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Carros diesel são mais caros que os a gasolina...mas porquê?

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    Carros diesel são mais caros que os a gasolina...mas porquê?

    Boa noite a toda a comunidade do fórum.

    Desculpem a minha ignorância, e desculpem se for repost, mas nunca consegui perceber bem porque é que um carro com motor diesel é sempre mais caro que o seu equivalente a gasolina.

    Será o custo de fabrico do motor diesel maior, será mais dispendioso para as marcas fazerem um motor diesel que um gasolina?

    Os carros serão mais caros por usarem um combustível que gasta menos?

    Gostaria que me esclarecessem sobre qual o motivo de um carro diesel ser mais caro que um a gasolina, por vezes vê-se diferenças enormes de preço de um para o outro, qual é o principal aspecto que faz com que um motor diesel seja bem mais caro que um equivalente a gasolina?

    Desde já obrigado a todos!
    Editado pela última vez por reiszink; 11 May 2007, 22:02.

    #2
    Segundo a Toyota um motor a diesel tem um custo superior a um motor a gasolina de potencia semelhante, podendo ser 50% mais caro de fabricar.

    Comentário


      #3
      Neste momento é mais uma questão comercial devido á lei da oferta e da procura.
      Devido á enorme procura de carros com motor diesel e a disponibilidade dos seus compradores em pagarem mais por isso, leva as marcas a compensar nos diesel a baixa de vendas e redução de margens na venda de carros com motor Otto.

      Comentário


        #4
        Tb há a questão da maior procura do diesel, e já se sabe que se a procura é maior o preço sobe.
        Editado pela última vez por ClioII; 11 May 2007, 21:35. Razão: O alpiger adiantou-se por 30 segundos aprox... ;)

        Comentário


          #5
          Quem souber um nadinha sobre carros, sabes as razões de um Diesel moderno ser mais caro que um a gasolina.

          O bloco do motor é mais reforçado, bem como os seus componentes, a inclusão do sistema de injecção ultra-sofisticado comparado com os pinga-pinga, os turbos em especial os TGV e depois o acréscimo de peso que influencia mais um reforço nos órgãos de supensão, travões e um outro etc.

          E o custo da sigla TDI.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
            Quem souber um nadinha sobre carros, sabes as razões de um Diesel moderno ser mais caro que um a gasolina.

            O bloco do motor é mais reforçado, bem como os seus componentes, a inclusão do sistema de injecção ultra-sofisticado comparado com os pinga-pinga, os turbos em especial os TGV e depois o acréscimo de peso que influencia mais um reforço nos órgãos de supensão, travões e um outro etc.

            E o custo da sigla TDI.
            exacto. nao venham com tretas do mercado, porque nao é por causa do mercado. sempre foi assim.

            Comentário


              #7
              Custos de produção e impostos. Um motor diesel neste momento para vender tem que ter a ultima tecnologia e isso tem custos.

              Comentário


                #8
                As razões que a razão desconhece!

                Estou de acordo quanto à lei da oferta e procura, se bem que os custos de produção deverão ser qualquer coisita mais elevados.

                Mas não é como me disseram uma vez que era pelo facto de o chassis ser mais reforçado....

                Comentário


                  #9
                  Na minha opinião, é do facto do motor Diesel ser mais dispendioso de construir.

                  Todavia, é interessante notar que algumas marcas (conforme os mercados) têm à venda carros a Diesel a preço muito semelhante às versões a gasolina. É o caso da VW e do seu Passat TDI vs. Passat 1.8T. Preços muito semelhantes ("compensa" logo o Diesel).

                  Também tem a ver com o mercado... senão vejamos o mercado de Usados. Ora, os stands não são fabricantes... e pedem muito mais por um carro Diesel do que o carro a gasolina, e não tem a ver com o motor Diesel ser mais caro de produzir! É o mercado português que só vê Diesel à frente... e nem sequer faz contas às diferenças por vezes existentes em modelos equivalentes "gasolina vs. Diesel"... pois quilometragens baixas (às vezes de 20000 km/ano) os Diesel podem compensar apenas passados 8 ou mais anos! Repito: "às vezes" podem compensar apenas passado esse tempo... há casos como o Passat que referi, em que compensa logo.

