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Sport ou GTI

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    Sport ou GTI

    Bom dia caros colegas,
    Venho pedir-vos opinião sobre o seguinte carro, embora tenha dúvidas sobre qual a versão a comprar.
    Procuro um pequeno "desportivo" para fazer 20km/dia ou nem isso, e estou indeciso entre o AX Sport /1988 e o AX GTI/1992. Qual deles o melhor para dar uma aceleradelas de vez em quando. Qual deles o que gasta menos em cidade? Nunca conduzi nenhum, só o 1.4D (meu 1º carro) mas sempre ouvi dizer que quer um quer o outro andam que se desunham, deixando ficar para trás carros bem superiores.
    Aguardo os v/comentários.


    PS - Tenho um Sport de 1987/1988 com 159500km a precisar de pintura, todo de origem, por 750€.

    #2
    o motor do gti é muito rotativo e o carro é muito rápido,as suspensões do gti são melhores tornando-o mais dinâmico,recomendo-te o gti,os consumos são altos para um 1.4!

    Comentário


      #3
      Tens ainda os Gt´s, 1.4 a carburadores de 85 cavalos. São jeitosos, com mais ou menos as características dos outros dois que apontas. São rápidos, curvam bem e consegues um consumo mais baixo que no Gti e no sport.

      abraço

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ferrara Ver Post
        Bom dia caros colegas,
        Venho pedir-vos opinião sobre o seguinte carro, embora tenha dúvidas sobre qual a versão a comprar.
        Procuro um pequeno "desportivo" para fazer 20km/dia ou nem isso, e estou indeciso entre o AX Sport /1988 e o AX GTI/1992. Qual deles o melhor para dar uma aceleradelas de vez em quando. Qual deles o que gasta menos em cidade? Nunca conduzi nenhum, só o 1.4D (meu 1º carro) mas sempre ouvi dizer que quer um quer o outro andam que se desunham, deixando ficar para trás carros bem superiores.
        Aguardo os v/comentários.


        PS - Tenho um Sport de 1987/1988 com 159500km a precisar de pintura, todo de origem, por 750€.
        isso é pa venda?(é proibido no forum)

        mas então se tens um para que é que queres outro?

        e se o tens então porque é que dizes isto?

        "mas sempre ouvi dizer que quer um quer o outro andam que se desunham, deixando ficar para trás carros bem superiores"

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
          isso é pa venda?(é proibido no forum)

          mas então se tens um para que é que queres outro?

          e se o tens então porque é que dizes isto?

          "mas sempre ouvi dizer que quer um quer o outro andam que se desunham, deixando ficar para trás carros bem superiores"
          tú és corrosivo,ou como a minha avó diz:bera,ruim!!

          Comentário


            #6
            Caro colega Paulo, nao escrevi correctamente. Eu quis dizer que tenho em vista um Ax Sport de 1987/1988 por 750€ e pedi comentários também sobre este caso concreto, peço desculpa pois se me interpretaram mal. Qual é a cavalagem do AX Sport?

            Comentário


              #7
              95 cvs
              Consumos muito mais altos que no GTI... solex obligé!!!
              Mas caixa muito curta, reprises fantásticas e 9,2 s de 0 a 100 e 715 kgs

              Comentário


                #8
                O GTI pode ser a melhor opçao mas não tem a alma de um Sport.
                O Sport ainda é o carro que me tira do serio. O gajo tem o demonio por baixo daquele capô.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                  tú és corrosivo,ou como a minha avó diz:bera,ruim!!

                  porra, eu não sou corrosivo, mas ou as pessoas se explicam ou pelo menos eu fico sem perceber patavina do que é que se está a passar

                  Comentário


                    #10
                    bem, quanto ao tópico.....750€ por um sport, se tiver em boas condições (só a pintura já são 1000€ no minimo mas vá),,é um excelente negocio!


                    um sport é raro, e é um excelente carro para TD ou afins!


                    se é carro para o dia a dia.......bem, então se calhar ia
                    a procura de um GTI em bom estado!

                    tem cuidado com esses carros, verifica bem o estado geral, se já foram utilizados para "competição".............ou em muitos td´s!


