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Terá o emblema das marcas alguma influência na paixão dos adeptos?

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    Terá o emblema das marcas alguma influência na paixão dos adeptos?

    Há uma questão curiosa que gostaria de deixar aqui em debate: Quando olhamos para os carros de uma marca pela qual o nosso coração bate mais forte, olhamos para o enquadramento do seu emblema (contextualização no seu design, status social associado pela sua proeminência, etc...) ou este é um aspecto secundário?
    Já agora deixo-vos aqui alguns exemplos aleatórios e, de forma propositada, uma preciosidade.

    [IMG]http://blog.uncovering.org/archives/uploads/2006/060526_****n-logo.jpg[/IMG]
    Editado pela última vez por Zero7; 29 June 2007, 09:31. Razão: visualização imagens

    #2
    Eu gosto de ter uma estrela na frente do carro

    Comentário


      #3
      Não sei se entendi bem a pergunta...
      Pelo que percebi, perguntas se o facto de um símbolo ser bonito para nós influencia de alguma forma nós gostarmos dos produtos dessa marca?
      Se for isso, não.
      Pode ocorrer gostar do símbolo de uma marca, mas não gostar dessa marca.
      O inverso pode também acontecer, ou seja, não gostar do símbolo e gostar da marca.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
        Não sei se entendi bem a pergunta...
        Pelo que percebi, perguntas se o facto de um símbolo ser bonito para nós influencia de alguma forma nós gostarmos dos produtos dessa marca?
        Se for isso, não.
        Pode ocorrer gostar do símbolo de uma marca, mas não gostar dessa marca.
        O inverso pode também acontecer, ou seja, não gostar do símbolo e gostar da marca.
        A ideia é perceber se qualquer produto, por pouco feliz que seja, estará condenado ao sucesso pelo emblema que ostenta. Ou se, por outro lado, teremos a capacidade de distanciamento suficiente para sermos críticos independentemente da marca.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Zero7 Ver Post
          A ideia é perceber se qualquer produto, por pouco feliz que seja, estará condenado ao sucesso pelo emblema que ostenta. Ou se, por outro lado, teremos a capacidade de distanciamento suficiente para sermos críticos independentemente da marca.
          Ah, isso muda tudo.
          Sem dúvida que sim.
          Aliás ,existem n exemplos disso no nosso mercado e lá fora. Bons produtos com um bom binómio qualidade/preço mas que ostentam um símbolo que não os deixam ter sucesso.
          Mas também existe quem saiba diferenciar um bom produto e adquiri-lo, mesmo tendo um símbolo da "treta".

          Comentário


            #6
            Assim como explicas agora, vai dar bolachada... e é um tema algo discutido...

            Como podes comprovar pelos tópicos onde haja marcas ou modelos envolvidos, como noutras situações (futebeol), há pelo menos dois tipos:

            - Os que gostam da marca e defendem com unhas e dentes, não diferenciando o bom produto do mau
            - Os que opinam de acordo com o seu gosto, independentemente de gostar da marca X ou Y.

            Depois podemos arranjar mais alguns tipos, mas estes dois são os mais abrangentes.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
              Ah, isso muda tudo.
              Sem dúvida que sim.
              Aliás ,existem n exemplos disso no nosso mercado e lá fora. Bons produtos com um bom binómio qualidade/preço mas que ostentam um símbolo que não os deixam ter sucesso.
              Mas também existe quem saiba diferenciar um bom produto e adquiri-lo, mesmo tendo um símbolo da "treta".
              Mas não é o simbolo que condena os produtos ao fracasso. Normalmente são questões acessórias, como a percepção de qualidade relativa à marca, más experiencias passadas, influência de opinion makers, etc..

              Por exemplo, um gajo que hoje veja aquele episodio do Top Gear sobre os carros Coreanos, mesmo que amanha lhe apareça o melhor carro do mundo feito por uma marca Coreana, vai estar de pé atrás. É natural.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Zero7 Ver Post
                A ideia é perceber se qualquer produto, por pouco feliz que seja, estará condenado ao sucesso pelo emblema que ostenta. Ou se, por outro lado, teremos a capacidade de distanciamento suficiente para sermos críticos independentemente da marca.
                Dou-te já dois casos que penso serem os mais "gritantes":
                Porsche Cayenne e Mercedes Classe R.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                  Ah, isso muda tudo.
                  Sem dúvida que sim.
                  Aliás ,existem n exemplos disso no nosso mercado e lá fora. Bons produtos com um bom binómio qualidade/preço mas que ostentam um símbolo que não os deixam ter sucesso.
                  Mas também existe quem saiba diferenciar um bom produto e adquiri-lo, mesmo tendo um símbolo da "treta".
                  Parece-me que esse deve ser o comportamento de um "consumidor" racional, mesmo consciente do valor associado à componente "marca".
                  O problema é que os símbolos mexem, e muito, com o feeling das pessoas. E pode ser pelas razões mais diversas. Lembro-me da onda VW por causa dos Beastie Boys.

