Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conduzi um Punto HLX 1999

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conduzi um Punto HLX 1999

    Conduzi durante uns dias o carro da minha namorada e gostaria de partilhar as impressões que o carro me deu.
    Fiz alguns troços urbanos e extra-urbanos ( sem entrar contudo em AE).
    O velocímetro marca 200 e o redline aparece às 6500, números que à partida nos deixam algo decepcionados perante um motor atmosférico 16v com 85 cavalos. O carro apresenta 127.000 km, rodados de forma equilibrada, tanto em cidade, como fora da cidade ( nacionais e AEs).
    Este carro tem tido uma manutenção muito cuidada e daí os seus interiores pareciam em bom estado e transpareciam uma grande simplicidade e sobriedade. O facto de estar bem limpo também ajudou.
    O peso das portas, foi uma também umas das primeiras impressões, pela sua leveza.Não sei contudo qual o seu desempenho a nível de segurança.
    Bom, uma vez a par de alguns pormenores, passemos ao que melhor este carro tem: o motor.
    Já tendo uma lista larga de carros que já conduzi a 16 v, o Punto surpreendeu-me pela disponibilidade a regimes ligeiramente mais baixos.
    Isto sem dúvida facilita sua condução em cidade, contudo sem surpreender, tendo em conta peso- potência.No entanto, tem um coice engraçado e é bem divertido. Fora da cidade, isto muda de figura. O carro a subir de regime é bastante forte, facto tb notório através uma caixa algo curta que melhora de alguma forma o seu desempenho. A quarta tem um bom fôlego , não perdendo vontade de andar mesmo em subidas algo íngremes. Mas o que sabe mesmo bem, é numa estrada aberta arrancar:primeira, segunda, terceira e meter quarta, e olhando para o velocimetro, num ápice já vamos a mais de 120kmh.
    A sonoridade do motor é engraçada mas esperava mais deste 16v... Não tem aquele grito rouco e antes sai um som mais grave, não se distinguindo muito bem o trabalhar das válvulas, embora elas se oiçam... Outro aspecto foi a linearidade. É um motor algo redondo,que não tem aquele disparo repentino deste tipo de motores, mas sobe, de forma decidida de regime.
    A suspensão é algo seca, mas eficaz.
    Os travões ( não eram ABS) agiam prontamente embora os calços tivessem gastos o que provocava por vezes uma chiadeira quando se travava...
    O comportamento deste carro está contudo longe de ser bom.
    Penso que tal se deve também, à altura do carro, aos pneus algo finos ( 165), e a um chassis pouco interactivo. O carro em recta, cumpre bem, mas quando vem vento ou uma curva mais apertada, o carro parece saltitar e fugir da linha pretendida. Embora com DA, notou-se muito isso.
    E não , não foi situações extremas.
    Não sei se há aqui pessoas que passaram por situações semelhantes, mas que alterações serão aconselhadas? Aumento do tamanho dos pneus, um ligeiro rebaixamento?
    Bom voltando a mais alguns pormenores, o carro não tinha AC, tinha airbag condutor, radio ( cassetes), não tinha ABS, tinha direcção assistida, 5 portas, vidros eléctricos à frente, fecho com comando...
    A nível de consumos fiquei com uma ideia surpreendente, pois o carro, tanto em cidade com fora dela, apresentava um consumo relativamente comedido tendo em conta a potência embora fosse um 1.2 16 v.
    Mesmo após algumas acelerações mais fortes não era muito guloso.
    Aliado a isso estava sem dúvida os pneus pequenos, o motor algo disponível, a leveza do carro. Embora apresentasse alguns barulhos parasitas, o interior está bem conseguido, embora seja demasiado simplista tendo em conta a concorrência.
    Assim no global e tendo em conta os bons níveis de fiabilidade que este carro tem apresentado, a quilometragem dou um razoável como nota final.
    Editado pela última vez por Firefly; 02 August 2007, 22:12.

