Anúncio

Collapse
No announcement yet.

159 SW 2.4 jtdM - Impressões Condução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    159 SW 2.4 jtdM - Impressões Condução

    Conduzi um 159 SW 2.4 jtd (200cv e 400 nm).

    Genericamente gostei muito do carro, achei-o com muito bom feeling de direção/caixa/pedais, gostei muito da suspensão firme com um excelente comportamento e curva e a suster as transferências de massas em mudanças de direção de forma exímia.

    Achei o motor muito suave e razoavelmente possante (o carro é muito pesado) e com uma sonoridade melhor que muitos gasolinas. É mais suave e progressivo que o meu 2.0 TDI, mas em algumas situações, nomeadamente em recuperações, o meu, apesar do déficite de potência é mais rápido.

    Em relação ao BMW 320d que também conheço (na versão normal) o AR estará um ou dois pontos abaixo em termos de qualidade dos materiais mas é muito sólido e tem uma excelente posição de condução, não tem talvez a excelência de amortecimento, direção e caixa do BMW porque está claramente posicionado como mais desportivo parece-me (mas isso nem é mau em minha opinião) e talvez menos confortável, embora com um nivel de conforto muito aceitável.

    Em termos de motor não me pareceu mais rápido que o 320d e em termos de comportamento é mais firme do que o 320d "normal" dando a sensação que está agarradissimo à estrada (pneus 235/45-18)

    Em resumo dar-lhe-ia 5 estrelas (que é como quem diz que gostei muuuiiito do carro) e se tivesse para comprar um carro até 50.000 euros familiar a diesel a minha dúvida seria entre este e um 320d com suspensão desportiva e jante 17 (pacote Dynamic).

    P.S.: Não falei muito do equipamento porque não é parte que mais me fascina nos automóveis, no entanto não tenho qualquer reparo a fazer nesta área.

    #2
    um amigo meu tem uma encomendada... mto bonita.

    Comentário


      #3
      Está de facto muito bonita.

      Não é muito mais rápida que um 320d touring?

      Por acaso alguém tem ai valores de prestações para este 2.4? É que ainda não vi nada.

      Comentário


        #4
        Não me pareceu mais rápida. Já conduzi o 320d há uns meses, mas da recordação que tenho diria que são "equilibrados".

        O motor é bastante suave e não muito forte em baixas. É suave a ter potência e a deixar de ter (passa com facilidade as 4.500 rpm).

        A sonoridade é que é simplesmente a melhor que já vi num diesel a lembrar (pasme-se) os 33 em que me lembro de ter andado.

        Comentário


          #5
          Desculpa, mas recuperações de jeito é coisa que o 2.0 TDI não tem.

          Não desfazendo o teu testenho, acho mt estranho este 2.4 de 200cv´s ser mais lento, mesmo nalguma circunstância.

          Quanto à sonoridade, são gostos. Pessoalmente o do Accord é excelente para um diesel. Mas é exactamente assim: Excelente para um diesel.

          Comentário


            #6
            sei de quem vaia comprar uma...

            EDIT: sei de duas pessoas que vão comprar uma[8D]

            ;)



            Comentário


              #7
              Estive a conduzir uma, fez este Sábado oito dias, e faço das palavras do V7 as minhas, nomeadamente em comparação directa com a 320d.

              Sobre o 2.0 TDI, já não digo nada, pois apenas conduzi a Passat com esse motor, e essa era claramente mais lenta e pior a curvar que a 159 2.4.

              Comentário


                #8
                Também experimentei uma 2.4 SW este fim de semana. Só tinha 150km e fiz cerca de 30km para testá-la.

                Simplesmente o melhor carro que já conduzi até hoje....

                Motor fascinante quer nas prestações quer no som produzido. É um motor mais nobre que o 320d que só tem 4 cilindros. Já tinha testado o 320d com 163 cv e até fiquei com a idéia que a minha 1.9JTD com 140cv tinha melhores prestações.

