Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opinião - Mazda Mx-5

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opinião - Mazda Mx-5

    Boa noite a todos!
    Ando a pensar trocar o meu 2ºcarro (Clio 1.9D, comercial) por um carro que é um sonho antigo...o Mazda Mx-5 NA.
    Fazendo uma pesquisa de mercado, encontram-se para todos os gostos, quer em relação ao preço, kms, etc.
    O que eu aponto será na casa dos 7500€, entre os anos de 91 e 94.
    Quanto aos kms, chegam a ter mais de 150000.
    Qual a vossa opinião em relação a este carro? Se alguém falar por experiência própria, melhor. O que acham da fiabilidade do motor, consumos, etc?

    Obrigado pela ajuda

    Hugo Carvalho

    #2
    Fiabilidade do motor é do melhor que existe. À prova de bala!

    É um carro que dá muito gozo guiar. Uma autêntica escola de condução RWD. Consumos andam em média na casa dos 10 litros, mas isso é sempre muito subjectivo (depende da condução e dos trajectos de cada um). Para mim os MX-5 dessa época (fácilmente identificáveis pelos faróis escamoteáveis) são os mais lindos e os que têm a linha mais pura.

    A versão original é a que interessa, na minha opinião. Tem um motor 1.6 de 115 cv e autoblocante. A versão 1.8 e 130 cv, que surgiu posteriormente, também é excelente e vem com amortecedores Bilstein de origem.

    Mais tarde saíu uma versão 1.6 de 90 cv que é de evitar.

    Comentário


      #3
      Cá está um carrito que eu tambem sonhava ter... De preferência que fosse o modelo seguinte, o NB!
      Mas alem de caros, tenho outro problema: Não tenho garagem

      Não vou mandar "bitaites" sobre o carro porque não tenho qualquer experiencia com um, mas... Boa sorte para a compra!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RGomes Ver Post
        Não vou mandar "bitaites" sobre o carro porque não tenho qualquer experiencia com um
        Não vais? És muito estranho.. acho que vou ter que te denunciar à polícia!!!

        Comentário


          #5
          The very best of it's class

          Ganda máquina... PONTO FINAL

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
            Fiabilidade do motor é do melhor que existe. À prova de bala!

            É um carro que dá muito gozo guiar. Uma autêntica escola de condução RWD. Consumos andam em média na casa dos 10 litros, mas isso é sempre muito subjectivo (depende da condução e dos trajectos de cada um). Para mim os MX-5 dessa época (fácilmente identificáveis pelos faróis escamoteáveis) são os mais lindos e os que têm a linha mais pura.

            A versão original é a que interessa, na minha opinião. Tem um motor 1.6 de 115 cv e autoblocante. A versão 1.8 e 130 cv, que surgiu posteriormente, também é excelente e vem com amortecedores Bilstein de origem.

            Mais tarde saíu uma versão 1.6 de 90 cv que é de evitar.
            Desconhecia que és apreciador de Miatas .


            É uma bela máquina, mas sou suspeito .



            Cpts e Viagens Seguras.

            Comentário


              #7
              viva

              É um belo de um carro sem dúvida.
              Também já foi uma opção para mim, mas não posso ter dois segundos carros... :D
              Quanto à diferença que se falou entre o de 90 e o de 115 cv ambos 1.6, pelo que sei foi motivada pela necessidade de redução das amissões. Limitaram-se a estrangular o carro, de resto o motor é o mesmo de sempre...
              Já o de 90 cavalos vem num ano mais seguro em que já encontras airbags que quanto a mim é algo muito importante e até 94 não trás.

              Sobre os 90 cv, fácilmente deves passar isso para a potência original. Tenho um colega de trabalho que tem um de 90 cv e nem teve de lhe mexer porque diz que na condução não notas diferença alguma. (se é que tem realmente apenas 90 cv...)

              Já consideraste um Barchetta?
              É um tracção à frente, mais fácil de conduzir principalmente em pisos escorregadios e uma delícia de conduzir. 1.8, 131 cv....
              E quanto a mim muito bonito por fora e por dentro...., é o mais bonito entre mx5 e o MG. ..., na minha opinião claro...

              Cumprimentos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por zed Ver Post
                É um belo de um carro sem dúvida.
                Também já foi uma opção para mim, mas não posso ter dois segundos carros... :D
                Quanto à diferença que se falou entre o de 90 e o de 115 cv ambos 1.6, pelo que sei foi motivada pela necessidade de redução das amissões. Limitaram-se a estrangular o carro, de resto o motor é o mesmo de sempre...
                Já o de 90 cavalos vem num ano mais seguro em que já encontras airbags que quanto a mim é algo muito importante e até 94 não trás.