                  Comentário


                    #10
                    Viva,

                    Sim, o emblema (ou seja, o renome por detrás do emblema, a mística, a grandiosidade, a ostentação etc.) influência muito a compra. Muitos compradores ignoram as carateristicas técnicas de um veículo, pela compra cega da marca, pela posse de uma marca.

                    Aliás, não querendo generalizar ou desviar a conversar, em Portugal, existindo uma cultura onde a generalidade da população quer ter um "status" elevado, mesmo não tendo condições para o ser/ter, muitos apresentam-se como Eng. ou Dt., sem possuírem qualquer qualificação e muitos adquirem gratamente carros de marcas mais luxuoasas (BMW, Audi, Mercedes, etc.), com mais de uma década de vida, muitas vezes prontos paara abate e com poucas condições, não pela prestação destes veículos, fiabilidade ou segurança, mas sim pela posse de um BMW, um Mercedes ou um Audi. Mesmo que seja um chaço a cair de podre. Mas podem sempre dizer, eu tenho um BMW!

                    Geralmente um automóvel é a mostra mais exterior da nossa posse e um prolongamento da nossa personalidade. Nada impressiona mais do que um carro. É como vestir roupas de marca, mas num campo financeiro bem mais elevado. A maioria de nós compra carros que não necessita. Para que servem automóveis com mais de 150cv? Com velocidades de 200km/h (aliás, mediantes as regras, com mais de 120km/h, mas isso é tema dediscussão num outro tópico do fórum). Da mesma maneira, porque compramos claças com o simbolo da Levi's ou camisas Gant? São efectivamente melhores que outras marcas desconhecidas e muito mais baratas? Na generalidade não, mas é uma questão de ostentação. Os telemóveis são outro sexmeplo. Embora sem base cientifica de fundamentação, afirmo com um grande grau de confiança que 99% de todos nós têm telemóveis com caracteristicas que nunca usou e nunca irá usar. Mas muitos de nós pagam balúrdios por equipamentos com caracteristicas que desconhecem, ou não vão usar, mas mesmo assim pagam, apenas para poderem ostentar. Voltando aos automóveis, muitos compram marcas pela sua ostentação. E isto acontece muito no segmento mais elevado e quem tem dinheiro, onde existe muita compra cega, apenas pelo nome.

                    Marco

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Assim como explicas agora, vai dar bolachada... e é um tema algo discutido...

                      Como podes comprovar pelos tópicos onde haja marcas ou modelos envolvidos, como noutras situações (futebeol), há pelo menos dois tipos:

                      - Os que gostam da marca e defendem com unhas e dentes, não diferenciando o bom produto do mau
                      - Os que opinam de acordo com o seu gosto, independentemente de gostar da marca X ou Y.

                      Depois podemos arranjar mais alguns tipos, mas estes dois são os mais abrangentes.
                      A ideia é determinar, precisamente, o campo em que nos movimentamos. Disseste, e bem, que tipos por aqui passam. Aliás é só ir lendo por aí.
                      Por outro lado há também um pormenor curioso que gostaria de discutir convosco que é o do design do próprio símbolo, cujo papel é fundamental no marketing. Há símbolos horríveis.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                        Dou-te já dois casos que penso serem os mais "gritantes":
                        Porsche Cayenne e Mercedes Classe R.
                        O porsche não é apenas nome, é um produto com imensa qualidade.
                        O classe R é um modelo de nicho não considero que aja sequer concorrentes
                        directos, e não sei qual o seu sucesso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                          Dou-te já dois casos que penso serem os mais "gritantes":
                          Porsche Cayenne e Mercedes Classe R.
                          Quanto ao classe R estamos de acordo. O Cayenne, goste-se ou não tem vendido bem, contibuindo para a saúde financeira da porsche.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                            Viva,

                            Sim, o emblema (ou seja, o renome por detrás do emblema, a mística, a grandiosidade, a ostentação etc.) influência muito a compra. Muitos compradores ignoram as carateristicas técnicas de um veículo, pela compra cega da marca, pela posse de uma marca.

                            Aliás, não querendo generalizar ou desviar a conversar, em Portugal, existindo uma cultura onde a generalidade da população quer ter um "status" elevado, mesmo não tendo condições para o ser/ter, muitos apresentam-se como Eng. ou Dt., sem possuírem qualquer qualificação e muitos adquirem gratamente carros de marcas mais luxuoasas (BMW, Audi, Mercedes, etc.), com mais de uma década de vida, muitas vezes prontos paara abate e com poucas condições, não pela prestação destes veículos, fiabilidade ou segurança, mas sim pela posse de um BMW, um Mercedes ou um Audi. Mesmo que seja um chaço a cair de podre. Mas podem sempre dizer, eu tenho um BMW!

