Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault Mégane II - avaria inadmissível com consequências graves! - NOVIDADES 14/6/07

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renault Mégane II - avaria inadmissível com consequências graves! - NOVIDADES 14/6/07

    Pois é, hoje em conversa com uma pessoa minha amiga, ela contou-me algo que me deixou completamente perplexo, e que me fez pensar em 1001 cenários, e sobre o que eu gostava de ouvir aqui a vossa opinião.

    Conta-me ela que teve recentemente um acidente no seu carro - um Renault Mégane II 1.5 dCi, de Junho de 2003, actualmente com 63.000 Km - em que se despistou e causou avultados danos no carro, provocando mesmo o accionamento do airbag do condutor! Até aqui nada de muito extraordinário, infelizmente. Eu fiquei foi assim quando ela me disse a causa do despiste: um dos discos de travão traseiros partiu subitamente, causando o bloqueio da roda traseira e consequente entrada em pião e despiste!!!

    Ora, isto num carro recente, com poucos kms e sempre conduzido de forma cuidadosa, parece-me totalmente inadmissível!
    Apesar de a garantia já ter acabado, não estamos aqui em presença de um erro grosseiro de qualidade de uma peça extremamente relevante para a segurança do carro e dos passageiros??? E se o acidente tivesse ocorrido em autoestrada, a velocidades elevadas? Não deveria a marca ser responsabilizada e eventualmente processada por esta falha, a meu ver, gravíssima???

    #2
    Os discos são de origem ou foram substituídos?
    Um disco pode, efectivamente, quebrar sem que contudo seja um acto negligente.
    Basta que tenha havido um choque térmico para tal ter acontecido.

    Comentário


      #3
      Há problemas que não lembram ao diabo...

      Comentário


        #4
        Isso relembra-me a irresponsabilidade de andar com os discos da frente do 214 com 150mil kms e já extremamente gastos.

        De facto se um disco parte, a bomba vai provavelmente "empancar" lá, causando o bloqueamento da roda.


        Em relação ao Megane, é estranho, ainda por cima ter acontecido num disco traseiro e de um carro com tão poucos quilómetros.

        Comentário


          #5
          Mas indo um pouco mais longe, acham que existe razão ou matéria para apresentar queixa da marca? Isto se tivesse acontecido nos Estados Unidos...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
            Mas indo um pouco mais longe, acham que existe razão ou matéria para apresentar queixa da marca? Isto se tivesse acontecido nos Estados Unidos...
            sendo de origem, existe!
            só que nesta república, das bananas quando se trata de assumir responsabilidades, não deve ter muita sorte...

            ld

            Comentário


              #7
              Nao existe razao pois basta qualquer um de nos quando anda na gaspia a efectuar travagens brucas passar numa poça de agua e com o choque termico os discos partirem, alias um dos factores para os discos empenarem é mesmo esse.

              Por outro lado cada pessoa é responsavel pelo seu carro e pela sua manutençao, por outro lado defeitos de fabrico acontecem e certamente a marca do disco nao é Renault.

              Acho que é mais um caso para ensinar muitos e para as pessoas prestarem mais atençao ao desgaste dos componentes neste caso os travoes. Ha tanta gente que diz que nao se preocupa c o carro e ate diz em tom de gozo que nem sabe ver a agua do radiador e que é so meter gasolina, nestas alturas é muito giro culpar os outros e nao ser tolerante com falar nao prepositadas e que nao dao para ser perceptiveis.

              Felizmente nao aconteceu nada de grave nao passando de um susto e mais uma experiencia, por outro lado isso nao é habitual acontecer sao sempre casos pontuais e nao da para premeditar.

              Para mim so haveria razao quando nas manutençoes eles se apercebem disso e esquecerem que podem meter a vida de alguem causa mas pelos vistos isso nao aconteceu.
              Editado pela última vez por Cagi; 22 May 2007, 20:52.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                Mas indo um pouco mais longe, acham que existe razão ou matéria para apresentar queixa da marca? Isto se tivesse acontecido nos Estados Unidos...
                Obviamente que é muito complicado atribuir culpas num caso destes.

                Apesar de eu ter a impressão que a marca do losango faz muitos carros à sexta-feira à tarde, não me parece que este problema possa ser atribuído à marca sem mais averiguações.

