Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Volvo S60 2.0 T-1100 km ao volante

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Volvo S60 2.0 T-1100 km ao volante

    Um grande amigo meu precisou de realizar uma importante viagem de negócios a Granada. Tinha uma reunião e precisava de ir e regressar no mesmo dia porque hoje tinha que partir para a Turquia.

    Pois bem, saiu de Lisboa e veio dormir cá a Lagos; ontem, às 5h, partimos para Granada e regressámos às 20h. Pediu-me que o conduzisse no seu Volvo S60 2.0 T uma vez que anda esgotado e que eu conhecia a cidade.
    A viagem (ida e volta) é de 1100 km.
    Deixo, então, as minhas impressões do carro:

    O carro é de 2003 e tem apenas 45 000 km. Cinzento metalizado, não tem estofos em couro nem tecto de abrir. O resto já se sabe: o habitual nestes carros incluindo o cruise-control (uma estreia para mim).

    Impressões:

    - Motor suave, potente (180 cv), silencioso, capaz de velocidades de cruzeiro de cerca de 200 km/h com um á-vontade desconcertante. Indiferença quase total às subidas; ganha velocidade mesmo em 5ª com uma facilidade tal que cheguei a duvidar de ter essa velocidade engrenada!! Os arranques à saída das estações de serviço ou as retomas de velocidade em qualquer circunstância, são sempre exercícios de puro prazer. Como curiosidade, refira-se que a 3ª é utilizável desde os 20 km/h e que a resposta é impressionante mesmo neste teórico sub-regime.

    - Insonorização: motor quase inaudível até aos 160 km/h (4000 rpm) e com um nível sonoro muito comedido daí até aos 220 km/h (máximo que atingi). Excelente.

    - Conforto: bancos muito ergonómicos e grandes. Pareceu-me, no entanto, que o tecido que os reveste é demasiado quente e que são um pouco esponjosos demais para o meu gosto. Ressalve-se, no entanto, que nesta viagem-relâmpago nem eu nem o meu amigo tivémos dores de costas ou de pernas.

    A posição de condução é boa. Inicialmente, fiquei um pouco surpreendido por o banco não baixar mais. Mas, realmente, é a linha de cintura do carro que é algo elevada. Volante de três braços com boa pega (qualidade do couro e espessura). Ergonomia irrepreensível de todos os comandos à excepção do das luzes que é pouco intuitivo. Excelentes materiais interiores e boa montagem na generalidade. Mas o apoio de braço já tem uma peça solta.

    A caixa de velocidades tem um escalonamento perfeito e é precisa. Gostei do tacto, sem ficar deslumbrado. A pega do selector é simplesmente genial.

    Quanto à direcção podemos dizer que o peso é o ideal: sempre consistente, "pesadinha" em estrada, suficientemente leve em cidade. Não é particularmente comunicativa mas não chega a incomodar por aqui.
    Onde incomoda um pouco é numa certa fácil de precisão: é necessário ir efectuando algumas correcções de trajectória na descrição de curvas rápidas. Por outro lado, em recta, o carro segue a direito como um míssil, quase insensível ao vento lateral.

    A suspensão proporciona um bom nível de conforto. No entanto, não é perfeita; nas depressões típicas de AE (juntas de dilatação, por exemplo) reage de uma forma um pouco seca em compressão e de forma demasiado "tolerante" em distensão, o que provoca algum incómodo.
    Poderão existir algumas perdas de tracção quer em arranques um pouco mais vigorosos quer na saída de algumas curvas lentas. Nada de grave ou de perceptível numa condução normal.

    Travões impecáveis. Foram solicitados uma vez de forma bastante impetuosa a mais de 200 km/h e revelaram-se de uma potência e equilíbrio notáveis.

    As elevadas temperaturas em Espanha (44º em Sevilha, 42º em Granada) passaram-nos despercebidas por causa do excelente ar condicionado: potentíssimo, silencioso, com regulação independente direita/esquerda e saídas de ventilação atrás.

    O consumo deste carro (acumulado desde a sua compra) é de 9,1 litros aos 100 km. O carro só anda em AE - sempre que possível a 145 km/h no cruise-control - e em cidade (centro de Lisboa e do Porto) e o ar condicionado anda sempre ligado.


