Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma cronica diferente... "Os Cavalos (a mais?)"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Uma cronica diferente... "Os Cavalos (a mais?)"

    Hoje dei por mim a pensar no seguinte...

    Quantas vezes é que as pessoas com carros de alta potencia dão realmente uso a todos os cavalos que o carro tem?

    Por exemplo... quem compra um 35d, será que dá assim um uso tão "eficaz" que a diferença de cavalos para um 30d, ou mesmo um 20d, que valha a pena ter um carro assim tão mais potente!? Isto até me levanta uma outra questão... será que quem compra um 35d compra o carro pela potencia? Ou unica e exclusivamente por causa da potencia?

    Onde é que no dia a dia seja AE, estradas de montanha, etc se dá uso a toda essa potencia? Acredito mais depressa que se dê mais uso ao handling ao feeling que o carro pode oferecer do que toda a potencia que ele dá.
    Imaginemos um lambo... acredito que num carro desses se dê mais uso ao handling, feeling, condução de volante, do que a condução baseada unica e exclusivamente na potencia. Diria mesmo que dificilmente se usa a potencia toda na generalidade do dia a dia.


    Falando por mim, acho que até dou uso à potencia (não no dia a dia!) e ao handling e feeling dou de certeza... mas será que a generalidade dá? Será que ter um carro acima, digamos, dos 250cvs é necessário no dia a dia? Onde é que no dia a dia se dá uso a mais de 250cvs? E como? É que nem imagino como... e diria mesmo que não é por ir a 250km/h ou 270km/h que se dá uso à potencia, isso para mim não é dar uso à potencia... para além de que no dia a dia não se anda a essa velocidade!
    Editado pela última vez por Taveirada; 16 August 2007, 20:18.

    #2
    Hum, existe já um tópico que fala +- sobre isso.

    http://forum.autohoje.com/showthread...hlight=cavalos

    Comentário


      #3
      Um bom ponto de vista caro taveirada, como aliás, nos tem habituado ao longo das participações neste forum.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
        Hoje dei por mim a pensar no seguinte...

        Quantas vezes é que as pessoas com carros de alta potencia dão realmente uso a todos os cavalos que o carro tem?

        Por exemplo... quem compra um 35d, será que dá assim um uso tão "eficaz" que a diferença de cavalos para um 30d, ou mesmo um 20d, que valha a pena ter um carro assim tão mais potente!? Isto até me levanta uma outra questão... será que quem compra um 35d compra o carro pela potencia? Ou unica e exclusivamente por causa da potencia?

        Onde é que no dia a dia seja AE, estradas de montanha, etc se dá uso a toda essa potencia? Acredito mais depressa que se dê mais uso ao handling ao feeling que o carro pode oferecer do que toda a potencia que ele dá.
        Imaginemos um lambo... acredito que num carro desses se dê mais uso ao handling, feeling, condução de volante, do que a condução baseada unica e exclusivamente na potencia. Diria mesmo que dificilmente se usa a potencia toda na generalidade do dia a dia.


        Falando por mim, acho que até dou uso à potencia (não no dia a dia!) e ao handling e feeling dou de certeza... mas será que a generalidade dá? Será que ter um carro acima, digamos, dos 250cvs é necessário no dia a dia? Onde é que no dia a dia se dá uso a mais de 250cvs? E como? É que nem imagino como... e diria mesmo que não é por ir a 250km/h ou 270km/h que se dá uso à potencia, isso para mim não é dar uso à potencia... para além de que no dia a dia não se anda a essa velocidade!

        É uma boa pergunta, ao que respondo que, como homens apreciadores de automóveis que somos, gostamos de ter em mãos algo poderoso e desde sempre que um carro com mais potência é sinónimo de grandiosidade, apesar uns fazerem-no por uma questão de enaltecer o ego, outros porque gostem de ter o diabo nas mãos, não implicando que seja para mostrar aos outros.
        Respondendo directamente, acho que serão poucas as vezes que no dia a dia usaremos toda uma potência específica do carro.
        Temos um carro potente...porque sim.

        Comentário


          #5
          Nem pareces serrapowense!!!
          Devias ser banido, a maf do golf avariar, e ficares so com 60cv

          Quanto a mim é uma discussão "esteril", e que faz pouco sentido.

          Comentário


            #6
            Já disse noutro tópico, um 1.4HDi muitas vezes chega e sobra mas os "70 cavalos são poucos" para andar em filas a 20km/h

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
              Hoje dei por mim a pensar no seguinte...

              Quantas vezes é que as pessoas com carros de alta potencia dão realmente uso a todos os cavalos que o carro tem?

              Por exemplo... quem compra um 35d, será que dá assim um uso tão "eficaz" que a diferença de cavalos para um 30d, ou mesmo um 20d, que valha a pena ter um carro assim tão mais potente!? Isto até me levanta uma outra questão... será que quem compra um 35d compra o carro pela potencia? Ou unica e exclusivamente por causa da potencia?

