Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Erro do velocímetro - explicação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Erro do velocímetro - explicação

    Gostava de ajudar a esclarecer um tópico que surge com alguma frequência.

    Todos os velocímetros estão projectados para indicar uma velocidade ligeiramente superior, e em nenhuma circunstância inferior, à velocidade real.
    O desgaste dos pneus, tolerâncias de fabrico na circuferência do pneu, diferentes perfis e o escorregamento influenciam o avanço do velocímetro.
    Deste modo garante-se que o condutor nunca irá exceder os limites de velocidade por erro do velocimetro.

    O avanço máximo é especificado pela directiva 75/443 da UE, que deve ser respeitada por todos os veiculos, ver
    http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...5L0443:PT:HTML

    A fórmula é:
    Avanço máximo = 0.1 x Velocidade + 4 km/h

    Assim,
    se a velocidade real é de 180km/h o velocimetro deve indicar entre 180 km/h e 202km/h;
    se a velocidade real é de 210km/h o velocimetro deve indicar entre 210km/h e 235km/h

    Se o fabricante utilizar toda a margem de avanço e os pneus estiverem muito gastos poderá indicar 140km/h viajando apenas a 120 km/h.

    #2
    Interessante

    Comentário


      #3
      Interessante.

      Bom post!

      Comentário


        #4
        Desconhecia.
        Bom post.

        Comentário


          #5
          Eu desconfiava que houvesse uma explicação deste género, porque era impossível TODAS as marcas terem erros e apresentarem um aumento exponencial do erro tão similar, especialmente sabendo que a tecnologia actual podia, facilmente, suprir essa falha.

          Comentário


            #6
            a questão é que os velocimentros são calibrados com base numa determinada medida de pneus/jantes. alterações nessas medidas levam a alterações na leitura da velocidade e em muitos casos, quando se colocam jantes maiores o erro no velocimetro existe por defeito e não por excesso. ou seja, velocidade real tipo 100 km/h, no velocimentro 95 km/h.

            Comentário


              #7
              Bom post, tb desconhecia extamente o porque!!!

              Mas AF147, quando se colocam jantes de maiores dimensões normalmente o pneu será de mais baixo perfil de modo a manter o diamentro, isto falando das medidas que são recomendadas, agora se colocarmos umas jantes maiores e pneus do mesmo perfil que o anterior aí irá influenciar claro!

              Comentário


                #8
                Bom post, desconhecia que existia uma norma para calibrarem os contas quilómetros....

                Por isso, os próprios construtores homolgam pneus e jantes com determinadas medidas para o mesmo modelo....

                Alterando esses equipamentos de origem, existem regras de perfil para o conjunto pneu/jante...

                Tipo por exemplo 195/60 16 passa para 205/55 16 ou então 205/45 17, será mais ou menos esta a formula utilizada de forma a manter o diametro original...

                Comentário


                  #9
                  podem fazer aqui o teste.

                  http://www.pneubeato.com/velocidade.htm


                  segundo isto, no meu carro, entre a menor medida (195/60 R15) e a maior (215/45 R17), a 100 km/h no velocimetro, terá um erro por defieito de 1.6km/h.
                  Editado pela última vez por AF147; 15 May 2007, 12:40.

                  Comentário


                    #10
                    No caso dos 307's as medidas homologadas são:

                    195/65R15
                    205/55R16
                    205/50R17

                    e todas elas são muito identicas. A diferença é "quase" nula.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pedro Alvares Ver Post
                      Gostava de ajudar a esclarecer um tópico que surge com alguma frequência.

                      Todos os velocímetros estão projectados para indicar uma velocidade ligeiramente superior, e em nenhuma circunstância inferior, à velocidade real.
                      O desgaste dos pneus, tolerâncias de fabrico na circuferência do pneu, diferentes perfis e o escorregamento influenciam o avanço do velocímetro.
                      Deste modo garante-se que o condutor nunca irá exceder os limites de velocidade por erro do velocimetro.

                      O avanço máximo é especificado pela directiva 75/443 da UE, que deve ser respeitada por todos os veiculos, ver
                      http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...5L0443:PT:HTML

                      A fórmula é:
                      Avanço máximo = 0.1 x Velocidade + 4 km/h

                      Assim,
                      se a velocidade real é de 180km/h o velocimetro deve indicar entre 180 km/h e 202km/h;
                      se a velocidade real é de 210km/h o velocimetro deve indicar entre 210km/h e 235km/h

                      Se o fabricante utilizar toda a margem de avanço e os pneus estiverem muito gastos poderá indicar 140km/h viajando apenas a 120 km/h.
                      Estranho , o meu gps marca 1 km a menos que o velocimetro do meu carro........

                      Comentário


                        #12
                        A que velocidade?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                          A que velocidade?
                          Qualquer uma..........

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fly-By-Wire Ver Post
                            Qualquer uma..........
                            Alguns modelos são conhecidos pela quase ausência de erro de velocímetro.

                            Lembro-me de um caso concreto, os Ibizas da actual geração (pelo menos as versões de 2002) têm um erro de cerca de 2/3km/h até aos 180km/h pelo menos.

                            Comentário


                              #15
                              Já aqui disse isto diversas vezes, mas a bem da ciência... siga mais uma voltinha

                              Isto foi na A5, de madrugada. Eu no meu 33 e um amigo meu no seu Ibiza TDi 90cv. Íamos lado a lado. O velocímetro do Ibiza marcava 195, o do 33 marcava 180

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                Já aqui disse isto diversas vezes, mas a bem da ciência... siga mais uma voltinha

                                Isto foi na A5, de madrugada. Eu no meu 33 e um amigo meu no seu Ibiza TDi 90cv. Íamos lado a lado. O velocímetro do Ibiza marcava 195, o do 33 marcava 180
                                então, os "TDi desportivos" não passam de um mito...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 407 Coupé Ver Post
                                  então, os "TDi desportivos" não passam de um mito...
                                  Não, os "TDis desportivos" são apenas uma anedota e péssimo marketing

                                  Mas cada carro é um carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bem interessante este tópico!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                      Não, os "TDis desportivos" são apenas uma anedota e péssimo marketing

                                      Mas cada carro é um carro.
                                      Permite-me discordar no péssimo marketing. Para além das pessoas que vêm a este fórum e que abrem os olhos, quem mais da população portuguesa - a que não se interessa por carros - é que não sabe que os TDI's é que são bons e têm potência para dar e vender?

                                      Não interessa o que nós achamos. O que interessa é o que o público está disposto a comprar!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                        Eu desconfiava que houvesse uma explicação deste género, porque era impossível TODAS as marcas terem erros e apresentarem um aumento exponencial do erro tão similar, especialmente sabendo que a tecnologia actual podia, facilmente, suprir essa falha.

                                        Excelente post! Estamos sempre a aprender!
                                        Só uma nota para o Boxer: a variação do erro não é exponencial, mas sim linear (max 0,1*velocidade + 4km/h).

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X