                Sobre os 90 cv, fácilmente deves passar isso para a potência original. Tenho um colega de trabalho que tem um de 90 cv e nem teve de lhe mexer porque diz que na condução não notas diferença alguma. (se é que tem realmente apenas 90 cv...)

                Já consideraste um Barchetta?
                É um tracção à frente, mais fácil de conduzir principalmente em pisos escorregadios e uma delícia de conduzir. 1.8, 131 cv....
                E quanto a mim muito bonito por fora e por dentro...., é o mais bonito entre mx5 e o MG. ..., na minha opinião claro...

                Cumprimentos.

                A versão de 90 cv não tem nada a ver com a de 115 cv. O facto do motor ter sido estrangulado por causa da redução de emissões retirou-lhe "alma" nas altas rotações. Em termos de andamento é notória a diferença para a versão de 115 cv. Aliás basta ver alguns testes da época para confirmar isso mesmo.

                Ah, e a versão de 90 cv não tem autoblocante.

                Comentário


                  #9
                  ok

                  Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                  A versão de 90 cv não tem nada a ver com a de 115 cv. O facto do motor ter sido estrangulado por causa da redução de emissões retirou-lhe "alma" nas altas rotações. Em termos de andamento é notória a diferença para a versão de 115 cv. Aliás basta ver alguns testes da época para confirmar isso mesmo.

                  Ah, e a versão de 90 cv não tem autoblocante.
                  Viva,

                  ok, faço reserva na minha "dica", mas na altura em que procurei informação do carro e segundo o meu colega que trabalha comigo, o motor é sensívelmente o mesmo apesar de estar "estrangulado". Quando digo o motor refiro-me essencialmente ao bloco. Mas quem os tem que se chegue à frente aqui a tirar dúvidas.

                  Quanto à falta do autoblocante é uma pena..., pois era uma boa ajuda para a chuvita...

                  Comentário


                    #10
                    Boas !

                    A versao de 115 cvs (1,6 ) tambem nao traz o Lsd de origem ! Isso apenas a versao 1.8 (pelo menos o Nb traz de certeza ) !

                    Existem alguns 1.6 que tem o Lsd como extra de origem ou montado posteriormente !

                    Sao uns belos brinquedos , fábricas de fazer sorrisos !

                    Comentário


                      #11
                      Isso faz homens se sentirem como meninos.

                      Se puderes, escolha a 1.8 NB, que tem LSD.

                      ;-)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                        Boas !

                        A versao de 115 cvs (1,6 ) tambem nao traz o Lsd de origem ! Isso apenas a versao 1.8 (pelo menos o Nb traz de certeza ) !

                        Existem alguns 1.6 que tem o Lsd como extra de origem ou montado posteriormente !

                        Sao uns belos brinquedos , fábricas de fazer sorrisos !

                        Não é essa a informação que tenho. O modelo original (de 1989) era um modelo único. Só se vendia com o bloco 1.6 de 115 cv e tinha autoblocante. Começou por ser vendido primeiro nos EUA (com a designação Miata) e depois a sua comercialização alastrou-se a outros mercados como a Europa.

                        Os primeiros que se venderam cá em Portugal também tinham todos autoblocante. Lembro-me inclusivé de, na altura, ter visto um exemplar à venda no stand da Mazda ali para os lados de Campo de Ourique (julgo que já não existe) que referia nas especificações a presença de autoblocante.

                        O 1.6 de 110 cv (NB) é que não tem autoblocante. Da série NB apenas o 1.8 disponibiliza este acessório mecânico.

                        Comentário


                          #13
                          Vogal,

                          Tens razão!

                          Estive aqui a fazer umas pesquisas e de facto nem todos os 1.6 da série NA vinham com LSD. Mas alguns mercados, como Portugal, só comercializaram esta versão com o autoblocante.

                          De referir que, mais tarde, foi introduzido um LSD Torsen que tinha maior durabilidade que o anterior diferencial viscoso.

                          Comentário


                            #14
                            Paulo Raposo

                            O lsd e um excelente extra ( tenho um Nb 1,8 )

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                              Paulo Raposo

                              O lsd e um excelente extra ( tenho um Nb 1,8 )

                              A quem o dizes! Tenho um ATR (Accord Type-R) que vem de origem com LSD Torsen e aquilo faz TODA a diferença em condução desportiva.

                              Grande máquina o teu NB 1.8!

                              Comentário


                                #16
                                Convém referir que um LSD viscoso é do tipo "Speed Sensitive" enquanto o Torsen e o Quaife são do tipo "Torque Sensitive".

                                Em relação ao LSD que o MX-5 original usava, este era do tipo viscoso. Como já disse a durabilidade deste sistema é inferior ao do tipo Torsen.

