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Novo Multijet de 1,9 litros com 188 cv

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    Novo Multijet de 1,9 litros com 188 cv

    http://www.autoportal.iol.pt/noticia...76&div_id=1660

    A Fiat Powertrain Technologies acaba de anunciar o último estágio de desenvolvimento do motor diesel Multijet de 1,9 litros, presente numa grande variedade de modelos da Fiat e Alfa Romeo.

    Dotado de sobrealimentação de duplo estagio, que não é mais que a utilização de dois turbos, um de baixa inércia para as rotações mais baixas e um outro para regimes mais elevados, o motor Mulijet de 1,9 litros passou a debitar uma potência de 188 cavalos às 4000 rpm e um binário máximo de 400 Nm às 2000 rpm, dos quais 300 Nm estão disponíveis logo às 1250 rpm. Este motor vai estar disponível nos modelos do Grupo Fiat (Fiat, Lancia e Alfa Romeo), propondo também uma outra versão de 177 cavalos para modelos fora do Grupo Italiano.

    O funcionamento deste motor com dois turbos de duplo estagio é muito simples. Abaixo das 1500 apenas funciona o turbo de baixa inércia, entre as 1500 rpm funcionam os dois em simultâneo e acima das 3000 rpm funciona apenas o turbo de alta pressão. Para resistir às maiores pressões do turbo "maior", a maioria dos componentes internos do motor foram reforçados, podendo desta forma falar-se de um novo motor Multijet de 1,9 litros. Com este conceito, acaba o "turbo lag" ou a falta de resposta a baixa rotação, aumentando a suavidade de funcionamento e a resposta a qualquer regime. Para além disso, este motor cumpre as normas Euro5 de emissões poluentes.

    A produção deste novo motor inicia-se em Julho deste ano na versão de 177 cavalos, esperando-se que a variante de 188 cavalos chegue ao mercado dentro de um ano.

    #2
    Isto apareceu na última hora do AH?

    Alguém viu??

    LOL......

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por edjo Ver Post
      Alguém viu??

      LOL......
      Já anda cá noticias sobre este motor, tanto no tópico Fiat, Alfa e Saab 9-3!

      Comentário


        #4
        A BMW inova, as outras copiam...

        É como tudo na vida....basta ver os carros chineses!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RCE Ver Post
          A BMW inova, as outras copiam...

          É como tudo na vida....basta ver os carros chineses!
          Sim, sim, compram a Land Rover para saber como deveriam fazer o X5, e depois de usada despacham-na!

          Comentário


            #6
            Finalmente uma resposta à concorrência, foram os últimos a subir a esse patamar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RCE Ver Post
              A BMW inova, as outras copiam...
              2.0 dci 175cv - Março 2006

              20d 177cv - Março 2007

              É isso, é isso...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por estebes Ver Post
                Sim, sim, compram a Land Rover para saber como deveriam fazer o X5, e depois de usada despacham-na!
                Essa é engraçada...

                Desde quando é que o X5 é um jipe?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                  2.0 dci 175cv - Março 2006

                  20d 177cv - Março 2007

                  É isso, é isso...
                  Eu estou a falar na tecnologia....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RCE Ver Post
                    Desde quando é que o X5 é um jipe?
                    É tanto como este...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RCE Ver Post
                      Eu estou a falar na tecnologia....
                      Pois quem inventou o Common-Rail?
                      Foi a BMW?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                        É tanto como este...

                        Vê-se mesmo que nunca andaste fora de estrada com um e com outro!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RCE Ver Post
                          Vê-se mesmo que nunca andaste fora de estrada com um e com outro!
                          E se andaste então qual é o melhor?

                          Comentário


                            #14
                            180 cv

                            na nova gama Saab 9 3 0 1.9 TiD tem 180cv com 2 turbos ...

                            afinal a GM / Opel - Saab pode desenvolver o bloco 1.9 !!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por estebes Ver Post
                              Pois quem inventou o Common-Rail?
                              Foi a BMW?
                              Mas eu disse o sistema Common-Rail foi inventado pela BMW...

