Se tivessem que percorrer 450 km's semanais, qual destes dois tipos de motores vocês escolheriam?
Tks!
Diesel.
E pensa bem, esses kilometros são aqueles que obrigatóriamente vais fazer, estas a esquecer-te das eventualidades do dia-a-dia, do estilo ir alí ou acola, a voltinha do fim-de semana. Podes bem acrescentar mais 50 a 100 km a essas contas semanais.
E pensa bem, esses kilometros são aqueles que obrigatóriamente vais fazer, estas a esquecer-te das eventualidades do dia-a-dia, do estilo ir alí ou acola, a voltinha do fim-de semana. Podes bem acrescentar mais 50 a 100 km a essas contas semanais.
Os 50 km's já incluem uma voltinha ao sábado.
Ando a fazer umas contas para a minha primeira aquisição! Não está fácil...
Pá, mais que isso faço eu. Utilizo é dois carros a gasolina mas vai dar ao mesmo para efeitos dessa "contabilidade". E a gastarem 7-8 litros ainda não é o suficiente para os abandonar em troca de um diesel.
Mas com a gasosa a chegar aos 1,40€ e sempre a subir... pá, vai para o diesel ou o Civic Híbrido, se as 4 portas com o seu porta-bagagens de acesso limitadíssimo não forem problema para ti (ou para quem se destina a viatura).
Pá, mais que isso faço eu. Utilizo é dois carros a gasolina mas vai dar ao mesmo para efeitos dessa "contabilidade". E a gastarem 7-8 litros ainda não é o suficiente para os abandonar em troca de um diesel.
Mas com a gasosa a chegar aos 1,40€ e sempre a subir... pá, vai para o diesel ou o Civic Híbrido, se as 4 portas com o seu porta-bagagens de acesso limitadíssimo não forem problema para ti (ou para quem se destina a viatura).
O problema está aí!
É que actualmente eu já faço 400 km's todos os fim de semana de transportes públicos e assim será com o carro, não contabilizando o que vou fazer durante a semana...
Dois factores deixam-me entristecido:
1. O preço dos Diesel;
2. Continuo a preferir os motores Otto
Editado pela última vez por underground; 11 May 2007, 16:21.
Razão: Erro
Ando a fazer umas contas para a minha primeira aquisição! Não está fácil...
Com esse numero de kms nem o diesel compensa.
Se vais comprar novo pensa logo num que traga GPL de origem...
O GPL está a metade do preço do gasoleo, e para gastares o mesmo com o carro a gasoleo, do que com GPL, isso significaria que tinhas de fazer médias de metade um do outro, o que, ainda por cima em AE,é impossivel!
O problema está aí!
É que actualmente eu já faço 400 km's todas as semanas de transportes públicos e assim será com o carro. Esses km's são feitos ao fim-de-semana, não contabilizo o que vou fazer durante a semana...
Dois factores deixam-me entristecido:
1. O preço dos Diesel;
2. Continuo a preferir os motores Otto
Sempre tens os 1.4HDI's, 1.4D-4D's, 1.4 TDI's, 1.5 CRDI's e etc...
Pá... eu também adorava ter um Austin Martin V8 ou V12, mas... tá curto... percebes? Portanto quem não tem € não tem vícios.
Esquece os Ottos se depois não podes comer para não cag@r para não gastar papel higiénico para poder comprar 5€ de gasolina para andar 50-60 km e com o pé ultra-ligeiro.
Diesel ou híbrido é o caminho. Também depende se queres novo, semi, usado, etc.
Pá... eu também adorava ter um Austin Martin V8 ou V12, mas... tá curto... percebes? Portanto quem não tem € não tem vícios.
Esquece os Ottos se depois não podes comer para não cag@r para não gastar papel higiénico para poder comprar 5€ de gasolina para andar 50-60 km e com o pé ultra-ligeiro.
Diesel ou híbrido é o caminho. Também depende se queres novo, semi, usado, etc.
O meu perfil:
- 18 anos;
- Estudante universitário que está longe de casa;
- Combustível vai sair da mesada;
- Família que assume uma postura anti-usados, logo, o carro terá que ser obrigatoriamente novo.
Ou seja, não faço kms para compensar um diesel no curto prazo, mas dava-me jeito à carteira!
