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INSPECÇÕES PERIÓDICAS

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    INSPECÇÕES PERIÓDICAS

    Ora em virtude dos outros tópicos estarem bloqueados, e apesar de alguns comentários menos próprios, estavasse a discutir assuntos muito interessantes e importantes.
    Ora afinal as inspecções periódicas são imprtantes para a segurança rodoviária. Será que são suficientemente rigorosas, ou será que são demasiado rigorosas ?

    P. S. Caros moderadores, podem elimininar ou bloquear este tópico. Aliás à semelhança dum tópico em que exisitiram picardias entre mim e outro membro, o Tubular Bells teve um trabalho de moderação brilhante e apagou todos os posts de "picardia".

    #2
    Tantas dúvidas no início e afinal as dúvidas desapareceram

    Concluío dos outros tópicos bloqueados que, ..., afinal está muita gente satisfeita com as inspecções que temos [8)]

    Comentário


      #3
      Será que são suficientemente rigorosas, ou será que são demasiado rigorosas ?

      Ambas...

      Se há locais onde se passa sem difuldade, há locais onde se nota que estão a fazer a sua cota diária de chumbos.

      Comentário


        #4
        ouvi falar que a partir deste ano serão mais rigorosas nos extras do carro (tipo ailleron's, luzes, saias, aventais, etc..)se não forem peças homologadas que o carro poderá chumbar, será assim?

        Comentário


          #5
          Eh pá, é naquela....a cena do fato macaco e da massa consistente.

          Sinceramente acho que devia ser como os planos de manutenção: 1 ano ou X quilómetros.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

            Será que são suficientemente rigorosas, ou será que são demasiado rigorosas ?

            Ambas...

            Se há locais onde se passa sem difuldade, há locais onde se nota que estão a fazer a sua cota diária de chumbos.
            Rigorosas demais em pontos não muito importantes e desleixadas onde não deveriam... [xx(]

            É assim que vejo as IPO's em Portugal

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Braz

              citação:Originalmente colocada por SilverArrow

              Será que são suficientemente rigorosas, ou será que são demasiado rigorosas ?

              Ambas...

              Se há locais onde se passa sem difuldade, há locais onde se nota que estão a fazer a sua cota diária de chumbos.
              Rigorosas demais em pontos não muito importantes e desleixadas onde não deveriam... [xx(]

              É assim que vejo as IPO's em Portugal
              Exemplos ? O que aconteceu ?

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por O Cangalheiro

                Eh pá, é naquela....a cena do fato macaco e da massa consistente.

                Sinceramente acho que devia ser como os planos de manutenção: 1 ano ou X quilómetros.
                Ò cangalheiro, com esse poster até apetece dizer, apareça muitas vezes :D

                Comentário


                  #9
                  Eu acho que isto levanta outros problemas.

                  Eu falo por mim e espero que concordam. Porque razao é preciso fiscalização (além do obvio que é haver incumpridores?)?

                  Eu acho que cabe a cada um de nós criticar o nosso e os outros veiculos a nossa volta.

                  Voces conseguiriam com 1 carro que nao estivesse em condições perfeitas?

                  Aqui levanta-se outro aspecto que é a informação ou seja é preciso saber o que são condicoes.

                  Quantas pessoas compram um carro usado e lhe metem pneus novos? E mudam as escovas anualmente?

                  E verificam oleo dos travoes, pastilhas e discos com a periodicidade que deveria ser?

                  Eu acho que parte de cada 1 zelar pelo seu e zelar pelos outros. Se nos apontassemos o dedo (e eu nao sou perfeito) a todos que conhecemos que pagam seguro, nao fazem revisoes antecipadas, nao zelam pela segurança do carro era bastante melhor.

