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Porque é que o 207 THp 175 cv, não têm cx de 6??

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    Porque é que o 207 THp 175 cv, não têm cx de 6??

    Boa noite,


    Hoje comprei a auto foco (da concorrencia) e vêm lá um teste ao 207, em que eles referem que o carro devia ter cx de 6v para deminuir o consumo, sabendo que este carro, usa o mesmo motoro, do Cooper S e este usa a cx de 6v, porque é que o 207 não usa??? Já com o 1.6 HDI é a mesma historia...

    #2
    a minha pgta é pq q nao tem caixa automatica. pelo menos o de 150. se nao o meu pai tinha comprado isso em vez do jaguar lol

    Comentário


      #3
      A pergunta é:
      será que caixa de 6 vale mesmo a pena face á caixa de 5?

      e não estou a falar nos micronezimos de segundos que uma "ganha" á outra dos 0-100kph ou dos 0-160kph na pratica em condução normal pouco se vai notar a diferença dessa mudança extra.

      No 1.6hdi então penso que a difenreça seria meter a 4 mais curta a 5 um cagasésimo mais curta e depois tinha-se 1 6ª que seria uma overdrive.. na pratica será que se notaria qualquer coisa em aceleração?
      Em consumos até acredito, mas teria de ser uma 6ª pouco mais longa que a 5ª actual, mais que isso era mto longa, menos que isso tinhamos todas as mudanças anteriores excessivamente curtas.

      Ah digo isto pk tenho 1 207 1.6hdi, a 5ª a 120kph vai ~as 2500rpm.

      Comentário


        #4
        Ter caixa de 6 não quer dizer que gaste menos do que se tivesse caixa de 5. Antes pelo contrário.

        Comentário


          #5
          Porque é que agora todos têm de ter caixa de 6vel.?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
            Ter caixa de 6 não quer dizer que gaste menos do que se tivesse caixa de 5. Antes pelo contrário.
            Porque dizes isso?

            Originalmente Colocado por Braz Ver Post
            Porque é que agora todos têm de ter caixa de 6vel.?
            Atendendo ao motor que o carro têm, acho que merecia uma cx de 6v

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
              Boa noite,


              Hoje comprei a auto foco (da concorrencia) e vêm lá um teste ao 207, em que eles referem que o carro devia ter cx de 6v para deminuir o consumo, sabendo que este carro, usa o mesmo motoro, do Cooper S e este usa a cx de 6v, porque é que o 207 não usa??? Já com o 1.6 HDI é a mesma historia...
              Isso é o que diz a autofoco.
              Já na evo:

              "Unlike the Mini, the GTI makes do with just a five-speed gearbox, but it’s far from a handicap. The ratios are well-spaced so that fifth is a genuinely unstressed ‘top’ and the other four combine with the engine’s flexibility to provide all the options you could ever need. It makes you think that the now seemingly ubiquitous six-speed ’box is probably more of a marketing tool than an engineering necessity."

              Que basicamente diz, que a caixa bem escalonada e a flexibilidade do motor não fazem sentir falta de uma caixa de 6, aliás, faz pensar que hoje uma caixa de 6 é mais estratégia de markting que uma necessidade mecânica.

              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                Porque dizes isso?



                Atendendo ao motor que o carro têm, acho que merecia uma cx de 6v
                Se considerar-mos uma caixa de 6 com a última relação com um escalonamento semelhante à 5ª de uma caixa de 5 velocidades, quer dizer que todas as outras relações são mais curtas. Caixas mais curtas impliam consumos mais elevados e maiores recursos à caixa.

                Por outro lado, os carros com caixas de 6 velocidade muito longas (caso do Astras de 6 velocidades) só vão obter melhores consumos (comparativamente a um de caixa de 5) a velocidades mais elevadas. Ou seja, só em velocidades em que os consumos são mais elevados é que eles conseguem fazer a diferença para menos. A andar em velocidades reduzidas, os de caixas de 5 velocidades conseguem melhores resultados. Ou então, tem que se andar sempre a passar de 6ª para 5ª e vice-versa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                  Porque dizes isso?



                  Atendendo ao motor que o carro têm, acho que merecia uma cx de 6v
                  Mas há provas disso? Continuo sem perceber porque é que uma caixa de 6 vs caixa de 5 a de 6velocidades tem necessáriamente melhor performance e melhores consumos?
                  Tudo depende do escalonamento das mudanças, ter uma 6ª muito longa o motor vai a poupar rpm´s mas vai a gastar mais pk faz mais carga. Ter uma 6ª muito curta ou pouco mais longa que uma 5ª normal vai levar a que todas a outras mudanças sejam mais curtas e poderá levar a consumos mais elevados em ambientes que não AE/Estrada aberta, poderá tambem levar a uma condução mais cansativa (2,3 excessivamente curtas).

                  Botton line: depende da caixa, do carro, do peso do carro, do atrito do carro, da utilização destinada ao carro e principalmente se os custos/peso extra/beneficos ganhos compensam o custo de implmentação.

                  Ah um lotus elise tinha (agora n sei se tem) caixa de 5velocidades, o 6carreto estaria lá a fazer peso e não compensava.

                  Comentário


                    #10
                    Mas há provas disso? Continuo sem perceber porque é que uma caixa de 5 vs caixa de 4 a de 5 velocidades tem necessariamente melhor performance e melhores consumos?

