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Designs "puros" vs designs "tonificados"

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    Designs "puros" vs designs "tonificados"

    E vai um tópico de discussão filosófica...
    Estou aqui a chamar designs "puros" a carros desenhados em "folha branca", com grande fluídez de linhas e designs "tonificados" aqueles que começam numa base e lhe dão uma reviravolta "desportiva".

    Quais vos atraem mais? Gostam da agressividade dos designs tonificados ou acham mau gosto e preferem a fluídez de um design puro? Porquê?

    Exemplos de design puro (IMHO bem conseguidos), linhas simples, fluídas e elegantes




    Exemplos de design tonificado (IMHO bem conseguidos), linhas agressivas e imponentes, tipicamente baseadas em carros normais





    Mais exemplos penso que serão bem vindos e servem para animar as coisas.
    Editado pela última vez por RPM; 15 July 2007, 18:32.

    #2


    Comentário


      #3
      Esse caso é difícil de julgar. Não considero o Civic normal um caso de design puro, falta algo em termos de fluídez e simplicidade, IMHO.
      Penso que mesmo na versão normal já se pode considerar tonificado, o CTR acrescentando um pouco mais de agressividade mas nem muito até.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RPM Ver Post
        Esse caso é difícil de julgar. Não considero o Civic normal um caso de design puro, falta algo em termos de fluídez e simplicidade, IMHO.
        Penso que mesmo na versão normal já se pode considerar tonificado, o CTR acrescentando um pouco mais de agressividade mas nem muito até.
        não concordo, pois o civic actual, não foi feito a partir de nenhuma plataforma, ou seja, não vem de qualquer evolução, está no seu estado puro. mesmo o typeR pode ter alguns apendices, mas a base está lá intocável, não é como o escort ou o delta que são resultado de muitas evoluções.

        Comentário


          #5
          Hmm, bem, não era bem a mensagem que queria transmitir. Sei perfeitamente que é um carro novo, feito de folha em branco, mas penso que a direcção estética do carro é tudo menos pura.

          IMHO este é um Civic com design puro:

          Comentário


            #6
            acho que é purissima, pois não vejo nada parecido com ele, não foi inspirado em nenhum outro, é o principio do principio......digo eu

            Comentário


              #7
              Temos conceitos de "pureza" diferentes, compreensível.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                Temos conceitos de "pureza" diferentes, compreensível.
                talvez, mas basta veres o primeiro exemplo que chamaste puro, nota-se bem que é uma evolução do 155, por isso...........
                acho o civic 8ª geração puro, tal como o focus 1ª geração, ou o megane, ...........acho-os puros porque nasceram da inspiração de alguem e não apenas o seguir um padrão, como acontece actualmente com quase todos os alemães.

                Comentário


                  #9
                  Mg Zr 160
                  Ficheiros anexados

                  Comentário


                    #10
                    Tópico difícil...mas interessante.
                    Para já não posso dizer muito porque ainda não entendi bem as diferenças...

                    Comentário


                      #11


                      Não se inspirou em nenhum modelo.

                      É um carro, que em regra geral, esteticamente, agrada a gregos e troianos.

                      É o meu carro

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                        talvez, mas basta veres o primeiro exemplo que chamaste puro, nota-se bem que é uma evolução do 155, por isso...........
                        acho o civic 8ª geração puro, tal como o focus 1ª geração, ou o megane, ...........acho-os puros porque nasceram da inspiração de alguem e não apenas o seguir um padrão, como acontece actualmente com quase todos os alemães.
                        Exacto, temos abordagens diferentes.
                        Estás a classificar puro como "design inovador sem ligações com o passado", eu a classificar como "design super simples, com uma fluídez de linhas e elegância intemporais".

                        Esta troca de ideias leva-nos a compreender novos pontos de vista.

                        Mas nisto tudo então de qual é que gostam mais? Limpos ou musculados?
                        Por princípio diria sem dúvidas "os puros" mas é certo que os "tonificados" têm uma presença que não deixa ninguém indiferente. Complicado...
                        Editado pela última vez por RPM; 15 July 2007, 18:34.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                          Tópico difícil...mas interessante.
                          Para já não posso dizer muito porque ainda não entendi bem as diferenças...
                          Pensar McLaren F1 vs Ferrari F40...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                            Exacto, temos abordagens diferentes.
                            Estás a classificar puro como "design inovador sem ligações com o passado", eu a classificar como "design super simples, com uma fluídez de linhas e elegância intemporais".

