Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Electrónica/Tecnologia nos carros - Vantagens e Desvantagens

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Electrónica/Tecnologia nos carros - Vantagens e Desvantagens

    Li um artigo que achei que tinha uma temática interessante.

    Quando os carros não recorriam tanto à electrónica, quando era tudo +- mecânico, era mais facil arranjar peças onde quer que fosse, permitindo manter o carro por mais tempo.
    Hoje em dia com a electrónica instalada em tudo quanto é canto, os carros não só se tornaram mais sujeitos a avarias como mais depressa se tornam obsoletos devido a constante evolução da electrónica/tecnologia.

    será por isto então que antigamente facilmente se mantinha um carro durante 20 ou mais anos e agora ao fim de "meia dúzia de anos" já se considera fortemente a troca por outro?

    que acham disto?


    Exemplo:
    Actualmente facilmente se vê um carro com sensores de luzes, estaciomento, chuva, AC Automático bi-zona, senores de pressão pneus, gps c/ telefone, etc etc
    à "meia duzia de anos" atrás não se via nada disso e muito provavelmente daqui por outra meia duzia de anos outros novos sistemas já se instalaram.
    Editado pela última vez por AF147; 17 May 2007, 17:03.

    #2
    Eu acho que a troca de carro nada tem a ver com a electrónica.

    As pessoas trocam porque passam a gostar mais de um determinado modelo.

    Quanto a manutenção, é logico que era mais simples não ter electrónica (embora a electrónica até tenha vindo melhorar alguns aspectos de fiabilidade dos carros), mas não acredito que um carro fique inutilizado por não haver electrónica de substituição para ele.

    Comentário


      #3
      Acredito que sim.
      Já há muito que se verifica isso.
      Dou como exemplo o meu caso e o caso do meu pai.
      Durante anos (cerca de 13 anos) andou com um carro que actualmente tem 22 anos e sempre que etse dava alguma problema, era de fácil resolução e quando não o era, as peças eram relativamente baratas (relativamente porque o carro é japonês.:X)
      Hoje em dia tem um carro com metade da idade e qualqer coisinha anormal tem que o levar ao mecânico porque simplesmente são coisas demasiado difíceis de arranjar e claro, muito mais caras.
      Mas não acho que tenha a ver com o facto de trocar de carro precocemente.

      Comentário


        #4
        Que dados são esses que sustentam que antes da electrónica os carros avariavam menos?

        Será que os antigos carros sem electrónica correspondem aos padrões actuais de ecologia, conforto dos carros actuais?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Que dados são esses que sustentam que antes da electrónica os carros avariavam menos?

          Será que os antigos carros sem electrónica correspondem aos padrões actuais de ecologia, conforto dos carros actuais?

          É óbvio que não, mas ninguém disse o contrário, ainda.
          Editado pela última vez por MadDragon; 17 May 2007, 16:54.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Eu acho que a troca de carro nada tem a ver com a electrónica.

            As pessoas trocam porque passam a gostar mais de um determinado modelo.

            Quanto a manutenção, é logico que era mais simples não ter electrónica (embora a electrónica até tenha vindo melhorar alguns aspectos de fiabilidade dos carros), mas não acredito que um carro fique inutilizado por não haver electrónica de substituição para ele.
            quando me refiro à electronica, refiro-me por consequencia à tecnologia.
            hoje existe tipos de sistemas para todos os gostos.
            sensores de luzes, estacionamento, mais não sei quê não sei que mais. hoje em dia isso já considerado normal um carro ter e muito provavelmente muitas pessoas já não prescindem disso.
            posto isto, um carro com meia dúzia de anos é já obsoleto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
              Que dados são esses que sustentam que antes da electrónica os carros avariavam menos?

              Será que os antigos carros sem electrónica correspondem aos padrões actuais de ecologia, conforto dos carros actuais?
              eu não disse que os carros actuais avariam mais ou menos, disse que estão mais sujeitos a avarias. acho isso óbvio. se possuem mais elementos, a probabilidades de algo avariar também aumenta.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                É óbvio que não, mas ninguém disse o contrário, ainda.
                Tem a ver que a electrónica trouxe mais coisas boas que más. À ecologia e conforto junto também a segurança.