                            Geralmente um automóvel é a mostra mais exterior da nossa posse e um prolongamento da nossa personalidade. Nada impressiona mais do que um carro. É como vestir roupas de marca, mas num campo financeiro bem mais elevado. A maioria de nós compra carros que não necessita. Para que servem automóveis com mais de 150cv? Com velocidades de 200km/h (aliás, mediantes as regras, com mais de 120km/h, mas isso é tema dediscussão num outro tópico do fórum). Da mesma maneira, porque compramos claças com o simbolo da Levi's ou camisas Gant? São efectivamente melhores que outras marcas desconhecidas e muito mais baratas? Na generalidade não, mas é uma questão de ostentação. Os telemóveis são outro sexmeplo. Embora sem base cientifica de fundamentação, afirmo com um grande grau de confiança que 99% de todos nós têm telemóveis com caracteristicas que nunca usou e nunca irá usar. Mas muitos de nós pagam balúrdios por equipamentos com caracteristicas que desconhecem, ou não vão usar, mas mesmo assim pagam, apenas para poderem ostentar. Voltando aos automóveis, muitos compram marcas pela sua ostentação. E isto acontece muito no segmento mais elevado e quem tem dinheiro, onde existe muita compra cega, apenas pelo nome.

                            Marco
                            Tens uma visão muito pragmática, de homem informado. O problema é que a realidade se coaduna mais com o teu retrato inicial. O Dr. ou Eng. deve andar locomovido a preceito e quem não tenta passar por tal, adquirindo ao tal status.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                              O porsche não é apenas nome, é um produto com imensa qualidade.
                              O classe R é um modelo de nicho não considero que aja sequer concorrentes
                              directos, e não sei qual o seu sucesso.
                              O do mercedes não sei, mas da porsche li, algures, que é muito satisfatório. Vê, aliás, as variações à volta do tema, nomeadamente quanto às motorizações e evoluções mecânicas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                Mas não é o simbolo que condena os produtos ao fracasso. Normalmente são questões acessórias, como a percepção de qualidade relativa à marca, más experiencias passadas, influência de opinion makers, etc..

                                Por exemplo, um gajo que hoje veja aquele episodio do Top Gear sobre os carros Coreanos, mesmo que amanha lhe apareça o melhor carro do mundo feito por uma marca Coreana, vai estar de pé atrás. É natural.
                                O problema é que muita gente não pensa à frente e por uma marca no passado ter sido má e ter-nos brindado com alguns presentes, para muita gente essa marca nunca mais.

                                Mas, o mais engraçado, é que existem marcas sul coreanas que já há muito nos brindam com bons produtos, mas mesmo assim ninguém lhes pega. Ironia das ironias, nunca foram produtos que dessem barraca.
                                Tinham menos qualidade? Acredito.
                                Mas foram em muitos aspectos melhores do que muitas europeias, por exemplo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zero7 Ver Post
                                  Tens uma visão muito pragmática, de homem informado. O problema é que a realidade se coaduna mais com o teu retrato inicial. O Dr. ou Eng. deve andar locomovido a preceito e quem não tenta passar por tal, adquirindo ao tal status.
                                  Quem vos ouvir falar até pensa que em Portugal só se vendem carros de gamas elevadissimas e que anda tudo a pão de ló.. enfim, vai ser mais uma discussão daquelas sem sentido... Eu retiro-me.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Zero7 Ver Post
                                    Parece-me que esse deve ser o comportamento de um "consumidor" racional, mesmo consciente do valor associado à componente "marca".
                                    O problema é que os símbolos mexem, e muito, com o feeling das pessoas. E pode ser pelas razões mais diversas. Lembro-me da onda VW por causa dos Beastie Boys.
                                    Muitas vezes acho esse comportamento irracional pois pode escolher produtos com uma qualidade boa por baixo preço...mas prefere ir para algo mais caro, muitas vezes sem tanto equipamento do que outros concorrentes, só pelo que o símbolo ostenta. Se nuns poderá ser paixão por uma marca, noutros é preconceito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                      O porsche não é apenas nome, é um produto com imensa qualidade.
                                      O classe R é um modelo de nicho não considero que aja sequer concorrentes
                                      directos, e não sei qual o seu sucesso.
                                      Não é isso que está em questão, imagina o Porsche Cayenne como tu o conheces mas sendo de uma marca generalista (logo com outro simbolo)... estava condenado ao fracasso!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                        Viva,