                  Claro que isto seria perfeito e é utopico mas poderemos fazer algo nesse sentido

                  Comentário


                    #10
                    Pelo que se ouve dizer (e lê), não há um padrão nas IPO. Tudo depende do Centro, do inspector, da queca que deu/não deu no dia anterior, do condutor do veículo inspeccionado, do resultado do jogo do clube no dia anterior, etc. portanto... que dizer? Nuns locais, nalguns carros, são bem feitas, noutros serão demasiado picuínhas (embora tenham sempre um pretexto legal por trás), noutros serão demasiado permissivos.

                    Portanto... está de acordo com o país em que estamos.

                    Comentário


                      #11
                      Mas quem é que já levou um carro à inspecção que considerasse que tinha deficiências passíveis de chumbar e saiu de lá com o carro aprovado ?

                      Comentário


                        #12
                        Tenho algumas questões a colocar:

                        - Farolins ligueiramente escurecidos, podendo com as lampadas apagadas destiguir-se a cor dos farolins passa e é legal?

                        - Fundo dos manometros em branco/outra cor (velocimetro etc), passa?

                        - luz azulada na lampada interior de tecto, é legal?

                        - luzes da matricula noutra cor a não ser branca, (esta não passa) certo?[8)]

                        cumprimentos.

                        Comentário


                          #13
                          eu já saí da inspeção com uma polo que não tinha sinoblocos atrás, o senhor disse-me para meter aquilo rapidamente pois o carro não podia andar assim, não sei se seria motivo para chumbar mas passou, isto já foi á alguns anos claro, penso que se fosse agora chumbava.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por João Dias


                            Mas quem é que já levou um carro à inspecção que considerasse que tinha deficiências passíveis de chumbar e saiu de lá com o carro aprovado ?
                            Fico muito satisfeito em já ter sido chumbado umas 3 vezes em 2 carros, sempre com motivos muito válidos. Francamente prefiro saber que não tenho o carro na perfeição total do que ser passado por favor ou, pior ainda, a troco de suborno. Sou eu que ando diariamente nos meus carros! Se eles não estiverem (tanto quanto possível) perfeitos então que inconsciente seria eu se andasse despreocupadamente neles?



                            Bem... posto isto... a panela de escape está rota... vamos a ver se passa... :D

                            Comentário


                              #15
                              citação:Bem... posto isto... a panela de escape está rota... vamos a ver se passa...
                              atenção aos escapes homologados.;)

                              Comentário


                                #16
                                Eu posso contar uma história 'engraçada' que se passou com o meu antigo Astra. Quando fez os quatro anos foi à primeira inspecção. Chumbou porque tinha um médio e um farol de nevoeiro desalinhados. Nem pestanejei, porque eram elementos substituidos recentemente, um porque dei um toque noutro carro e partiu os apoios, o outro porque uma pedra projectada por outro carro lhe acertou em cheio e ficou feito em fanicos.

                                Fiquei a rogar pragas à oficina Opel onde montei o farol de nevoeiro, e ao meu amigo mecânico que me montou o farol direito, porque a culpa era deles. Fui ter com esse meu amigo - porque na Opel provavelmente ia perder tempo e paciência - e ele entre uma bejeca e uma anedota afinou-me os faróis. Na folha da inspecção estava bem explicito o motivo do chumbo: médio direito e farol de nevoeiro esquerdo.

                                À re-inspecção foi a minha mulher porque eu tive que viajar por motivos profissionais.
                                Acreditam que na nova inspecção o carro não chegou sequer a ligar os faróis?
                                Por acaso, se eu tivesse detectado antes que os faróis estavam desalinhados, já tinha tratado do assunto, o que me aborrece é que, primeiro, escusava de ter ido à pressa alinhar as luzes, segundo, e se eu não tivesse de facto passado pela oficina para ir à nova inspecção? Tipo, sair por um lado, entrar pelo outro, e era aprovado com as luzes ainda desalinhadas?

