos, já começam a dar sinais de profundas chatices, ou pelo contrário, provam que aguentam à bronca ?

                                              Também sei que a maioria dos jipes em PT é utilizado fora dos parâmetros para os quais foram pensados....o pessoal gosta de ir para a AE e dar 160km/h com aquilo, depois dizem que o motor não presta.....

                                              Mas quanto aos Frontera, que há a dizer ?
                                              Sinceramente na minha opinião deverias verificar no Forum Frontera mais detalhes sobre este modelo. Não seria jipe que eu compraria e ainda mais para uso em cidade, se bem que no uso isso seria transversal a qualquer outro modelo da altura. O conforto e a dinâmica não são as melhores para um uso citadino. Fica aqui o ensaio do DTI 5portas.






                                              Comentário


                                                #24
                                                Dos Fronteras para mim o melhor motor/conjunto foi o Frontera A com o 2.8 TD. Força, fiabilidade, barulho do motor brutais!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bom, palavras para quê....

                                                  Já tive oportunidade de agradecer em privado, mas quero também agradecer aqui publicamente as respostas e a disponibilidade do "tubularBells". E também dos outros elementos do fórum.

                                                  TerranoII: Já copiei essa reportagem de um outro tópico, mas muito obrigado na mesma. (Sem ser por acaso o Terrano II-125cv é um dos outros que está na equação, mas andam por aí tão maltratados...)

                                                  Mais comentários elucidativos ou opiniões por experiência, são sempre bem vindas.
                                                  Editado pela última vez por guisas; 05 April 2013, 14:39.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Este tópico também tem info http://forum.autohoje.com/forum-gera...a-de-jipe.html

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                                      Eh pá, vejam lá há quantos anos foi a história do HRV aonde é que ele já deve ir....
                                                      Mas é que vai mesmo!

                                                      O Frontera chegou a ser comprado (deu o HRV À troca), e foi dos piores negócios que podia ter feito.
                                                      O carro é uma verdadeira caca. Acabamentos, problemas mecânicos e eléctricos... Quase nada se aproveita. Muito longe de, por exemplo, um Pajero.
                                                      Não posso detalhar muito porque há vai bastante tempo e não tenho tido contacto com o meu colega.

                                                      Passado pouco tempo, o Frontera foi trocado por uma Astra 1.7DTI.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Queixa de um Frontera e compra um 1.7 dti ........

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sabem do "tubular" ??? Tem a caixa das mensagens a deitar por fora. Não consigo contactá-lo por PM....

                                                          Uma bomba de injeção dos 2.2DTI com 190.000km que ainda não tenha sido reparada, está para berrar ou será que é das que aguenta ? Aguentará mais quanto ?

                                                          Obrigado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                            Mas é que vai mesmo!

                                                            O Frontera chegou a ser comprado (deu o HRV À troca), e foi dos piores negócios que podia ter feito.
                                                            O carro é uma verdadeira caca. Acabamentos, problemas mecânicos e eléctricos... Quase nada se aproveita. Muito longe de, por exemplo, um Pajero.
                                                            Não posso detalhar muito porque há vai bastante tempo e não tenho tido contacto com o meu colega.

                                                            Passado pouco tempo, o Frontera foi trocado por uma Astra 1.7DTI.
                                                            fez um horrível negócio por um mauzinho...
                                                            sempre chegou a dar os 4000€ também?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X