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Diesel e resposta em baixas - o que acham ?

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    Diesel e resposta em baixas - o que acham ?

    Falando de dieseis, pelo que tenho visto e lido um defeito comum nos motores que são utilizados nos Fiat, Alfa e Opel é que só andam bem a partir das 2.000 rpms.

    Num diesel acho bastante importante que o motor responda bem desde as baixas rotações, nomeadamente entre as 1.000 e as 2.000.

    Mesmo o motor BMW do 320d 163 cv (é o que conheço) não é nada de especial abaixo das 2.000 rpm

    Neste particular penso que os motores da plataforma PSA/Ford, renault eos cdi mercedes estão melhor conseguidos.

    Sim porque assumindo que os diesel são à partida carros bastante utilitários, ou seja utilizados como meio de transporte, mais do que como objecto de diversão, é chato que quando se tem o AC ligado e mesmo em mudanças baixas se acelere antes das 2.000 e a resposta seja "- dá-me tempo"

    Qual é a vossa opinião ?

    #2
    Concordo.. especialmente porque se não tiverem força em baixas a condução em cidade torna-se desconfortavel. Um gajo anda sempre ali aos saltos com o turbo a entrar.

    Comentário


      #3
      Como sabes,
      acho q o motor que equipa os nossos carros n é dos piores.
      Dos que já conduzi, os motores Fiat/GM são sempre os piores.

      Comentário


        #4
        geralmente utilizo a minha entre as 2000rpm e as 2500rpm

        mas em carros como os da VW irrita aquele disparo de potencia quando se passa das 2000rpm

        prefiro um motor com os da BMW que sao lineares e nao ha esse disparo de potencia

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Falando de dieseis, pelo que tenho visto e lido um defeito comum nos motores que são utilizados nos Fiat, Alfa e Opel é que só andam bem a partir das 2.000 rpms.
          concordo.. a maioria dos motores abaixo desta faixa sao mesmo.. "nojentos"

          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Neste particular penso que os motores da plataforma PSA/Ford, renault eos cdi mercedes estão melhor conseguidos.

          Sim porque assumindo que os diesel são à partida carros bastante utilitários, ou seja utilizados como meio de transporte, mais do que como objecto de diversão, é chato que quando se tem o AC ligado e mesmo em mudanças baixas se acelere antes das 2.000 e a resposta seja "- dá-me tempo"

          Qual é a vossa opinião ?
          ou nao...

          o Pug 207 1.4 HDI abaixo das 2000 e MTOO MORTO!!!

          o carro ai n anda.. arrasta-se... nao sei se os concorrentes directos com essa potencia fazem melhor.. mas k conduzir abaixo dessa faixa e desgradavel.. la isso e ;)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por _Drifter_ Ver Post
            geralmente utilizo a minha entre as 2000rpm e as 2500rpm

            mas em carros como os da VW irrita aquele disparo de potencia quando se passa das 2000rpm

            prefiro um motor com os da BMW que sao lineares e nao ha esse disparo de potencia
            eu acho que o pior mesmo é acelerar e não se passar nada.

            Mas sim os motores mais progressivos e lineares são mais agradaveis de se utilizar

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por _Drifter_ Ver Post
              geralmente utilizo a minha entre as 2000rpm e as 2500rpm

              mas em carros como os da VW irrita aquele disparo de potencia quando se passa das 2000rpm

              prefiro um motor com os da BMW que sao lineares e nao ha esse disparo de potencia

              Mas de que motor da VW é que estás a falar? Por experiência própria só se for dos velhos TDI, porque dos novos só o de 170 cv é que se pode considerar um pouco amorfo abaixo das 2000 rpm.

              Também te digo que tive um TDI de 130 e aquilo tornava-se desconfortável de conduzir no meio do trânsito, visto que tinha sempre de ter cuidado com o acelarador.

              Agora um motor que realmente enerva é o 1.3 CDTI de 90 cv, aquilo só funciona a partir das 2000, se bem que já andei num GP com ese motor e não se nota tanto esse "defeito".

