Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Inspector IPO

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Inspector IPO

    Boa Noite

    Alguem tem conhecimento se é posivel qualquer pessoa tirar um curso rápido nesta área, sendo que o objectivo é obter a carta necessária para poder inspeccionar veiculos.
    Onde será possivel tirar estes cursos?
    Sou estudante do ensino superior.

    Desde já obrigado

    #2
    www.cepra.pt


    Cumps

    Comentário


      #3
      há quem diga que um inspector do IPO corrupto chega a ganhar mais que o 1º ministro ehehe

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
        há quem diga que um inspector do IPO corrupto chega a ganhar mais que o 1º ministro ehehe
        Tens de ser mais específico... primeiro ministro honesto ou corrupto?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
          Tens de ser mais específico... primeiro ministro honesto ou corrupto?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
            Tens de ser mais específico... primeiro ministro honesto ou corrupto?
            acredito tanto em ministros honestos como no Pai-Natal

            Comentário


              #7
              há uns tempos aconteceu-me uma coisa engraçada com um desses inspectores:levei o meu carro á inspecção e no final o inspector trazia uma folha vermelha.
              disse-me que o carro tinha chumbado porque os pneus embora tivessem as medidas correctas o indice de velocidade dos mesmos nao era o indicado para aquele carro!
              ao que eu retorqui:
              o indice de velocidade dos pneus que estao no carro(t) é de 190kmh,tenho que ter pneus para mais que isso?
              e ele responde:
              sim tem que ter pneus com indice(h)para 210kmh,porque o carro dá mais velocidade de ponta do que 190kmh.
              e eu novamente:então se o limite de velocidade em portugal é de 120kmh uns pneus para 190kmh não sao suficientes?
              ele:pois....eu tambem tenho pena de lhe chumbar o carro por causa disto mas tem que ca voltar.
              resumindo:
              os pneus são uma coisa em que o inspector faz a avaliação visual e ele só me chumbou o carro por não ter bom senso já que os pneus até eram novos,se pretendes ser inspector de ipo força mas tenta ser diferente da maioria deles porque há para ai muitos que das duas umau são corruptos ou tem excesso de zelo!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joao bras Ver Post
                há uns tempos aconteceu-me uma coisa engraçada com um desses inspectores:levei o meu carro á inspecção e no final o inspector trazia uma folha vermelha.
                disse-me que o carro tinha chumbado porque os pneus embora tivessem as medidas correctas o indice de velocidade dos mesmos nao era o indicado para aquele carro!
                ao que eu retorqui:
                o indice de velocidade dos pneus que estao no carro(t) é de 190kmh,tenho que ter pneus para mais que isso?
                e ele responde:
                sim tem que ter pneus com indice(h)para 210kmh,porque o carro dá mais velocidade de ponta do que 190kmh.
                e eu novamente:então se o limite de velocidade em portugal é de 120kmh uns pneus para 190kmh não sao suficientes?
                ele:pois....eu tambem tenho pena de lhe chumbar o carro por causa disto mas tem que ca voltar.
                resumindo:
                os pneus são uma coisa em que o inspector faz a avaliação visual e ele só me chumbou o carro por não ter bom senso já que os pneus até eram novos,se pretendes ser inspector de ipo força mas tenta ser diferente da maioria deles porque há para ai muitos que das duas umau são corruptos ou tem excesso de zelo!
                A partir do momento em que nao tens o pneus adqueados ao teu carro é chumbo, nao acho isso excesso de zelo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                  A partir do momento em que nao tens o pneus adqueados ao teu carro é chumbo, nao acho isso excesso de zelo.
                  quando as medidas que estão no livrete são iguais ás dos pneus que tem um indice de velocidade de 190kmh e a velocidade maxima do carro é de 195kmh acho que é excesso de zelo até porque os pneus eram novinhos em folha e eu nao ando a fazer picanços na vasco da gama

                  Comentário


                    #10
                    No livrete não vem o índice de velocidade... O gajo chumba pq diz que o carro dá mais de velocidade máxima que os 190? Mas como é que ele sabia a velocidade máxima do carro?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
                      No livrete não vem o índice de velocidade... O gajo chumba pq diz que o carro dá mais de velocidade máxima que os 190? Mas como é que ele sabia a velocidade máxima do carro?
                      porque no livrete vem uma designação 185\65hr14 e ele disse-me que o h é o indice de velocidade maxima do pneu,a velocidade maxima do carro sei eu e é segundo dados da marca 195kmh.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por joao bras Ver Post
                        porque no livrete vem uma designação 185\65hr14 e ele disse-me que o h é o indice de velocidade maxima do pneu,a velocidade maxima do carro sei eu e é segundo dados da marca 195kmh.
                        O meu livrete não diz em lado nenhum o índice de velocidade (ou pelo menos nao o encontro). Tem as dimensões de 3 tipos de pneus possiveis mas nenhum deles indica o índice de velocidade.