                    de resto são uns pocket rockets que é preciso saber lidar, para não acabar o fim de semana espalmado numa árvore

                    o sport


                    O Ax Sport é um 1294cc,

                    -75mm x 73,2mm ,
                    -95cvs ás 6800 rpm ,binário 11.5 às 5000rpms,
                    - motor de 4 cilindros montado transversalmente ,
                    - 8 valvulas e uma arvore de cames à cabeça ,
                    -alimentado por 2 carburadores duplos Solex de 40mm ,
                    -transmissao dianteira com cx de 5 velocidades + MA ,
                    -peso 715kgs
                    - Relação peso/potencia - 7.52
                    - Discos na frente e tambores atrás servoassistidos
                    - Pneus 175/60 R13
                    Perfomances :
                    - Velocidade max. 186kms/h
                    - 400m em 16.6s
                    - 1000m em 31s
                    - 0 aos 100kms/h em 9.2s
                    - Consumo médio 8l/100kms



                    O ax fi foi apresentado em 1986 e o Ax Sport fase I saiu em 1987 ,em 1988 foi apresentado o fase II com um pequeno restyling e com opção de pneus 165/60 R14, em 1991 o Sport foi substituido pelo Gti.

                    Partilhava este motor com o 205 Rallye mas este ultimo era alimentado por uns Webber dc40, debitava 103cvs, era mais veloz 190kms/h .Depois este bloco foi utilizado nos 106 rallye fase I e depois nos ultimos 106 xsi fase I debitando 100cvs

                    Editado pela última vez por PauloFVF; 04 June 2007, 12:50.

                    Comentário


                      #11
                      O Sport não é uma escolha muito racional se o objectivo for uma utilização no dia a dia. Os carburadores têm tendencia para desafinar com facilidade e os consumos são tendencialmente elevados. No entanto é o mais purista dos AX sendo o que mais gozo dará de conduzir.

                      O GTi é igualmente muito rápido, também tem um optimo chassis e é o mais indicado para o dia a dia sendo a versão burguesa do AX.

                      Comentário


                        #12
                        porra, não digam que o ax tem um bom chassis, a vantagem dinamica do ax é o seu baixo peso, apenas e só

                        Comentário


                          #13
                          Bem, pelo que li a escolha recairá sobre um AX GTI, Vou procurar e mantenho-vos informado dos progressos. O AX Sport é de um vizinho do meu pai, preto, ainda tem as letras SPORT do lado, está completamente de origem e foi comprado novo tendo um só dono. Mas o GTI também me parece mais confortavel, já tem banco em pele e AC. A ver vamos.

                          Comentário


                            #14
                            Para dia-a-dia o gti sem duvidas. só em consumos ganha logo a corrida.
                            Para "guardar" Sport.

                            Podemos falar acerca desse Sport por Msn?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por apartado18 Ver Post
                              porra, não digam que o ax tem um bom chassis, a vantagem dinamica do ax é o seu baixo peso, apenas e só
                              É como o Corsa A, Fiat Uno, VW Polo etc.... são todos levezinhos mas o AX curva Muito melhor. Logo não é só o baixo peso.

                              Comentário


                                #16
                                achas mesmo? um ax versão base pesa quase 100kgs MENOS que um uno base

                                sabes o que isso significa em termos de relação peso/potencia nestes valores?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por apartado18 Ver Post
                                  porra, não digam que o ax tem um bom chassis, a vantagem dinamica do ax é o seu baixo peso, apenas e só

                                  Como?!...
                                  O AX tem sim um bom chassis comparado com os seus concorrentes da época. Agora se falarmos em robustez, já terei as minhas dúvidas. Mas que o carro se agarra bem, agarra. E não é só o baixo peso do carro a fazer com que ele curve bem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por apartado18 Ver Post
                                    achas mesmo? um ax versão base pesa quase 100kgs MENOS que um uno base

                                    sabes o que isso significa em termos de relação peso/potencia nestes valores?
                                    E daí? Que parte do não é só o baixo peso é que não percebeste?

                                    O AX curva melhor do que um Corsa A, Uno, Polo etc porque tem uma afinação de chassis bem melhor, além de um esquema de suspensão bem mais evoluido. Suspenção independente às 4 rodas, eixo dianteiro com triangulo inferior - um Corsa A e um Polo contam apenas com um simple tirante etc....

                                    Não confundir a resistencia de um chassis (numa colisão etc) com o seu desempenho na estrada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                      E daí? Que parte do não é só o baixo peso é que não percebeste?