                    Tudo depende do escalonamento das mudanças, ter uma 5ª muito longa o motor vai a poupar rpm´s mas vai a gastar mais pk faz mais carga. Ter uma 5ª muito curta ou pouco mais longa que uma 5ª normal vai levar a que todas a outras mudanças sejam mais curtas e poderá levar a consumos mais elevados em ambientes que não AE/Estrada aberta, poderá também levar a uma condução mais cansativa (2, 3 excessivamente curtas).

                    Botton line: depende da caixa, do carro, do peso do carro, do atrito do carro, da utilização destinada ao carro e principalmente se os custos/peso extra/benefícios ganhos compensam o custo de implementação.

                    Caixas de 4 voltem estão perdoadas

                    Comentário


                      #11
                      Tb não exageres não é tem de haver um meio termo em tudo.

                      Rogo-te uma praga que o proximo carro que comprares seja seja um automatico de caixa de 3velocidades!

                      Comentário


                        #12
                        E o meio termo é a 5ª porquê?

                        Tenho um carro com uma 6ª hiper longa e é uma maravilha para viagens, altas velocidades a baixas rotações... e óptimos consumos

                        Comentário


                          #13
                          naõ, o termo não é a 5, neste caso PENSO que se adequa 5velc. Não digo que seja o mais eficaz como disse depende mto da utilização do carro e do escalonamento.

                          Comentário


                            #14
                            A Caixa de 6 velocidades penso que é vantajosa por "tratar" melhor o motor. O escalonamento das mudanças é diferente, e a 6ª velocidade serve para o carro ir a "descançar" mais a velocidades mais elevadas.

                            A meu ver é uma vantagem, e penso que a peugeot ja devia ter adaptado esse conceito aos seus carros. A Renault já o fez, a Opel, a Fiat, .... (isto so referindo os carros de baixa cilindrada) dado que de segmentos e potências superiores a caixa de 6 é essencial.

                            Comentário


                              #15
                              a 6º faz sempre jeito em AE...

                              Comentário


                                #16
                                Quanto maior for o numero de velocidades mais desmultiplicação existe, logo o conjunto motor/caixa funcionam de uma forma mais harmoniosa, sendo que existe sempre uma mudança certa para uma determinada faixa de rotação, juntando a isto uma redução nos consumos.
                                Isto é mais verdade nas caixas automaticas, onde por exemplo podemos ver a Mercedes e a Lexus/Toyota com caixas de 7 e 8 respectivamente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mais uma coisa:

                                  A Peugeot não tem as caixas de 6 do MINI porque estas estão fora do acordo de desenvolvimento de motores entre ambos os construtores.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Tiptronic Ver Post
                                    a 6º faz sempre jeito em AE...
                                    Exactamente, tou sempre a alternar entre 4, 5 e 6, apesar da 4 ser mais para quando fiquei encalhado e para ultrepassar rapidamente...

                                    Quando se tem 5 e 6 é outra coisa, pode-se andar a velocidades para o teu avatar sem puxar mt pelo motor...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por miguel_ant Ver Post
                                      Mais uma coisa:

                                      A Peugeot não tem as caixas de 6 do MINI porque estas estão fora do acordo de desenvolvimento de motores entre ambos os construtores.


                                      Não tem caixa de 6 no 207 não é por não fazerem parte do acordo... até porque a peugeot tem caixas de 6, mas não no 207.

                                      Não tem porque, ou acharam que não precisava, ou devido a custos ou a ambos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Tiptronic Ver Post
                                        a 6º faz sempre jeito em AE...
                                        Um Lexus IS200 precisava de uma 7ª para AE Isso de andar em 6ª a 120km/h às 3600rpm's dá cabo da carteira a qualquer um.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O que falta aí está no IS220d

                                          :-P

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para meter mais confusão por aqui o GPunto 1.3 MJet 90cv de 6v gasta mais do que o GPunto 1.3 MJet 90cv 5v. Cá não se vende com caixa de 5v, mas lá fora sim.

                                            Cada um conclua o que quiser.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Money money money.............must be funny..........it the wishes of a girl............

                                              Comentário


                                                #24
                                                Num motor a gasolina, só obtemos o binário a alta rotação, embora neste THP seja bem cedo, ou seja uma 6ª a uma rotação baixa não quer dizer necessariamente que tenha um bom consumo, porque muitas vezes a rotações baixas consome mais que as rotações altas, dependendo do binário, então para aproveitar a potencia do motor, em 6ª, teria-mos que ir a que velocidade? com uma 5ª mais longa é possivel aproveitar maior potencia do motor e, teoricamente claro, até é possivel que tenha consumos menores

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                  Um Lexus IS200 precisava de uma 7ª para AE Isso de andar em 6ª a 120km/h às 3600rpm's dá cabo da carteira a qualquer um.
                                                  Pois é
                                                  O raio do carro tem uma caixa tão curtinhaé apaixonante aquela caixa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    se calhar nao tem 6v pq nao precisa

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por silat Ver Post
                                                      se calhar nao tem 6v pq nao precisa

                                                      entao pq o mini a usa?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                                        entao pq o mini a usa?
                                                        E pelo Mini usar quer dizer que é o mais correcto?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por mcag Ver Post
                                                          E pelo Mini usar quer dizer que é o mais correcto?

                                                          para poupar combustivel para mim é

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                                            para poupar combustivel para mim é
                                                            Encomenda mas é o RC e deixa-te de coisas...

                                                            Comentário

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