                Excelente preço, simplesmente não tem concorrência. Os carros de outras marcas com o mesma potência custam quase 10 000 a 15 000 euros mais. Na concorrência com o mesmo preço fica-se com menos motor e menos equipamento.

                Achei que curva muito bem, está muito bem insonorizado, confortável (tinha jantes 17").

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                  Está de facto muito bonita.

                  Não é muito mais rápida que um 320d touring?

                  Por acaso alguém tem ai valores de prestações para este 2.4? É que ainda não vi nada.
                  Automobile le Moniteur de 6 de Abril 2006

                  Alfa 159 2.4JTD 200cv 4p
                  0 a 100Km/h 8,4s
                  V/Max: 219Km/h 4300tr/min 6ª
                  0 a 1000m 29,6s
                  Peso verificado:1725Kgs
                  Cx:032,5
                  Consumo médio:8,9l


                  Comentário


                    #10
                    Filipe Obrigado.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Desculpa, mas recuperações de jeito é coisa que o 2.0 TDI não tem.

                      Não desfazendo o teu testenho, acho mt estranho este 2.4 de 200cv´s ser mais lento, mesmo nalguma circunstância.

                      Quanto à sonoridade, são gostos. Pessoalmente o do Accord é excelente para um diesel. Mas é exactamente assim: Excelente para um diesel.
                      Miguel,

                      não concordo nada com a tua opinião acerca das recuperações do 2.0 tdi. O meu (A3) de 100 km/h para cima mesmo em 6ª é "bastante" rápido. O AR que conduzi durante cerca de 80 km era muito novo e talvez tivesse pouco rodado, mas garantidamente que nalgumas circunstâncias não era tão rápido como o meu.

                      O AR SW 2.4 creio que pesa cerca de 1.680 kg ou seja mais 300 que o meu e o resto talvez se deva a um motor mais suave e menos explosivo.

                      Quanto ao 2.2 honda também convivo com regularidade com uma carrinha e o "ronco/barulho" nem se compara com o do AR. A honda é mais silenciosa e mais neutra em termos de ruido, o AR também é bastante silencioso mas tem um ronco cheio de personalidade.

                      [u]Aliás personalidade é o que não falta a este carro e nomeadamente em termos de sensações ao volante, estando neste particular nos antipodas da Honda que sendo um excelente produto carece, em minha opinião, de personalidade. O Alfa é claramente mais rápido com este motor que o honda.</u>

                      Comentário


                        #12
                        Atenção que se não me engano a carrinha pesa mais 50 kg que o carro e faz mais 2 décimos nos 0-100 !

                        Comentário


                          #13
                          Automobile moniteur N.º1339


                          320d 163cv 4p
                          0 a 100Km/h 8,6
                          0 a 1000m 29,8s
                          V/max: 225Km/h

                          Comentário


                            #14

                            Mas SW's só vêm em 2.4? []

                            É que já ontem vi uma a circular com esse motor. Linda, preta com as 2 saídas de escape dessa motorização e barras no tejadilho em cinza (talvez aluminio)!

                            Continuo a achar a 156 original mais elegante, mas esta tem sem dúvida outro porte e presença.

                            Comentário


                              #15
                              Já agora
                              Renault Laguna 2.0dci 175cv
                              0 a 100Km/h 8.6
                              0 a 1000m 29.8
                              V/max:224Km/h 4200rpm
                              Cx:0.29
                              Peso verificado: 1567 kgs

                              Comentário


                                #16
                                Essa proximidade de performances entre renault e BMW dá alguma credibilidade às declarações que li de um eng. da BMW a dizer que os motores dos 320d têm sempre na realidade pelo menos 170 cv.

                                Os dados de medições desse AR são do carro ou da carrinha ? já vi 4 portas são do carro portanto é provavel que a carrinha faça mais 0,2 segundos

                                Comentário


                                  #17
                                  Fui ver o peso dos carros

                                  A3 2.0 Tdi 1415kg

                                  A4 2.0 Tdi 1430kg

                                  Aposto que pensavam que o A4 pesava muito mais

                                  A 159 2.4 Jtd pesa 1755kg [xx(]

                                  340kg fazem MUITA diferença! Acredito que não fuja do A3 como se podia pensar à 1ª [8)]

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Bolide

                                    Fui ver o peso dos carros

                                    A3 2.0 Tdi 1415kg

                                    A4 2.0 Tdi 1430kg

                                    Aposto que pensavam que o A4 pesava muito mais
                                    Apostas com quem?