                        Se no teu caso tens lá o H então é pq devias ter pneus de H para cima de acordo com a tabela:
                        • N 140
                        • P 150
                        • Q 160
                        • R 170
                        • S 180
                        • T 190
                        • H 210
                        • V 240
                        • W 270
                        • Y 300
                        • ZR 240 ou superior
                        • VR 269 ou superior

                        Comentário


                          #13
                          desculpa la mas eu no lugar dele fazia a mesma coisa, quem lhe garante a ele que tu nao andas nas esmifras? e se os pneus so aguentam 190 e o carro passa essa velocidade, eu no lugar dele tinha feito a mesma coisa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fael5 Ver Post
                            desculpa la mas eu no lugar dele fazia a mesma coisa, quem lhe garante a ele que tu nao andas nas esmifras? e se os pneus so aguentam 190 e o carro passa essa velocidade, eu no lugar dele tinha feito a mesma coisa.
                            Resta saber se é uma imposição legal ou não.
                            No meu livrete não vem o índice de velocidade e assim sendo até posso por uns "N". O tipo não me pode chumbar o carro por dizer que parece ser um carro que anda mto e que não tem pneus para isso.

                            Se vem no livrete e é algo que eles devam avaliar tem logica o chumbo. Se vem no livrete para alguns então não é algo que deve ser revisto e dessa forma não seria alvo de chumbo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Fael5 Ver Post
                              desculpa la mas eu no lugar dele fazia a mesma coisa, quem lhe garante a ele que tu nao andas nas esmifras? e se os pneus so aguentam 190 e o carro passa essa velocidade, eu no lugar dele tinha feito a mesma coisa.
                              Exactamente! O homem tem toda a razão em fazer o que fez!

                              Já se fosse ao contrário, era diferente, tipo, o carro ter índice T e andar com pneus índice H. Aí até podia ser visto como algo q aumenta a segurança do carro!

                              Comentário


                                #16
                                se é imposiçao ou nao nao sei, sei é que se dá 195 e eles tao restrictos ate 190 quer dizer que acima dessa velocidade pode acontecer alguma coisa, e se isso acontecer ele é um dos possiveis responsabilizados. por isso eu no lugar dele nao queria essa responsabilidade, daí dizer que eu chumbava.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
                                  O meu livrete não diz em lado nenhum o índice de velocidade (ou pelo menos nao o encontro). Tem as dimensões de 3 tipos de pneus possiveis mas nenhum deles indica o índice de velocidade.

                                  Se no teu caso tens lá o H então é pq devias ter pneus de H para cima de acordo com a tabela:
                                  • N 140
                                  • P 150
                                  • Q 160
                                  • R 170
                                  • S 180
                                  • T 190
                                  • H 210
                                  • V 240
                                  • W 270
                                  • Y 300
                                  • ZR 240 ou superior
                                  • VR 269 ou superior
                                  claro mas continuo a achar excesso de zelo até porque em portugal a velocidade maxima permitida é de 120kmh,acho que uns pneus que tem medidas iguais ás do livrete e que podem andar até 190kmh são mais do que suficientes para um carro que dá 195kmh,ora isto é uma contradição porque por um lado não é legal andar a mais de 120kmh mas por outro obrigam a ter pneus para 210kmh,sabendo tambem que o indice do pneu não é a velocidade maxima a que o pneu pode rolar mas sim a velocidade recomendada para esse pneu existindo uma margem de segurança de cerca de 10kmh

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                    Exactamente! O homem tem toda a razão em fazer o que fez!

                                    Já se fosse ao contrário, era diferente, tipo, o carro ter índice T e andar com pneus índice H. Aí até podia ser visto como algo q aumenta a segurança do carro!
                                    se rebaixares o carro ele normalmente fica mais seguro mas não passa na inspecção?ai os criterios já são difrentes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      e depois sabem o que é que eu fiz?meti os pneus antigos no carro que estavam todos ressequidos mas ainda com o rasto legal fui á inspecção e
                                      o carro passou!
                                      agora digam-me:
                                      estava mais seguro com os novos ou com os velhos????????
                                      ainda por cima com os velhos podia dar 210kmh!!!se desse essa velocidade com aqueles pneus possivelmente já cá não estava para contar a historia!!!!!!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por joao bras Ver Post
                                        claro mas continuo a achar excesso de zelo até porque em portugal a velocidade maxima permitida é de 120kmh,acho que uns pneus que tem medidas iguais ás do livrete e que podem andar até 190kmh são mais do que suficientes para um carro que dá 195kmh,ora isto é uma contradição porque por um lado não é legal andar a mais de 120kmh mas por outro obrigam a ter pneus para 210kmh,sabendo tambem que o indice do pneu não é a velocidade maxima a que o pneu pode rolar mas sim a velocidade recomendada para esse pneu existindo uma margem de segurança de cerca de 10kmh
                                        Então, seguindo o teu raciocinio, os radares e outros controlos de velocidade são desnecessários... Ninguém vai ultrapassar o limite de velocidade...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por João Nascimento Ver Post
                                          Então, seguindo o teu raciocinio, os radares e outros controlos de velocidade são desnecessários... Ninguém vai ultrapassar o limite de velocidade...
                                          claro que vai,mas se obrigam o pessoal a ter pneus para mais de 200kmh então aumentem o limite de velocidade até porque é uma verdadeira contradição ao obrigarem a usar esse pneus estao a admitir que ninguem respeita o limite de velocidade legal!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por joao bras Ver Post
                                            claro que vai,mas se obrigam o pessoal a ter pneus para mais de 200kmh então aumentem o limite de velocidade até porque é uma verdadeira contradição ao obrigarem a usar esse pneus estao a admitir que ninguem respeita o limite de velocidade legal!
                                            tambem axo ridiculo, e axo que no teu lugar tinha pedido o livro de reclamações

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                              Tens de ser mais específico... primeiro ministro honesto ou corrupto?