                              Eu apenas disse que o modo como é óbtida a potência é cópia do que a BMW estreou com o 535d ou estou enganado?

                              Comentário


                                #16
                                e vamos nós...

                                quanto ao tópico, já não era sem tempo, o 1.9 jtd já andava a marinar à demasiado tempo nos 150cv quando a concorrência está acima dos 170cv há algum tempo! FINALMENTE!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SevenTrixx Ver Post
                                  na nova gama Saab 9 3 0 1.9 TiD tem 180cv com 2 turbos ...

                                  afinal a GM / Opel - Saab pode desenvolver o bloco 1.9 !!!
                                  Quem desenvolve é a Powertrain.
                                  O grupo Fiat como detentor original do 1.9 fica com a promazia e leva para casa os cerca de 190 cvs.
                                  O drupo GM vai ter que se contentar com a versão de cerca de 180 cvs.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RCE Ver Post
                                    Mas eu disse o sistema Common-Rail foi inventado pela BMW...

                                    Eu apenas disse que o modo como é óbtida a potência é cópia do que a BMW estreou com o 535d ou estou enganado?
                                    E que tal a versão twinturbo que a Opel já tinha apresentado com 212 cvs no Astra OPC CDTI, foi cópia do BMW?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RCE Ver Post
                                      Mas eu disse o sistema Common-Rail foi inventado pela BMW...

                                      Eu apenas disse que o modo como é óbtida a potência é cópia do que a BMW estreou com o 535d ou estou enganado?

                                      lol

                                      então e o 2.7 biturbo da psa/ford??
                                      este 1.9T JTD ja tinha aparecido em 2003 num prototipo da Opel...agora quem imita quem lol?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RCE Ver Post
                                        Mas eu disse o sistema Common-Rail foi inventado pela BMW...

                                        Eu apenas disse que o modo como é óbtida a potência é cópia do que a BMW estreou com o 535d ou estou enganado?
                                        Sem ter a certeza absoluta, acho que o primeiro bitubro diesel a sair foi o 2.7 nos jaguares e Peugeots... mas não tenho a certeza

                                        Comentário


                                          #21
                                          Inovação é com a BMW

                                          Originalmente Colocado por RCE Ver Post
                                          Eu apenas disse que o modo como é óbtida a potência é cópia do que a BMW estreou com o 535d ou estou enganado?
                                          Sequential Twin-Turbo

                                          Examples of cars with a sequential twin-turbo setup include the 1986-1988 Porsche 959, 1993-2002 Toyota Supra Turbo (JZA8x), and the 1992-2002 Mazda RX-7 Turbo (FD3S).

                                          Parallel Twin-Turbo

                                          Nissan's RB26DETT is an inline-6 that uses a twin-turbo set-up, the twin-turbo inline-6 in the BMW 335i (E90) coupe also utilizes a parallel twin-turbo set-up. Toyota's 1992 Supra with the 1JZ-GTE (Japan only) 6 cylinder inline engine also used this same configuration, as does Nissan's 1990-1996 Z32 300ZX in its V6 VG30DETT, and Audi's 1997-2002 S4 (B5), 1997-2004 A6, and 2003-2004 RS6.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                            Sequential Twin-Turbo

                                            Examples of cars with a sequential twin-turbo setup include the 1986-1988 Porsche 959, 1993-2002 Toyota Supra Turbo (JZA8x), and the 1992-2002 Mazda RX-7 Turbo (FD3S).

                                            Parallel Twin-Turbo

                                            Nissan's RB26DETT is an inline-6 that uses a twin-turbo set-up, the twin-turbo inline-6 in the BMW 335i (E90) coupe also utilizes a parallel twin-turbo set-up. Toyota's 1992 Supra with the 1JZ-GTE (Japan only) 6 cylinder inline engine also used this same configuration, as does Nissan's 1990-1996 Z32 300ZX in its V6 VG30DETT, and Audi's 1997-2002 S4 (B5), 1997-2004 A6, and 2003-2004 RS6.
                                            eu até lhe dava o desconto de ele tar a falr nos dieseis...mas não me lembro de qual saiu primeiro se o 2.7 ou o BMW, mas tenho quase a certeza que foi o 2.7...Até porque me lembro de achar que era muito potente até sair o de 272...

