Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reprises - Esse item tão controverso.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reprises - Esse item tão controverso.

    Gostava de saber se ligam a este item. Na compra de carro e nos test drives q fazem tentam fazer as vossas medições, ou consideram esses valores meramente indicativos da elasticidade do motor e q para o dia-a-dia torna-se irrelevante!

    #2
    As reprises indicam se o escalonamento da caixa é o mais correcto e se o motor reage bem a baixas rotações.

    Comentário


      #3
      Mas mtas pessoas utilizam as reprises como "unidade" de comparação das performances de um carro...mas quem faz 80-120 em 6ª se pode faze-lo em 4ª o que é mais rápido.

      Comentário


        #4
        Não é algo a que dê muita importância, o que não significa que não seja um ponto a ter em conta.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
          Gostava de saber se ligam a este item. Na compra de carro e nos test drives q fazem tentam fazer as vossas medições, ou consideram esses valores meramente indicativos da elasticidade do motor e q para o dia-a-dia torna-se irrelevante!
          Curioso acabo de alertar os moderadores para moverem uma serie de off-topics meus sobre este assunto do topico gtc 1.3 cdti

          é claro que é um valor indicativo, apenas te dá uma ideia das capacidades do carro num condução descontraida, o exemplo que temos estado a discutir (eu comparei o HCH com o 320d, e o HCH é mais rapido no teste 80-120), serve para isto:

          circulando em EN a 90 kms/h encontras um outro veículo a circular mais devagar , desaceleras, confirmas que podes ultrapassar nas calmas aceleras outra vez e ultrapassas.

          Pelos tempos do 320d verificas que fazendo isto em 5ª demoras 9,2" a subir dos 80 para os 120 e segundo o pacxito 6,*" em 4ª, ora se tiveres em conta que concretizas a ultrapassagem muito antes dos 120 ou que demoraras 4 a 5 segundos a efectuar a ultrapassagem, concluis que com um carro destes podes muito bem fazer a ultrapassagem sem usar a cx e sem stresses, pisando apenas no acelerador...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
            Mas mtas pessoas utilizam as reprises como "unidade" de comparação das performances de um carro...mas quem faz 80-120 em 6ª se pode faze-lo em 4ª o que é mais rápido.
            Falta é saber se interessa baixar a velocidade.

            Para mim as reprises e a disponibilidade imediata do motor no regime médio que costumo usar são bastante importantes.
            Uma das coisas que costumo fazer quando experimento um carro é conduzi-lo normalmente e, de repente, chegar-lhe o gás à tábua para ver se ele é ou não rápido a reagir.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
              Curioso acabo de alertar os moderadores para moverem uma serie de off-topics meus sobre este assunto do topico gtc 1.3 cdti

              é claro que é um valor indicativo, apenas te dá uma ideia das capacidades do carro num condução descontraida, o exemplo que temos estado a discutir (eu comparei o HCH com o 320d, e o HCH é mais rapido no teste 80-120), serve para isto:

              circulando em EN a 90 kms/h encontras um outro veículo a circular mais devagar , desaceleras, confirmas que podes ultrapassar nas calmas aceleras outra vez e ultrapassas.

              Pelos tempos do 320d verificas que fazendo isto em 5ª demoras 9,2" a subir dos 80 para os 120 e segundo o pacxito 6,*" em 4ª, ora se tiveres em conta que concretizas a ultrapassagem muito antes dos 120 ou que demoraras 4 a 5 segundos a efectuar a ultrapassagem, concluis que com um carro destes podes muito bem fazer a ultrapassagem sem usar a cx e sem stresses, pisando apenas no acelerador...

              Por isso mesmo criei este tópico pq acho q não há nenhum relativo a este item.

              Comentário


                #8
                praticamente irrelevante para mim.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                  Falta é saber se interessa baixar a velocidade.