                                A pouca credibilidade que tinha nos centros de inspecção, perdeu-se com este episódio. Foi caso isolado de desleixo? Não sei, mas pelas histórias que tenho ouvido, umas mais plausíveis que outras, e pelos carros todos torcidos, sem luzes, a cair de podres que vemos na estrada, acho que as IPO são uma autêntica fantochada.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por João Dias

                                  citação:Originalmente colocada por Braz

                                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                  Será que são suficientemente rigorosas, ou será que são demasiado rigorosas ?

                                  Ambas...

                                  Se há locais onde se passa sem difuldade, há locais onde se nota que estão a fazer a sua cota diária de chumbos.
                                  Rigorosas demais em pontos não muito importantes e desleixadas onde não deveriam... [xx(]

                                  É assim que vejo as IPO's em Portugal
                                  Exemplos ? O que aconteceu ?
                                  Rigorosos, ao ponto de reprovar um veículo cujas especificações não corresponde às de origem, mas que não prejudicam a segurança, bem pelo contrário, trazem segurança, tanto para quem circula nele, como os demais utentes das vias.

                                  Desleixados, no caso do meu veículo, que circula a GPL, apenas ser verificado se o depósito é o aprovado pela DGV. A instalação pode estar uma lástima (leia-se fugas perigosas por tudo que é sítio), má regulação (excesso de gases nocivos), mas o importante é verificar o estado dos gases a gasolina, quando apenas uso a gasolina para aquecer o motor até à temperatura ideal de funcionamento do GPL (cerca de 2min. caso o motor esteja frio).

                                  [xx(]

                                  Comentário


                                    #18
                                    A inspecção não deve ser feita apenas por esses indivíduos dos centros de inspecção como também por ti.

                                    Eu por exemplo, sou a primeira pessoa a PEDIR ao funcionário do respectivo centro que me diga todas as anomalias do carro.

                                    Afinal, se o meu carro não está seguro para os outros, também não está para mim.

                                    Infelizmente nem toda a gente consegue enxergar isto... [8)]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quanto ao tópico, penso que no geral não são muito rigorosos. Digo isto pela quantidade de carros que vejo aí a circular.

                                      Se implicam é porque têm qualquer coisa para implicar.

                                      Estupida ou não, cumprem o seu dever (ou deveriam cumpri-lo).

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Teófilo

                                        A inspecção não deve ser feita apenas por esses indivíduos dos centros de inspecção como também por ti.

                                        Eu por exemplo, sou a primeira pessoa a PEDIR ao funcionário do respectivo centro que me diga todas as anomalias do carro.

                                        Afinal, se o meu carro não está seguro para os outros, também não está para mim.

                                        Infelizmente nem toda a gente consegue enxergar isto... [8)]
                                        E toda a gente pensa assim?

                                        Se toda a gente pensasse assim, as IPO's não existiriam...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Um amigo meu levou um carro com uma série de "falhas" a um IPO para os lados da Expo, e não conhecendo lá ningué, e pagando os 25/26€ habituais, passou sem anotações...

                                          E tinha deficiencias graves.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Braz

                                            citação:Originalmente colocada por Teófilo

                                            A inspecção não deve ser feita apenas por esses indivíduos dos centros de inspecção como também por ti.

                                            Eu por exemplo, sou a primeira pessoa a PEDIR ao funcionário do respectivo centro que me diga todas as anomalias do carro.

                                            Afinal, se o meu carro não está seguro para os outros, também não está para mim.

                                            Infelizmente nem toda a gente consegue enxergar isto... [8)]
                                            E toda a gente pensa assim?

                                            Se toda a gente pensasse assim, as IPO's não existiriam...
                                            Quando eu disse que as inspecções deveriam ser feitas por ti, quero dizer que tu deverias ser o principial(maior) interessado pelo estado correcto do carro.. e não seres obrigado a mante-lo de uma forma correcta.

                                            As inspecções deveriam apenas servir como um sítio para nos certificarmos que tudo se encontra bem.

                                            É a isso que te referes?

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Teófilo


                                              Quando eu disse que as inspecções deveriam ser feitas por ti, quero dizer que tu deverias ser o principial(maior) interessado pelo estado correcto do carro.. e não seres obrigado a mante-lo de uma forma correcta.