    #2
    Boa descrição.
    Quanto à pergunta que fizeste, poderias optar por um rebaixamento das molas.
    A medida dos pneus não te iria adiantar de nada relativamente ao facto de "bailar" um pouco.

    Comentário


      #3
      Esse carro tem 80 cv's e não 85. Depois de tudo o que escreveste dar uma nota razoável parece-me um pouco um contra-censo mas ok.

      Comentário


        #4
        Conheço bem esse carro e acho k tens aí um relato mto coerente e isento do carro k é (já venho menos ao forum pk me fartam as gaiatices das briguinhas de marcas)

        O motor é realmente o ponto mais positivo do carro, interessante d conduzir, consumos comedidos, mto positivo. O comportamento é realmente abaixo de mediano, direcção com pouco feeling, grande adorno da carroçaria, mas o k o torna relativamente confortavel e acesivel na condução (para kem usa o carro só como meio de transporte, nao cansa fisica e psicologicamente). Mecanicamente tb é fiavel, embora se lhe conheçam algumas falhas electronicas (tive problemas no módulo de ignição pois keimou 3, sensor massa de ar, cabos de velas de fraca qualidade que abriam queimava por vezes a 3)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
          Esse carro tem 80 cv's e não 85. Depois de tudo o que escreveste dar uma nota razoável parece-me um pouco um contra-censo mas ok.
          Meu amigo, se fosses informado nao o desmentias! Após 2000, o 1242cc 16V é k tinha 80cv, montado tb no Bravo/Brava.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
            Esse carro tem 80 cv's e não 85. Depois de tudo o que escreveste dar uma nota razoável parece-me um pouco um contra-censo mas ok.
            80 cvs não sr... 85 16v, dizia ao lado da porta...
            Razoável, porque falhou em aspectos normais de segurança tendo em conta o que a concorrência oferece. E mesmo com a manutenção que tem tido ( a direcção está alinhada, mas a culpa não é daí...).
            Eu não considero um carro bom que ofereça prestações mas não ofereça equilíbrio. Prestações é bom, mas com segurança.
            Editado pela última vez por Firefly; 02 August 2007, 21:38.

            Comentário


              #7
              tambem já andei nesse carro, não abusei mas deu para reparar que o carro anda bem

              este topico devia estar no road-book

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                Boa descrição.
                Quanto à pergunta que fizeste, poderias optar por um rebaixamento das molas.
                A medida dos pneus não te iria adiantar de nada relativamente ao facto de "bailar" um pouco.
                Obrigado.
                Vou ponderar sobre o assunto.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                  tambem já andei nesse carro, não abusei mas deu para reparar que o carro anda bem

                  este topico devia estar no road-book
                  Estive por acaso para o pôr lá... Mas vi que falava em peripécias na estrada lool.
                  Bom por mim algum moderador se quiser que o ponha lá.
                  Obrigado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
                    Conheço bem esse carro e acho k tens aí um relato mto coerente e isento do carro k é (já venho menos ao forum pk me fartam as gaiatices das briguinhas de marcas)

                    O motor é realmente o ponto mais positivo do carro, interessante d conduzir, consumos comedidos, mto positivo. O comportamento é realmente abaixo de mediano, direcção com pouco feeling, grande adorno da carroçaria, mas o k o torna relativamente confortavel e acesivel na condução (para kem usa o carro só como meio de transporte, nao cansa fisica e psicologicamente). Mecanicamente tb é fiavel, embora se lhe conheçam algumas falhas electronicas (tive problemas no módulo de ignição pois keimou 3, sensor massa de ar, cabos de velas de fraca qualidade que abriam queimava por vezes a 3)
                    Subscrevo o aspecto relacionado com o pouco feeling da direcção e o adornar excessivo. Do motor 100% também.
                    Também concordo que não cansa conduzi-lo e até surpreende. Quem vê na traseira só um HLX... lool.
                    No que toca a fiabilidade, não conheço o carro em primeira mão, mas fazendo fé no que me disseram, tem se portado bem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Firefly Ver Post
                      80 cvs não sr... 85 16v, dizia ao lado da porta...
                      Razoável, porque falhou em aspectos normais de segurança tendo em conta o que a concorrência oferece. E mesmo com a manutenção que tem tido ( a direcção está alinhada, mas a culpa não é daí...).
                      Eu não considero um carro bom que ofereça prestações mas não ofereça equilíbrio. Prestações é bom, mas com segurança.