              Comentário


                #8
                A opinião é a de que o meu Focus tem boas baixas e boa lineariedade até às 3000rpm. Até essa rotação não há diferença em termos de lineariedade para um carro a gasolina. A partir daí é mauzito, mas não é coisa que me preocupe.

                Comentário


                  #9
                  A minha mulher tem um Punto Multijet de 2005 com AC. Ando muitas vezes com o carro sobretudo em cidade com AC ligado.
                  Posso adiantar que a resposta abaixo das 1800 rpm foi melhorando claramente à medida que os km foram passando (tem agora 52 000 km) de tal maneira que não influencia a fluidez de condução. Nota-se, efectivamente, um certo "impulso" às 1800 rpm que até é interessante.
                  De qualquer forma, somos levados naturalmente neste motor a circular entre as 1800 e as 2500 rpm.

                  Comentário


                    #10
                    Falando de dieseis, pelo que tenho visto e lido um defeito comum nos motores que são utilizados nos Fiat, Alfa e Opel é que só andam bem a partir das 2.000 rpms.

                    Num diesel acho bastante importante que o motor responda bem desde as baixas rotações, nomeadamente entre as 1.000 e as 2.000.

                    Mesmo o motor BMW do 320d 163 cv (é o que conheço) não é nada de especial abaixo das 2.000 rpm

                    Neste particular penso que os motores da plataforma PSA/Ford, renault eos cdi mercedes estão melhor conseguidos.

                    Sim porque assumindo que os diesel são à partida carros bastante utilitários, ou seja utilizados como meio de transporte, mais do que como objecto de diversão, é chato que quando se tem o AC ligado e mesmo em mudanças baixas se acelere antes das 2.000 e a resposta seja "- dá-me tempo"

                    Qual é a vossa opinião ?
                    que só podes estar equivocado

                    o binário enorme desse tipo de motores não deixa isso acontecer!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Falando de dieseis, pelo que tenho visto e lido um defeito comum nos motores que são utilizados nos Fiat, Alfa e Opel é que só andam bem a partir das 2.000 rpms.

                      Num diesel acho bastante importante que o motor responda bem desde as baixas rotações, nomeadamente entre as 1.000 e as 2.000.

                      Mesmo o motor BMW do 320d 163 cv (é o que conheço) não é nada de especial abaixo das 2.000 rpm

                      Neste particular penso que os motores da plataforma PSA/Ford, renault eos cdi mercedes estão melhor conseguidos.

                      Sim porque assumindo que os diesel são à partida carros bastante utilitários, ou seja utilizados como meio de transporte, mais do que como objecto de diversão, é chato que quando se tem o AC ligado e mesmo em mudanças baixas se acelere antes das 2.000 e a resposta seja "- dá-me tempo"

                      Qual é a vossa opinião ?

                      Num diesel acho bastante importante que o motor responda bem desde as baixas rotações, nomeadamente entre as 1.000 e as 2.000.

                      é mais entre as 1500rpm e as 2000rpm porque as 1000rpm o carro está praticamente ao relanti, mas sim é um defeito conhecido dos motores da gm que equipam Fiat, Alfa e Opel entre outros só terem mais reacção acima das 2000rpm, tornando a faixa de utilização do mesmo um pouco curta visto que por volta das 3500rpm 4000rpm atingem o binário maximo, mas concordo que poderá ter a haver com a gestão electronica feita pelos mesmos.
                      Abraço

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MJAG Ver Post
                        A minha mulher tem um Punto Multijet de 2005 com AC. Ando muitas vezes com o carro sobretudo em cidade com AC ligado.
                        Posso adiantar que a resposta abaixo das 1800 rpm foi melhorando claramente à medida que os km foram passando (tem agora 52 000 km) de tal maneira que não influencia a fluidez de condução. Nota-se, efectivamente, um certo "impulso" às 1800 rpm que até é interessante.
                        De qualquer forma, somos levados naturalmente neste motor a circular entre as 1800 e as 2500 rpm.
                        A pessoa adapta-se, mas não é o ideal.

