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    Táxi a GPL

    Pessoal, ontem à noite vi uma coisa inédita (em Portugal): um táxi a GPL. Era um mercedes C180, de 1993, com o tó-colante do GPL. Será que a moda vai pegar?

    #2
    devia pegar, pois num pais onde fazem tanta publicidade ás energia menos poluentes, e dão montes de beneficios a quem consume o diesel.

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      #3
      Inédito não é, já andam ai alguns Infelizmente a maioria continua a ser o velho Mercedes com emissões elevadas, mas sempre é melhor do que as emissões a gasóleo.

      Podes ver em http://www.anic-gpl.com.pt/download....3a96fb6df7a786 um artigo sobre um taxista que mudou para um carro a GPL.

      Mas isto bom bom bom era mesmo ter a frota de taxis a GNC que ainda polui menos, mas não temos infraestruturas para tal.
      Editado pela última vez por eduardomaio; 22 May 2007, 15:22.

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        #4
        Não é assim tãoooo inédito, já vi uns poucos e já andei num. Era um Skoda Octavia de 1999, provavelmente 1600cc, que já contava com 500mil quilómetros. Problemas? Nada de anormal segundo o dono.

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          #5
          também já andei num...

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            #6
            viva o GPL!!! adoro-o!

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              #7
              parece-me bem....sobretudo em LX e no POrto onde existem bastantes....se todos assim fossem talvez se baixa-se a poluição em 0.9 %


              Já não era mau

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                #8
                Eu só não sei é até que ponto é que é vantajoso ter um taxi a GPL a andar maioritáriamente no para-arranca comparado com o carro a diesel.

                É que no pára-arranca é exactamente onde os gasolinas consomem mais e os diesel são mais eficientes.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  Eu só não sei é até que ponto é que é vantajoso ter um taxi a GPL a andar maioritáriamente no para-arranca comparado com o carro a diesel.

                  É que no pára-arranca é exactamente onde os gasolinas consomem mais e os diesel são mais eficientes.
                  o melhor era mesmo hibridos, mas deves por a questão em termos de poluição, deixas de ter enxofre, oxidos de azoto e particulas na atmosfera e menos co2, achas pouco? mesmo sendo menos eficiente fica mais barato, qual o problema? até os camiões deviam ser a gpl ou gaz natural, e acabar de vez com a fumaça.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Eu só não sei é até que ponto é que é vantajoso ter um taxi a GPL a andar maioritáriamente no para-arranca comparado com o carro a diesel.

                    É que no pára-arranca é exactamente onde os gasolinas consomem mais e os diesel são mais eficientes.
                    Eu já vi um estudo em que dizia precisamente o contrário..
                    Os carros diesel consumiam muito mais em pára-arranca comparativamente aos de gasosa..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mário silva Ver Post
                      Eu já vi um estudo em que dizia precisamente o contrário..
                      Os carros diesel consumiam muito mais em pára-arranca comparativamente aos de gasosa..
                      Na vida real eu noto exactamente o contrário.

                      O C4 HDi com que ando, em AE não é muito mais económico do que um gasolina de potência equivalente, mas em cidade é muito mais económico.

                      Comentário


                        #12
                        Em cidade um diesel é muito mais económico, será normal num diesel fazer-se médias de 6l em cidade, já num gasolina é dificil

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Na vida real eu noto exactamente o contrário.

                          O C4 HDi com que ando, em AE não é muito mais económico do que um gasolina de potência equivalente, mas em cidade é muito mais económico.
                          Sinceramente, eu não sei se é verdade ou não. Mas lembro-me de ver uma notícia sobre esse estudo..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                            Pessoal, ontem à noite vi uma coisa inédita (em Portugal): um táxi a GPL. Era um mercedes C180, de 1993, com o tó-colante do GPL. Será que a moda vai pegar?
                            Quando meti o meu carro a funcionar a flatulências, estava lá um Mercedes de 93 táxi a levar com o GPL... e um Nissan 200SX. Há relatos de alguns BMW M5 a GPL em Portugal, e mesmo Porsches. Claro, sem o tó.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                              Quando meti o meu carro a funcionar a flatulências, estava lá um Mercedes de 93 táxi a levar com o GPL... e um Nissan 200SX. Há relatos de alguns BMW M5 a GPL em Portugal, e mesmo Porsches. Claro, sem o tó.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mário silva Ver Post
                                Yup, o meu carro agora a alcunha de "flatulento" .

                                No fórum de malta a GPL, há um fulano que chama o seu bólide de esquentador. Uma vez, era para sair de casa e disse à mulher que ia "ligar o esquentador". Ela respondeu: "Mas vais tomar banho agora? Mas não tens tempo!".

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                  Yup, o meu carro agora a alcunha de "flatulento" .