                  Para mim as reprises e a disponibilidade imediata do motor no regime médio que costumo usar são bastante importantes.
                  Uma das coisas que costumo fazer quando experimento um carro é conduzi-lo normalmente e, de repente, chegar-lhe o gás à tábua para ver se ele é ou não rápido a reagir.
                  Mas tudo depende da faixa de rotação q essas experiências são feitas, por exemplo em 6ª de 80-120 pode apanhar uma faixa de rotação q naquele motor é "morta"...Imagino eu a fazer a fazer isso no 1.7cdti em 5ª de 80-120km/h...adormecia

                  Comentário


                    #10
                    é controverso porque as pessoas ligam as reprises ao motor, mas deviam ligar era ao escalonamento da caixa, este item é mais ligado ao motor muito por causa da imprensa, eu não acho que as reprises sejam muito importantes para o dia a dia, pois se desenvolve muito rápido por um lado, por outro anda em rotações mais altas e assim gasta mais, portanto há que encontrar um equilibrio.

                    Comentário


                      #11
                      Na compra de carro nunca liguei muito às reprises, é óbvio que é um factor a ter em conta, mas nunca um factor decisivo na hora de escolher.

                      Comentário


                        #12
                        eu ligo às reprises, mas não apenas às das revistas!

                        interessa-me bem mais que uma 3ª responda bem a 20 km/H, do que uma 5ª dos 80-120...

                        Comentário


                          #13
                          É-me completamente irrelevante, bem como os 0-100 km/h ou 0-1000m....

                          Quando a diferença é enorme, pá, tudo bem, é de reparar e tal, mas agora as revistas fazem disso uma coisa que parece que estamos a cronometrar um F1 numa competição...

                          Comentário


                            #14
                            É um item pra comparar como qualquer outro. Há quem dê mais importância e quem dê menos, mas é sem dúvida algo k se aplica no dia-a-dia, muito mais k as acelerações puras.

                            Por um lado, deve-se ver nas revistas, pois é +- objectivo e, se muitas vezes meio segundo pra lá ou pra cá não interessa, outras tantas há diferenças significativas, que se devem considerar.
                            Por outro lado, acho importante fazer o test-drive e ver a sensação k o carro dá também nesse aspecto, embora seja muito mais subjectivo.

                            Comentário


                              #15
                              Os meus pais não ligam. Botam uma abaixo e siga

                              Claro que o consumo...er...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                Curioso acabo de alertar os moderadores para moverem uma serie de off-topics meus sobre este assunto do topico gtc 1.3 cdti

                                é claro que é um valor indicativo, apenas te dá uma ideia das capacidades do carro num condução descontraida, o exemplo que temos estado a discutir (eu comparei o HCH com o 320d, e o HCH é mais rapido no teste 80-120), serve para isto:

                                circulando em EN a 90 kms/h encontras um outro veículo a circular mais devagar , desaceleras, confirmas que podes ultrapassar nas calmas aceleras outra vez e ultrapassas.

                                Pelos tempos do 320d verificas que fazendo isto em 5ª demoras 9,2" a subir dos 80 para os 120 e segundo o pacxito 6,*" em 4ª, ora se tiveres em conta que concretizas a ultrapassagem muito antes dos 120 ou que demoraras 4 a 5 segundos a efectuar a ultrapassagem, concluis que com um carro destes podes muito bem fazer a ultrapassagem sem usar a cx e sem stresses, pisando apenas no acelerador...

                                Mas qual stress? Usar a cx dá stress? Desde quando?

                                Acho que se meteres uma abaixo tens muito menos stress porque a ultrpassagem é mais célere e com muito mais segurança.

                                O que eu acho é que há pessoas que não gostam de usar (ou não sabem usar devidamente) a cx e preferem ir sempre na mesma mudança. Para esses, as reprises são importantes.

                                Mas nesse caso o ideal é comprarem um carro de cx automática. É só pisar no acelerador, e voilá! A cx automática faz o trabalho do condutor. Actualmente as cxs automáticas são extremamente evoluídas e representam uma boa opção para quem gosta de uma condução simples/fácil.

