A fabricante automóvel norte-americana, que se encontra focada em recuperar as suas actividades na América do Norte, está à procura de compradores para as marcas europeias Volvo, Jaguar e Land Rover, segundo adiantaram duas fontes próximas da empresa.
De acordo com a Bloomberg, a Ford, que registou um prejuízo de 12,6 mil milhões de dólares no ano passado, contratou a Goldman Sachs Group Inc. e a Morgan Stanley para tratar da venda, afirmou uma das fontes.
O plano é conhecido internamente como 'Projecto Swift', como referência à velocidade a que a Ford pretende efectuar a venda, adiantaram as fontes que não quiseram ser identificadas por se tratar de um assunto confidencial.
Ao vender as marcas, a empresa estaria a colocar um ponto final em 20 anos de iniciativa de expandir as vendas de carros de luxo adquiridos a empresas europeias.
Desde 1998, a empresa sedeada no Michigan comprou a Land Rover e a Volvo, e passou de número um de vendas de carros luxuosos para o sétimo lugar do ranking.
"A empresa necessita desesperadamente de se focar em termos de preservar o seu capital e de se concentrar nos recursos de gestão", afirmou John Casesa, parceiro de gestão da Casesa Strategic Advisors LLC em Nova Iorque.
As operações automóveis da construtora na América do Norte foram a principal fonte de prejuízo no ano passado, afectadas pelas quedas das vendas de jipes e de SUV's, estes últimos como principal fonte de receitas da empresa.
No que respeita às marcas europeias: a Volvo sempre apresentou lucros, a Land Rover converteu-se numa empresa lucrativa sob a administração da Ford, enquanto que a Jaguar tem vindo a apresentar prejuízos incertos.
O porta-voz da Ford, John Gardiner, afirmou apenas que a empresa não desmente nem confirma a especulação em torno destas vendas.
In: DiarioEconomico
De acordo com a Bloomberg, a Ford, que registou um prejuízo de 12,6 mil milhões de dólares no ano passado, contratou a Goldman Sachs Group Inc. e a Morgan Stanley para tratar da venda, afirmou uma das fontes.
O plano é conhecido internamente como 'Projecto Swift', como referência à velocidade a que a Ford pretende efectuar a venda, adiantaram as fontes que não quiseram ser identificadas por se tratar de um assunto confidencial.
Ao vender as marcas, a empresa estaria a colocar um ponto final em 20 anos de iniciativa de expandir as vendas de carros de luxo adquiridos a empresas europeias.
Desde 1998, a empresa sedeada no Michigan comprou a Land Rover e a Volvo, e passou de número um de vendas de carros luxuosos para o sétimo lugar do ranking.
"A empresa necessita desesperadamente de se focar em termos de preservar o seu capital e de se concentrar nos recursos de gestão", afirmou John Casesa, parceiro de gestão da Casesa Strategic Advisors LLC em Nova Iorque.
As operações automóveis da construtora na América do Norte foram a principal fonte de prejuízo no ano passado, afectadas pelas quedas das vendas de jipes e de SUV's, estes últimos como principal fonte de receitas da empresa.
No que respeita às marcas europeias: a Volvo sempre apresentou lucros, a Land Rover converteu-se numa empresa lucrativa sob a administração da Ford, enquanto que a Jaguar tem vindo a apresentar prejuízos incertos.
O porta-voz da Ford, John Gardiner, afirmou apenas que a empresa não desmente nem confirma a especulação em torno destas vendas.
In: DiarioEconomico
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