    Espaçoso, confortável, silencioso, potente, seguro, com uma boa ergonomia e com bons materiais, este Volvo é um belíssimo companheiro de viagens longas.


    Editado pela última vez por MJAG; 06 August 2007, 00:05. Razão: Engano na estrutura.

    #2
    Gostei de ler.
    Bela discrição, nesse tipo de viagens os Volvo otto têm IMHO o seu terreno de eleição.

    Comentário


      #3
      Realmente o habitat natural será mesmo as AEs

      Comentário


        #4
        Bela descrição.

        E fotos, não há?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
          Bela descrição.

          E fotos, não há?
          Não. Era uma viagem de negócios... E duvido que o meu amigo tenha alguma fotografia do carro. Ele não liga muito a estas coisas.

          Comentário


            #6
            Se ficaste admirado com o andamento do 2.0T de 180cv, imagina como ficarias com o T5 de 250cv ou até o R de 300cv

            Comentário


              #7
              Já vais vender o 316ci? Hehehe

              Comentário


                #8
                Muito boa descrição! Um carrito que gostava de ter (a GPL)...

                Comentário


                  #9
                  Parabéns pela descrição.

                  Bemvindo ao mundo dos Suecos.

                  Comentário


                    #10
                    moralista mode: on

                    nunca vi tamanha irresponsabilidade, a conduzir a 200kms/h, blah blah blah, a por os outro condutores em perigo, blah blah blah, pode ser que um dia apanhes o tal poste/arvore, blah blah blah ...


                    moralista mode: off

                    conheço quem tenha um volvo de 210cvs(?) e ele diz que aquilo é um autentico sofá, e anda para crl, se um dia for a pendura e ele abusar daquilo relato a experiencia aqui
                    pior é mesmo os consumos, como qualquer otto com mais de 200cvs

                    o que é que tem a dizer sobre a fiabilidade dos volvo?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                      moralista mode: on

                      nunca vi tamanha irresponsabilidade, a conduzir a 200kms/h, blah blah blah, a por os outro condutores em perigo, blah blah blah, pode ser que um dia apanhes o tal poste/arvore, blah blah blah ...


                      moralista mode: off

                      conheço quem tenha um volvo de 210cvs(?) e ele diz que aquilo é um autentico sofá, e anda para crl, se um dia for a pendura e ele abusar daquilo relato a experiencia aqui
                      pior é mesmo os consumos, como qualquer otto com mais de 200cvs

                      o que é que tem a dizer sobre a fiabilidade dos volvo?
                      eu digo bem, mas tenho um diesel!

                      Comentário


                        #12
                        Fiquem com umas fotos (são de telemóvel) do meu D5.
                        Ficheiros anexados

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Já vais vender o 316ci? Hehehe
                          Não vou vender o BMW porque, de facto, chega-me perfeitamente para as minhas necessidades e gosto muito de o conduzir.
                          Mas, é verdade que este Volvo é tentador...
                          Um abraço

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                            moralista mode: on

                            nunca vi tamanha irresponsabilidade, a conduzir a 200kms/h, blah blah blah, a por os outro condutores em perigo, blah blah blah, pode ser que um dia apanhes o tal poste/arvore, blah blah blah ...


                            moralista mode: off

                            conheço quem tenha um volvo de 210cvs(?) e ele diz que aquilo é um autentico sofá, e anda para crl, se um dia for a pendura e ele abusar daquilo relato a experiencia aqui
                            pior é mesmo os consumos, como qualquer otto com mais de 200cvs

                            o que é que tem a dizer sobre a fiabilidade dos volvo?
                            Para já, esta unidade em concreto teve apenas uma pequena avaria: a luz de diagnóstico do motor andou acesa durante uns bons milhares de km mas ficou resolvido na revisão. Era uma coisa simples (a reparação custou 10 euros) mas o meu amigo não me soube explicar o que era.

                            Mas ainda só tem pouco mais de 40 000 km. Esperemos que tudo se mantenha assim. Este meu amigo gosta muito do carro e, apesar de ter um óptimo poder de compra, não pensa em trocá-lo nos próximos anos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rui Silva Ver Post
                              Fiquem com umas fotos (são de telemóvel) do meu D5.
                              Belíssimo automóvel. Parabéns. Fica lindo em preto.

