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    Opel GT 2007

    Depois de ler dois artigos da EVO online fiquei com a impressão de que o novo Opel GT e o novo Lotus Elise S são do ponto de vista de condução muito semelhantes... mas enquanto no primeiro são apenas defeitos já no segundo «you soon realise that it’s actually allowing you to expose more of its abilities.» Parcialidade?!... Nah!

    Senão vejamos: ambos têm motores com grande disponibilidade de binário desde baixas (face aos seus pesos) que dispensa alta rotação, uma direcção "leve", caixas de 5 velocidades sofrível, reacções cuja característica principal é a progressividade (mérito do chassis, da sua elevada rigidez e das suspensões de triângulos sobrepostos atrás e à frente), são ambos acutilantes na inserção em curva, com a subviragem a ser a primeira a aparecer, e a elevada tracção e binário de que dispõem permite-lhes passagens em curva de "pé na chapa" a ritmos verdadeiramente elevados.


    OPEL GT:

    «In short, it’s a rapid machine.(...) it trades tactility and engagement for abundant grip and an almost diesel-like power delivery. The structure feels impressively rigid, and there’s plenty of wheel travel to soak up bumps and compressions, but there’s a numb, artificial feel to the steering that detracts from the experience of guiding the GT along a twisty road. Initial response to turn-in is keen, but a lack of feel and a slight delay between the front and rear ends reacting results in a disunited feel (...) for while you know there’s plenty of grip to lean on, the way the car reacts doesn’t encourage you to push too far. (...)The upside is an abundance of tractability. You rarely need to drop below third gear, even on a really twisty section of road. Just as well, as the five-speed gearbox isn’t the sweetest. Perhaps as a consequence the GT is at its most satisfying when you can hold third or fourth gear, pick your line and let the grip and torque do the work. You can maintain impressive pace and the GT feels poised and planted, but it’s not alert like a Z4 or physical like a 350Z. Nor does the engine deliver any kind of character or excitement. It doesn’t sound particularly nice, and it doesn’t like (or need) to be revved (...) »

    http://www.evo.co.uk/carreviews/evoc...3/opel_gt.html




    LOTUS Elise S:

    «The new engine from Toyota (...) spins into life in a slightly characterless fashion, but the first click into gear with the ball-topped stick is a revelation of precision compared with the original(...) there’s plenty of torque from about 2000rpm upwards. (...) But the beauty is that, unlike with many more-powerful Elises, you don’t feel the need to continually batter the last few thousand revs up to the red line. The engine feels perfectly matched to the five ratios and you can’t honestly think why you’d want more power on the road (...) the S’s steering seems lighter, possibly thanks to narrower 175 Yokohamas at the front. There’s also more progressive but less attention-grabbing turn-in. Initially it feels like the Elise has lost some of its soul (...) Now, instead of nervously feeling the outer reaches of the chassis’ grip, you can really push the car into and through a corner.(...) Feel the front bite, lean into the sidewalls, feel the front edge away a fraction, hold the throttle, trust the rear… There’s the grip. Nail the exit and settle yourself for the next corner emerging rapidly out of the low evening sun. When you get it right, everything’s a mixture of hardcore grip and wonderful fluidity

    http://www.evo.co.uk/carreviews/carg...2_elise_s.html
    Editado pela última vez por Buzinão; 25 April 2007, 03:03.

    #2
    Elise: 860 kg
    GT : 1.320 kg

    Duvido que do ponto de vista de condução estes carros sejam semelhantes.

    Comentário


      #3
      Apesar do preço muito competitivo, e capaz de boas performances, falta-lhe um bocado de charme, distinção...vi-o a rolar na TV e não me impressionou...o distico no capot tambem não gosto...preconceitos...

      incrivel como passados tantos anos, o S2000 ainda me vem tantas vezes à cabeça como sendo a melhor opção...é mesmo um carro especial!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
        Elise: 860 kg
        GT : 1.320 kg

        Duvido que do ponto de vista de condução estes carros sejam semelhantes.
        Pois eu também acho que sim.

