http://www.autoportal.iol.pt/noticia...76&div_id=1660
A Fiat Powertrain Technologies acaba de anunciar o último estágio de desenvolvimento do motor diesel Multijet de 1,9 litros, presente numa grande variedade de modelos da Fiat e Alfa Romeo.
Dotado de sobrealimentação de duplo estagio, que não é mais que a utilização de dois turbos, um de baixa inércia para as rotações mais baixas e um outro para regimes mais elevados, o motor Mulijet de 1,9 litros passou a debitar uma potência de 188 cavalos às 4000 rpm e um binário máximo de 400 Nm às 2000 rpm, dos quais 300 Nm estão disponíveis logo às 1250 rpm. Este motor vai estar disponível nos modelos do Grupo Fiat (Fiat, Lancia e Alfa Romeo), propondo também uma outra versão de 177 cavalos para modelos fora do Grupo Italiano.
O funcionamento deste motor com dois turbos de duplo estagio é muito simples. Abaixo das 1500 apenas funciona o turbo de baixa inércia, entre as 1500 rpm funcionam os dois em simultâneo e acima das 3000 rpm funciona apenas o turbo de alta pressão. Para resistir às maiores pressões do turbo "maior", a maioria dos componentes internos do motor foram reforçados, podendo desta forma falar-se de um novo motor Multijet de 1,9 litros. Com este conceito, acaba o "turbo lag" ou a falta de resposta a baixa rotação, aumentando a suavidade de funcionamento e a resposta a qualquer regime. Para além disso, este motor cumpre as normas Euro5 de emissões poluentes.
A produção deste novo motor inicia-se em Julho deste ano na versão de 177 cavalos, esperando-se que a variante de 188 cavalos chegue ao mercado dentro de um ano.
A Fiat Powertrain Technologies acaba de anunciar o último estágio de desenvolvimento do motor diesel Multijet de 1,9 litros, presente numa grande variedade de modelos da Fiat e Alfa Romeo.
Dotado de sobrealimentação de duplo estagio, que não é mais que a utilização de dois turbos, um de baixa inércia para as rotações mais baixas e um outro para regimes mais elevados, o motor Mulijet de 1,9 litros passou a debitar uma potência de 188 cavalos às 4000 rpm e um binário máximo de 400 Nm às 2000 rpm, dos quais 300 Nm estão disponíveis logo às 1250 rpm. Este motor vai estar disponível nos modelos do Grupo Fiat (Fiat, Lancia e Alfa Romeo), propondo também uma outra versão de 177 cavalos para modelos fora do Grupo Italiano.
O funcionamento deste motor com dois turbos de duplo estagio é muito simples. Abaixo das 1500 apenas funciona o turbo de baixa inércia, entre as 1500 rpm funcionam os dois em simultâneo e acima das 3000 rpm funciona apenas o turbo de alta pressão. Para resistir às maiores pressões do turbo "maior", a maioria dos componentes internos do motor foram reforçados, podendo desta forma falar-se de um novo motor Multijet de 1,9 litros. Com este conceito, acaba o "turbo lag" ou a falta de resposta a baixa rotação, aumentando a suavidade de funcionamento e a resposta a qualquer regime. Para além disso, este motor cumpre as normas Euro5 de emissões poluentes.
A produção deste novo motor inicia-se em Julho deste ano na versão de 177 cavalos, esperando-se que a variante de 188 cavalos chegue ao mercado dentro de um ano.
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