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Imaginem esta situação : C2 1.4 HDI vs C2 1.9D !

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    Imaginem esta situação : C2 1.4 HDI vs C2 1.9D !

    Tava aqui a pensar...

    O C2 HDI 1.4 tem 70cv e, não sendo um foguete, desenrasca-se bem.

    Agora imaginem que existia também um C2 1.9D 71cv.

    Um deles tem muita tecnologia, pouca cilindrada e turbo. O outro tem pouca tecnologia, muita cilindrada e é atmosférico.

    Qual acham que seria mais rápido, e mais agradável de usar ?

    Tou curioso entre os motores com menos 50% de cilindrada mas mais 200 % de tecnologia.

    E qual seria o mais fiável ?

    #2
    c2 1.9d, não é turbo dependente, tem força em todo o regime e tem menos por onde avariar

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
      c2 1.9d, não é turbo dependente, tem força em todo o regime e tem menos por onde avariar
      Tabem mas aquela coisa arrasta-se ! Pelo menos na Berlingo. Bem, mas também não foi motor feito pa corridas, foi sim, pa durar durar durar...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mickey_Mouse Ver Post
        Tabem mas aquela coisa arrasta-se ! Pelo menos na Berlingo. Bem, mas também não foi motor feito pa corridas, foi sim, pa durar durar durar...
        e o 1.4 hdi voa?


        OS turbos enganam muito....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mickey_Mouse Ver Post
          Tava aqui a pensar...

          O C2 HDI 1.4 tem 70cv e, não sendo um foguete, desenrasca-se bem.

          Agora imaginem que existia também um C2 1.9D 71cv.

          Um deles tem muita tecnologia, pouca cilindrada e turbo. O outro tem pouca tecnologia, muita cilindrada e é atmosférico.

          Qual acham que seria mais rápido, e mais agradável de usar ?

          Tou curioso entre os motores com menos 50% de cilindrada mas mais 200 % de tecnologia.

          E qual seria o mais fiável ?
          Boas... bem a partida o motor 1.9D não devia caber debaixo do capô do C2 , mas passando essa parte a frente... o 1.4hdi não tem dado problemas e deve ser mais rápido mas o 1.9D PSA é sem dúvida mais fiavel, um diesel da velha guarda como já ha poucos

          cumps

          Comentário


            #6
            Já tens esse exemplo no Seat Ibiza, com o 1.4 TDI de 70cv e o 1.9SDI de 68cv

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nto Ver Post
              Já tens esse exemplo no Seat Ibiza, com o 1.4 TDI de 70cv e o 1.9SDI de 68cv
              Mas é que o SDI já é injecção, e injecção já é tecnologia a mais

              Comentário


                #8
                o 1.9D vai até as 5000 RPM com gosto...

                Comentário


                  #9
                  Pela tecnologia e tudo o que lhe está associado, nomeadamente: peso, agradabilidade de condução, consumos, pretações, disponibilidade, binário máximo, emissões poluentes, rendimento, prefiro o HDI.

                  Comentário


                    #10
                    Ambos devem fazer os seus 300.000 KM sem porblemas de maior..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mickey_Mouse Ver Post
                      Ambos devem fazer os seus 300.000 KM sem porblemas de maior..
                      Joking mode ON

                      Claro, mas o 1.9D faz os 300.000 dele e como é um tipo porreiro faz também os de mais 2 amigos 1.4hdi... enquanto que este ultimo, já so faz os dele e fica por aí

                      Joking mode OFF

                      cumps

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mickey_Mouse Ver Post
                        Tava aqui a pensar...

                        O C2 HDI 1.4 tem 70cv e, não sendo um foguete, desenrasca-se bem.

                        Agora imaginem que existia também um C2 1.9D 71cv.

                        Um deles tem muita tecnologia, pouca cilindrada e turbo. O outro tem pouca tecnologia, muita cilindrada e é atmosférico.

                        Qual acham que seria mais rápido, e mais agradável de usar ?

                        Tou curioso entre os motores com menos 50% de cilindrada mas mais 200 % de tecnologia.