                                Qualquer cx automática reprisa melhor que uma manual (na verdade não reprisa, ela mete uma ou duas abaixo de forma automática). No caso do HCH, a cx. é de variação contínua (CVT). Aqui já se pode falar de reprises, embora num contexto diferente.


                                NOTA: Comparar um cx automática (HCH) com uma manual (320d), em reprises, não faz sentido.
                                Editado pela última vez por PauloRaposo; 08 August 2007, 15:06.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                                  Mas qual stress? Usar a cx dá stress? Desde quando?

                                  Acho que se meteres uma abaixo tens muito menos stress porque a ultrpassagem é mais célere e com muito mais segurança.

                                  O que eu acho é que há pessoas que não gostam de usar (ou não sabem usar devidamente) a cx e preferem ir sempre na mesma mudança. Para esses, as reprises são importantes.

                                  Mas nesse caso o ideal é comprarem um carro de cx automática. É só pisar no acelerador, e voilá! A cx automática faz o trabalho do condutor.

                                  Qualquer cx automática reprisa melhor que uma manual (na verdade não reprisa, ela mete uma ou duas abaixo de forma automática). No caso do HCH, a cx. é de variação contínua (CVT). Aqui já se pode falar de reprises, embora num contexto diferente.


                                  NOTA: Comparar um cx automática (HCH) com uma manual (320d), em reprises, não faz sentido.
                                  claro que faz sentido, pois são 2 automoveis que existem no mercado, com as vantagens e desvantagens de cada uma das caixas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                                    Mas qual stress? Usar a cx dá stress? Desde quando?

                                    Acho que se meteres uma abaixo tens muito menos stress porque a ultrpassagem é mais célere e com muito mais segurança.

                                    O que eu acho é que há pessoas que não gostam de usar (ou não sabem usar devidamente) a cx e preferem ir sempre na mesma mudança. Para esses, as reprises são importantes.

                                    Mas nesse caso o ideal é comprarem um carro de cx automática. É só pisar no acelerador, e voilá! A cx automática faz o trabalho do condutor.

                                    Qualquer cx automática reprisa melhor que uma manual (na verdade não reprisa, ela mete uma ou duas abaixo de forma automática). No caso do HCH, a cx. é de variação contínua (CVT). Aqui já se pode falar de reprises, embora num contexto diferente.


                                    NOTA: Comparar um cx automática (HCH) com uma manual (320d), em reprises, não faz sentido.

                                    repara bem no que escrevi : sem usar a cx e sem stresses, 2 condições independentes

                                    a comparação faz sentido no exemplo que dei, e serviu apenas para ilustrar as capacidades do HCH, não para fazer um comparativo ente os 2.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Meus caros, tudo é passível de comparação!

                                      Pode é não ser uma comparação lógica. É neste aspecto que questionei o fazer ou não sentido. Onde se quer chegar com essa comparação?

                                      Que um carro com caixa automática é mais rápido que um manual numa situação de ultrapassagem (desde que o manual se mantenha na mesma relação de cx e esta seja a última relação da cx).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                        claro que faz sentido, pois são 2 automoveis que existem no mercado, com as vantagens e desvantagens de cada uma das caixas.
                                        E fazes a medição do 320d com que mudança engrenada e porquê?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não ligo nada. quando necessito de "reprisar" boto abaixo e siga.


                                          Já é um gesto tão automático que nem dou por ele.

                                          Comentário


                                            #22
                                            eu não queria dizer isto, mas em algumas marcas convém que os motores reprisem bem, já que utilizar determinadas caixas manuais é um pesadelo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                              E fazes a medição do 320d com que mudança engrenada e porquê?
                                              è verem o exemplo que dei em cima, como disse a comparação serviu para ilustrar as capacidades do HCH, e não para fazer um comparativo exaustivo sobre os 2 carros o tema era o astra gtc 1.3, usioo 320d porque tinha presente os valores, e porque é uma das referencias no segmento em termos de prestações.