                                              As inspecções deveriam apenas servir como um sítio para nos certificarmos que tudo se encontra bem.

                                              É a isso que te referes?
                                              Exactamente! É que eu esforço-me por manter o carro seguro, tanto para mim como para os outros.

                                              Mas nem toda a gente pensa assim, por isso, as IPO's foram criadas para "obrigar" essas pessoas a terem os carros como deve ser.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                                Um amigo meu levou um carro com uma série de "falhas" a um IPO para os lados da Expo, e não conhecendo lá ningué, e pagando os 25/26€ habituais, passou sem anotações...

                                                E tinha deficiencias graves.
                                                E nem se denúncia, nem nada... [V]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Teófilo

                                                  citação:Originalmente colocada por Braz

                                                  citação:Originalmente colocada por Teófilo

                                                  A inspecção não deve ser feita apenas por esses indivíduos dos centros de inspecção como também por ti.

                                                  Eu por exemplo, sou a primeira pessoa a PEDIR ao funcionário do respectivo centro que me diga todas as anomalias do carro.

                                                  Afinal, se o meu carro não está seguro para os outros, também não está para mim.

                                                  Infelizmente nem toda a gente consegue enxergar isto... [8)]
                                                  E toda a gente pensa assim?

                                                  Se toda a gente pensasse assim, as IPO's não existiriam...
                                                  Quando eu disse que as inspecções deveriam ser feitas por ti, quero dizer que tu deverias ser o principial(maior) interessado pelo estado correcto do carro.. e não seres obrigado a mante-lo de uma forma correcta.

                                                  As inspecções deveriam apenas servir como um sítio para nos certificarmos que tudo se encontra bem.

                                                  É a isso que te referes?
                                                  Teófilo, concordo contigo, mas isso seria num mundo perfeito, e não neste. Repara só no nome: Inpecção Periódica [u]Obrigatória</u>. Porque se não fosse obrigatória, ninguém lá ia. E se fizeres uma busca rápida aqui no fórum, são incontáveis as histórias de pessoal que besunta as mãos dos inspectores para passar chaços, muitos com falhas graves. Por isso, reforço a minha posição: tal como estão, as IPO são uma fantochada.

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                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Braz
                                                    Se há locais onde se passa sem difuldade, há locais onde se nota que estão a fazer a sua cota diária de chumbos.
                                                    Rigorosas demais em pontos não muito importantes e desleixadas onde não deveriam... [xx(]

                                                    É assim que vejo as IPO's em Portugal
                                                    [/quote]

                                                    x2

                                                    [^][^][^][^][^][^][^][^][^]

                                                    Em relação á segurança, nunca será demais, mas geralmente é de menos, mas depois implicam com merdices que não lembram a ninguem.

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                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por orlando-n

                                                      citação:Originalmente colocada por O Cangalheiro

                                                      Eh pá, é naquela....a cena do fato macaco e da massa consistente.

                                                      Sinceramente acho que devia ser como os planos de manutenção: 1 ano ou X quilómetros.
                                                      Ò cangalheiro, com esse poster até apetece dizer, apareça muitas vezes :D
                                                      AparecE, se faz favor!!!;)

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                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                                        Um amigo meu levou um carro com uma série de "falhas" a um IPO para os lados da Expo, e não conhecendo lá ningué, e pagando os 25/26€ habituais, passou sem anotações...

                                                        E tinha deficiencias graves.
                                                        De que tipo ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mas já alguém tinha uma deficiência no carro que colocasse em causa a segurança e o carro foi aprovado ?

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                                                            #30
                                                            Mas afinal as inspecções são rigorosas ou não ?

                                                            O meu Megane foi à inspecção e tinha um pequeno problema de massa num dos faróis traseiros, que mal se notava, e foi anotado !

                                                            Tantas queixas, e não estou a porque é que as inspecções não são rigorosas ?

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