Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Governo quer acabar com sucatas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Governo quer acabar com sucatas

    Depois de ter visto na Tv e depois de uma pesquisa encontrei:

    Já há 200 sucatas referenciadas que podem vir a fechar O Governo quer acabar com as sucatas ilegais, problema ambiental que existe um pouco por todo o País. O encerramento de uma sucata em Sobral de Monte Agraço foi o primeiro passo dado ontem nesse sentido. Contudo, as autoridades não se comprometem com datas nem objectivos concretos. Apenas lembram que, como esta, há 200 sucatas a operar ilegalmente que já foram identificadas.

    A lei que obriga os veículos em fim de vida - carros que deixam de funcionar - a serem desmantelados e reciclados não é nova. Nem tão pouco as obrigações ambientais que os sucateiros têm de cumprir para obterem licenciamento. No entanto, como disse ontem no local o Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, agora o Governo dispõe de uma nova "arma" para fazer cumprir a legislação: capacidade operacional.

    Depois do protocolo assinado ontem entre a Valorcar - entidade licenciada pelo Ministério do Ambiente para a gestão destes resíduos - e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), ficam criadas condições para actuar. Primeiro a CCDR identifica as sucatas e inicia o processo administrativo para tomar posse do terreno; depois a Valorcar designa um dos 28 operadores licenciados que compõem a sua rede para ir remover os veículos e enviar os seus materiais - óleos perigosos, vidro, metal ou plástico - para reciclar.

    "Agora as autoridades não vão apenas multar e avisar, mas vêm buscar o material e encerrar. E isso dá que pensar aos detentores de sucatas", afirmou ao DN Ricardo Furtado, responsável da Valorcar. Com a acção de ontem, acrescenta, pretende-se também dar um sinal aos proprietários deste tipo de negócio de que a "impunidade" vai acabar. Isto porque o protocolo ontem assinado deverá ser estendido às outras regiões do País. Na região de Lisboa e Vale do Tejo haverá "meia dúzia" de espaços a encerrar, adiantou Fonseca Ferreira, presidente da CCDR.

    A Valorcar afirma, contudo, que é impossível saber o número exacto de sucatas existentes pois não há registo legal nem fiscal deste negócio. Mas já fez o levantamento das situações mais preocupantes e tem, actualmente, 200 unidades referenciadas.

    Durante a acção de encerramento da sucata de Monfalim, os proprietários acusaram as autoridades de não lhes darem tempo para remover as mais de 140 carcaças existentes, espalhadas por uma extensa encosta desta zona rural. Mas tanto a CCDR como as entidades municipais garantem que o detentor do terreno estava a ser notificado há seis anos. Serão agora precisos 15 dias para limpar o local e remover as carcaças, algumas já dificilmente detectáveis no meio de tantas silvas, ervas e entulho.

    O Ministério do Ambiente não espera, contudo, que todos os sucateiros ilegais se transformem em operadores licenciados. "Basta ver alguns para perceber que não têm condições para tal", diz Humberto Rosa.


    http://dn.sapo.pt/2007/07/31/socieda...as_ilegai.html



    Agora ficam as minhas duvidas:

    Se por um lado não ponho em duvida que muitas delas não deviam de todo existir nos moldes ambientais que existem por outro quantos classicos e carros mais ou menos raros não se devem encontrar nessas sucatas.

    O que vai ser feito a esses carros? Destruidos???

    Era mais essa a minha proposta de debate de ideias, porque penso que em relação ao ambiente devemos estar todos de acordo.

    PS: Não sei se será este o local mais apropriado, mas se não for...

    #2
    pelo que li os carros e material ja confiscado vai ser destruido...

    mas em parte concordo com isto...é um proble ma de saude publica em certas casos, e se estiver devidamente llegal, acho que é do maior interesse do sucateiro, e de todos nós...

    pelo que li muitos deles foram avisados com antecedencia mas nao fizeram caso...hoje queixam-se como é tipico dos portugueses...

    eu acho bem em legalizar sucatas...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
      pelo que li os carros e material ja confiscado vai ser destruido...

      mas em parte concordo com isto...é um proble ma de saude publica em certas casos, e se estiver devidamente llegal, acho que é do maior interesse do sucateiro, e de todos nós...

      pelo que li muitos deles foram avisados com antecedencia mas nao fizeram caso...hoje queixam-se como é tipico dos portugueses...

      eu acho bem em legalizar sucatas...
      Essa parte é a que penso que todos concordamos, a minha questão será mesmo a destruição de "obras de arte" automóvel que possam existir nessas sucatas, que sendo destruidas se perderão para sempre.

