Pessoal, ontem à noite vi uma coisa inédita (em Portugal): um táxi a GPL. Era um mercedes C180, de 1993, com o tó-colante do GPL. Será que a moda vai pegar?
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Inédito não é, já andam ai alguns Infelizmente a maioria continua a ser o velho Mercedes com emissões elevadas, mas sempre é melhor do que as emissões a gasóleo.
Podes ver em http://www.anic-gpl.com.pt/download....3a96fb6df7a786 um artigo sobre um taxista que mudou para um carro a GPL.
Mas isto bom bom bom era mesmo ter a frota de taxis a GNC que ainda polui menos, mas não temos infraestruturas para tal.Editado pela última vez por eduardomaio; 22 May 2007, 15:22.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostEu só não sei é até que ponto é que é vantajoso ter um taxi a GPL a andar maioritáriamente no para-arranca comparado com o carro a diesel.
É que no pára-arranca é exactamente onde os gasolinas consomem mais e os diesel são mais eficientes.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostEu só não sei é até que ponto é que é vantajoso ter um taxi a GPL a andar maioritáriamente no para-arranca comparado com o carro a diesel.
É que no pára-arranca é exactamente onde os gasolinas consomem mais e os diesel são mais eficientes.
Os carros diesel consumiam muito mais em pára-arranca comparativamente aos de gasosa..
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Originalmente Colocado por mário silva Ver PostEu já vi um estudo em que dizia precisamente o contrário..
Os carros diesel consumiam muito mais em pára-arranca comparativamente aos de gasosa..
O C4 HDi com que ando, em AE não é muito mais económico do que um gasolina de potência equivalente, mas em cidade é muito mais económico.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostNa vida real eu noto exactamente o contrário.
O C4 HDi com que ando, em AE não é muito mais económico do que um gasolina de potência equivalente, mas em cidade é muito mais económico.
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Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostPessoal, ontem à noite vi uma coisa inédita (em Portugal): um táxi a GPL. Era um mercedes C180, de 1993, com o tó-colante do GPL. Será que a moda vai pegar?
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Originalmente Colocado por mário silva Ver Post
No fórum de malta a GPL, há um fulano que chama o seu bólide de esquentador. Uma vez, era para sair de casa e disse à mulher que ia "ligar o esquentador". Ela respondeu: "Mas vais tomar banho agora? Mas não tens tempo!".
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Originalmente Colocado por Português ao volante Ver PostYup, o meu carro agora a alcunha de "flatulento" .
No fórum de malta a GPL, há um fulano que chama o seu bólide de esquentador. Uma vez, era para sair de casa e disse à mulher que ia "ligar o esquentador". Ela respondeu: "Mas vais tomar banho agora? Mas não tens tempo!".
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Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostPessoal, ontem à noite vi uma coisa inédita (em Portugal): um táxi a GPL. Era um mercedes C180, de 1993, com o tó-colante do GPL. Será que a moda vai pegar?
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Originalmente Colocado por Português ao volante Ver PostQuando meti o meu carro a funcionar a flatulências, estava lá um Mercedes de 93 táxi a levar com o GPL... e um Nissan 200SX. Há relatos de alguns BMW M5 a GPL em Portugal, e mesmo Porsches. Claro, sem o tó.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostNa vida real eu noto exactamente o contrário.
O C4 HDi com que ando, em AE não é muito mais económico do que um gasolina de potência equivalente, mas em cidade é muito mais económico.
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Originalmente Colocado por mário silva Ver PostEu já vi um estudo em que dizia precisamente o contrário..
Os carros diesel consumiam muito mais em pára-arranca comparativamente aos de gasosa..
Já vou em 7 carros a gasolina e 4 a diesel e actualmente tenho um 1.9 dci e um 1.2 gasolina, alterno dia sim-dia-não com os dois no mesmo percurso de cidade (escola supermercado voltinhas medicos escola casa escola etc-tenho 3 fillhos) e o 1.2 enquanto não aquece, fica acelerado ao contrario dos diesel e como têm CB os dois, dá para comparar.
A media do DCI é 6.8 e o 1.2, 7.5 aos cem.
Cumptos
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Originalmente Colocado por GJP Ver Postjuntando o preço do azeite... acho que comprnesa andares com o dci
O 1.2 só leva 2,5 litros de oleo e qualquer um serve (do Continente); o dci 5 litros e de boa qualidade...
Os pneus pneus do 1.2 compro por 45 euros os do dci 80 ou 100 cada..
filtros o 1.2 só tem 1 o dci 3 (gasoleo+ar +particulas)
Os amortecedores no dci ,as pastilhas, os discos, a mudança das correias, a bateria pois é maior, etc
enfim qualquer reparaçao torna-se mais dispendiosa e p andar nas voltinhas alternando c o 1.2 poupo um pouco o Dci.Em vez de 30 000por ano ando 18 000 e assim as revisoes caras dos 100 mil levam + tempo a chegar.
Cumptos
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Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver PostEu nunca iria andar num taxi a GPL.... aquela porcaria ainda explode....
O pior é que não se pode ligar o ar condicionado pq ouvi dizer que as pessoas sufocam com os gases do tanque, pq aquilo vai buscar gás para ligar o A/C e aquilo mistura-se tudo...
É um perigo e devia ser proibído
Eu já ví em Almada uma Mercedes C200 (se não me engano! Mas era uma C) taxi a GPL e com tó!
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Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver PostEu nunca iria andar num taxi a GPL.... aquela porcaria ainda explode....
O pior é que não se pode ligar o ar condicionado pq ouvi dizer que as pessoas sufocam com os gases do tanque, pq aquilo vai buscar gás para ligar o A/C e aquilo mistura-se tudo...
É um perigo e devia ser proibído
essa do a/c foi a mais linda que eu ouvi os gases misturam-se... os gases têm propriedades diferentes! nem sequer têm o mesmo fim...
mas algém que explique isso melhor!
so sei que o gpl é petroliquefeito... n sei se o outro é sintético ou tb deriva do petróleo...
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