Gostava de ajudar a esclarecer um tópico que surge com alguma frequência.
Todos os velocímetros estão projectados para indicar uma velocidade ligeiramente superior, e em nenhuma circunstância inferior, à velocidade real.
O desgaste dos pneus, tolerâncias de fabrico na circuferência do pneu, diferentes perfis e o escorregamento influenciam o avanço do velocímetro.
Deste modo garante-se que o condutor nunca irá exceder os limites de velocidade por erro do velocimetro.
O avanço máximo é especificado pela directiva 75/443 da UE, que deve ser respeitada por todos os veiculos, ver
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...5L0443:PT:HTML
A fórmula é:
Avanço máximo = 0.1 x Velocidade + 4 km/h
Assim,
se a velocidade real é de 180km/h o velocimetro deve indicar entre 180 km/h e 202km/h;
se a velocidade real é de 210km/h o velocimetro deve indicar entre 210km/h e 235km/h
Se o fabricante utilizar toda a margem de avanço e os pneus estiverem muito gastos poderá indicar 140km/h viajando apenas a 120 km/h.
Todos os velocímetros estão projectados para indicar uma velocidade ligeiramente superior, e em nenhuma circunstância inferior, à velocidade real.
O desgaste dos pneus, tolerâncias de fabrico na circuferência do pneu, diferentes perfis e o escorregamento influenciam o avanço do velocímetro.
Deste modo garante-se que o condutor nunca irá exceder os limites de velocidade por erro do velocimetro.
O avanço máximo é especificado pela directiva 75/443 da UE, que deve ser respeitada por todos os veiculos, ver
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...5L0443:PT:HTML
A fórmula é:
Avanço máximo = 0.1 x Velocidade + 4 km/h
Assim,
se a velocidade real é de 180km/h o velocimetro deve indicar entre 180 km/h e 202km/h;
se a velocidade real é de 210km/h o velocimetro deve indicar entre 210km/h e 235km/h
Se o fabricante utilizar toda a margem de avanço e os pneus estiverem muito gastos poderá indicar 140km/h viajando apenas a 120 km/h.
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