      Comentário


        #4
        pois ai...sinceramente acho que os insensiveis do nosso governo nao vao queres saber disso para nada...infelizmente.

        Comentário


          #5
          Ora, que obras de arte ?!?? não me parece viável incluir um historiador automóvel por equipa de desmantelamento, para escarafunchar á procura de peças raras que por lá possam anda perdidas, pensem bem, não se pode esperar que estas "sucatas" perdurem pelos tempos imemoriaveis, para eventualmente um dia alguem precisar de uma peça e lá ir ver o que encontra...

          Comentário


            #6
            Sucatas de qualquer maneira com os carros empilhados no meio do monte acho bem que se acabe com isso, agora desde que minimamente organizadas e devidamente vedadas faz sempre jeito, sobretudo quando procuramos "aquela" peça que nova custa uma pipa de massa.

            Ainda esta semana me fez poupar uns cobres arranjar um tirante da suspensão usado para substituir um que partiu no meu ford.

            Comentário


              #7
              medida que só peca por ser (muito) tardia !

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                Ora, que obras de arte ?!?? não me parece viável incluir um historiador automóvel por equipa de desmantelamento, para escarafunchar á procura de peças raras que por lá possam anda perdidas, pensem bem, não se pode esperar que estas "sucatas" perdurem pelos tempos imemoriaveis, para eventualmente um dia alguem precisar de uma peça e lá ir ver o que encontra...
                Quando falo em obra de arte não falo em peças mas sim em carros antigos que estão abandonados à espera que uma alma possa fazer a sua recuperação.

                Alguns exemplos do que estou a falar

                http://www.interclassico.com/index.p...hreads&i=9&t=0

                Comentário


                  #9
                  Acabarem com os sucateiros ilegais, não é nada mal feito. A sucata é um grande negócio e se fugir aos impostos ainda é muito melhor. Portanto acabar com eles, tanto do ponto de vista ambiental como fiscal é uma medida a louvar.

                  Quem precisa de peças continua a ter os parques de salvados, que normalmente pertencem a firmas legalizadas, pelo menos os melhores e esses não devem sofrer com a medida.

                  O que não foi ainda escrito aqui no tópico, é o que vai suceder aos proprietários dos carros. São carros que não foram legalmente dados para abate e se o proprietário não deu baixa da matrícula, vai receber na mesma o imposto para pagar.

                  Comentário


                    #10


                    Governo garante solução para carros já na sucata


                    RITA CARVALHO

                    É impossível cancelar a matrícula dos carros que vão para a sucata

                    O Governo assegurou ontem que, até ao início de 2008, quando entrar em pleno funcionamento o novo imposto único de circulação, haverá uma solução para os cidadãos que não conseguiram cancelar a matrícula de carros antigos, alguns deles já inexistentes. Segundo noticiou ontem o Público, ao abrigo da nova tributação automóvel, estes proprietários terão de continuar a pagar o selo mesmo que já não possuam o veículo, uma vez que não se desfizeram dele da forma que a actual lei exige.

                    Em causa poderão estar mais de um milhão de veículos: carros matriculados desde 1981, que foram entregues numa sucata e não obtiveram o certificado de destruição, documento que agora é exigido para cancelar a matrícula como prova de que o veículo foi entregue nos centros de reciclagem, respeitando normas ambientais, e não foi parar ao sucateiro. E carros que mudaram de dono, mas cujo registo de propriedade não foi alterado. Nestes casos, como o selo se aplica ao proprietário, o custo cairá sobre o dono registado.

                    O Ministério das Finanças está a estudar a melhor forma de transição da lei. Poderá criar um período para se resolverem situações antigas, como de carros que já foram destruídos na sucata e são impossíveis de recuperar para entregar no centro licenciado. A estes poderá ser cancelada a matrícula sem certificado.

                    A Valorcar, entidade que gere a rede de reciclagem, teme que com isto se possa permitir, indirectamente, que os carros continuem hoje a ir parar às sucatas, pois é difícil provar que a situação exposta é antiga.

                    Em http://dn.sapo.pt/2007/08/01/sociedade/governo_garante_solucao_para_carros_.html

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X