                        Há motores diesel que respondem muito razoavelmente entre as 1.000 e as 2.000 e isto nem tanto a ver com o tamanho ou a potência do motor, pois falo em termos relativos. Tem a ver com a "natureza" do motor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
                          concordo.. a maioria dos motores abaixo desta faixa sao mesmo.. "nojentos"



                          ou nao...

                          o Pug 207 1.4 HDI abaixo das 2000 e MTOO MORTO!!!

                          o carro ai n anda.. arrasta-se... nao sei se os concorrentes directos com essa potencia fazem melhor.. mas k conduzir abaixo dessa faixa e desgradavel.. la isso e ;)
                          São 70 cavalos a puxar 1300kg, estás à espera de performance? eu já andei num 1.4 tdi a puxar um polo de 1100kg e é ainda mais morto, as coisas têm o seu senso, o 1.4HDi na maioria dos casos deixa os meus clientes impressionados porque esperam menos de um motor 1.4, tu esperavas mais e ficaste desapontado... isso não o faz lento, faz uma opinião apenas

                          Comentário


                            #14
                            Os turbos de disparo a partir das 2.000 nota-se bastante isso .........

                            Os intercoller serão bastantes menos desagradáveis.....penso eu de que


                            Se bem que em certas ultrapassagens....dá algum prazer ter 1 turbo de disparo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                              que só podes estar equivocado

                              o binário enorme desse tipo de motores não deixa isso acontecer!


                              Não sei se percebi o teu comentário ...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                Mas de que motor da VW é que estás a falar? Por experiência própria só se for dos velhos TDI, porque dos novos só o de 170 cv é que se pode considerar um pouco amorfo abaixo das 2000 rpm.

                                Também te digo que tive um TDI de 130 e aquilo tornava-se desconfortável de conduzir no meio do trânsito, visto que tinha sempre de ter cuidado com o acelarador.

                                Agora um motor que realmente enerva é o 1.3 CDTI de 90 cv, aquilo só funciona a partir das 2000, se bem que já andei num GP com ese motor e não se nota tanto esse "defeito".


                                o VW que conduzi foi um Passat com o 1.9 TDI 130cv e tambem a do meu pai a A4 1.9 TDI 130cv

                                o 1.3 CDTI(Astra) com a minha 1.4 HDI(307) nao funcionam abaixas rotaçoes por isso utilizar os 2 as 2500rpm

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                  São 70 cavalos a puxar 1300kg, estás à espera de performance? eu já andei num 1.4 tdi a puxar um polo de 1100kg e é ainda mais morto, as coisas têm o seu senso, o 1.4HDi na maioria dos casos deixa os meus clientes impressionados porque esperam menos de um motor 1.4, tu esperavas mais e ficaste desapontado... isso não o faz lento, faz uma opinião apenas

                                  eu acho k frisei bem k nao sabia se a concorrencia fazia melhor ;)

                                  so estava a responder ao topico relativamente aos motores abaixo de 2000 RPM pela experiencia k tenho..

                                  confesso k qdo fiz o TD fikei um pco desapontado com isso.. o carro n merece aquele motor :P merecia uma coisita qq k puxasse mais :D


                                  EDIT: tb costumo andar a pendura num Xsara 1.4 Hdi e digo-te k nem parece o mm motor.. mas la esta.. a pessoa k o conduz ja esta habituada a sua conducao e ja n deixa vir o carro pra baixo das 2000RPM pra ele n morrer.. e a partir dai ele ate ja puxa ;) por isso acho k tb e algo k vais aprendendo a manusear :P
                                  Editado pela última vez por MINIBoy; 27 July 2007, 12:59.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                    São 70 cavalos a puxar 1300kg, estás à espera de performance? eu já andei num 1.4 tdi a puxar um polo de 1100kg e é ainda mais morto, as coisas têm o seu senso, o 1.4HDi na maioria dos casos deixa os meus clientes impressionados porque esperam menos de um motor 1.4, tu esperavas mais e ficaste desapontado... isso não o faz lento, faz uma opinião apenas


                                    os 1.4 HDI e os 1.4 TDI(nao conheço as deve ser o mesmo) so desenvolvem bem em linha recta, agora em subidas e ultrapassagens tem se que puxar mais pelo motor, e ele nao foi feito propriamente para serem muito puxados

                                    Comentário


                                      #19
                                      Citação:
                                      Originalmente Colocado por Filipe Dias
                                      que só podes estar equivocado

                                      o binário enorme desse tipo de motores não deixa isso acontecer!