              Onde é que no dia a dia seja AE, estradas de montanha, etc se dá uso a toda essa potencia? Acredito mais depressa que se dê mais uso ao handling ao feeling que o carro pode oferecer do que toda a potencia que ele dá.
              Imaginemos um lambo... acredito que num carro desses se dê mais uso ao handling, feeling, condução de volante, do que a condução baseada unica e exclusivamente na potencia. Diria mesmo que dificilmente se usa a potencia toda na generalidade do dia a dia.


              Falando por mim, acho que até dou uso à potencia (não no dia a dia!) e ao handling e feeling dou de certeza... mas será que a generalidade dá? Será que ter um carro acima, digamos, dos 250cvs é necessário no dia a dia? Onde é que no dia a dia se dá uso a mais de 250cvs? E como? É que nem imagino como... e diria mesmo que não é por ir a 250km/h ou 270km/h que se dá uso à potencia, isso para mim não é dar uso à potencia... para além de que no dia a dia não se anda a essa velocidade!
              por essa ordem de ideias basta um Polo 1.0 de 45cv, dá 120km/h numa AE e é mais que suficiente.

              Sem entrar em exageros, eu gosto de potência, e se pudesse ter um Bugatti comprava, gosto da sensação dos "G's" nas costas!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                por essa ordem de ideias basta um Polo 1.0 de 45cv, dá 120km/h numa AE e é mais que suficiente.

                Sem entrar em exageros, eu gosto de potência, e se pudesse ter um Bugatti comprava, gosto da sensação dos "G's" nas costas!
                Isso do polo é um exagero. Tanto que eu nao entro nesse exagero. Tanto para cima como para baixo é um exagero. Eu falo do meio termo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                  Isso do polo é um exagero. Tanto que eu nao entro nesse exagero. Tanto para cima como para baixo é um exagero. Eu falo do meio termo.
                  prefiro o exagero para cima!
                  eu compreendo-te, mas a loucura dos cv's tb passa um pouco pela nosção de poder que o carro dá e transmite.

                  Imagina um 997 sem os 355cv, faria sentido ou um 996 sem os 300cv... que pães sem sal

                  Ficaria neste momento satisfeito com um brinquedo estilo 335i ou o S5, chegariam (para já), o problema é que se calhar passado uns tempos ia querer mais

                  Comentário


                    #10
                    Pode dizer-se que 1 carro com 400 cvs acelera mais rapido dos 60 aos 120 mas chega a 1 ponto que nao se sente falta de potencia.

                    Quantas vezes se sente falta de potencia num sportscoupe c30 amg ou num Golf GTI.

                    Uma coisa é 1 carro submotorizado para ser usado como 1 formula. Fazer a subir 40 -160 num 206 hdi pronto é preciso esperar.

                    Agora entre um c320 cdi ou 1 911 turbo na pratica vai-se notar muito....Depende......

                    Comentário


                      #11
                      bom eu não sei porque nunca guiei um carro com mais de 150cv, mas posso afirmar que os 105cv do golf são muitas vezes curtos para o que pretendo em algumas situações do dia a dia. (por vez uma 2ª ou uma 3ª esgota-se muito rapidamente)

                      Comentário


                        #12
                        Percebo a questão e respondendo directamente ao tópico, digamos que 80% dos meus percursos diários chegavam e sobravam cerca de cento e poucos cavalos...vá 150 e aí uns 300nm (assim +-)...mais do que isso não me servia de nada...

                        Comentário


                          #13
                          Por isso é que num país como o nosso, e ainda pra mais, com carta provisória, acho uma pseudo-burriçe comprar carros muito potentes, já que nunca lhes posso dar uso, uma vez que me arrisco a ficar sem carta.

                          Se fosse na Alemanha.....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                            Já disse noutro tópico, um 1.4HDi muitas vezes chega e sobra mas os "70 cavalos são poucos" para andar em filas a 20km/h
                            E até mesmo em AE a 120....

                            Comentário


                              #15
                              Nos carros do dia a dia, sou adepto da potência "suficiente", de preferência por excesso e não por defeito.

                              Comentário


                                #16
                                Um utilitário de 700 ou 800KG com 60cv chega e sobra para cidade, o problema é quando se carrega com comprar e/ou se leva 5 pessoas a bordo incluindo o condutor claro...

                                Comentário


                                  #17
                                  deleted
                                  Editado pela última vez por ; 16 August 2007, 22:21.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que potência a mais nunca é um mal.. afinal de contas está lá para ser usada se for preciso e se se quiser mas ninguém é obrigado a carregar no pedal direito.

                                    Em todo o caso, pessoalmente, concordo que acho mais útil e satisfatório ter um carro divertido e com um bom handling do que um carro potente. O problema é que não consegues meter handling num número único e fácil de comparar e de publicitar...