- 18 anos;
- Estudante universitário que está longe de casa;
- Combustível vai sair da mesada;
- Família que assume uma postura anti-usados, logo, o carro terá que ser obrigatoriamente novo.
Ou seja, não faço kms para compensar um diesel no curto prazo, mas dava-me jeito à carteira!
Não é o carro mais indicado para fazer Lisboa - Alentenjo todos os fim-de-semana!
Começo a fazer olhinhos a um Yaris D4-D.
Pois... tenho uma colega minha que fez uma viagem Lisboa-Porto-Lisboa e gostou de fazer a viagem num Smart(gasolina). É um bocado sugetivo, antigamente o pessoal fazia a viagem ao Algarve num Mini carregado... Eu sei que não é mesma coisa, mas para mim não era razão para não comprar um Smart.
Pá... ouvi dizer que o Getz 1.1 (Top, que é para não te faltar nada) é um passarinho a beber gasolina... não sei se gostas ou se te faz comichão os coreanos.
E também há de serviço... não é (muito) usado mas também não é novo...
Não tens para aí nenhuma lata velha com + de 15 anos para abater? Eles agora têm uma promoção e tudo (mas quem é que não tem promoções agora?).
Pá... ouvi dizer que o Getz 1.1 (Top, que é para não te faltar nada) é um passarinho a beber gasolina... não sei se gostas ou se te faz comichão os coreanos.
E também há de serviço... não é (muito) usado mas também não é novo...
Não tens para aí nenhuma lata velha com + de 15 anos para abater? Eles agora têm uma promoção e tudo (mas quem é que não tem promoções agora?).
Já cá andam dois coreanos em casa. Ainda não tenho latas para abater, é pena! Contudo, gostava de ter algo com mais alma.
A questão é sempre a mesma, os papás oferecem o carro mas depois sou eu que o tenho que manter. Ora, eu sou estudante e não nado em notas de 500€!
- 18 anos;
- Estudante universitário que está longe de casa;
- Combustível vai sair da mesada;
- Família que assume uma postura anti-usados, logo, o carro terá que ser obrigatoriamente novo.
Ou seja, não faço kms para compensar um diesel no curto prazo, mas dava-me jeito à carteira!
Mas o GPL não é opção?
Repara que cada vez que encheres o depósito desenbolsas menos !!!
Ibiza 1.4 TDI* 70 CV CONSUMOS Urbano (l/100 km) 5,9 Extra-urbano (l/100 km) 4,1 Ponderado (l/100 km) 4,7
ibiza 1.2 70 CV CONSUMOS Urbano (l/100 km) 7,9Extra-urbano (l/100 km) 5,1 Ponderado (l/100 km) 6,0
Vamos assumir o consumo médio de cada um.
Vamos assumir 40 litros de combustivel.
Vamos assumir 1,15 para gasoleo, 1,35 para SC95, e 0,60 para GPL
40 litros de diesel = 46€
40 litros de SC95 = 54€
40 litros de GPL = 24€
Diesel : consumo médio 4,7
40 litros á média de 4,7 dão para 851kms
gasolina : consumo médio 6
40 litros á média de 6 dão para 667kms
Ou seja:
com 46€ de diesel fazes 851kms
com 54€ de SC95 fazes 667kms
com 24€ de GPL fazes 667kms
Fazendo 450km/semana, a 4 semanas por mês, dá 1800kms / mês .
vais precisar de cerca de 100€ de gasoleo por mês
vais precisar de cerca de 140€ de gasolina por mês
vais precisar de cerca de 65€ de GPL por mês
Isto para as médias de kms que referistes, usando um Ibiza 1.4 TDI ou então um 1.2 a gasolina.
k/ano 25.200 25.200
Gasto combustivel ano 1.134,00 € 1.512,00 €
Custo total 1 ano 19.249,00 € 17.962,00 €
Custo total 2 anos 20.383,00 € 19.474,00 €
custo total 3 anos 21.517,00 € 20.986,00 €
Custo total 4 anos 22.651,00 € 22.498,00 €
Custo total 5 anos 23.785,00 € 24.010,00 €
depois tambem tens de ter em conta a manutenção e seguros.
Comentário