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Bolide


                                      A 159 2.4 Jtd pesa 1755kg [xx(]

                                      340kg fazem MUITA diferença! Acredito que não fuja do A3 como se podia pensar à 1ª [8)]
                                      Pois, mas os 60cv que tem a mais também fazem alguma coisa. A relação peso potência se calhar até é mais favorável na AR.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Audi A3 2.0 Tdi 140cv - 10,11kg por cv

                                        Alfa 159 SW 2.4 Jtdm 200cv - 8,78kg por cv

                                        Ainda assim a 159 tem uma relação peso potência razoavelmente mais favoravel

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Fui ver o peso dos carros

                                          A3 2.0 Tdi 1415kg

                                          A4 2.0 Tdi 1430kg

                                          Aposto que pensavam que o A4 pesava muito mais

                                          A 159 2.4 Jtd pesa 1755kg

                                          340kg fazem MUITA diferença! Acredito que não fuja do A3 como se podia pensar à 1ª
                                          Bolide,

                                          não sei que fonte é essa onde foste buscar os pesos que não coincide nada com a minha (que é a revista Auto Magazine)

                                          Quanto ao comentário sobre os andamentos vou tentar ser mais especifico. Eu fui até ao lugar onde comecei a conduzir o AR no meu A3. Fui bastante depressa para adquirir ritmo de condução rápida e para poder comparar os carros. Saí de um e entrei no outro, andei no AR em sitios onde costumo andar com o meu e quando terminei voltei ao meu e voltei a fazer parte do percurso que tinha feito com o AR (a maior parte disto foi AE com trânsito), portanto se calhar o que eu digo terá alguma validade. não?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tem validade, mas como são 2 carros diferentes transmitem sensações diferentes que podem ser enganadoras. Nada como um cronometro ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Que bela carrinha essa!!!! Acho dentro das carrinhas dessa gama a melhor preço/oferta!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já agora acrescento que levo estas coisas de experimentar os carros bastante a sério e com este AR apesar de não ter passado dos 215 andei muitas vezes a 200 e a fundo em todas as mudanças.

                                                O motor é muito suave e tem um comportamento "parecido" com o 1.3 70 cv multijet (salvaguardando o facto de que é quase 3 x mais potente) mas não é muito forte nas rotações mais baixas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já agora acrescento ainda o seguinte:

                                                  - Este AR é um carro muito sólido e pesado. Fiquei com a ideia que os 150 cv do 1.9 não deverão dar muito boa conta do recado (para quem goste de andar depressa)
                                                  - Mesmo os 260 cv do 3.2 com menos binário do que o 2.4 não deverão ser nada de alucinante neste carro.
                                                  - O chassi é brilhante e lida com os 200 cv e acelerações a fundo, travagens e mudanças de direção com a maior das naturalidades (pneus 235/45-18)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho que este carro, está mt perfeito, mas temos de ter em conta que está perfeito para aquilo que foi feito. Se é um carro familiar, interessa mais dar 200kmh d vmax mas ser um carro mt solido do que dar 230 d vmax e ver-se à nora pa aguentar.
                                                    O que o v7 diz, demonstra isso: " Este AR é um carro muito sólido e pesado."
                                                    "O chassi é brilhante e lida com os 200 cv e acelerações a fundo, travagens e mudanças de direção com a maior das naturalidades (pneus 235/45-18)"

                                                    Quando diz "Fiquei com a ideia que os 150 cv do 1.9 não deverão dar muito boa conta do recado " nao digo que nao seja verdade, mas também NAO TEM DE O SER, pois acima de tudo é um Familiar e nao um puro desportivo.

                                                    Ja agora, 18'' nao sera um pc exagerado???