                  É que pelo menos em Portugal, "a malta" quer é "gasól"... e o desespero é tanto que se compram Ligeiros de Mercadorias aos milhares... mesmo sabendo que acabarão mais vezes por transportar 3 pessoas à frente de forma ilegal do que a caixa de carga cheia...
                  Editado pela última vez por Jarod; 11 May 2007, 22:46.

                  Comentário


                    #10
                    Penso que acaba por ser um pouco de tudo o que já foi dito.
                    A questão da procura que faz o preço "disparar" e a questão tecnológica, onde efectivamente tem havido um salto qualitativo de há uns anos a esta parte nos motores diesel.
                    Os motores a gasolina, de um forma grosseira, não têm tido muitas mais evoluções ao longo dos anos, ao passo que nos diesel tem havido um boom crescente, ao ponto de vermos um audi r10 a diesel ganhar provas.

                    O diesel esteve muitos anos esquecido.
                    E, por exemplo, ainda hà 10 anos atrás um corsa 1.7d era fantástico, e há 15 anos atrás um 205 xad fumarento era muito bom em termos de oferta. Paralelamente a isto, há 15 anos atrás já tinhamos civic´s com tecnologia vtec, etc, com desempenhos impressionantes...
                    As gamas diesel limitavam-se a 1 ou 2 modelos, com motores lentos e nada evoluídos tecnologicamente.
                    Hoje não. As marcas aperceberam-se da grande margem de progressão que os diesel tinham pela frente, bem como a procura que vem aumentado, o que fez disparar o preço dos diesel.

                    Comentário


                      #11
                      Eu tenho a ideia de que o problema dos preços serem mais altos que os a gasolina se deve essencialmente aos impostos que nos carros a gasoleo são mais elevados,mas posso estar enganado Antigamente os carros a diesel eram quase todos de 1900cc para cima e como os impostos eram sobre a cilindrada e normalmente os a gasolina na grande maioria não passava dos 1200cc havia uma grande diferença de preços Agora hoje em dia com os diesel de 1300cc acho que já são as marcas a aproveitarem-se da grande procura do mercado

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jof1 Ver Post
                        Eu tenho a ideia de que o problema dos preços serem mais altos que os a gasolina se deve essencialmente aos impostos que nos carros a gasoleo são mais elevados,mas posso estar enganado Antigamente os carros a diesel eram quase todos de 1900cc para cima e como os impostos eram sobre a cilindrada e normalmente os a gasolina na grande maioria não passava dos 1200cc havia uma grande diferença de preços Agora hoje em dia com os diesel de 1300cc acho que já são as marcas a aproveitarem-se da grande procura do mercado
                        O IMV para os diesel é mais baixo que para os gasolina.

                        Comentário


                          #13
                          Um motor a diesel tem muitissima tecnologia, coisa que um motor a gasolina não tem.

                          Só o sistema de alimentação diesel tem um custo brutal!

                          Comentário


                            #14
                            se calhar temos é motores a gasolina pouco reforçados...... ou será que nao ?


                            para mim, nos carros paga-se sim é a tecnologia..... e todo o custo de desenvolvimento ....


                            a preço de custo .... os carros saíam mto mais baratos.... há sim que pagar a máquina por tras..... e o lucro dos accionistas....

                            Comentário


                              #15
                              e depois no fim temos o nosso belo IA a fazer os diesel mais caros

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                e depois no fim temos o nosso belo IA a fazer os diesel mais caros
                                e porquê? o IA é sobre a cilindrada independentemente do combustivel.

                                Comentário


                                  #17
                                  3 factos:
                                  - common-rail
                                  - Taxa de compressão
                                  - Turbo / Intercooler

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não te esqueças dessa maravilha da técnica do PD (Injector bomba)

                                    Ainda tenho saudades do Golf TDI 130cv...