                                              Comentário


                                                #24
                                                [quote=koluirty;1598549]repara bem no que escrevi : sem usar a cx e sem stresses, 2 condições independentes

                                                ... quote]


                                                O que tu escreveste é que quem tem caixa automática faz uma ultrapassagem sem usar a cx e sem stresses.

                                                Ora isto dá a entender que, na tua opinião, quem usa um carro com caixa manual tem stress ao fazer uma ultrapassagem. De facto, só poderá ter stress se a fizer sem usar a caixa e caso o motor esteja num regime inadequado à ultrapassagem.

                                                Se fizer o que tem de ser feito, ou seja usar a cx devidamente, não há stress nenhum e a ultrapassagem é feita em plena segurança e de forma mais célere.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se há coisa que não doi importãncia é aos numeros.....Isto porque as revistas são uma comédia :

                                                  O Carro A é demora mais 0.2s que o carro B a chegar aos 100 , mas depois, completa os 1000m com 0.4s de vantagem....

                                                  ora mas isto é o quê ? Teste a um F1 ???

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O que tu escreveste é que quem tem caixa automática faz uma ultrapassagem sem usar a cx e sem stresses.

                                                    Ora isto dá a entender que, na tua opinião, quem usa um carro com caixa manual tem stress ao fazer uma ultrapassagem. De facto, só poderá ter stress se a fizer sem usar a caixa e caso o motor esteja num regime inadequado à ultrapassagem.

                                                    Se fizer o que tem de ser feito, ou seja usar a cx devidamente, não há stress nenhum e a ultrapassagem é feita em plena segurança e de forma mais célere.
                                                    por acaso se há coisa que me irrita em muitos testes actualmente é compararem reprises de carros com cx manual, com cx automáticas!

                                                    pode-se comparar tudo, mas não faz sentido, já que a cx automática faz reduções, sendo assim...é um teste desleal!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                                      è verem o exemplo que dei em cima, como disse a comparação serviu para ilustrar as capacidades do HCH, e não para fazer um comparativo exaustivo sobre os 2 carros o tema era o astra gtc 1.3, usioo 320d porque tinha presente os valores, e porque é uma das referencias no segmento em termos de prestações.

                                                      Eu não ponho em causa as capacidades do HCH a fazer ultrapassagens. Acho é que isso não é um atributo exclusivo do HCH. Qualquer carro do seu segmento com uma boa caixa automática e a mesma potência teria essa mesma capacidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                        Mas tudo depende da faixa de rotação q essas experiências são feitas, por exemplo em 6ª de 80-120 pode apanhar uma faixa de rotação q naquele motor é "morta"...Imagino eu a fazer a fazer isso no 1.7cdti em 5ª de 80-120km/h...adormecia
                                                        precisamente eu num clio I 1.2 que foi o meu 1º carro novo, em 5ª bem podia vestir o pijama e o pior é que em 4ª tambem mas já precisava dos tampões de ouvidos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu sou "Obrigado" a dar importância...

                                                          Pois o Honda Jazz, até é muito bom e tal, mas se me "distrair" (numa subida por exº)
                                                          - e sim é fácil acontecer a qualquer um, pois não estou num circuito a tentar fazer a Pole - às vezes mesmo deitando abaixo DUAS, ele nem em 3ª Reprisa como deve ser...


                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                                                            Eu não ponho em causa as capacidades do HCH a fazer ultrapassagens. Acho é que isso não é um atributo exclusivo do HCH. Qualquer carro do seu segmento com uma boa caixa automática e a mesma potência teria essa mesma capacidade.
                                                            Pois. O pessoal fica admirado, mas acho que é uma coisa normal nos carros com mudanças automáticas. Vi reprises de um 740d com caixa auto e aquilo é tipo missíl.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X