        Comentário


          #5
          para além do peso...

          elise: motor atrás
          gt: motor à frente

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
            para além do peso...

            elise: motor atrás
            gt: motor à frente

            Também!
            Nem me lembrei disso.

            Comentário


              #7
              é como do c.u para as calças!

              Comentário


                #8
                Apesar das diferenças de peso e arquitectura (tracção traseira/motor à frente vs tracção traseira/motor central) pela descrição da EVO fica-se com ideia de que o tipo de condução é o mesmo...

                Por exemplo, em ambos os entusiasmantes quanto divertidos power slides não constam do "menu"... no Elise porque tem 60% do peso atrás e, além de tornar difícil controlar a traseira, a frente "aligeirada" é a primeira a ceder; no GT fruto de uma tracção excepcional - talvez o seu maior atributo (que conta também com a ajuda do autoblocante) - e apesar da distribuição de peso mais equitativa entre a frente e a traseira (51:49) é, desta vez, o eixo sobre o qual incide o maior peso o primeiro a ceder, ou seja, também a frente.

                Assim sendo, tem-se a forte impressão de que o tipo de condução explorando os limites de ambos só pode ser um e que a EVO resumiu bem:

                «Now, instead of nervously feeling the outer reaches of the chassis’ grip, you can really push the car into and through a corner.(...) Feel the front bite, lean into the sidewalls, feel the front edge away a fraction, hold the throttle, trust the rear… There’s the grip.»


                Aqui está um caso de como abordagens tão distintas na concepção de um desportivo de tracção traseira podem conduzir ao mesmo resultado final!


                Em Portugal o Elise S será presumivelmente 5.000EUR mais caro que o GT cujo preço estimado é 43.000EUR. Neste caso o muito mais pesado GT é também o mais rápido graças a uma relação peso/potência muito mais favorável, 5.0 kg/CV contra 6.3 kg/CV do Elise S.

                Aliás, em termos de pista serão poucos os "roadsters" que conseguirão acompanhar o GT... talvez, para o mesmo nível de equipamento, só mesmo o Porsche Boxter S! A pouca velocidade de ponta (230km/h) devido a uma carroçaria "musculada", pouco aerodinâmica - ao contrário do GT original que lhe serviu de inspiração - e ausência de uma 6ª relação é o seu maior handicap.

                Depois, existe sempre a vantagem do Turbo para possíveis quanto fáceis "kitanços"... umas repro's feitas "com cabeça" são sempre tentadoras!

                Face a isto fica difícil justificar a compra, por exemplo, de um S2000...
                Editado pela última vez por Buzinão; 25 April 2007, 13:57.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                  Apesar das diferenças de peso e arquitectura (tracção traseira/motor à frente vs tracção traseira/motor central) pela discrição da EVO fica-se com ideia de que o tipo de condução é o mesmo...

                  Por exemplo, em ambos os entusiasmantes quanto divertidos power slides não constam do "menu"... no Elise porque tem 60% do peso atrás e, além de tornar difícil controlar a traseira, a frente "aligeirada" é a primeira a ceder; no GT fruto de uma tracção excepcional - talvez o seu maior atributo (que conta também com a ajuda do autoblocante) - e apesar da distribuição de peso mais equitativa entre a frente e a traseira (51:49) é, desta vez, o eixo sobre o qual incide o maior peso o primeiro a ceder, ou seja, também a frente.

                  Assim sendo, tem-se a forte impressão de que o tipo de condução explorando os limites de ambos só pode ser um e que a EVO resumiu bem:

                  «Now, instead of nervously feeling the outer reaches of the chassis’ grip, you can really push the car into and through a corner.(...) Feel the front bite, lean into the sidewalls, feel the front edge away a fraction, hold the throttle, trust the rear… There’s the grip.»


                  Aqui está um caso de como abordagens tão distintas na concepção de um desportivo de tracção traseira podem conduzir ao mesmo resultado final!


                  Em Portugal o Elise S será presumivelmente 5.000EUR mais caro que o GT cujo preço estimado é 43.000EUR. Neste caso o muito mais pesado GT é também o mais rápido graças a uma relação peso/potência muito mais favorável, 5.0 kg/CV contra 6.3 kg/CV do Elise S.