                - Poderia um factor externo ter causado a quebra do disco?
                - Poderia ter sido alguma pedrita de brita que se entalou na pinça e por sua vez partiu o disco?
                - E, se a culpa é de um fabricante de alguma coisa, porque não o fornecedor dos discos?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                  Mas indo um pouco mais longe, acham que existe razão ou matéria para apresentar queixa da marca? Isto se tivesse acontecido nos Estados Unidos...

                  1º é preciso saber qual a Kilometragem aconselhada a percorrer até á substituiçao dos discos ( e 63000km parece-me demais), depois é preciso saber quem tomou a decisao de nao os substituir, e porque? acusar a marca sem fazer esta analise de procedimentos, parece-me algo precipitado.

                  Comentário


                    #10
                    Renault Mégane II 1.5 dCi, de Junho de 2003, actualmente com 63.000 Km no comment

                    Comentário


                      #11
                      Isso é muito estranho! Tera sido mesmo o disco a ceder? Como é que chegaram a essa conclusao?
                      Editado pela última vez por PGT_SW; 22 May 2007, 21:00.

                      Comentário


                        #12
                        Partiu o disco ou o rolamento ?

                        Esse veículo (além do C4, 307, etc..) vem equipado com um conjunto disco-rolamento que por vezes dá um ar da sua graça, principalmente quando os sapateiros mexem nele.

                        Comentário


                          #13
                          Não sei se podem ser responsabilizados, mas pelo menos devem averiguar as causas de tal acontecimento

                          Comentário


                            #14
                            Um disco de travão não pode partir. Se partir alguém tem de ser responsável, porque alguém fez borrada. Nada é infalível? Certo. Nós gastamos dinheiro num carro e voltamos a gastar todos os anos em seguros para estarmos protegidos? Também é certo. Então alguém tem de ser responsável.

                            Talvez começar por expôr o caso à Renault seja uma boa ideia.

                            Já agora, o carro ainda anda?

                            Comentário


                              #15
                              A MARCA DEVE SER RESPONSABILIZADA!

                              Não há choque térmico que justifique tamanha monstruosidade!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por joao cunha Ver Post
                                Renault Mégane II 1.5 dCi, de Junho de 2003, actualmente com 63.000 Km no comment
                                Tem mais status que o 1.4 ou que o 1.6 deve ser por isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso acontecer é extremamente raro. Só me ocorre defeito do material ou deficiência na montagem. Se o carro foi sempre assistido na renault acho que se devem responsabilizar, sabendo de antemão que vai ser muito difícil.
                                  A tua amiga que exponha a situação a um advogado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                    Tem mais status que o 1.4 ou que o 1.6 deve ser por isso.
                                    Mais status que o 1.6??????????????????

                                    Queres ver que tenho de te rogar uma praga aos charutos ingleses que praí tens ou quê pá????

                                    Só o MRS é que tem mais status que o 1.6!! E mesmo assim não é muito mais!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                      Pois é, hoje em conversa com uma pessoa minha amiga, ela contou-me algo que me deixou completamente perplexo, e que me fez pensar em 1001 cenários, e sobre o que eu gostava de ouvir aqui a vossa opinião.

                                      Conta-me ela que teve recentemente um acidente no seu carro - um Renault Mégane II 1.5 dCi, de Junho de 2003, actualmente com 63.000 Km - em que se despistou e causou avultados danos no carro, provocando mesmo o accionamento do airbag do condutor! Até aqui nada de muito extraordinário, infelizmente. Eu fiquei foi assim quando ela me disse a causa do despiste: um dos discos de travão traseiros partiu subitamente, causando o bloqueio da roda traseira e consequente entrada em pião e despiste!!!

                                      Ora, isto num carro recente, com poucos kms e sempre conduzido de forma cuidadosa, parece-me totalmente inadmissível!
                                      Apesar de a garantia já ter acabado, não estamos aqui em presença de um erro grosseiro de qualidade de uma peça extremamente relevante para a segurança do carro e dos passageiros??? E se o acidente tivesse ocorrido em autoestrada, a velocidades elevadas? Não deveria a marca ser responsabilizada e eventualmente processada por esta falha, a meu ver, gravíssima???
                                      Como é que ficou o carro?
                                      Levou pancada na zona dessa roda?
                                      Mesmo assim parece-me relativamente fácil fazer prova da quebra do disco. E assim sendo a marca deverá ser responsabilizada!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Apesar da gravidade, é complicado processar a marca.

                                        Os discos são material de desgaste e 63000 km são suficientes para a marca se apoiar nisso. Depois, como já disseram, os discos sofrem muitos com choques térmicos e outras coisas.