                                    Exemplo: Lotus Elise vs BMW M3. Qual é que é mais caro? Qual é o mais potente? E qual é que eu gostava mais de ter??? Vocês sabem a resposta!

                                    P.S.: Mas aceito um M3 se alguém oferecer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Adrenalina é o que se quer!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                        Acho que potência a mais nunca é um mal.. afinal de contas está lá para ser usada se for preciso e se se quiser mas ninguém é obrigado a carregar no pedal direito.

                                        Em todo o caso, pessoalmente, concordo que acho mais útil e satisfatório ter um carro divertido e com um bom handling do que um carro potente. O problema é que não consegues meter handling num número único e fácil de comparar e de publicitar...

                                        Exemplo: Lotus Elise vs BMW M3. Qual é que é mais caro? Qual é o mais potente? E qual é que eu gostava mais de ter??? Vocês sabem a resposta!

                                        P.S.: Mas aceito um M3 se alguém oferecer.
                                        Nao digo que potencia a mais é mau... pergunto é se é mesmo necessário!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Na maioria das vezes não é necessária.
                                          Mas, para mim, é sempre pouco

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tudo isso é importante é claro, mas uma coisa que a potencia dá de bom, é quando alguem (que pensa que tem um roadrocket) se vai ali ao teu lado a picar se contigo. Se tiveres um lambo, u um carro bastante potente, basta pisar um bocado mais forte na tabua e deixar o gajo a correr sozinho. E depois ele pensa: ''porra andei eu a gastar dinheiro, em escapes, e luzes azuis, e depois sou esmagado''

                                            No caso do lambo, são poucos os doidos que fariam isso, já no caso dos BMW como são todos iguais (pra muita gente ignorante) ia ser uma grande pastilha

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                              Nao digo que potencia a mais é mau... pergunto é se é mesmo necessário!
                                              Também podemos fazer a pergunta ao contrário, ou seja, quando é que a potência a menos incomoda? Potência assim no abstracto serve para muito mais do que andar a 250kms/h. Creio que aquele momento em que damos real valor à potência (ou falta dela) é nos arranques e nas ultrapassagens.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu acho que, para um carro do segmento C ou D, mesmo carregado, 110~150cv chegam perfeitamente para uma condução confortável. Claro que, em situações mais específicas, ter mais serve para obter um prazer de condução muito bom, mas aí estamos a falar do quê? 5% da nossa condução?
                                                Editado pela última vez por LuisMiguel; 17 August 2007, 07:23.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                                  bom eu não sei porque nunca guiei um carro com mais de 150cv, mas posso afirmar que os 105cv do golf são muitas vezes curtos para o que pretendo em algumas situações do dia a dia. (por vez uma 2ª ou uma 3ª esgota-se muito rapidamente)

                                                  Com mais potência esgotam-se ainda mais depressa!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Bmw E90 Ver Post
                                                    Um bom ponto de vista caro taveirada, como aliás, nos tem habituado ao longo das participações neste forum.

                                                    Ainda bem q foi o Taveirada a "repostar" este assunto...qd fui eu até me sugeriram sair do forum, pq se dizia essa barbaridade não podia gostar de carros!!
                                                    Vamos lá ver se vão ser mais "moderados" nas afirmações, os "cavaleiros do cavalicismo"...
                                                    Não dou a minha opinião, pq já a referi no topico "parte 1"...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Por outro lado tambem penso que se estivesse constantemente a usar 80% ou 90% da potencia do carro é porque tinha comprado um carro mais limitado do que queria (por razões financeiras ou outras).
                                                      A potencia deve la estar para quando fizer falta (de reserva). Ora se vamos no maximo (ou quase), essa potencia de reserva não esta lá se fizer falta, pois não?
                                                      Fazendo analogia com os computadors (afinal estamos na internet, acho que se pode fazer uma analogia destas ), num servidor pode não precisar de muita potencia para o dia a dia (pouco se mexe la directamente), pode-se ter o processador sempre a 60% 70% de uso, mas isso é indicador para se por um melhor, que a 10% 20% de utilização media é muito melhor, com menos aquecimento e melhor capacidade de aguentar com picos de trabalho.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        num automóvel como um série 5, quanto mais potência melhor, nunca se sabe quando pode haver um belo de um Track Day para ir limpar as válvulas...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                          num automóvel como um série 5, quanto mais potência melhor, nunca se sabe quando pode haver um belo de um Track Day para ir limpar as válvulas...


                                                          Track day para um série 5? estás a falar naquele carro familiar que estou a pensar certo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Track day para um série 5? estás a falar naquele carro familiar que estou a pensar certo?
                                                            claro que sim!!

                                                            cá é que pensa que um Track Day tem que ser com um Porshe ou com carros alterados, dá uma espreitadela pelos TRack Days que se fazem na Alemanha e tens uma surpresa relativamente aos modelos que por lá andam!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X