                                              honesto claro! nada desses gajos que andam por ai a enviesar a pasta da saude e dizem que têm cursos........assim como os empreiteiros dizem que são engenheiros!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Alguem me sabe dizer a diferença entre os indices Y e ZR ou VR ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bimm€r Ver Post
                                                  Alguem me sabe dizer a diferença entre os indices Y e ZR ou VR ?

                                                  Y = max 300km/h


                                                  para estes não existe velocidade máxima genérica

                                                  ZR = 240 OU SUPERIOR

                                                  VR = 269 ou superior (Obsoletos)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por joao bras Ver Post
                                                    se rebaixares o carro ele normalmente fica mais seguro mas não passa na inspecção?ai os criterios já são difrentes.
                                                    Isso depende se foi feito de forma correcta e considerando um conjunto de factores. Se o padrão de avaliação é se foi rebaixado ou não então acho bem que se chumbe. Não é bem a mesma coisa por uns coil-overs ou cortar as molas!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                      Isso depende se foi feito de forma correcta e considerando um conjunto de factores. Se o padrão de avaliação é se foi rebaixado ou não então acho bem que se chumbe. Não é bem a mesma coisa por uns coil-overs ou cortar as molas!
                                                      não me estava a referir a cortar as molas,claro que quem faz isso deve ser suicida até porque o carro em vez de ficar estavel fica instavel.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        agora reparem noutra,depende do bom senso do inspector de ipo:
                                                        se tiveres um farol de nevoeiro da frente desfocado o carro chumba!!!!
                                                        mas já vi alguns inspectores a focar na propria inspecção os farois de nevoeiro,e já vi outros a chumbar os carros por eles estarem desfocados!!!!!digam-me se isto não é excesso de zelo,eles tem lá a maquina para ver se o farol esta focado e só é preciso uma chave estrela,mas muitos não querem saber chumbam e acabou!!!!!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por joao bras Ver Post
                                                          claro mas continuo a achar excesso de zelo até porque em portugal a velocidade maxima permitida é de 120kmh (...)

                                                          Pois mas para isso proibia-se a venda de pneus que aguentassem mais que 120 km/h... e já agora de carros (e motas) que passassem dos 120 km/h...

                                                          Essa história que contas é complicada... é uma razão um bocado parva para chumbar um carro... mas já se sabe que temos que ir atrás do que o livrete diz...

                                                          A minha opinião é que "eles" chumbam-nos o carro quando lhes apetece. Tenho um amigo que levou o carro à inspecção, um Honda Civic 1.4, e foi chumbado por motivos ligados à direcção. Passado pouco tempo foi lá a mãezinha dele, com o carro IGUAL... e passou. Ou seja: o "jovem" foi discriminado, devem ter pensado "vamos lixar este gajo" mas a mãezinha não... ("vamos dar um jeitinho à senhora...").

                                                          Nos países da América do Norte não se ouve falar em inspecções obrigatórias... há carros com buracos enormes causados pela corrosão, e continuam a andar.

                                                          E... os índices de sinistralidade são muito mais baixos do que cá.

                                                          Ah e o Tuning lá é perfeitamente normal e legal (Pimp my Ride) porque afinal de contas... o carro é de cada um e ninguém tem nada a ver com isso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por joao bras Ver Post
                                                            agora reparem noutra,depende do bom senso do inspector de ipo:
                                                            se tiveres um farol de nevoeiro da frente desfocado o carro chumba!!!!
                                                            mas já vi alguns inspectores a focar na propria inspecção os farois de nevoeiro,e já vi outros a chumbar os carros por eles estarem desfocados!!!!!digam-me se isto não é excesso de zelo,eles tem lá a maquina para ver se o farol esta focado e só é preciso uma chave estrela,mas muitos não querem saber chumbam e acabou!!!!!!
                                                            Assim é uma festa... Tenho os farois desalinhados mas em vez de ir a uma cada de pneus e pagar o alinhamento espero pelo IPO que eles alinham...

                                                            E essa história do indice de velocidade desculpa lá mas está muito mal contada

                                                            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                            (...)
                                                            Ah e o Tuning lá é perfeitamente normal e legal (Pimp my Ride) porque afinal de contas... o carro é de cada um e ninguém tem nada a ver com isso.
                                                            Não te importas então que eu monte um mata-vacas com uns picos à frente e por baixo uma lamina para cortar tornozelos?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X