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Velocidade máxima igual com jantes de altura diferentes???

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    Velocidade máxima igual com jantes de altura diferentes???

    Boas

    Tive aqui a pensar uma coisa, e queria saber a vossa opinião.
    Vários carros de diferentes marcas anunciam iguais valores de velocidade máxima em versões com o mesmo motor mas com jantes de medida diferentes. Para isso o escalonamento da caixa de velocidades tem de ser diferente, mas será que os fabricantes prestam atenção a esse pormenor? Ou mesmo quando se manda vir um carro novo mas com umas jantes opcionais mais altas...

    O que é que pensam disto?

    #2
    Não tem nada a ver!

    As jantes podem ser de diâmetro superior mas o que interessa é o diâmetro do conjunto jante+pneu.

    Geralmente as jantes de maior diâmetro vêm com pneus de perfil mais baixo por forma a manter o mesmo diâmetro da roda.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
      Não tem nada a ver!

      As jantes podem ser de diâmetro superior mas o que interessa é o diâmetro do conjunto jante+pneu.

      Geralmente as jantes de maior diâmetro vêm com pneus de perfil mais baixo por forma a manter o mesmo diâmetro da roda.
      Exacto.

      Comentário


        #4
        Já agora, se o diâmetro aumentar, o erro do ponteiro do velocímetro também, certo?

        Comentário


          #5
          Olha, jantes maior, benificia mtttttt pouco a velocidade de ponta, mas prejudica o arranque, mt pouco tb. Não acredito que sintas isso, mesmo porque um arranque por vezes é melhr, outras vezes nem tanto... Mas claro que essa diferença tem que ser acompanhada pelo pneu! Se o conjutno de pneu e jante se mantem, independentemente da dimensão da jante, o resultado é o mesmo. Fica sempre bem a um bom carro, uma jante grande e pneu de baixo perfil, mas nada exagerado! Não vamos estragar um carro assim, nem esquecer que estamos em Portugal

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
            Já agora, se o diâmetro aumentar, o erro do ponteiro do velocímetro também, certo?

            Se o diâmetro do conjunto jante+pneu fôr superior o velocímetro vai pecar por defeito (a roda faz menos rotações para andar a mesma distância).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JtypeR Ver Post
              Olha, jantes maior, benificia mtttttt pouco a velocidade de ponta, mas prejudica o arranque, mt pouco tb. Não acredito que sintas isso, mesmo porque um arranque por vezes é melhr, outras vezes nem tanto... Mas claro que essa diferença tem que ser acompanhada pelo pneu! Se o conjutno de pneu e jante se mantem, independentemente da dimensão da jante, o resultado é o mesmo. Fica sempre bem a um bom carro, uma jante grande e pneu de baixo perfil, mas nada exagerado! Não vamos estragar um carro assim, nem esquecer que estamos em Portugal
              Se com jantes de 15 e perfil 60 já rebentámos um pneu, imagino com grandes jantes de 17 e perfil 45, por exemplo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                Já agora, se o diâmetro aumentar, o erro do ponteiro do velocímetro também, certo?
                Pelo contrário, isto é, marcará menos velocidade.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                  Se o diâmetro do conjunto jante+pneu fôr superior o velocímetro vai pecar por defeito (a roda faz menos rotações para andar a mesma distância).
                  Hum...Ok

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                    Pelo contrário, isto é, marcará menos velocidade.
                    Thanks a ambos (Paulo e tu )

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                      Se com jantes de 15 e perfil 60 já rebentámos um pneu, imagino com grandes jantes de 17 e perfil 45, por exemplo...
                      Eu tenho 205/45R16 e nunca rebentei nenhum. O único "acidente" que tive na vida por culpa própria (não foi bem, mas enfim, um passeio extremamente alto que subi numa estrada nacional, numa curva sem visibilidade ao deparar-me com um camião de frente a invadir parcialmente a minha faixa), obrigou-me a subir um passeio altíssimo em andamento, a cerca de 80km/h, nem uma "bossa" fez na parede do pneu.

                      Confesso que pela sensação que tive dentro do carro, pensei ter partido a suspensão, a direcção, o charrion, a jante, a roda.... Felizmente o estrago resumiu-se a uma jante para Braga, ligeiramente deformada. Grandes Bridgestone Potenza S-02.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                        Se com jantes de 15 e perfil 60 já rebentámos um pneu, imagino com grandes jantes de 17 e perfil 45, por exemplo...