                      Trata-se entao de um punto MKI, correcto?

                      Comentário


                        #12
                        Sim, deve ser. O MK2 na versão HLX em 99 trazia AC de série.

                        Comentário


                          #13
                          Este carro com um simples melhoramento já merece um bom.
                          Vou colocar este assunto nas boxes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RTC Ver Post
                            Sim, deve ser. O MK2 na versão HLX em 99 trazia AC de série.
                            É o MK1 sim sr.

                            Comentário


                              #15
                              Há aqui qq coisa que não bate certo!!!
                              Se é um Punto mk1 com o motor 1.2 16v só pode ser:

                              - Sport
                              - Stile
                              - Cabrio
                              - ELX

                              Se é HLX é um Punto Mk2!!!

                              Comentário


                                #16
                                Pela descrição do motor deve ser o mk1!!! Os problemas da direcção leve e do comportamento ficavam em parte resolvidos com a versão sport!!! A versão 5p é um pouco lobo em pele de cordeiro o que acaba por ter toda a piada!!! :D

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
                                  Meu amigo, se fosses informado nao o desmentias! Após 2000, o 1242cc 16V é k tinha 80cv, montado tb no Bravo/Brava.

                                  Para já não sou teu amigo.
                                  Se for o mkI tem 86 cv's. Se for o mkII tem 80 cv's.
                                  A dúvida surgiu devido ao facto do firefly ter dito que que era a versão HLX, o que seria impossivel pois esta versão só saiu no mkII. Se é o mkI tem 86 cv's (de corrida diga-se).
                                  Devo saber isto melhor que tu porque tenho um.
                                  E já agora gosto muito dele

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                    Para já não sou teu amigo.
                                    Se for o mkI tem 86 cv's. Se for o mkII tem 80 cv's.
                                    A dúvida surgiu devido ao facto do firefly ter dito que que era a versão HLX, o que seria impossivel pois esta versão só saiu no mkII. Se é o mkI tem 86 cv's (de corrida diga-se).
                                    Devo saber isto melhor que tu porque tenho um.
                                    E já agora gosto muito dele
                                    cheguei a ver alguns testes que na verdade nao eram 86, mas andava nos 90cv...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                      Para já não sou teu amigo.
                                      Se for o mkI tem 86 cv's. Se for o mkII tem 80 cv's.
                                      A dúvida surgiu devido ao facto do firefly ter dito que que era a versão HLX, o que seria impossivel pois esta versão só saiu no mkII. Se é o mkI tem 86 cv's (de corrida diga-se).
                                      Devo saber isto melhor que tu porque tenho um.
                                      E já agora gosto muito dele
                                      O carro dizia 85 16 v ao lado da porta, por cima da roda.Logo aí não tem 80...
                                      O modelo é igual ao da foto logo é um MK1.
                                      Quando ao pormenor de ter um E em vez de um H, sinceramente,não reparei muito, mas a ser erro meu o que é possível, para mim é secundário, pois quando falei de um Punto 85 16 v, penso que só há 1.
                                      Peço desculpas,no entanto por referir HLX em vez de ELX pois só olhei para a traseira dele de relance. Contudo confirmo e porque é de maior interesse aqui para este caso que a motorização era, como mencionado no meu primeiro post, um 1.2 16v de 85, ou um 85 16v...
                                      Editado pela última vez por Firefly; 02 August 2007, 23:52.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                        cheguei a ver alguns testes que na verdade nao eram 86, mas andava nos 90cv...
                                        Lembro-me de um teste mas no Y10 com este motor e presentar o valor de 93 cv's. Tenho uma revista italiana da época em que é referido que a Fiat baseou-se nos seus motores de competição para desenvolver este 16V. Tanto quanto sei o motor 16V da versão mkII era bastante diferente do mkI.
                                        O meu conta agora com 105.000 kms e tem-se revelado muito bom...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                          cheguei a ver alguns testes que na verdade nao eram 86, mas andava nos 90cv...
                                          É bem possível.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Levezinho Ver Post
                                            Pela descrição do motor deve ser o mk1!!! Os problemas da direcção leve e do comportamento ficavam em parte resolvidos com a versão sport!!! A versão 5p é um pouco lobo em pele de cordeiro o que acaba por ter toda a piada!!! :D
                                            Quem olha para aquele carro realmente não adivinha as suas características.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Diz-me uma coisa.. comparas a qualidade interior e a segurança com que?!