                                  No fórum de malta a GPL, há um fulano que chama o seu bólide de esquentador. Uma vez, era para sair de casa e disse à mulher que ia "ligar o esquentador". Ela respondeu: "Mas vais tomar banho agora? Mas não tens tempo!".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                    Pessoal, ontem à noite vi uma coisa inédita (em Portugal): um táxi a GPL. Era um mercedes C180, de 1993, com o tó-colante do GPL. Será que a moda vai pegar?
                                    Inédito não é. Já vi um, salvo erro, Octavia em Lisboa e vejo várias vezes um Honda Civic de 1996/7 na Marinha Grande, este sim, é inédito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                      Quando meti o meu carro a funcionar a flatulências, estava lá um Mercedes de 93 táxi a levar com o GPL... e um Nissan 200SX. Há relatos de alguns BMW M5 a GPL em Portugal, e mesmo Porsches. Claro, sem o tó.
                                      M5 conheço dois, são é de gerações diferentes e um deles quando apareceu aqui no fórum Realmente basta uma visita a um instalador ou a uma bomba com GPL para a malta deixar o queixo cair com as máquinas que circulam a gás e muitas dessas máquinas só abastecem no instalador, quando este tem bomba.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ainda à pouco dias, vi no Porto um Mercedes 190E 2.0 também a GPL

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          Na vida real eu noto exactamente o contrário.

                                          O C4 HDi com que ando, em AE não é muito mais económico do que um gasolina de potência equivalente, mas em cidade é muito mais económico.
                                          O colega refere-se a para-arranca, e não a percurso urbano.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Por acaso ainda não vi nenhum táxi a GPL

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mário silva Ver Post
                                              Eu já vi um estudo em que dizia precisamente o contrário..
                                              Os carros diesel consumiam muito mais em pára-arranca comparativamente aos de gasosa..
                                              Tenho pena mas tenho a certeza q n é verdade.
                                              Já vou em 7 carros a gasolina e 4 a diesel e actualmente tenho um 1.9 dci e um 1.2 gasolina, alterno dia sim-dia-não com os dois no mesmo percurso de cidade (escola supermercado voltinhas medicos escola casa escola etc-tenho 3 fillhos) e o 1.2 enquanto não aquece, fica acelerado ao contrario dos diesel e como têm CB os dois, dá para comparar.
                                              A media do DCI é 6.8 e o 1.2, 7.5 aos cem.
                                              Cumptos

                                              Comentário


                                                #24
                                                até te digo +



                                                a toyota tem esta solução de fábrica para taxi
                                                Editado pela última vez por GJP; 23 May 2007, 10:17.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                                  A media do DCI é 6.8 e o 1.2, 7.5 aos cem.
                                                  Cumptos

                                                  juntando o preço do azeite... acho que comprnesa andares com o dci

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                                    juntando o preço do azeite... acho que comprnesa andares com o dci
                                                    Pois é mas...todo o serviço de revisao do dci é mais caro.
                                                    O 1.2 só leva 2,5 litros de oleo e qualquer um serve (do Continente); o dci 5 litros e de boa qualidade...
                                                    Os pneus pneus do 1.2 compro por 45 euros os do dci 80 ou 100 cada..
                                                    filtros o 1.2 só tem 1 o dci 3 (gasoleo+ar +particulas)
                                                    Os amortecedores no dci ,as pastilhas, os discos, a mudança das correias, a bateria pois é maior, etc
                                                    enfim qualquer reparaçao torna-se mais dispendiosa e p andar nas voltinhas alternando c o 1.2 poupo um pouco o Dci.Em vez de 30 000por ano ando 18 000 e assim as revisoes caras dos 100 mil levam + tempo a chegar.
                                                    Cumptos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tambem já tive um carro a Gas e fazia 12 litros na cidade (era um 1.8) e 14 a andar bem (140 a 180 kl/h) mas desfiz-me dele porque n podia põ-lo no parqueamento.
                                                      Mas tenho saudades do Gpl...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu nunca iria andar num taxi a GPL.... aquela porcaria ainda explode....


                                                        O pior é que não se pode ligar o ar condicionado pq ouvi dizer que as pessoas sufocam com os gases do tanque, pq aquilo vai buscar gás para ligar o A/C e aquilo mistura-se tudo...


                                                        É um perigo e devia ser proibído

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver Post
                                                          Eu nunca iria andar num taxi a GPL.... aquela porcaria ainda explode....


                                                          O pior é que não se pode ligar o ar condicionado pq ouvi dizer que as pessoas sufocam com os gases do tanque, pq aquilo vai buscar gás para ligar o A/C e aquilo mistura-se tudo...


                                                          É um perigo e devia ser proibído


                                                          Eu já ví em Almada uma Mercedes C200 (se não me engano! Mas era uma C) taxi a GPL e com tó!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver Post
                                                            Eu nunca iria andar num taxi a GPL.... aquela porcaria ainda explode....


                                                            O pior é que não se pode ligar o ar condicionado pq ouvi dizer que as pessoas sufocam com os gases do tanque, pq aquilo vai buscar gás para ligar o A/C e aquilo mistura-se tudo...


                                                            É um perigo e devia ser proibído
                                                            é + perigoso andar a gasolina... as pessoas ainda n n têm conscência disso


                                                            essa do a/c foi a mais linda que eu ouvi os gases misturam-se... os gases têm propriedades diferentes! nem sequer têm o mesmo fim...

                                                            mas algém que explique isso melhor!

                                                            so sei que o gpl é petroliquefeito... n sei se o outro é sintético ou tb deriva do petróleo...

                                                            Comentário

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