                Comentário


                  #9
                  Quanto mais "mariquices" metem nos carros, mais coisas podem avariar.

                  Se, antigamente, um gajo podia fazer a revisão toda do carro sozinho e reparar quase qualquer avaria (e dantes as pessoas percebiam mais de mecânica do que agora), hoje em dia tens um problema eléctrico e tem que ir para a oficina. Queres fazer uma revisão e não sabes como verificar o estado de certos componentes electrónicos e muito menos repará-los ou substituí-los se tiver que ser.
                  Mesmo que leves o carro a um mecânico, ele muito provavelmente não saberá o que fazer ao certo no carro. Às vezes nem na oficina da marca dão com o problema, quanto mais num gajo subqualificado...

                  Claro que um carro antigo a carburadores, com uma mecânica simples, é muito mais fácil de manter. E, portanto, mais facilmente te dura mais tempo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    Tem a ver que a electrónica trouxe mais coisas boas que más. À ecologia e conforto junto também a segurança.
                    Depende do que consideres bom.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                      Depende do que consideres bom.
                      Depende do que consideres mau.

                      Comentário


                        #12
                        é fácil constatar essa questão, basta abrir um capôt de um carros mais antigo e uma dos mais modernos e vêem-se logo as diferenças! e não é preciso ser-se muito expert na coisa!!

                        aliás até me pareçe que uma das preocupações actuais dos construtores é construir os carros de forma que uma pessoa normal não consiga nem as velas mudar...

                        a electrónica veio aumentar as dificuldades, já que muitos mecanismos do automóvel são comandados electrónicamente, por exemplo para se mudar as pastilhas de travão a um classe E, tem que se ligar o carro à máquina e dar comando para que este abra a maxila...de outra forma não abre, e nem tentem abrir o circuito do óleo, já que o mecanismo entra em modo de urgência e aperta as maxilas ainda com mais força e fica assim até ser ligado à máquina!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          Depende do que consideres mau.
                          Pois claro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                            eu não disse que os carros actuais avariam mais ou menos, disse que estão mais sujeitos a avarias. acho isso óbvio. se possuem mais elementos, a probabilidades de algo avariar também aumenta.
                            As coisas mecânicas ganham folgas e vicios e as electrónicas não... faz-se "reset" e está como novo, quando estraga troca-se... como na mecânica!

                            Achas que ainda tinhas paciêncoa para andar com um distribuidor, com platinados e condensador em vez de uma ignição electrónica?

                            Achas que algué está para andar a afinar permanentemente um carburador em vez de ter uma injecção electrónica?

                            Andar a injectar travões em vez de ter servofreio?

                            Manobrar sem direcção assistida?

                            Ausência de indicadores luminosos no tablier?

                            Pisca-pisca de bandeirinha em vez de luz?

                            Chaufage? Ar condicionado?


                            Tudo "electrónicas" actualmente essenciais e que raramente dão avarias... que eu saiba.
                            Editado pela última vez por Automobilista; 17 May 2007, 19:38.

                            Comentário


                              #15
                              Actualmente a electronica nos carros tras muitas vantagens e poucas desvantagens.
                              Certo que a electronica permite melhores consumos, mais potencia, emissões mais limpas e uma serie de gadgets de conforto e segurança.
                              Nas desvantagens temos um maior potencia de avarias, reparações mais caras, e o facto de estarmos cada vez mais dependentes de equipamentos electronicos para efectuar as manutenções.

                              Agora gostar ou não, é outra conversa.

                              Comentário


                                #16
                                acho que não estão a perceber bem a questão. ou então fui eu que não expliquei bem o que pretendia.

                                vou tentar reformular.