                                              Parece-me estares a comparar um carro de 1993-4 com os actuais, será?!

                                              Porque na altura dele, poucos era melhores e em motor muito menos.. Era quase tudo na mesma..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                Lembro-me de um teste mas no Y10 com este motor e presentar o valor de 93 cv's. Tenho uma revista italiana da época em que é referido que a Fiat baseou-se nos seus motores de competição para desenvolver este 16V. Tanto quanto sei o motor 16V da versão mkII era bastante diferente do mkI.
                                                O meu conta agora com 105.000 kms e tem-se revelado muito bom...


                                                Do y, não do Y10!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jmpub Ver Post
                                                  Diz-me uma coisa.. comparas a qualidade interior e a segurança com que?!

                                                  Parece-me estares a comparar um carro de 1993-4 com os actuais, será?!

                                                  Porque na altura dele, poucos era melhores e em motor muito menos.. Era quase tudo na mesma..
                                                  O carro é de 1999.
                                                  Os interiores comparo com os de 1998, 1999.
                                                  De segurança falo e de forma explícita em relação ao comportamento, opinião que é partilhada por mais pessoas.
                                                  Editado pela última vez por Firefly; 03 August 2007, 00:12.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Firefly Ver Post
                                                    O carro dizia 85 16 v ao lado da porta, por cima da roda.Logo aí não tem 80...
                                                    O modelo é igual ao da foto logo é um MK1.
                                                    Quando ao pormenor de ter um E em vez de um H, sinceramente,não reparei muito, mas a ser erro meu o que é possível, para mim é secundário, pois quando falei de um Punto 85 16 v, penso que só há 1.
                                                    Peço desculpas,no entanto por referir HLX em vez de ELX pois só olhei para a traseira dele de relance. Contudo confirmo e porque é de maior interesse aqui para este caso que a motorização era, como mencionado no meu primeiro post, um 1.2 16v de 85, ou um 85 16v...
                                                    O problema é que tanto te podias ter enganado no HLX como no 85cv e dai a luta!

                                                    Mas pronto.. já sabemos que carro é!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                                      O problema é que tanto te podias ter enganado no HLX como no 85cv e dai a luta!

                                                      Mas pronto.. já sabemos que carro é!
                                                      É. Garanto que «algo» aqui me disse que alguém iria dizer isso ou pensar isso...loool.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Uma opinião credível sobre o Punto: http://forum.autohoje.com/showthread...ighlight=punto

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                                          Do y, não do Y10!
                                                          Exacto !

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Conduzi um desses durante uns dias. Cheguei a dar 180 km/h em auto-estrada. Deu-me a sensação que o motor era demasiado potente para o carro quando em configuração "stock" como o da minha amiga.

                                                            Materiais do interior? Sinceramente achei-os fraquinhos especialmente os plásticos da consola e o revestimentos dos pilares mas o carro é relativamente barato por isso acho normal mas os bancos da frente eram altos e amparam bem as costas.

                                                            Conclusão: Um carro globalmente agradável, barato na compra e na manutenção.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X