                                        ...........Aliás, não querendo generalizar ou desviar a conversar, em Portugal, existindo uma cultura onde a generalidade da população quer ter um "status" elevado, mesmo não tendo condições para o ser/ter, muitos apresentam-se como Eng. ou Dt., sem possuírem qualquer qualificação e muitos adquirem gratamente carros de marcas mais luxuoasas (BMW, Audi, Mercedes, etc.), com mais de uma década de vida, muitas vezes prontos paara abate e com poucas condições, não pela prestação destes veículos, fiabilidade ou segurança, mas sim pela posse de um BMW, um Mercedes ou um Audi. Mesmo que seja um chaço a cair de podre. Mas podem sempre dizer, eu tenho um BMW!
                                        tambem nao é tanto assim...., e tambem nao conheço ninguem que se intitule Dr, ou Engº sem o ser (!!!), e olha que já ando cá há uns 40 anitos.........
                                        acho que esse retrato é mais duma America Latina...........

                                        Comentário


                                          #21
                                          claro que tem!!!
                                          quem não para, quando vê um Aston Martin; um Jaguar, um Ferrari, um Lamborgini (???)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                            Muitas vezes acho esse comportamento irracional pois pode escolher produtos com uma qualidade boa por baixo preço...mas prefere ir para algo mais caro, muitas vezes sem tanto equipamento do que outros concorrentes, só pelo que o símbolo ostenta. Se nuns poderá ser paixão por uma marca, noutros é preconceito.
                                            Correcto. Há marcas generalistas que oferecem packs fantásticos, com tudo o que é gadget. Outras, ditas premiun, esfolam o comprador por pequenas coisas, por vezes mesmo irrisórias. Exemplo? Há dias discutia-se as estações pré-programadas dos rádios de marcas diversas. Isto pode lá ser? Uma banalidade destas funcionar como opção ou qualquer outra coisa que lhe queiram chamar?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                              Quem vos ouvir falar até pensa que em Portugal só se vendem carros de gamas elevadissimas e que anda tudo a pão de ló.. enfim, vai ser mais uma discussão daquelas sem sentido... Eu retiro-me.
                                              Não estamos a falar do volume de vendas. Isso é outra coisa. Mas já agora sabias que os segmentos de luxo são os únicos que nunca se ressentem da crise?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                tambem nao é tanto assim...., e tambem nao conheço ninguem que se intitule Dr, ou Engº sem o ser (!!!), e olha que já ando cá há uns 40 anitos.........
                                                acho que esse retrato é mais duma America Latina...........
                                                Conheço vários... e tb aqueles que efectivamente o são e fazem tudo por tudo para o mostrar que são!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  claro que o símbolo/marca influencia.
                                                  IMHO, o principal objectivo do conceito de marca, é o distinguir-se dos outros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                    Muitas vezes acho esse comportamento irracional pois pode escolher produtos com uma qualidade boa por baixo preço...mas prefere ir para algo mais caro, muitas vezes sem tanto equipamento do que outros concorrentes, só pelo que o símbolo ostenta. Se nuns poderá ser paixão por uma marca, noutros é preconceito.
                                                    É verdade, mas nem toda a gente tem a inclinação para tratar o problema de uma forma racional, e pior do que isso, o que não falta é desinformação. De qualquer maneira acho que muita gente prefere marcas mais "conhecidas" e mais comuns no mercado, o que tambem lhes oferece mais segurança e credibilidade, independentemente do produto ser melhor ou pior, há mais estrutras de apoio, mais informação, são marcas mais estabelecidas.

                                                    Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                    Não é isso que está em questão, imagina o Porsche Cayenne como tu o conheces mas sendo de uma marca generalista (logo com outro simbolo)... estava condenado ao fracasso!
                                                    Claro que estava condenado ao fracasso, uma marca generalista tem toda uma logica de negocio COMPLETAMENTE OPOSTA ao que a Porsche tem. Os clientes são diferentes, os meios de chegar a eles são diferentes, as margens são diferentes, pá, é tudo diferente. Fazer comparações dessas são absurdas.. a Lancia não montou motores Ferrari nos carros deles? E de que lhes serviu? Prejuizo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      As pessoas ignorantes compram pela marca.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                        claro que tem!!!
                                                        quem não para, quando vê um Aston Martin; um Jaguar, um Ferrari, um Lamborgini (???)


                                                        Também páro a ver objectos destes, contudo não me vejo a conduzi-los.
                                                        Lá está a razão pela qual olhamos para eles é que é diferente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Zero7 Ver Post
                                                          Não estamos a falar do volume de vendas. Isso é outra coisa. Mas já agora sabias que os segmentos de luxo são os únicos que nunca se ressentem da crise?
                                                          E isso tem a ver com o que? Tem a ver com o cliente alvo não se ressentir da "crise", não tem nada a ver com o que está a ser discutido.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                            claro que o símbolo/marca influencia.
                                                            IMHO, o principal objectivo do conceito de marca, é o distinguir-se dos outros.
                                                            Cá está um adepto do emblema.

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