                                      O AX curva melhor do que um Corsa A, Uno, Polo etc porque tem uma afinação de chassis bem melhor, além de um esquema de suspensão bem mais evoluido. Suspenção independente às 4 rodas, eixo dianteiro com triangulo inferior - um Corsa A e um Polo contam apenas com um simple tirante etc....

                                      Não confundir a resistencia de um chassis (numa colisão etc) com o seu desempenho na estrada.
                                      O que ele quis dizer é que a mais valia face a TODOS os que enumeras-te é o seu baixo peso.
                                      Claro que existem outros mas esse é dos principais.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                        E daí? Que parte do não é só o baixo peso é que não percebeste?

                                        O AX curva melhor do que um Corsa A, Uno, Polo etc porque tem uma afinação de chassis bem melhor, além de um esquema de suspensão bem mais evoluido. Suspenção independente às 4 rodas, eixo dianteiro com triangulo inferior - um Corsa A e um Polo contam apenas com um simple tirante etc....

                                        Não confundir a resistencia de um chassis (numa colisão etc) com o seu desempenho na estrada.

                                        Acho que só não concordo contigo neste ponto. Acho...
                                        Então a suspensão traseira do AX não é com eixo semi-rígido?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                          O que ele quis dizer é que a mais valia face a TODOS os que enumeras-te é o seu baixo peso.
                                          Claro que existem outros mas esse é dos principais.
                                          Mas não é o seu baixo peso a principal vantagem. Aliás o 106 que usa a mesma plataforma do AX e é mais pesado cerca de 100kg em média (ficando ao nível dos outros) continua com a mesma vantagem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                            E daí? Que parte do não é só o baixo peso é que não percebeste?

                                            O AX curva melhor do que um Corsa A, Uno, Polo etc porque tem uma afinação de chassis bem melhor, além de um esquema de suspensão bem mais evoluido. Suspenção independente às 4 rodas, eixo dianteiro com triangulo inferior - um Corsa A e um Polo contam apenas com um simple tirante etc....

                                            Não confundir a resistencia de um chassis (numa colisão etc) com o seu desempenho na estrada.
                                            curva melhor? mais rápido? espeta-lhe 100kgs em cima e depois diz-me que curva à mesma velocidade, ou aguenta as mesmas transmissões de massas (handling)

                                            Comentário


                                              #23
                                              que seja do meu conhecimento, o 106 tem a plataforma do saxo e não do ax

                                              e esses sim, tem um chassis fora de serie nas versões mais picantes

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por voa_baixinho Ver Post
                                                Acho que só não concordo contigo neste ponto. Acho...
                                                Então a suspensão traseira do AX não é com eixo semi-rígido?
                                                Não!
                                                É totalmente independente e tem barras de torção no lugar das molas helicoidais.
                                                O C2/C3 face ao AX é um retrocesso nesse aspecto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por apartado18 Ver Post
                                                  que seja do meu conhecimento, o 106 tem a plantaforma do saxo e não do ax
                                                  Não pode ser pois o Saxo é posterior.

                                                  A plataforma do AX deu origem à do 106 que por sua vez deu origem à do Saxo. (que até é a mesma)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por apartado18 Ver Post
                                                    curva melhor? mais rápido? espeta-lhe 100kgs em cima e depois diz-me que curva à mesma velocidade, ou aguenta as mesmas transmissões de massas (handling)
                                                    106 ring a bell?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O 106 melhor que o corsa B?
                                                      Sinceramente não me parece....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        não
                                                        queres comparar o que?
                                                        um ax sport com um 106 xsi?
                                                        um ax 1.0 com um 106 1.0?

                                                        não acredito que em qualquer um dos casos o 106 seja mais rápido
                                                        Editado pela última vez por apartado18; 04 June 2007, 16:16. Razão: .

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                                          O 106 melhor que o corsa B?
                                                          Sinceramente não me parece....

                                                          Comparar o 106 com o Corsa, até podes vir com o Corsa Z que o 106 é melhor!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por apartado18 Ver Post
                                                            não
                                                            queres comparar o que?
                                                            um ax sport com um 106 xsi?
                                                            um ax 1.0 com um 106 1.0?

                                                            não acredito que em qualquer um dos casos o 106 seja mais rápido
                                                            Em linha recta se calhar não.

                                                            A curvar são muito semelhantes.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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