                                            Comentário


                                              #23
                                              é cada comentário mais triste!

                                              Cresçam de deixem dessas guerrinhas sem interesse..

                                              Todas a marcas copiam todas. E o que interessa é se aparecer algo inovador interessante, haja empresas que as sigam. São inteligentes isso sim..

                                              Basta ver o caso dos TDIs, que foi do grupo FIAT e usado penso que no Croma, mas mais tarde usado pelo grupo VW criando aquela fama enorme até hoje..

                                              Aqui o que interessa é a novidade de um motor interessante, boa tecnologia e sem ser prototipo que a mim esses nada interessam.. Que interessa apresentar uma inovação em prototipo e depois nunca a usar?! Como já vi aqui motores com potencias brutais, mas sem ser usados no dia a dia..

                                              Comentário


                                                #24
                                                O 2.7 HDi não tem o mesmo sistema que o 35d. No 35 d os turbos estão em série. No 2.7 então em paralelo. Há muitas diferenças nisso.

                                                No 2,7 HDi tem os dois o mesmo tamanho e alimentam cada um 1 bancada de cilindros. O mesmo se passa no 420CDi, 2.2 HDi 170cv, etc.

                                                O 35d usa um turbo pequeno e um grande em série com o funcionamento que o 1.9 190cv vai ter.

                                                Não é o facto de ter 2 turbos que o 35d tem 286cv. Só o de alta pressão é que funciona a alta rotação por isso só esse é que contribui para a potencia maxima. Mas sem o de baixa pressão o carro ficava morto em baixas e assim o problema está resolvido. Pouco lag.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  mais potencia...e as emissões!

                                                  Pois ok...o motor vai ter 190 cavalos...muito bom e as emissões de CO2 isso cada vez é que é mais importante! Eu quero ver é motores como os da BMW que consegue por 180 cavalos e 130g/CO2 km, não como o da renault que tem 175 cavalos e emite para ai 170g!! Quem paga os impostos somos nós...e esses cada vez mais vão incidir sobre a poluição!! Eficiente no motor da bmw existe e muita, e supostamente com tecnologia que não é muito cara...como é o caso do sistema efficient dynamics

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pharmaton Ver Post
                                                    Pois ok...o motor vai ter 190 cavalos...muito bom e as emissões de CO2 isso cada vez é que é mais importante! Eu quero ver é motores como os da BMW que consegue por 180 cavalos e 130g/CO2 km, não como o da renault que tem 175 cavalos e emite para ai 170g!! Quem paga os impostos somos nós...e esses cada vez mais vão incidir sobre a poluição!! Eficiente no motor da bmw existe e muita, e supostamente com tecnologia que não é muito cara...como é o caso do sistema efficient dynamics
                                                    Não acho que este motor só faça 130g de CO2. Um 1.3 MJet 90cv faz 122g.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      agora deviam era rapidamente fazer o mesmo ao 2.4 JTDm.
                                                      se o fizerem o obtiverem ganhos na mesma ordem que o 1.9 obteve, o 2.4 JTDm ficava com uns 265cv.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Finalmente um substituto para o desactualizado 1.9JTD/CDTi de 150cv.

                                                        Está longe dos 204cv do bloco com 1.998cc da BMW, mas não deixa de ter um nível de potência interessante.

                                                        Esperemos é que este novo bloco tenha uma condução mais agradável principalmente em baixas rotações onde a versão de 150cv é uma desgraça.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                          Não acho que este motor só faça 130g de CO2. Um 1.3 MJet 90cv faz 122g.
                                                          Pois...isso eu também não sei mas são os valores que eles anunciam para o 320d coupé e para o 120d...no caso do 118d ainda é menor...aliás no novo mini com esse sistema o motor 1.6 d de 110 cavalos só 104g

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                            Finalmente uma resposta à concorrência, foram os últimos a subir a esse patamar.
                                                            estás a falar do quê? da potência certo? veio tarde, mas veio melhor.
                                                            é que ao nível das soluções técnicas vai ser dos pioneiros na classe.

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