                                      Não sei se percebi o teu comentário ...
                                      obviamente que estava a ser irónico

                                      sempre defendi que mesmo os diesel têm baixas muito más...
                                      só que as baixas em diesel são das 1000 às 2000 ou 2500, com um regime máximo de 4500, enquanto num otto atmosférico, o regime baixo é das 1000 rpm às 3500, 4000 (dependendo do motor), com um regime máximo de 7000 rpm!

                                      em todos os diesel que andei até agora, mesmo o 320d, abaixo das 2000 rpm não se pode andar!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Mesmo o motor BMW do 320d 163 cv (é o que conheço) não é nada de especial abaixo das 2.000 rpm
                                        Assim fico com curiosidade em andar nos multijet pois quando experimentei o 20d não achei as baixas nem boas nem más, simplesmente não existiam.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por _Drifter_ Ver Post
                                          os 1.4 HDI e os 1.4 TDI(nao conheço as deve ser o mesmo) so desenvolvem bem em linha recta, agora em subidas e ultrapassagens tem se que puxar mais pelo motor, e ele nao foi feito propriamente para serem muito puxados
                                          Opá o 1.4 TDi é completamente morto ao inicio, depois reage muito bem. O 1.9 TDI em relação à concorrencia é mais lento antes das 2000rpm, o 1.4 é igual menos 1 cilindro portanto... é ainda pior. Mas mesmo assim prefiro o 1.4 TDi do que o 1.3 CDTI por exemplo, não quer dizer que seja melhor, eu prefiro

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                            Opá o 1.4 TDi é completamente morto ao inicio, depois reage muito bem. O 1.9 TDI em relação à concorrencia é mais lento antes das 2000rpm, o 1.4 é igual menos 1 cilindro portanto... é ainda pior. Mas mesmo assim prefiro o 1.4 TDi do que o 1.3 CDTI por exemplo, não quer dizer que seja melhor, eu prefiro
                                            so pelo barulho odeio esses bichos.. ate me arrepio qdo ouço passar um

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                              Assim fico com curiosidade em andar nos multijet pois quando experimentei o 20d não achei as baixas nem boas nem más, simplesmente não existiam.
                                              estiveste bem

                                              mas acho o comentário um bocadinho exagerado

                                              Comentário


                                                #24
                                                a melhor prova deste facto é o teste do meu bogas com a Focus TDCI de 110 cvs...

                                                o binário não é tudo!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Falando de dieseis, pelo que tenho visto e lido um defeito comum nos motores que são utilizados nos Fiat, Alfa e Opel é que só andam bem a partir das 2.000 rpms.

                                                  Num diesel acho bastante importante que o motor responda bem desde as baixas rotações, nomeadamente entre as 1.000 e as 2.000.

                                                  Mesmo o motor BMW do 320d 163 cv (é o que conheço) não é nada de especial abaixo das 2.000 rpm

                                                  Neste particular penso que os motores da plataforma PSA/Ford, renault eos cdi mercedes estão melhor conseguidos.

                                                  Sim porque assumindo que os diesel são à partida carros bastante utilitários, ou seja utilizados como meio de transporte, mais do que como objecto de diversão, é chato que quando se tem o AC ligado e mesmo em mudanças baixas se acelere antes das 2.000 e a resposta seja "- dá-me tempo"

                                                  Qual é a vossa opinião ?
                                                  Sim. É verdade aquilo que dizes.
                                                  P.ex o 1.3cdti requer alguma habituação. Para uma pessoa que esteja habituado a atmosféricos minimamente potentes, então é um choque, pois o carro só arranca em 2ª e a força está para lá das 2000rpm. O meu pai, habituado a um 1.6 vtec ficou assutado quando pegou num astra 1.3cdti. Mesmo assim os consumos são muito bons apesar de se ter que subir de regime para o carro se despachar.