                                        Um dos carros cá de casa levou dois jogos de discos em 6 meses, por terem empenado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                          A MARCA DEVE SER RESPONSABILIZADA!

                                          Não há choque térmico que justifique tamanha monstruosidade!!
                                          Diria que é impossivel um disco partir.
                                          Até hoje, depois de ter visto muitissimos testes Live e em dinamometro, o único caso que conheço de disco partido teve origem na placa anti-ruído da pastilha de travão. A placa soltou-se da pastilha e ficou em contacto durante muitos quilometros, levando o disco ao desgaste extremo.(até que o serrou)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                            Mais status que o 1.6??????????????????

                                            Queres ver que tenho de te rogar uma praga aos charutos ingleses que praí tens ou quê pá????

                                            Só o MRS é que tem mais status que o 1.6!! E mesmo assim não é muito mais!!
                                            Calma calma para mim, de longe o 1.6, ou até mesmo o 1.4!

                                            Mas infelizmente não é assim que a maioria das pessoas pensa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                              Nao existe razao pois basta qualquer um de nos quando anda na gaspia a efectuar travagens brucas passar numa poça de agua e com o choque termico os discos partirem, alias um dos factores para os discos empenarem é mesmo esse.

                                              Por outro lado cada pessoa é responsavel pelo seu carro e pela sua manutençao, por outro lado defeitos de fabrico acontecem e certamente a marca do disco nao é Renault.

                                              Acho que é mais um caso para ensinar muitos e para as pessoas prestarem mais atençao ao desgaste dos componentes neste caso os travoes. Ha tanta gente que diz que nao se preocupa c o carro e ate diz em tom de gozo que nem sabe ver a agua do radiador e que é so meter gasolina, nestas alturas é muito giro culpar os outros e nao ser tolerante com falar nao prepositadas e que nao dao para ser perceptiveis.

                                              Felizmente nao aconteceu nada de grave nao passando de um susto e mais uma experiencia, por outro lado isso nao é habitual acontecer sao sempre casos pontuais e nao da para premeditar.

                                              Para mim so haveria razao quando nas manutençoes eles se apercebem disso e esquecerem que podem meter a vida de alguem causa mas pelos vistos isso nao aconteceu.
                                              Desculpa lá, mas não concordo em grande parte com o que dizes: em 1º lugar, nunca ninguém "andou na gáspia" com aquilo, pois acabei de dizer no 1º post que a rapariga tem uma condução calma, faz percursos em estrada Nacional, pouco acidentada e com pouco trânsito. Além disso (e corrijam-se me eu estiver errado) os discos de trás nunca aquecem tanto como os da frente, e para os levar a um aquecimento que os levasse a fissurar, havia que ser completamente LOUCO, coisa que a minha amiga, definitivamente, não é!


                                              Acho que é mais um caso para ensinar muitos e para as pessoas prestarem mais atençao ao desgaste dos componentes neste caso os travoes. Ha tanta gente que diz que nao se preocupa c o carro e ate diz em tom de gozo que nem sabe ver a agua do radiador e que é so meter gasolina, nestas alturas é muito giro culpar os outros e nao ser tolerante com falar nao prepositadas e que nao dao para ser perceptiveis.
                                              Com esta parte também tenho que discordar em absoluto. O carro foi sempre assistido na marca durante a garantia e mesmo depois disso, a periodicidade das revisões foi mantida, embora numa oficina não oficial. Não me venham cá dizer agora que se pode esperar que um disco de travão traseiro que ainda por cima nunca foi sujeito a nenhuma utilização intensiva, mas apenas "normal" parta assim de repente sem mais nem menos, aos 60.000 km!!! E que a culpa é de quem não presta "atençao ao desgaste dos componentes"! Eh pá, isso é inadmissível, desculpem lá. Para além de que eu gostava de saber como é que um simples leigo pode saber que o disco de travão está para partir! Mas nem é essa a questão aqui! A questão é que isto NUNCA poderia ter acontecido, e é revoltante que tenha acontecido, pois não é, de todo, nem sequer expectável que tal aconteça!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se realmente a história é assim, a Renault deve no minimo uma tentativa de explicação.

                                                Mas como já foi dito, não me parece que seja assim tão linear.

                                                Faz-me lembrar, embora muito diferente, um colega que se lembrou de lavar o carro depois de uma viagem "caliente", discos com as couves....