                        eu tenho jantes de 15 e pneus com a medida 195/65 e nao rebento com nada

                        mas uma coisa, se por exemplo a minha carrinha vem com 195/65 R15 e mudar para por exemplo 205/55 R16 isso vai prejudicar os consumos e o erro de velocimentro vai aumentar certo?? e se por so uma jante de 16 cabe num pneu com a medidas da minha carrinha??

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                          Se com jantes de 15 e perfil 60 já rebentámos um pneu, imagino com grandes jantes de 17 e perfil 45, por exemplo...

                          O perfil 60 apenas indica a altura da parede lateral do pneu, e não a expessura da borracha em si.
                          Se calhar (digo eu) até é mais fácil furar um pneu de barra 60 do que um de barra 45.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por _Drifter_ Ver Post
                            eu tenho jantes de 15 e pneus com a medida 195/65 e nao rebento com nada

                            mas uma coisa, se por exemplo a minha carrinha vem com 195/65 R15 e mudar para por exemplo 205/55 R16 isso vai prejudicar os consumos e o erro de velocimentro vai aumentar certo?? e se mudar so a jante de 16 cabe num pneu com a medidas da minha carrinha??
                            De 196/65 R15 para 205/55 R16 o diâmetro mantém-se praticamente inalterado (desprezável). São duas medidas extremamente compatíveis nesse aspecto.

                            Possivelmente aumentarás muito ligeiramente o consumo devido ao maior peso suspenso, consecutiva maior inércia de rotação e maior resistência aerodinâmica.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                              O perfil 60 apenas indica a altura da parede lateral do pneu, e não a expessura da borracha em si.
                              Se calhar (digo eu) até é mais fácil furar um pneu de barra 60 do que um de barra 45.
                              Bom...talvez tenhas razão

                              Comentário


                                #16
                                Esse aspecto fica sempre igual, por isso, é que segundo as marcas as medidas de jante aumentam, mas as de altura de pneu diminuem.

                                O que interessa é o perimetro da roda, esse será sempre o mesmo.

                                No meu Astra tinha 195/60 R15 e agora 205/50 R16, o tamanho da roda é o mesmo, aumenta jante, diminui pneu.

                                Se fosse, 205/55 R16, aí sim, havia alterações.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                  De 196/65 R15 para 205/55 R16 o diâmetro mantém-se praticamente inalterado (desprezável). São duas medidas extremamente compatíveis nesse aspecto.

                                  Possivelmente aumentarás muito ligeiramente o consumo devido ao maior peso suspenso, consecutiva maior inércia de rotação e maior resistência aerodinâmica.

                                  entao quer dizer que se aumentar para essas medidias possivelmente aumentaria o consumo e o erro de velocimentro

                                  Comentário


                                    #18
                                    Na pratica as diferenças não serão mais que um par de kmh´s (nade de exageros tipo 195/50R15 vs 225/40/R18).
                                    De nada vale ter um conjunto pneu/jante com grande diametro pois para alem da aerodinamica piorar (mais alto) o motor deverá já ir perto do regime de potencia maxima algo que a juntar a uma pior aerodinamica não ajuda.

                                    Isto desprezando o atrito de uma jante mais larga.

                                    Basicamente para um carro com uma caixa MTOO curta que atinga facilmente a velc max perto do redline/corte entaõ ai compensará pneus/jantes com maior diametro.

                                    Penso que regra geral as diferenças entre os diferentes pneus de diferentes versões do mesmo modelo/motorização de um carro serão minimas, visto o diametro do pneu/jante ser regra geral similar, sendo a unica diferença o atrito da largura das jantes do o arrasto do proprio pneu.

                                    Basicamente, diferença entre a versão base e a versão topo de gama não será superior a uns 5kph... e estou a falar em carros tipo polo 1.2 64cvs com 175/R14 vs 205R16. Na maioria dos casos não será superior a uns 2kph.

                                    Ahhh li algures que a Ford tinha programações das centralinas das C-Max/Focus consoante o tipo de jante (15(?) 16 e R18) para eliminar as diferenças de peso/atrito. Se é verdade ou não, não sei.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por _Drifter_ Ver Post
                                      entao quer dizer que se aumentar para essas medidias possivelmente aumentaria o consumo e o erro de velocimentro
                                      Não aumentas o erro de velocímetro já que o diâmetro total se mantém igual, como te disse no post anterior!