                                                  Já o meu, 1.9 tdi 130cv, não precisa de passar das rpm para andar em cidade. E em 6ª a essa mesma rotação o carro está a 120km/h. Tudo bem consome +0,5 a 1ltr /100km em condução idêntica, mas o conforto e disponibilidade é outra.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
                                                    eu acho k frisei bem k nao sabia se a concorrencia fazia melhor ;)

                                                    so estava a responder ao topico relativamente aos motores abaixo de 2000 RPM pela experiencia k tenho..

                                                    confesso k qdo fiz o TD fikei um pco desapontado com isso.. o carro n merece aquele motor :P merecia uma coisita qq k puxasse mais :D


                                                    EDIT: tb costumo andar a pendura num Xsara 1.4 Hdi e digo-te k nem parece o mm motor.. mas la esta.. a pessoa k o conduz ja esta habituada a sua conducao e ja n deixa vir o carro pra baixo das 2000RPM pra ele n morrer.. e a partir dai ele ate ja puxa ;) por isso acho k tb e algo k vais aprendendo a manusear :P
                                                    Opá digo-te sinceramente, é o melhor motor que temos! é barato e paga pouco imposto, é fiavel quanto baste, revisões de 30 em 30 mil, correia de distribuição aos 240 mil, e 80% dos clientes não tem pressa, se tiver, compra o 1.6 hdi 110. Eu adoro o motor, para ti é pouco, experimenta o de 110 então

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                      a melhor prova deste facto é o teste do meu bogas com a Focus TDCI de 110 cvs...

                                                      o binário não é tudo!
                                                      Eu não conheço o teu carro, mas apesar da maior progressividade dos motores a gasolina, há também alguns que a baixas rotações deixam um bocadinho a desejar.

                                                      Os honda VTI nas versões mais pesadas (3 volumes) ou o AR 156 1.6 por exemplo, numa voltinha calma não andam nada de especial e quando se apuram os regimes já são outra coisa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        eu acho que o pior mesmo é acelerar e não se passar nada.

                                                        Mas sim os motores mais progressivos e lineares são mais agradaveis de se utilizar
                                                        É uma questão de hábito, nos vw temos que tratar o acelerador com suavidade que o motor responde com suavidade, não precisa de pregos a fundo para andar como outros. Claro que para quem está habituado a ter que carregar para andar, estranha que com a mesma intensidade de acelerador o carro responde com o dobro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                          Opá digo-te sinceramente, é o melhor motor que temos! é barato e paga pouco imposto, é fiavel quanto baste, revisões de 30 em 30 mil, correia de distribuição aos 240 mil, e 80% dos clientes não tem pressa, se tiver, compra o 1.6 hdi 110. Eu adoro o motor, para ti é pouco, experimenta o de 110 então
                                                          lol tb nc disse k o cliente alvo dos 1.4 HDi eram os street racers :P ;) para quem compra esses carros geralmente o motor chega e estao mais preocupados com consumos do que com performances e agradabilidade de conducao :P

                                                          agora pra mim ja era outra historia mas acredito que seja a minha falta de habito a conduzir carros a gasoleo que faca com que nao saiba tirar o maior proveito deles e nao saber "eliminar" aquele "fosso" ;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Agora com os novos biturbo sequencial, o turbo lag desaparece.
                                                            É esperar por eles ou comprar os k já existem.

                                                            Mas tb nos a gasosa abaixo das 3000rpm não se passa grande coisa.
                                                            Apartir das 3500rpm é que se consegue obter a mesma resposta que um tdi consegue logo às 2000rpm.

                                                            É uma questão de se saber usar aquilo que se tem.

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