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    Bmw E30

    Olá a todos!

    Tenho um amigo que é completamente vidrado em BMW's, especialmente na versão E30. E eu tenho de concordar que o carro é espectacular.

    O que vinha perguntar é a vossa opinião, experiencias, acerca deste modelo, em termos de fiabilidade, prazer de condução (sendo um RWD, compara-se minimamento a um MX5 1.6 inicio de 90?), qualidade dos materiais...,etc.

    Ele pondera comprar um para o dia-a-dia, ainda se vão encontrando carrinhos jeitosos e bem estimados, para depois converter para GPL.

    Inicialmente ele pensou logo no 316i, de 100cv. Claro que se aparecer um 318i de 115cv, um 320i de 130cv ou um 325i (170cv?) a um bom preço, será obviamente o escolhido (320is e M3 é obviamente para esquecer). No entanto o orçamento dele é algo limitado sendo à partida os 316 e 318 os mais prováveis. A não ser que apareça um negocio da china e ele resolva abrir mais os cordoes á bolsa.

    Ele prefere ter um menos potente mas muito estimadinho a um bom preço, do que comprar um mais performente para depois gastar dinheiro em consequentes reparaçoes e restauros. Não esquecer que ele depois ainda vai converter para GPL.

    Sendo assim, vinha perguntar se por exemplo o 316i já consegue proporcionar uns gozos ao volante (claro que não falo em fazer drifts de forma seguida em piso seco), se a sua fiabilidade é boa, e se este modelo aceita bem ser gaseificado (GPL), etc... A seu tempo irei colocar tambem a questão relacionada com o GPL no forum respectivo.

    Obrigado desde já.

    PS: um 318is na versão E36 também poderá ser equacionada mas só mesmo em último recurso, grande máquina, sem duvida, mas ele e os E30, que se há-de fazer.

    #2
    bem...tens ai várias questões passiveis de serem respondidas, mas vá..


    qualquer carro pode dar gozo ao ser conduzido....ou não (salvo raras excepções...tipo matiz e atos), e isso depende mais do condutor que do carro!!


    mas o facto de ser RWD permite umas atravessadelas engraçadas....(Que um FWD 1.6 também permite)!

    o facto de ser RWD não vai ser algo do outro mundo, o 316 só sai da toca com o piso molhado........porque com o piso seco e pneus razoaveisé dificil descolá-lo decentemente!


    mas se for um dos manos mais velhos,ai as coisas já mudam de figura!

    em todo o caso é um carro com uma sonoridade engraçada, uma estética muito bonita e um interior bastante actual (bom senso ao interpretar isto)!

    Comentário


      #3
      Obrigado pela opinião Paulo.

      Claro que o gozo de condução se tem com qualquer carro, basta gostar de conduzir. Muito eu me divertia com o meu Fiat Uno em piso molhado, carro sobejamente conhecido por ter um péssimo chassis, más suspensões e travões. Dentro do que era possivel fazer, sempre dava para me rir um bocado, principalmente a fugir de frente.

      Mas quando refiro especificamente o prazer e condução, falo da capacidade de motor e principalmente chassis.

      Por exemplo, um AE86 tem de origem suspensões e travões muito limitados, mas um chassis com um potencial de exploração que ainda hoje é uma referência.

      O MX5, desde a sua versão 1.6 de 115cv, creio, sempre foi considerado como dos carros mais divertidos de conduzir. Assim como o Barcheta, PUG 205, etc.

      E com qualquer um destes, mesmo mais potentes, não é facil atravessadelas em piso seco. Se bem que creio que para o meu conhecido a ideia de divertido de conduzir não se remete só para atravessadelas. E sim se em piso seco se o carro se agarra bem nas curvas, sem ser falso e perigoso...como um Fiat Uno :D

      A ideia é ter um carro para o dia a dia, para ser bem tratadinho, que seja capaz de quer em piso seco ou molhado ser capaz de provocar alguns sorrisos, ser perfeitamente utilizavel no dia-a-dia em condução normal e defensiva (por exemplo quando chove e não se quer andar a brincar), e ser fiável e economico (quando a GPL claro).

      E é nessa onda que vim fazer a pergunta acerca deste belo modelo da BMW. Os primos mais musculados nas versões 320is e M3 são exemplos de dinâmica, mas hao-de haver grandes diferenças destes para os modelos mais fraquinhos, que não passam apenas pelas suspensões e travões.