                                                EDIT: eu já parti um disco no ax por estupidez minha ao montar
                                                Editado pela última vez por bricardo; 22 May 2007, 21:16.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                                  A MARCA DEVE SER RESPONSABILIZADA!

                                                  Não há choque térmico que justifique tamanha monstruosidade!!
                                                  é a minha opinião.
                                                  se assim fosse passava-mos o dia a ver discos partidos espalhados pelas estradas.
                                                  principalmente em dias de chuva...

                                                  ld

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Apesar da gravidade, é complicado processar a marca.

                                                    Os discos são material de desgaste e 63000 km são suficientes para a marca se apoiar nisso. Depois, como já disseram, os discos sofrem muitos com choques térmicos e outras coisas.

                                                    Um dos carros cá de casa levou dois jogos de discos em 6 meses, por terem empenado.
                                                    Empenar é uma coisa, mas partir... não me parece muito normal.

                                                    Eu nunca ouvi relato de um caso destes! Já ouvi muitos de discos empenados, mas uma situação destas parece grave!

                                                    Têm desgaste? Nesse ponto de vista se um ESP travar uma roda qualquer quando vamos a 150 numa AE; também é aceitável, já que o casquilho que possui o sensor de velocidade está sujeito a desgaste e pode dar uma informação errada.

                                                    Responsabilizar quem fabrica os discos?

                                                    Então à dias por causa do Frontera cá de casa a dar problemas, não diziam (e bem) que a Opel é que era responsável pelo produto que vendia?

                                                    Ai essas incoerências...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bom, há aqui certas coisas que se têm que reter.
                                                      Primeiro um disco pode, como já disse, quebrar. Basta ter passado numa poça de água e depois fazer uma travagem mais forçada ou até vir da mesma e passar pela água.
                                                      Segundo, se os discos são de origem, a marca será responsabilizada caso se venha a provar que é defeito de fabrico, ainda que a amrca dos discos seja XPTO que não a Renault.
                                                      A Renault tem que se responsabilizar pelos seus produtos num todo. Depois ajustará contas com o fabricante das peças.
                                                      Por último existe a questão fulcral:
                                                      Terá havido ou não negligencia?
                                                      Isso é o que falta provar e acredito que seja muito dificil provar alguma coisa.
                                                      É a palavra do cliente que dizia que ia devagar contra a do fabricante que vai dizer o contrário, apontando para isso alguma causa inerente à quebra do disco.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                        Empenar é uma coisa, mas partir... não me parece muito normal.

                                                        Eu nunca ouvi relato de um caso destes! Já ouvi muitos de discos empenados, mas uma situação destas parece grave!

                                                        Têm desgaste? Nesse ponto de vista se um ESP travar uma roda qualquer quando vamos a 150 numa AE; também é aceitável, já que o casquilho que possui o sensor de velocidade está sujeito a desgaste e pode dar uma informação errada.

                                                        Responsabilizar quem fabrica os discos?

                                                        Então à dias por causa do Frontera cá de casa a dar problemas, não diziam (e bem) que a Opel é que era responsável pelo produto que vendia?

                                                        Ai essas incoerências...
                                                        Eu também nunca ouvi nada semelhante e claro que não se pode admitir isto!

                                                        O que eu disse é que as marcas já estão prevenidas contra estes casos.

                                                        E é óbvio que a marca é que é responsável pelo que monta nos seus carros.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por joao cunha Ver Post
                                                          Renault Mégane II 1.5 dCi, de Junho de 2003, actualmente com 63.000 Km no comment
                                                          Agradecia posts úteis e sérios neste tópico. Senão, abstenha-se de participar!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            Apesar da gravidade, é complicado processar a marca.

                                                            Os discos são material de desgaste e 63000 km são suficientes para a marca se apoiar nisso. Depois, como já disseram, os discos sofrem muitos com choques térmicos e outras coisas.

                                                            Um dos carros cá de casa levou dois jogos de discos em 6 meses, por terem empenado.
                                                            Se o carro foi À revisão sempre a horas e não foi sugerido que o cliente mude o disco então a marca assume que este está em condições de circular até à quilometragem da próxima revisão. Se parte a culpa é da marca!

                                                            Sempre que fui mudar pastilhas, foi medida a espessura do disco e se tiver abaixo do limite eles obrigam a trocar o disco ou não fazem o trabalho. Numa oficina tive que assinar um termo de responsabilidade porque o carro era para retoma e só quis mudar as pastilhas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X