                                    Uma coisa que me esqueci de referir lá atrás, é a quantidade de sensores que auxiliam a electrónica. Uma data deles.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não é só isso....de um modo geral, os blocos a gasolina das mais diversas marcas, são mais antigos que o Pinhal de Leiria....

                                      Não quer dizer que não existam motores novos, mas de um modo geral, a maior parte dos blocos a gasolina existentes no nosso mercado, são blocos bastante mais antigos que os actualmente a circular a diesel.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                        Não é só isso....de um modo geral, os blocos a gasolina das mais diversas marcas, são mais antigos que o Pinhal de Leiria....

                                        Não quer dizer que não existam motores novos, mas de um modo geral, a maior parte dos blocos a gasolina existentes no nosso mercado, são blocos bastante mais antigos que os actualmente a circular a diesel.
                                        sim, antigos a diesel, só mesmo os tdi, pois esses devem ser mais antigos que o dito pinhal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                          sim, antigos a diesel, só mesmo os tdi, pois esses devem ser mais antigos que o dito pinhal.
                                          É o chamado lixo teutónico...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                            É o chamado lixo teutónico...
                                            O que é que o Tio Tónio tem a ver com isso?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                              É o chamado lixo teutónico...
                                              mas sendo dos mais antigos, nem por isso são dos mais baratos, por isso lá se vai a teoria da antiguidade dos blocos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já foi respondido que é devido a certos custos que os motores diesel modernos requerem.
                                                Nem todos os modelos sofrem desse agravamento nos diesel (caso de alguns BMW por ex.)

                                                Mas para mim a pergunta a fazer é porquê o diesel pagar menos imposto que a
                                                gasolina?

                                                Não que ache que o gasoil devesse ser mais caro mas simplesmente não se
                                                justifica a incoerência do imposto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                  Já foi respondido que é devido a certos custos que os motores diesel modernos requerem.
                                                  Nem todos os modelos sofrem desse agravamento nos diesel (caso de alguns BMW por ex.)

                                                  Mas para mim a pergunta a fazer é porquê o diesel pagar menos imposto que a
                                                  gasolina?


                                                  Não que ache que o gasoil devesse ser mais caro mas simplesmente não se
                                                  justifica a incoerência do imposto.
                                                  O gasóleo é um combustível de trabalho, táxis, autocarros, TIRs e outros veículos de distribuição usam gasóleo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                    O gasóleo é um combustível de trabalho, táxis, autocarros, TIRs e outros veículos de distribuição usam gasóleo.
                                                    O diesel e a gasolina deviam ter o mesmo preço e os mesmos impostos.
                                                    Depois, quem fosse profissional ou empresa, fazia as deduções fiscais a que tinha direito.
                                                    E ficava o mercado mais equilibrado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                      O diesel e a gasolina deviam ter o mesmo preço e os mesmos impostos.
                                                      Depois, quem fosse profissional ou empresa, fazia as deduções fiscais a que tinha direito.
                                                      E ficava o mercado mais equilibrado.


                                                      Exactamente para além disso hoje em dia o mercado anda 50-50 .





                                                      já para nem entrar na guerra dos comerciais para uso particular.... isso então era fugir já daqui

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ai a actuação era a mesma

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                          3 factos:
                                                          - common-rail
                                                          - Taxa de compressão
                                                          - Turbo / Intercooler

                                                          Basicamente está tudo dito.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                            O diesel e a gasolina deviam ter o mesmo preço e os mesmos impostos.
                                                            Depois, quem fosse profissional ou empresa, fazia as deduções fiscais a que tinha direito.
                                                            E ficava o mercado mais equilibrado.
                                                            Tens toda a razão.

                                                            Mas qual o Governo com os tomatoes necessários para isso?

                                                            Porque para equilibrar como se faria? Os particulares que cada vez têm mais Diesel como reagiriam?

                                                            Como isto é um País de complicados, isso daria logo para uma guerra civil.

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