                            Esta troca de ideias leva-nos a compreender novos pontos de vista.
                            a troca de opiniões tem destas coisas.
                            acho que mesmo pelo teu ponto de vista o civic actual tem linhas muito fluidas, mais que esse alfa romeo , sem lhe conseguir dar uma ligação com qualquer outro carro do mercado.
                            classificaste o deltona de menos purista, tambem o considero, mas olha que tem uma elegância intemporal

                            Comentário


                              #15
                              Já estou a entender mais ou menos o intuito do tópico...
                              Bom, 90% das vezes sou adepto de carros musculados (não propriamente bonitos no verdadeiro sentido da palavra), em grande parte àquilo que se costuma chamar de "ruído visual".
                              O exemplo perfeito é este:



                              Não é bonito...é forte, musculado, um peso pesado que se mexe que nem uma pluma.

                              Por outro lado, 10% das vezes costumo gostar de linhas simples e fluidas.
                              Um bom exemplo são os Alfa Romeo.

                              Simples, elegante...uma senhora.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                Pensar McLaren F1 vs Ferrari F40...
                                Acho que entendo.
                                Tendo em linha de conta o meu post anterior, o meu preferido é o F40.
                                Se tiver acertado agora, é porque entendi o tópico.

                                Comentário


                                  #17
                                  Entendeste a 120% Mad Dragon.
                                  São conceitos às vezes difíceis de passar para o "papel", peço desculpa pela confusão.

                                  Óptima a expressão que usaste: ruído visual!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                    talvez, mas basta veres o primeiro exemplo que chamaste puro, nota-se bem que é uma evolução do 155, por isso...........
                                    acho o civic 8ª geração puro, tal como o focus 1ª geração, ou o megane, ...........acho-os puros porque nasceram da inspiração de alguem e não apenas o seguir um padrão, como acontece actualmente com quase todos os alemães.
                                    Nada mais errado!

                                    Apesar da estectica, em absoluto, ser um elemento subjectivo, o design não é!

                                    Uma linha pura, não é uma linha que é baseada em X ou Y modelo, isso é completamente irrelevante, ou nova.

                                    O que determina se o design de um automovel é puro ou não, é a sua beleza, sem apendices esteticos.

                                    se repararem, tanto o 406, o 156 ou os primeiros 911 (mm os 993), se so mostrarem as formas dos carros, são formas que dá para perceber que carro é, mas tambem para achar bonitos....

                                    Carros como o civic, o delta, ou mesmo o Mg, são carros com formas banais, que dependem imenso de certos apendices, para sobressairem...

                                    O civic, com um pano por cima, não é assim tão diferente do resto, mas como tem aqueles farois e aquela grelha, parece completamente diferene...

                                    o delta e o escort normais, são banais, mas os apendices aerodinamicos distinguem nos do resto.

                                    Os carros alemaes, sempre foram, bastante puros, apesar de primarem por linhas robustas, e neste seculo, com o passat anterios, passaram para o ruido estetico...

                                    Eu prefiro a pureza das linhas e daí os carros que tenho...

                                    Alfa spider e Maserati Quattro porte (este, já é mais barroco...) e antes tinha um Xk8...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                      Entendeste a 120% Mad Dragon.
                                      São conceitos às vezes difíceis de passar para o "papel", peço desculpa pela confusão.

                                      Óptima a expressão que usaste: ruído visual!
                                      Aprendi essa expressão lendo os posts do CRASH!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Muito de acordo com a minha forma de pensar alfaspider.
                                        No outro dia pensava para mim mesmo, um carro realmente elegante tem de passar "o teste dos tampões", ou seja ser "comestível", mesmo na versão mais básica sem acessórios e até com os malfadados tampões de roda.

                                        IMHO, é um teste que um 156 ou um Civic EG passam sem dificuldade. Aí estará o tal design "puro".
                                        Em carros banais como estes, é algo difícil de encontrar.
                                        Editado pela última vez por RPM; 15 July 2007, 18:50.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por alfaspider Ver Post
                                          Nada mais errado!

                                          Apesar da estectica, em absoluto, ser um elemento subjectivo, o design não é!

                                          Uma linha pura, não é uma linha que é baseada em X ou Y modelo, isso é completamente irrelevante, ou nova.

                                          O que determina se o design de um automovel é puro ou não, é a sua beleza, sem apendices esteticos.