      Comentário


        #4
        Um BM E30, mesmo o 316i, bem tratado e na versão cabrio seria carro para manter muitos anos nas minhas mãos...

        Comentário


          #5
          Boas, tenho um E30 316i e também tenho a pancada por esta geração do Série 3.

          Powerslides em seco, esquece. Um driftzito ligeirinho género "scandinavian flick" ainda vá que não vá, mas o setup de origem é muito brando e não o permite, além de que um LSD ajudaria muito. Em molhado já podes brincar, mesmo assim é tudo à mais base de transferência de massas, e não tanto de puramente aplicar potência a meio da curva. Mas o comportamento dinâmico é muito são, é um carro que ensina. Tudo o que vem na teoria em termos de práticas de condução é extremamente fácil de aplicar e aprender naquele carro. Sub e sobreviragem aparecem quando fazemos os erros da praxe em termos de transferência de massas, e sempre com progressividade. Isto é ajudado pela distribuição de pesos que, embora não seja 50:50, anda lá perto (os 6 cilindros afastam-se mais desta relação).

          O E30 316i traz o M40B16, é um motor que não dá chatices mas que também não é performante. Para andar tem que ser bem espremido. Tem um problema crónico de touches, que começam a fazer barulho. Regra geral é só isso, barulho, mas em alguns casos o carro deixa de cortar depois das 6000rpm. Há um kit de substituição, quando se muda a correia aproveita-se e aplica-se o kit.

          Espaço interior é escasso e a consola central é meio ruidosa, mas o resto é sólido. Há carros desse a GPL e andam tranquilamente.

          Se o teu colega quer um E30, talvez fosse boa ideia comprar logo algo com mais potencial que um 316. O 318is é já bem interessante, traz o M42B18 que é um 16v DOHC e com corrente em vez de correia, árvores de cames ocas, cabeça de motor em alumínio. A suspensão tem menos 15mm, amortecedores e molas diferentes. Atrás ganha uma barra estabilizadora. Sem dúvida que um 318is é um carro que entra já numa outra categoria de "gentleman drivers" car, discreto exteriormente mas que pode muito bem ir para um "track day" e deixar o condutor com um grande sorriso na cara.

          Hei-de ter um.

          Comentário


            #6
            Boa descrição...

            Comentário


              #7
              Nitrofurano, muito obrigado pela descriçao, era isso mesmo que procurava.

              318is na versão E30, deve ser complicaco encontrar.

              E qual a tua opinião em relaçao ao 318i, este sim, muito mais facil de encontrar?

              Comentário


                #8
                A melhor opção face consumos e andamento é o 318is e30, que anda á volta dos 3000€ dependendo do estado...
                Quanto ao 318i, não é a melhor opção, mesmo mais potente face ao 316i as performances e consumos são piores... Eu Tenho um 316i, e como já foi dito, tem o tal problema das touches...O meu levou só perto dos 200.000Km´s e já vai com 274.000Km´s...
                Quanto ás atravessadelas, é bem possivel em piso seco com um 316i...´´E preciso é unhas
                Procura um 318is que vale bem a pena e se o comprar prepare-se para se supreender com o andamento É superior ao e36 devido ao seu peso inferior.
                P.S:Não ponha a GPL

                Comentário


                  #9
                  Bom mas caro é o 320is, isso sim. Com cerca de 200 cv.

                  Comentário


                    #10
                    Adoro o e30, é sem duvida um carro que me faz virar a cabeça sempre que vejo. Nunca compraria um de 5 portas mas os de 3 portas deixam-me vidrado, é um carro intemporal e fantástico de conduzir qualquer que seja a motorização.

                    Por falar em 320is, um amigo meu comprou um há 1 ano, não fazia eu ideia do quão espectacular era o carro...

                    Acho que é uma compra fantástica ;)

                    Comentário


                      #11
                      Nao por a GPL porque?

                      Limitaçao a este combustivel, ou "porque é crime"?

                      Comentário


                        #12
                        Eu só não comprei um, porque a gasolina está um balúrdio e as peças para BMW, idem aspas! Eu adoro o carro! Se andares pouco (o que não é o meu caso), aconselho vivamente!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                          bem...tens ai várias questões passiveis de serem respondidas, mas vá..