                        E qual seria o mais fiável ?
                        boas

                        escusavas de ter inventado um C2 1.9 D
                        Dentro do mesmo grupo tens o 206 que tanto tem o 1.4 HDI 70cv como o 1.9D 71cv...ou entao ja que gostas tanto da citro,tens tambem o Xsara com exactamente os mesmos motores.
                        No caso do Xsara,em consumos o 1.9d é sempre pior,chegando mesmo em condiçoes extremas a fazer medias proximas dos 9l 100...o Hdi é sempre mais economico 2 a 3 litros aos 100km.
                        Agora a nivel de prestaçoes e apesar de nao parecer sao muito equivalentes,e ate o 1.9 D em ponta e com ajuda do terreno consegue fazer mais top speed que o 1.4 hdi.
                        penso que a nivel de fiabilidade e tirando alguns problemas com a injecçao dos hdi,estes tem provado estarem ao nivel do 1.9 d...
                        a nivel de agradibilidade o 1.9 d é mais redondo e começa logo nas 1000rpm e pode fazer 4500rpm ainda com potencia,o hdi ja se sabe anda entre as 2000rpm e as 4000rpm e ja nao é nada mau..mas obviamente que o hdi é mais rapido a qualquer solicitaçao do acelerador,mais desenrascado em ultrapassagens,requer menos reduçoes e menos passagens de caixa.
                        a nivel de barulho do propulsor o hdi tem obvia vantagem,pois é bem mais silencioso.
                        tira as tuas conclusoes.....

                        cumps


                        cumps

                        P.S ainda hoje vi uma berlingo 1.9 D de 1997 com + de 300 mil km

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mickey_Mouse Ver Post
                          Mas é que o SDI já é injecção, e injecção já é tecnologia a mais
                          Todos os diesel são de injecção

                          Comentário


                            #14
                            Comparativamente, e utilizando o 206, só numa coisa o 1.4HDi se equivale ao 1.9d: Velocidade máxima, e o 1.9d demora o triplo do tempo a lá chegar.

                            Os 70cv são potência máxima, e no 1.4HDi está muito melhor distribuída. O binário também é muito superior no 1.4HDi.

                            Comentário


                              #15
                              1.9D - mais ruidoso, bebedo, pouco performante (nas subidas o Turbo ajuda e muito) e fiável
                              1.4 HDI - mais suave e linear, mais poupado, e acima de tudo com manutenção mais barata (a nível de impostos de circulação e seguros!)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                Todos os diesel são de injecção
                                sim o que ele quis/quiz (nunca sei como é ) dizer é injecção electónica e o outro é a mecânica!

                                Comentário


                                  #17
                                  Acredito que o HDI seja mais rápido, mais suave, menos ruidoso e vibratório. Venha ele

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                    e o 1.4 hdi voa?


                                    OS turbos enganam muito....
                                    o 1.4 VTR mexe-se bem para o carro que é. Nao voa, mas é agradável

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                      sim o que ele quis/quiz (nunca sei como é ) dizer é injecção electónica e o outro é a mecânica!
                                      Se a memoria não me atraiçoa a injecção também é mecanica em quase todos, só em alguns motores do grupo VAG que usam o injector/bomba é que isso não acontece agora nos common rail e nos motores anteriores a bomba injectora custuma ser mecanica.

                                      Comentário


                                        #20
                                        1.9D.. gosto de motores à antiga.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para partir escolhia o 1.9, para andar em estrada normalmente escolhia o 1.4

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                                            Joking mode ON

                                            Claro, mas o 1.9D faz os 300.000 dele e como é um tipo porreiro faz também os de mais 2 amigos 1.4hdi... enquanto que este ultimo, já so faz os dele e fica por aí