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado. Gosto muito deste modelo volvo. E preto acho que assenta muito bem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Rui Silva Ver Post
                                  Obrigado. Gosto muito deste modelo volvo. E preto acho que assenta muito bem.
                                  Realmente é uma beleza este carro, para além do excelente motor que é o D5. Parabéns pela máquina

                                  Andava a pensar comprar um destes, ou um T5, mas ainda me falta um bocado de t€mpo... []
                                  Também tenho algumas reservas em relação à manutenção, pois tenho ouvido dizer que a Volvo é bastante careira. E levar um carro destes a outra oficina é capaz de não ser grande ideia não sei... Talvez agora estas Precision, Midas ou Norautos, passe a publicidade, melhorem a coisa...

                                  Duas dúvidas:
                                  1 - Esses botões tipo telefone na consola central servem para fazer chamadas? Tipo Bluetooth?
                                  2 - Como consideras o teu carro em cidade? Ágil? Grande demais para estacionar? E em termos de consumo também em cidade?

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Que belo passeio.
                                    Quem me dera a mim, servir de motorista, de vez em quando, em carros desse calibre.
                                    Deve ser um prazer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Gasoil Ver Post
                                      Realmente é uma beleza este carro, para além do excelente motor que é o D5. Parabéns pela máquina

                                      Andava a pensar comprar um destes, ou um T5, mas ainda me falta um bocado de t€mpo... []
                                      Também tenho algumas reservas em relação à manutenção, pois tenho ouvido dizer que a Volvo é bastante careira. E levar um carro destes a outra oficina é capaz de não ser grande ideia não sei... Talvez agora estas Precision, Midas ou Norautos, passe a publicidade, melhorem a coisa...

                                      Duas dúvidas:
                                      1 - Esses botões tipo telefone na consola central servem para fazer chamadas? Tipo Bluetooth?
                                      2 - Como consideras o teu carro em cidade? Ágil? Grande demais para estacionar? E em termos de consumo também em cidade?

                                      Cumps

                                      O telefone do carro funciona com cartão SIM normal. Basta ter um cartão gémeo (não dá muito jeito andar sempre a tirar do telemovel). O carro não é muito grande mas a direcção não ajuda em estacionamento, pois a brecagem é muito pouca mesmo, e requer habituação. O meu motor é o de 163cv e só tenho a dizer maravilhas do consumo. Não sei muito bem como são os consumos na versão de 185 cv mas no meu, em AE anda na casa dos 6.2/6.5 e em cidade não passa dos 7 litros (valores do computador de bordo). O depósito é bastante grande e em média faço 1000/1100km. Em relação à manutenção não considero cara, está dentro dos valores normais. Tenho um VW PASSAT e é +/- a mesma coisa. Se performance pura não for importante para si, aconselho a versão diesel pois anda muito bem e é um motor super agradável. Os consumos são metade de um T5. Mais alguma informação que possa entender útil, disponha.
                                      Editado pela última vez por oruisilva; 07 August 2007, 21:01.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rui Silva Ver Post
                                        O telefone do carro funciona com cartão SIM normal. Basta ter um cartão gémeo (não dá muito jeito andar sempre a tirar do telemovel). O carro não é muito grande mas a direcção não ajuda em estacionamento, pois a brecagem é muito pouca mesmo, e requer habituação. O meu motor é o de 163cv e só tenho a dizer maravilhas do consumo. Não sei muito bem como são os consumos na versão de 185 cv mas no meu, em AE anda na casa dos 6.2/6.5 e em cidade não passa dos 7 litros (valores do computador de bordo). O depósito é bastante grande e em média faço 1000/1100km. Em relação à manutenção não considero cara, está dentro dos valores normais. Tenho um VW PASSAT e é +/- a mesma coisa. Se performance pura não for importante para si, aconselho a versão diesel pois anda muito bem e é um motor super agradável. Os consumos são metade de um T5. Mais alguma informação que possa entender útil, disponha.

                                        Ok, obrigado pela informação. Em princípio vou trocar de carro no próximo ano e o S60 (em 2ª mão) é uma forte possibilidade. A contrapor ao D5 em termos de ser o ideal na relação performance/consumo, o T5 encontra-se mais barato no mercado. Mas bom, a ver vamos no próximo ano... Mas eu gosto bastante de Volvos, e deste em especial, é uma alegria vê-los no meio da imensidão de BM's, Audis e Mercedes


                                        Cumps

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X