                          qualquer carro pode dar gozo ao ser conduzido....ou não (salvo raras excepções...tipo matiz e atos), e isso depende mais do condutor que do carro!!


                          mas o facto de ser RWD permite umas atravessadelas engraçadas....(Que um FWD 1.6 também permite)!

                          disparate e dos grandes
                          o facto de ser RWD não vai ser algo do outro mundo, o 316 só sai da toca com o piso molhado........porque com o piso seco e pneus razoaveisé dificil descolá-lo decentemente!


                          mas se for um dos manos mais velhos,ai as coisas já mudam de figura!

                          em todo o caso é um carro com uma sonoridade engraçada, uma estética muito bonita e um interior bastante actual (bom senso ao interpretar isto)!


                          é obvio que se pode tirar prazer de conduzir de qualquer caro, é evidente que o E30 é de outra liga não comparavel aos FWDs neste aspecto.
                          E do teu post ate parece que a unica diferença dos RWD sair de traseira .

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                            Boas, tenho um E30 316i e também tenho a pancada por esta geração do Série 3.

                            Powerslides em seco, esquece. Um driftzito ligeirinho género "scandinavian flick" ainda vá que não vá, mas o setup de origem é muito brando e não o permite, além de que um LSD ajudaria muito. Em molhado já podes brincar, mesmo assim é tudo à mais base de transferência de massas, e não tanto de puramente aplicar potência a meio da curva. Mas o comportamento dinâmico é muito são, é um carro que ensina. Tudo o que vem na teoria em termos de práticas de condução é extremamente fácil de aplicar e aprender naquele carro. Sub e sobreviragem aparecem quando fazemos os erros da praxe em termos de transferência de massas, e sempre com progressividade. Isto é ajudado pela distribuição de pesos que, embora não seja 50:50, anda lá perto (os 6 cilindros afastam-se mais desta relação).

                            O E30 316i traz o M40B16, é um motor que não dá chatices mas que também não é performante. Para andar tem que ser bem espremido. Tem um problema crónico de touches, que começam a fazer barulho. Regra geral é só isso, barulho, mas em alguns casos o carro deixa de cortar depois das 6000rpm. Há um kit de substituição, quando se muda a correia aproveita-se e aplica-se o kit.

                            Espaço interior é escasso e a consola central é meio ruidosa, mas o resto é sólido. Há carros desse a GPL e andam tranquilamente.

                            Se o teu colega quer um E30, talvez fosse boa ideia comprar logo algo com mais potencial que um 316. O 318is é já bem interessante, traz o M42B18 que é um 16v DOHC e com corrente em vez de correia, árvores de cames ocas, cabeça de motor em alumínio. A suspensão tem menos 15mm, amortecedores e molas diferentes. Atrás ganha uma barra estabilizadora. Sem dúvida que um 318is é um carro que entra já numa outra categoria de "gentleman drivers" car, discreto exteriormente mas que pode muito bem ir para um "track day" e deixar o condutor com um grande sorriso na cara.

                            Hei-de ter um.

                            è isso mesmo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
                              Nitrofurano, muito obrigado pela descriçao, era isso mesmo que procurava.

                              318is na versão E30, deve ser complicaco encontrar.

                              E qual a tua opinião em relaçao ao 318i, este sim, muito mais facil de encontrar?
                              Nunca andei num, mas o que acho é: raro como um 318is e não está na mesma liga. Portanto não o considero interessante, porque nem é um acessível 316i, nem um refinado 318is.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Scania Ver Post
                                A melhor opção face consumos e andamento é o 318is e30, que anda á volta dos 3000€ dependendo do estado...
                                Quanto ao 318i, não é a melhor opção, mesmo mais potente face ao 316i as performances e consumos são piores... Eu Tenho um 316i, e como já foi dito, tem o tal problema das touches...O meu levou só perto dos 200.000Km´s e já vai com 274.000Km´s...
                                Quanto ás atravessadelas, é bem possivel em piso seco com um 316i...´´E preciso é unhas
                                Procura um 318is que vale bem a pena e se o comprar prepare-se para se supreender com o andamento É superior ao e36 devido ao seu peso inferior.
                                P.S:Não ponha a GPL
                                Atravessadelas são possíveis em qualquer carro, powerslides é que não. Num 316i não, a não ser que tenha pneus de plástico atrás.