                  Aliás, em termos de pista serão poucos os "roadsters" que conseguirão acompanhar o GT... talvez, para o mesmo nível de equipamento, só mesmo o Porsche Boxter S! A pouca velocidade de ponta (230km/h) devido a uma carroçaria "musculada", pouco aerodinâmica - ao contrário do GT original que lhe serviu de inspiração - e ausência de uma 6ª relação é o seu maior handicap.

                  Depois, existe sempre a vantagem do Turbo para possíveis quanto fáceis "kitanços"... umas repro's feitas "com cabeça" são sempre tentadoras!

                  Face a isto fica difícil justificar a compra, por exemplo, de um S2000...
                  Visualmente não acho o GT nada de especial e antes de ver tempos em pista e videos nunca faria tal afirmaçao.
                  A ver vamos.

                  Comentário


                    #10
                    O Elise S tem 5 estrelas dadas pela EVO, o Opel GT tem 3. Só aí a diferença já é qualquer coisa.

                    Relativamente ao S2000, a sua compra estará sempre justificada.

                    Comentário


                      #11
                      entre os dois escolhia o elise; embora o opel gt esteja muito interessante nao é automovel que me desperte grande interesse, acho que a opel poderia ter feito mais qualquer coisa ao nivel dos interiores... mas pronto! e esperar para ver

                      Comentário


                        #12
                        Boa tarde.

                        É que nem sequer são comparáveis, não pertencem ao mesmo universo.

                        Se fosse com o Speedster, aí sim já estamos a comparar alhos com alhos e não alhos com bugalhos como com a comparação com o GT, pois este ultimo é um carro com uma filosofia totalmente diferente, e isso vê-se bem pelos extras e pelo peso a mais.

                        Em relação ao speedster e elise, apesar de partilharem muitos componentes, são carros diferentes.

                        Comentário


                          #13
                          fiquem la com o Lotus que eu fico com o Opel

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                            fiquem la com o Lotus que eu fico com o Opel
                            Boa escolha... para ti!

                            Eu fico com o elise! Nem pensava duas vezes... e depois da analise da evo, parece que o GT só tem mesmo o conceito, porque a partir daí acaba.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                              O Elise S tem 5 estrelas dadas pela EVO, o Opel GT tem 3. Só aí a diferença já é qualquer coisa.
                              Mas de que é que adianta a atribuição de estrelas pela EVO se o GT é mais rápido e mais rápido em pista do que o Elise S...

                              Não havendo problemas de motricidade e havendo progressividade de reacções no limite, justamente os pontos mais fortes e superlativos no GT, uma relação peso/potência 5.0kg/CV contra 6.3kg/CV do Elise S consegue suplantar diferenças de peso tão grandes como a que se verifica entre eles.

                              Depois, o GT não se venderá em Inglaterra e a EVO como revista inglesa que é não tem grande interesse em ser muito entusiasta em relação a algo que não pode vender...

                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                              Relativamente ao S2000, a sua compra estará sempre justificada.
                              Estás a falar de quê?! Dos "picanços" na Vasco da Gama?!...
                              Editado pela última vez por Buzinão; 25 April 2007, 15:16.

                              Comentário


                                #16
                                Um Lotus é um Lotus....! Se bem que, por incrivel que pareça, o pai de um amigo meu, antigo dono de um Elan dos verdadeiros(anos 60/70) diz que a Lotus não é o que era na altura, mesmo sendo especial!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                  Mas de que é que adianta a atribuição de estrelas pela EVO se o GT é mais rápido e mais rápido em pista do que o Elise S...

                                  Não havendo problemas de motricidade e havendo progressividade de reacções no limite, justamente os pontos mais fortes e superlativos no GT, uma relação peso/potência 5.0kg/CV contra 6.3kg/CV do Elise S consegue suplantar diferenças de peso tão grandes como a que se verifica entre eles.