                                                    Quando diz "mas não é muito forte nas rotações mais baixas." so tenho a dizer que no 159 150cv o motor e mt mais forte em rotacoes baixas do que a maioria dos diesel, especialmente face ao MB SC

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu não conheço o 1.9 nem no 159 nem em nenhum outro carro. Tenho lido muito bem desse motor e deposito grande confiança em motores desses que são desenvolvidos para equipar uma porção de carros diferentes.

                                                      O 159 1.9 pesa menos 95 kg do que o 2.4. De qualquer maneira do que vi hoje do 2.4 e dado o brilhante chassi do 159 não deverá ser nada de "alucinante" (para ser sincero também não o achei do 2.4).

                                                      Confesso que tenho uma enorme curiosidade de conduzir um diesel dos mais potentes (tipo 535 d)....;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Recuperación de 80 a 120 km/h (s) en 4ª
                                                        Alfa Romeo 159 2.4 JTD 200 CV 6,4
                                                        Opel Vectra GTS 3.0 V6 CDTi 24V 6,3
                                                        Ford Mondeo 2.2 TDCi 155 CV 6,6
                                                        BMW 320d 163 CV 6,7
                                                        Alfa Romeo GT 1.9 JTD 7,1
                                                        Audi A4 2.0 TDI 140 CV 7,1

                                                        Recuperación de 80 a 120 km/h (s) en 5ª
                                                        Audi A4 2.0 TDI 140 CV 8,5
                                                        Opel Vectra GTS 3.0 V6 CDTi 24V 8,5
                                                        Škoda Octavia 2.0 TDI 140 CV 8,5
                                                        Alfa Romeo 159 2.4 JTD 200 CV 8,6
                                                        BMW 320d 163 CV 8,7

                                                        Aceleración de 80 a 120 km/h (s)
                                                        Alfa Romeo 159 2.4 JTD 200 CV 5,1
                                                        Opel Vectra GTS 3.0 V6 CDTi 24V 6,1
                                                        BMW 320d 163 CV 6,3
                                                        Opel Vectra Caravan 3.0 V6 CDTi 24V 6,3
                                                        Toyota Avensis Wagon 2.2 D-4D 177 CV 6,4
                                                        Alfa Romeo GT 1.9 JTD 6,5
                                                        Ford Mondeo 2.2 TDCi 155 CV 6,6
                                                        Volvo S40 2.0D 6,6
                                                        Opel Vectra 5p 1.9 CDTi 150 6,7
                                                        Škoda Octavia 2.0 TDI 140 CV 6,7
                                                        Audi A4 2.0 TDI 140 CV 7,1

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quando fui encomendar a minha 159 SW, não tive hipotese de testar o 2.4, só o 1.9, e quando o fiz já vinha "avisado" do pessoal todo aqui do forum que: ai e tal pq é pouco e o carro é pessado e isto e aquilo...
                                                          Ora bem, estando eu habituado a uma 156 SW 1.9jtd 110cv, achei o carro com o 1.9JTDm de 150cv até bastante despachado... o chuto nas costas não está lá!!! é verdade!!! quem vem dos tdis vai achar que a potencia não está lá... mas está!!! mas a suavidade tb!!!
                                                          Deu para dar uma "fujidinha" á AE e a 160kmh em 6ª carregando no acelerador ainda se sente bem... "IMHO" claro...

                                                          Quando à 2.4... confesso que estou curioso... mas vou ter muito tempo para a testar e depois digo-vos

                                                          cumps,
                                                          [dio]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Em termos de Alfa-Romeo já tinha conduzido um 33 1.5 ti e um 156 SW 1.6 e andado para além destes em 33 1.3 e outros 1.5 ti e ie, em 145, em GTV 2.0 e GTA 1.6 e de facto todos, uns melhor que outros, eram carros pensados para dar prazer na condução, incluindo "acustico".

                                                            O 159 2.4 mantém estes valores e acrescenta robustez e segurança.

                                                            Percebe-se porque é que é uma marca que gera tanta paixão.

                                                            Qualquer dia transformo-me em alfista :D

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X