                                Um 318is por 3000€ ou não está em muito bom estado, ou é um achado daqueles que acontece quando o rei faz anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                  bem...tens ai várias questões passiveis de serem respondidas, mas vá..


                                  qualquer carro pode dar gozo ao ser conduzido....ou não (salvo raras excepções...tipo matiz e atos), e isso depende mais do condutor que do carro!!
                                  o atos e o matiz é só querer levá-lo ao red line sucessivamente e ver os segundos que eles demoram a rebentar!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                    Atravessadelas são possíveis em qualquer carro, powerslides é que não. Num 316i não, a não ser que tenha pneus de plástico atrás.

                                    Um 318is por 3000€ ou não está em muito bom estado, ou é um achado daqueles que acontece quando o rei faz anos.
                                    318is a 3000€ há alguns e até por menos...Mas o preço médio é esse

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tambem não percebo o: "não ponha a gpl"...

                                      Devo dizer que tive um e36 (que continua na familia) com mesmo motor M40B16 que já percorreu mais de 150000km a gpl sem qq problema. Aliás, o motor conta agora com cerca de 260000km e não tem qualquer problema de touches. Nem se ouvem...

                                      Ah! 6 euros 100km

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                        é obvio que se pode tirar prazer de conduzir de qualquer caro, é evidente que o E30 é de outra liga não comparavel aos FWDs neste aspecto.
                                        E do teu post ate parece que a unica diferença dos RWD sair de traseira .

                                        do meu post não!

                                        da tua interpretação sim!

                                        obviamente o meu post não tenta nem quer ser extenso........e há coisas que subentendem de outras..........como por exemplo se o carro é RWD , em curva e em aceleração é lógico que vai ser menos subvirador que um FWD........mas pronto......picuinha picuinhas.........

                                        ...., mas se quiseres explicar numa condução normal que diferenças é que ele vai sentir para um FWD ......então estás á vontade!podes-te dar á maçada


                                        voçês por vezes saiem-me umas peças de critica que sinceramente...... .........é só dizer "isto tá mal" , mas trabalho a explicar o que tá mal..e oque não foi dito , tá quieto!





                                        e quanto ás atravessadelas em FWD.........

                                        a seco.........dá-me um 106 gti e um 316i .........e aposto contigo que os atravesso no mesmo espaço....durante o mesmo tempo ...ou pior


                                        ah esqueci-me................os caçarolas agora vão aparecer aqui........., Oh Carlos L e V7....vejam lá o que eu escrevi, já estou pronto para as 12 h de Sebring agora
                                        Editado pela última vez por PauloFVF; 02 July 2007, 10:34.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O E30 318iS foi dos carros que considerei aquando da compra do AE, isto quando estava em semi-desespero!!!
                                          Experimentei dois e o carro pareceu-me muito capaz e as rotundas eram com um sorriso de orelha a orelha, os power-slides em seco eram fáceis de arrancar, agora não sei é se um FWD os consegue arrancar com a mesma facilidade, a não ser um power-slide tipo a fugir de frente!!! eheheheh

                                          Na altura ia dar 2000e por um 318 iS acho que de 90' com 190Kkms preto, e com muito bom aspecto!!! Mas o 320iS ou M3 é que era, mas os preços andam pela hora da morte!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                            O E30 318iS foi dos carros que considerei aquando da compra do AE, isto quando estava em semi-desespero!!!
                                            Experimentei dois e o carro pareceu-me muito capaz e as rotundas eram com um sorriso de orelha a orelha, os power-slides em seco eram fáceis de arrancar, agora não sei é se um FWD os consegue arrancar com a mesma facilidade, a não ser um power-slide tipo a fugir de frente!!! eheheheh

                                            Na altura ia dar 2000e por um 318 iS acho que de 90' com 190Kkms preto, e com muito bom aspecto!!! Mas o 320iS ou M3 é que era, mas os preços andam pela hora da morte!!!

                                            Mon amie, uma atravessadela e um powerslide são coisas distintas!Se não as conseguires distinguir pede ajuda


                                            Um 316 não é de todo fácil de em seco fazer um powerslide.....aliás......é quase impossivel se os pneus estiverem em bom estado, e o piso for de alcatrão!