                                a questão que pretendia levantar não se prende em saber se a tecnologia tras ou não beneficios. é obvio que trás, muitos.
                                a questão que eu queria levantar prende-se sim com o facto de actualmente a tecnologia evoluir tão rapidamente que as coisas tornam-se obsoletas ao fim de poucos anos. tipo como um computador. hoje o computador top de gama, daqui por meia duzia de anos não vale nada.

                                durante muito tempo os carros mantiveram-se simples, os carros pouco evoluiam de uns anos para os outros.
                                nas ultimas duas décadas sensivelmente existiu um booming na aplicação de tecnologia.
                                se há uns anos atrás era um luxo ter ar condicionado, hoje em dia é quase unânime que é imprescindível, pelo que torna um carro com uma dúzia de anos obsoleto.
                                esta rapidez na evolução tecnologica faz também com que possivel material necessário à reparação seja descontinuado.

                                era neste sentido que falava.

                                portanto, a constante e rápida evolução da tecnologia contribiu ou não para que um carro se torne mais rapidamente obsoleto?
                                Editado pela última vez por AF147; 17 May 2007, 21:26.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                  As coisas mecânicas ganham folgas e vicios e as electrónicas não... faz-se "reset" e está como novo, quando estraga troca-se... como na mecânica!

                                  Achas que ainda tinhas paciêncoa para andar com um distribuidor, com platinados e condensador em vez de uma ignição electrónica?

                                  Achas que algué está para andar a afinar permanentemente um carburador em vez de ter uma injecção electrónica?

                                  Andar a injectar travões em vez de ter servofreio?

                                  Manobrar sem direcção assistida?

                                  Ausência de indicadores luminosos no tablier?

                                  Pisca-pisca de bandeirinha em vez de luz?

                                  Chaufage? Ar condicionado?


                                  Tudo "electrónicas" actualmente essenciais e que raramente dão avarias... que eu saiba.
                                  Quando é que entendem que não se está a falar se as "modernices" são melhores ou piores para o "comodismo", mas sim estas dão mais trabalho ou mais despesas para arranjar?

                                  BTW, de quase tudo o que disseste, tirando as bandeirinhas, prefiro tudo às electrónicas de hoje. E olha que tenho 2 carros em que um é o oposto do outro. Por isso, tenho boa experiência nisso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                    acho que não estão a perceber bem a questão. ou então fui eu que não expliquei bem o que pretendia.

                                    vou tentar reformular.

                                    a questão que pretendia levantar não se prende em saber se a tecnologia tras ou não beneficios. é obvio que trás, muitos.
                                    a questão que eu queria levantar prende-se sim com o facto de actualmente a tecnologia evoluir tão rapidamente que as coisas tornam-se obsoletas ao fim de poucos anos. tipo como um computador. hoje o computador top de gama, daqui por meia duzia de anos não vale nada.

                                    durante muito tempo os carros mantiveram-se simples, os carros pouco evoluiam de uns anos para os outros.
                                    nas ultimas duas décadas sensivelmente existiu um booming na aplicação de tecnologia.
                                    se há uns anos atrás era um luxo ter ar condicionado, hoje em dia é quase unânime que é imprescindível, pelo que torna um carro com uma dúzia de anos obsoleto.

                                    era neste sentido que falava.

                                    portanto, a constante e rápida evolução da tecnologia contribiu ou não para que um carro se torne mais rapidamente obsoleto?
                                    Já o tinha dito.

                                    (Não cheguei a tempo de ler este teu post.)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                      Já o tinha dito.

                                      (Não cheguei a tempo de ler este teu post.)
                                      ya, eu percebi.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A questão é transversal á nossa sociedade ( esta tirada parece um post do ZEN ) hoje tudo é mais voltatil do que á 20 anos atras, tudo passou a ser descartavel os carros tambem, pois cada novo passo tecnologico faz-nos subir de patamar onde podemos alcançar inumeras coisas que no patamar anterior quando já eram conhecidas eram inatingiveis, pelo preço ou outro factor... e a velocidade a que isto se sucede aumenta exponencialmente...
                                        isto tem uma consequencia lógica, mas disso não falo por agora...

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X