                                  Depois, o GT não se venderá em Inglaterra e a EVO como revista inglesa que é não tem grande interesse em ser muito entusiasta em relação a algo que não pode vender...



                                  Estás a falar de quê?! Dos "picanços" na Vasco da Gama?!...
                                  só uma pergunta...

                                  Desde quando um carro é melhor que outro pelo seu tempo em pista?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                    só uma pergunta...

                                    Desde quando um carro é melhor que outro pelo seu tempo em pista?
                                    na Fórmula 1, nos ralis, e nas competições automoveis em geral funciona assim...na estrada nunca! até porque diferenças irrisórias na estrada não se notam, aliás um carro que faz 7seg dos 0-100 e outro que faz 6...em termos de emoções e em carros do mesmo genero, não são diferentes!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por exemplo, em ambos os entusiasmantes quanto divertidos power slides não constam do "menu"... no Elise porque tem 60% do peso atrás e, além de tornar difícil controlar a traseira, a frente "aligeirada" é a primeira a ceder
                                      so uma duvida:
                                      esta frase e da tua autoria ou e traduzida da Evo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bom... se não há dúvidas quanto à superioridade do Opel GT em relação ao Lotus Elise S como "estradista", resta-nos o desempenho em pista... mesmo aí o GT é superior!

                                        A EVO sobre o Lotus Elise:

                                        «Beware though, because that front end can catch you out. Not for the Elise the vagaries of a gentle wash wide when you commit too far. Almost as soon as the front end has slipped it will bite again and the rear is suddenly with you. If you haven’t dialled-in a quarter-turn then heaven help you. It’s edgy, to put it mildly.

                                        So you pay it respect and concentrate on slicing cleanly through the corners, edging up to – and always aware of – its limit.»

                                        http://www.evo.co.uk/carreviews/carg...2_elise_s.html

                                        Comentário


                                          #21
                                          O Elise S é o Elise mais fraquinho, é a entrada na gama por assim dizer convem nao esquecer isso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A GM e mais concretamente a OPEL está com uma estratégia muito agressiva... o seu melhor carro - o GT - consegue superiorizar-se e ser 5.000EUR mais barato do que versões de "acesso" a alguns modelos de outras marcas...

                                            É obra!

                                            Comentário


                                              #23
                                              quanto vai custar em Portugal o OPEL GT???

                                              Ps. vi no outro dia um europa dos novos e achei espectacular, muito melhor que em fotografia. Cump.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por homemdonorte Ver Post
                                                quanto vai custar em Portugal o OPEL GT???

                                                Ps. vi no outro dia um europa dos novos e achei espectacular, muito melhor que em fotografia. Cump.
                                                Tambem já vi um outro dia, sinceramente preferia um Elise acho mais agressivo então a nivel de traseira nem tem comparação nada bem conseguida a do europa a meu ver.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                                  A GM e mais concretamente a OPEL está com uma estratégia muito agressiva... o seu melhor carro - o GT - consegue superiorizar-se e ser 5.000EUR mais barato do que versões de "acesso" a alguns modelos de outras marcas...

                                                  É obra!
                                                  A Honda já fez isso á alguns anos com o S2000, nada de novo....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                                    Tambem já vi um outro dia, sinceramente preferia um Elise acho mais agressivo então a nivel de traseira nem tem comparação nada bem conseguida a do europa a meu ver.
                                                    também preferia o Elise mas gostei do que vi.....era azul clarinho...e começou a dar um gás que eu bem tive que dizer bye bye quando ia no british....no entanto, como o europa é mais versátil, é superior em conforto logo mais indicado para grandes viagens!
                                                    O Elise é o meu Lotus favorito de há duas décadas para cá exceptuando o Esprit!

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                                      Mas de que é que adianta a atribuição de estrelas pela EVO se o GT é mais rápido e mais rápido em pista do que o Elise S...

                                                      Não havendo problemas de motricidade e havendo progressividade de reacções no limite, justamente os pontos mais fortes e superlativos no GT, uma relação peso/potência 5.0kg/CV contra 6.3kg/CV do Elise S consegue suplantar diferenças de peso tão grandes como a que se verifica entre eles.