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                              Mon amie, uma atravessadela e um powerslide são coisas distintas!Se não as conseguires distinguir pede ajuda


                                              Um 316 não é de todo fácil de em seco fazer um powerslide.....aliás......é quase impossivel se os pneus estiverem em bom estado, e o piso for de alcatrão!
                                              Só falei em powerslides, isso de atravessadelas não me diz nada, quanto a termos de condução e precisar de ajuda todos precisamos, quando acharmos que não precisamos de ajuda é altura de ter medo..... muito medo!!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                Só falei em powerslides, isso de atravessadelas não me diz nada, quanto a termos de condução e precisar de ajuda todos precisamos, quando acharmos que não precisamos de ajuda é altura de ter medo..... muito medo!!!!

                                                rapaz.........estás com deficit de interpretação!


                                                quem é que falou em condução e ajuda?

                                                ....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ok! ;)

                                                  Mas para mim, o verdadeiro gozo de condução está nos RWD, o FWD até poderá fazer as tais atravessadelas, fazia montes de vezes no Fiat Coupé, mas um powerslide no AE86 vale 50 atravessadelas no Fiat!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                    Ok! ;)

                                                    Mas para mim, o verdadeiro gozo de condução está nos RWD, o FWD até poderá fazer as tais atravessadelas, fazia montes de vezes no Fiat Coupé, mas um powerslide no AE86 vale 50 atravessadelas no Fiat!!!

                                                    pronto, com isso já concordo! eu também sou RWD fã!


                                                    Alfa 75 2.0 POWA!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                      pronto, com isso já concordo! eu também sou RWD fã!


                                                      Alfa 75 2.0 POWA!
                                                      Mas no limite é sempre mais fácil controlar o powerslide do AE86 que a atravessadela do Fiat, ou seja fazer o drift, manter a deriva...

                                                      (Alfa 75!!!! por acaso este fim de semana vi 2 um V6 America em Vila Franca e um Turbo no Porto Alto estimadissimos)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                        Mas no limite é sempre mais fácil controlar o powerslide do AE86 que a atravessadela do Fiat, ou seja fazer o drift, manter a deriva...

                                                        (Alfa 75!!!! por acaso este fim de semana vi 2 um V6 America em Vila Franca e um Turbo no Porto Alto estimadissimos)

                                                        ainda estás a baralhar!

                                                        num Fwd não é possivel um drift (pelo menos num FWD vulgar)....mas sim uma atravessadela.........demorada

                                                        O que tu queres dizer, é que é possivel num RWD com potência, manter o carro controladamente descontrolado (ou seja no drift) ......, embora isso já não se verifique em carros como o 316 , porque simplesmente não existe potência (além de outras coisas tais como o Nitrofurano prontamente referiu) ......., dessa forma, o caro mesmo que escorregue de traseira, volta logo a ganhar compostura...........

                                                        e a unica forma mesmo de o fazeres driftar minimamente, é ganhar alguma velocidade e através da transferência de massas o meteres em curva com a traseira bamboleante ...........mas mesmo assim não o aguentas muito tempo até ele voltar ao posto! E por isso é que eu disse que com um FWD isso também é possivel.......

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                          ainda estás a baralhar!

                                                          num Fwd não é possivel um drift (pelo menos num FWD vulgar)....mas sim uma atravessadela.........demorada

                                                          O que tu queres dizer, é que é possivel num RWD com potência, manter o carro controladamente descontrolado (ou seja no drift) ......, embora isso já não se verifique em carros como o 316 , porque simplesmente não existe potência (além de outras coisas tais como o Nitrofurano prontamente referiu) ......., dessa forma, o caro mesmo que escorregue de traseira, volta logo a ganhar compostura...........

                                                          e a unica forma mesmo de o fazeres driftar minimamente, é ganhar alguma velocidade e através da transferência de massas o meteres em curva com a traseira bamboleante ...........mas mesmo assim não o aguentas muito tempo até ele voltar ao posto! E por isso é que eu disse que com um FWD isso também é possivel.......
                                                          Agora quem está a fazer confusão és tu, ao dizer deriva/drift é manter a deslizar, no Fiat era capaz de manter por 180º da rotunda, nada que se compare aos 360º do Toyota

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                            Agora quem está a fazer confusão és tu, ao dizer deriva/drift é manter a deslizar, no Fiat era capaz de manter por 180º da rotunda, nada que se compare aos 360º do Toyota


                                                            conseguias fazer meia rotunda atravessado num fiat coupé?

                                                            Comentário

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