                                Podem ver no texto em anexo que este tipo de LSD era uma das fraquezas do MX-5 (Eunos no Japão) original e por isso foi posteriormente substituído por um autoblocante Torsen:

                                Viscous

                                The viscous type is generally simpler, and relies on the properties of a dilatant fluid - that is, one which thickens when subject to shear. Silicone-based oils are often used. Here, a cylindrical chamber of fluid filled with a stack of perforated discs rotates with the normal motion of the output shafts. The inside surface of the chamber is coupled to one of the driveshafts, and the outside coupled to the differential carrier. Half of the discs are connected to the inner, the other half to the outer, they alternate inner/outer in the stack. Differential motion forces the interlocked (though untouching) discs to move through the fluid against each other. The greater the relative speed of the discs, the more resistance the fluid will put up to oppose this motion. In contrast to the mechanical type, the limiting action is much softer and more proportional to the slip, so for the average driver is easier to cope with.

                                Viscous LSDs are less efficient than mechanical types, that is, they "lose" some power. They do not stand up well to abuse, particularly any sustained load which overheats the silicone results in sudden permanent loss of the LSD effect.[4] They do have the virtue of failing gracefully, reverting to semi-open differential behaviour, without the graunching of metal particles / fragmented clutches. Typically a visco-differential that has covered 60,000 miles or more will be functioning largely as an open differential; this is a known weakness of the original Eunos Roadster sports car. The silicone oil is factory sealed in a separate chamber from the gear oil surrounding the rest of the differential. This is not serviceable and when the diff's behaviour deteriorates, the VLSD centre is replaced.
                                Editado pela última vez por PauloRaposo; 12 May 2007, 17:34. Razão: Correcção ortográfica

                                Comentário


                                  #17
                                  Em relação à série NB há um acontecimento muito curioso.

                                  Em 2001 a Mazda lançou uma nova versão do motor 1.8 (BP-Z3) que apresentava "variable valve timing" na cames de admissão. Com esta alteração o motor passou a debitar 155 cv no Japão e na Austrália e 146 cv nos EUA e na Europa.

                                  Acontece que nos EUA o carro foi, indevidamente, anunciado como tendo a mesma potência das versões para os mercados japonês e australiano. Essas especificações erradas apareceram nos primeiros catálogos desta nova versão.

                                  Conclusão:

                                  Car and Driver magazine and numerous owners confirmed the missing power, and Mazda offered to buy back the 2001 cars due to those misleading power claims. Owners who did not take up the buy back offer were offered an apology and free servicing for the warranty period.


                                  Este episódio faz-me vir à memória o caso Renault Clio RS (tão comentado aqui no Fórum). Notem bem a postura da Mazda, que se ofereceu para recomprar todos os carros de 2001 devido às diferenças de potência anunciada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bem, nao sabia !
                                    Que bela atitude por parte de um construtor !

                                    Paulo, adoro o teu carro !!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                                      Bem, nao sabia !
                                      Que bela atitude por parte de um construtor !

                                      Paulo, adoro o teu carro !!

                                      O ATR é uma grande máquina e tem a manutenção de um vulgar Accord (excluíndo pneus, claro está).

                                      Mas o MX-5 é uma curtição! Um verdadeiro fun driver's car!

                                      A versão que tu tens é de que ano? Já é a NB pós-restyling?

                                      Comentário


                                        #20
                                        off topic

                                        boas

                                        alguem tem ideia de quanto custara uma panela para um nb1.8 ?
                                        a minha ja a algum tempo que esta a fazer um barulho que envergonha qualquer um !!!!

                                        tks

                                        Comentário


                                          #21
                                          É este

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                                            É este


                                            Está impecácel! Muito bonito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                                              É este

                                              Lindo!

                                              Excelente para andar de lado...

                                              Mhuahuahua!

                                              :-D

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado a ambos

                                                è uma delicia de conduzir, sem duvida !

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                                                  É este

                                                  5 estrelas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                                                    É este

                                                    Ou estou errado, mas vejo que também andas nas compras no MX5parts. ;) Já somos dois. he he he


                                                    Cumprimentos,

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nao andas nada errado

                                                      Site obrigatorio para apreciadores ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas, belissimo carro que tens!!

                                                        já agora, que consumos fazes com ele?


                                                        abraço

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ÁguaEslávica Ver Post
                                                          Boas, belissimo carro que tens!!

                                                          já agora, que consumos fazes com ele?


                                                          abraço

                                                          Como em todo o lado, depende muito do pé direito

                                                          Conta com uns 10 litros cidade, reduzindo sempre que fizeres estrada aberta ! Mas sao consumos optímos em relação ao prazer proporcionado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os reflectores laterais brancos não passam na inspecção

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X