                                                      Depois, o GT não se venderá em Inglaterra e a EVO como revista inglesa que é não tem grande interesse em ser muito entusiasta em relação a algo que não pode vender...



                                                      Estás a falar de quê?! Dos "picanços" na Vasco da Gama?!...
                                                      A atribuição das estrelas por parte da EVO não se resumem à rapidez de um automóvel...
                                                      O que os tipos da EVO procuram é um mix apurado de feeling dinâmica e mecânica.
                                                      Eles gostam de conduzir e gostam de sair dos carros com um grande sorriso na cara. Se começares a avaliar por aí, dará para compreender todo o destaque que dão a certos automóveis, como o utilitário Panda 100HP.

                                                      O Opel GT, nnão nos esqueçamos tem 265cv contra 136 do Elise. E o diferencial de peso, apesar de andar à volta da meia tonelada, não permite anular a diferença do número de equideos.

                                                      Mas depois o Opel GT falha em quase tudo o resto, como se lê no teste.
                                                      Direcção morta, reacções estranhas a nivel dinâmico, etc etc etc.
                                                      Eles esperavam um sucessor do Speedster e apareceu esta coisa, muito mais virada para o dia-a-dia, abrangendo um público mais vasto.

                                                      O Elise é algo muito mais focado, com muito menos compromissos para a vida mundana.

                                                      Já agora, na ultima EVO, existe um comparativo peculiar entre o Elise S e os seus 136cv vs o Cayenne Turbo e o Mercedes ML63AMG, que passam a barreira dos 500cv.
                                                      Lamento informar, mas os SUV conseguiram bater o pequeno Elise em pista... por menos de 1s...

                                                      Notável, um prodigio da electrónica contra soluções mecânicas puras e duras...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por homemdonorte Ver Post
                                                        também preferia o Elise mas gostei do que vi.....era azul clarinho...e começou a dar um gás que eu bem tive que dizer bye bye quando ia no british....no entanto, como o europa é mais versátil, é superior em conforto logo mais indicado para grandes viagens!
                                                        O Elise é o meu Lotus favorito de há duas décadas para cá exceptuando o Esprit!
                                                        Para mim é a grande falha do Europa é ser mais feio que o Elise, mais caro, não dá para remover o tecto e apresenta poucas vantagens face a este.
                                                        Está a ser um flop de vendas.
                                                        Vamos ver se com as mudanças que a Lotus fez á poucos meses as vendas melhoram.
                                                        Recentemente criaram o pack luxury e alteraram a grelha frontal.

                                                        Editado pela última vez por Bernie; 25 April 2007, 19:25.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                                          Bom... se não há dúvidas quanto à superioridade do Opel GT em relação ao Lotus Elise S como "estradista", resta-nos o desempenho em pista... mesmo aí o GT é superior!

                                                          A EVO sobre o Lotus Elise:

                                                          «Beware though, because that front end can catch you out. Not for the Elise the vagaries of a gentle wash wide when you commit too far. Almost as soon as the front end has slipped it will bite again and the rear is suddenly with you. If you haven’t dialled-in a quarter-turn then heaven help you. It’s edgy, to put it mildly.

                                                          So you pay it respect and concentrate on slicing cleanly through the corners, edging up to – and always aware of – its limit.»

                                                          http://www.evo.co.uk/carreviews/carg...2_elise_s.html
                                                          Quê?

                                                          O GT pelo que tenho lido não passa de uma sigla e de uma roupagem... motor mau, comportamento mau...

                                                          Tens algum conhecimento de causa alem das revistas acerca destes dois carros? Eu não... baseio-me no que li. Na evo por exemplo...
                                                          O GT é seguramente o pior roadster que existe no mercado! Potencia não é tudo!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já vi que há pessoas que não fazem puto de ideia do que é um "driver's car".

                                                            Felizmente que ainda há muito boa gente que sabe o que é e gosta deles. Ainda ontem estive na festa de lançamento do troféu Caterham e estava lá uma sala inteira de gente que o sabia. Aleluia!

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