                                            Joking mode OFF

                                            cumps

                                            Actualmente fazem 150mil kms e vende se...o que vier q feche a porta...
                                            A realidade é esta...
                                            Ninguem compra um carro novo actualmente a pensar que vai fazer 500mil kms cm ele...e se calhar muita gente duvida que os faça...
                                            Mas o que é certo é que os faz...so que muita gente n sabe dar o devido tratamento a carros turbodiesel...
                                            O mais que lhes pode acontecer é partir alguns turbos ate aos 500mil...o resto acredito bem que os faça.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O Mike S3 deu a resposta certa.
                                              Preferia o 1.9D. Se é diesel, ao menos que faça barulho e mostre pujança.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Montado num 206, tenho sérias dúvidas em relação à supremacia do 1.4HDi...em regimes mais elevados o 1.9d tem muito mais pulmão, isso é certo.
                                                No que à aceleração diz respeito, já tenho mais dúvidas, mas a ganhar o 1.4 HDi a vantagem será por muito pouco.
                                                A nível de consumos 1.4 HDi vence quando se aplicam ritmos mais vivos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                                  Se a memoria não me atraiçoa a injecção também é mecanica em quase todos, só em alguns motores do grupo VAG que usam o injector/bomba é que isso não acontece agora nos common rail e nos motores anteriores a bomba injectora custuma ser mecanica.
                                                  Só para clarificar:
                                                  O 1.4 HDI usa o common rail com injecção directa.
                                                  O 1.9D usa bomba injectora com injecção indirecta.
                                                  Ou seja, no HDI o gasóleo é injectado a alta pressão (+/- 1300 bar) directamente no cilindro; no 1.9D existe uma pré-câmara de combustão onde o gasóleo é injectado a uma pressão muito mais baixa (se não estou em erro anda à volta dos 300 bar).
                                                  A grande vantagem do common rail, é que mantem constante a pressão de trabalho ao longo de toda a faixa de rpm do motor, bem como a utilização de injectores de comando electrónico com todas as vantagens daí resultantes em termos de precisão da quantidade de combustível injectado em função das necessidades do motor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
                                                    boas

                                                    escusavas de ter inventado um C2 1.9 D
                                                    Dentro do mesmo grupo tens o 206 que tanto tem o 1.4 HDI 70cv como o 1.9D 71cv...ou entao ja que gostas tanto da citro,tens tambem o Xsara com exactamente os mesmos motores.
                                                    No caso do Xsara,em consumos o 1.9d é sempre pior,chegando mesmo em condiçoes extremas a fazer medias proximas dos 9l 100...o Hdi é sempre mais economico 2 a 3 litros aos 100km.
                                                    Agora a nivel de prestaçoes e apesar de nao parecer sao muito equivalentes,e ate o 1.9 D em ponta e com ajuda do terreno consegue fazer mais top speed que o 1.4 hdi.
                                                    penso que a nivel de fiabilidade e tirando alguns problemas com a injecçao dos hdi,estes tem provado estarem ao nivel do 1.9 d...
                                                    a nivel de agradibilidade o 1.9 d é mais redondo e começa logo nas 1000rpm e pode fazer 4500rpm ainda com potencia,o hdi ja se sabe anda entre as 2000rpm e as 4000rpm e ja nao é nada mau..mas obviamente que o hdi é mais rapido a qualquer solicitaçao do acelerador,mais desenrascado em ultrapassagens,requer menos reduçoes e menos passagens de caixa.
                                                    a nivel de barulho do propulsor o hdi tem obvia vantagem,pois é bem mais silencioso.
                                                    tira as tuas conclusoes.....

                                                    cumps


                                                    cumps

                                                    P.S ainda hoje vi uma berlingo 1.9 D de 1997 com + de 300 mil km
                                                    Boas !

                                                    Não considerei o 206 1.9D porque este é o 1868 c.c e não dizem nada bem deste, ao contrário do 1905 c.c. utilizado por outros modelos PSA nomeadamente berlingos, xsaras e etc.

                                                    De facto, o xsara era boa opção para comparar, mas considerei injusto o facto de ser peso a mais para um 1.4 HDI

                                                    E assim, estes 2 motores podem ter comparação justa no C2 por ex.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                                      Todos os diesel são de injecção
                                                      Queria dizer injecção directa..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sem fosse o 1.9D, tinha que dizer a resposta a berrar, de tão surdo que chegaria da viagem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                          Sem fosse o 1.9D, tinha que dizer a resposta a berrar, de tão surdo que chegaria da viagem.
                                                          Ainda bem que aqui no fórum não há som...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por causa do ambiente e da economia, o HDI.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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