                                      Não sei que carro tens, mas os consumos deverão ter um acréscimo mínimo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                        O perfil 60 apenas indica a altura da parede lateral do pneu, e não a expessura da borracha em si.
                                        Se calhar (digo eu) até é mais fácil furar um pneu de barra 60 do que um de barra 45.
                                        Isto é mais que obvio!

                                        Um pneu baixinho tem que ser muito mais rígido e reforçado para aguentar com o peso praticamente sem dobrar.

                                        Por exemplo há dias parei o carro para ir comprar pão, e quando sai reparei nisto:





                                        O pneu ficou a apanhar só um bocadinho do alcatrão e simplesmente não dobra, fica todo ele direito sem dobrar, sem ceder! Se fosse um pneu mais alto, seria mais mole, e automaticamente dobraria mais numa situação destas.

                                        Isto não é uma vantagem ou desvantagem, isso é uma questão indiferente, é apenas uma consequência.



                                        Já agora, o perímetro é o mesmo de um com jante 16, ou 17...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                          Isto é mais que obvio!

                                          Um pneu baixinho tem que ser muito mais rígido e reforçado para aguentar com o peso praticamente sem dobrar.

                                          Por exemplo há dias parei o carro para ir comprar pão, e quando sai reparei nisto:





                                          O pneu ficou a apanhar só um bocadinho do alcatrão e simplesmente não dobra, fica todo ele direito sem dobrar, sem ceder! Se fosse um pneu mais alto, seria mais mole, e automaticamente dobraria mais numa situação destas.

                                          Isto não é uma vantagem ou desvantagem, isso é uma questão indiferente, é apenas uma consequência.



                                          Já agora, o perímetro é o mesmo de um com jante 16, ou 17...
                                          Eheh, tal e qual o que acontece com os meus, quando deixo o carro na berma da estrada, em frente à minha casa.
                                          Faz-me impressão ver os pneus assim, não se moldam ao chão.

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                                            #22
                                            Exactamente! Isso prova o quão duro e resistente é o pneu...

                                            Homem que é homem tem pneu 45 ou 35 de altura

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Shark Ver Post
                                              Basicamente para um carro com uma caixa MTOO curta que atinga facilmente a velc max perto do redline/corte entaõ ai compensará pneus/jantes com maior diametro.
                                              Eh lá...vou já meter uns 195/55 r16

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                                O perfil 60 apenas indica a altura da parede lateral do pneu, e não a expessura da borracha em si.
                                                Se calhar (digo eu) até é mais fácil furar um pneu de barra 60 do que um de barra 45.

                                                Não é bem isso! Perfil 60 não indica a altura da parede lateral do pneu. Perfil 60 quer dizer que a relação entre a altura do pneu e a largura do pneu é de 60%. Ou seja, p.ex num pneu com medida 205/60 a largura do penu é de 205 cms e a sua altura da parede lateral é de 12,3 cms. Se em vez de 205/60 fosse 205/50 então a altura seria de 10,25 cms.
                                                Editado pela última vez por PauloRaposo; 09 May 2007, 21:31.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                  Exactamente! Isso prova o quão duro e resistente é o pneu...

                                                  Homem que é homem tem pneu 45 ou 35 de altura
                                                  E jante 16", no mínimo!

                                                  Arrisco a dizer que, menos que isso, é para meninos!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                                    E jante 16", no mínimo!

                                                    Arrisco a dizer que, menos que isso, é para meninos!
                                                    De que tamanho são as jantes do Accord?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                      De que tamanho são as jantes do Accord?

                                                      São de 15". Mas essas têm perfil de homem!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                                        São de 15". Mas essas têm perfil de homem!
                                                        Não sei de nada...são de 15, é o que interessa

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                                                          Não é bem isso! Perfil 60 não indica a altura da parede lateral do pneu. Perfil 60 quer dizer que a relação entre a altura do pneu e a largura do pneu é de 60%. Ou seja, p.ex num pneu com medida 205/60 a largura do penu é de 205 cms e a sua altura da parede lateral é de 12,3 cms. Se em vez de 205/60 fosse 205/50 então a altura seria de 10,25 cms.
                                                          Correcto.

                                                          Por exemplo, as minhas são 235 / 35, logo é 35% de 235.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                            Não sei de nada...são de 15, é o que interessa
                                                            Mas sei eu, por isso é que a minha mãe anda tanto com ele.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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