                                          se repararem, tanto o 406, o 156 ou os primeiros 911 (mm os 993), se so mostrarem as formas dos carros, são formas que dá para perceber que carro é, mas tambem para achar bonitos....

                                          Carros como o civic, o delta, ou mesmo o Mg, são carros com formas banais, que dependem imenso de certos apendices, para sobressairem...

                                          O civic, com um pano por cima, não é assim tão diferente do resto, mas como tem aqueles farois e aquela grelha, parece completamente diferene...

                                          o delta e o escort normais, são banais, mas os apendices aerodinamicos distinguem nos do resto.

                                          Os carros alemaes, sempre foram, bastante puros, apesar de primarem por linhas robustas, e neste seculo, com o passat anterios, passaram para o ruido estetico...

                                          Eu prefiro a pureza das linhas e daí os carros que tenho...

                                          Alfa spider e Maserati Quattro porte (este, já é mais barroco...) e antes tinha um Xk8...
                                          Começo a entender.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Consideram o 406 Coupé puro?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Assim de repente, outra caso de desing "puro", o 350Z.

                                              Meter uns ailerons, uns alargamentos nesse carro, quanto a mim, é estragá-lo.


                                              Já como um bom exemplo do tal desing "musculado" temos o Subaru Impreza. Um carro que fica espectacular com uns alargamentos, uns ailerons matias, umas boas jantes, etc. Exactamente o oposto do 350Z.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                Consideram o 406 Coupé puro?
                                                Eu considero.

                                                Bom, belo tópico

                                                E acho que começo a entender

                                                Por exemplo, um Corsa D tem um design tonificado; já um GPunto tem um design puro.

                                                Será?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  São dois bons exemplos esses do 406 coupé e 156. Dois automóveis de linhas perfeitas, apesas de estilos distintos, e com sucessores tão banais

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EndoZ Ver Post
                                                    São dois bons exemplos esses do 406 coupé e 156. Dois automóveis de linhas perfeitas, apesas de estilos distintos, e com sucessores tão banais

                                                    O que acham de carros do BMW Z8 ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por EndoZ Ver Post
                                                      São dois bons exemplos esses do 406 coupé e 156. Dois automóveis de linhas perfeitas, apesas de estilos distintos, e com sucessores tão banais
                                                      acho o 406 um bom exemplo, já o 156 não, pois não acho que a pureza tenha alguma coisa a ver com a beleza, pois este item é muito subjectivo, acho o 156 muito bonito mas não puro, aí prefiro por exemplo o alfa 75 que acho feio e sim purissimo.
                                                      estamos a conversar, e é assim que vejo o grau de pureza, pois se olhar para o 156 e vejo nele coisa do 155, não o posso achar puro, mas muito bonito sem duvida, puro seria o 155 , tal como tapar o 156 não será diferente dos restantes, essa não concordo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sem dúvida opto pelos denominados de "designs puros".

                                                        Marcas como a Alfa Romeo ou a Aston Martin são especialistas na matéria do "clean design".

                                                        A Lamborghini by Audi também tem agora modelos com uma estética muito "fluída", sobretudo o Gallardo.

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                                                          #29
                                                          Eu pessoalmente prefiro-os "puros", embora alguns modelos fiquem bastante apetecíveis, por exemplo o 156 GTA como não foge muito à linha do seu modelo "base" ficou muito bonito.

                                                          Existem outros aos quais não consigo achar piada porque a base é de tal forma banal que têm que exagerar para os distinguir do resto da gama, seja com alargamentos exagerados ou pára-choques com apêndices aerodinamicos que os tornam demasiado "busy". O alfaspider deu a expressão ideal, ruído visual!

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                            acho o 406 um bom exemplo, já o 156 não, pois não acho que a pureza tenha alguma coisa a ver com a beleza, pois este item é muito subjectivo, acho o 156 muito bonito mas não puro, aí prefiro por exemplo o alfa 75 que acho feio e sim purissimo.
                                                            estamos a conversar, e é assim que vejo o grau de pureza, pois se olhar para o 156 e vejo nele coisa do 155, não o posso achar puro, mas muito bonito sem duvida, puro seria o 155 , tal como tapar o 156 não será diferente dos restantes, essa não concordo.
                                                            Não creio que o conceito de pureza tenha algo a ver com não poder ter outros modelos como inspiração. O 406 coupé tem muitos elementos próximos do 406 e não é por isso que não é puro

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