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Como é que fazem com o "botão do ar"

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    Como é que fazem com o "botão do ar"

    A pergunta é simples

    Nos carros a carburador (carburador manual) como é que fazem quando o motor está frio, e bem assim, quando o motor está morno ?? Como é que gerem o botaozinho do ar ? Quanto tempo o deixam ligado, etc ?

    #2
    Normalmente é quando vez que o carro se aguenta quando desligas (tentativa e erro).
    Pelo menos era assim comigo num citroen visa gt, renault 5 e peugeot 305.

    Comentário


      #3
      Dar à chave com o ar completamente fechado, após uma ou duas acelerações, e, quando o carro pega, abrir progressivamente até se notar que o motor está ligeiramente acima do "ralenti"! À medida que o motor aquece o "ralenti" vai subindo e, então, vai-se, sempre progressivamente, abrindo o ar até ao final do curso da alavanca de "starter"!

      Comentário


        #4
        depende dos carros

        nota:abrir o ar é no fundo fechá-lo!

        nalguns carros eles pegam bem mesmo frios, só que engasgam depois e então abre-se o ar!

        noutros é preciso abrir para pegar (sem acelerar) e normalmente mantém-se um pouco e começamos a andar com o carro fechando o ar....!

        noutros carros ou ficas com o ar aberto até ele aquecer, ou andas um pouco com ele aberto, senão carro vai abaixo!

        Comentário


          #5
          Xiii, o botão do ar... lembro-me de quando era puto ver o meu pai fazer isso e perguntar-lhe para que servia... e com carta há 10 anos só experimentei isso uma vez e foi há muito pouco tempo, quando peguei no Clio do sogro

          Comentário


            #6
            Fiat Uno.

            Puxar o manipulo e ligar o carro.

            Esperar uns 10 segundos com o carro a trabalhar e baixar um bocadinho (pouco...)

            Depende depende:

            Se for estrada aberta, assim que tenha a velocidade constante empurro o manipulo.

            Se for cidade vou fechando conforme ele vai deixando..

            Comentário


              #7
              Quanto tinha o meu antigo Clio, como trabalho perto de casa, às vezes quando chegava ao trabalho ainda tinha que estar com o ar ligeiramente aberto senão ainda ia abaixo.

              Com o carro que conduzo diariamento de trabalho (Ford Fiesta) pouco depois de começar a andar já o posso baixar que o carro já aguenta.

              O mais engraçado, é que depois de vender o meu Clio (que tinha o tal botão de ar), quando passei para o Astra que tenho actualmente, ainda durante algum tempo, depois de ligar o carro ainda ia lá com o braço ao suposto manípulo do ar.

              Só que o Astra não tem esse manípulo... hábitos

              Um abraço, by Filas

              Comentário


                #8
                No meu Fiat Uno faço assim :

                Com o motor frio : puxo o manipulo totalmente, dou á chave sem acelarar, e ele fica aprox nas 3000 RPM. Depois vou emburrando o botao, smp em ponto morto até chegar as 1200 RPM. Aí, acelero com o pedal até as 2500 RPM , desligo totalmente o botao, e fico com ele em aceleração durante uns 30s +/-.

                Depois sigo viagem. Mas nos primeiros minutos ele engasga-se um bocado.
                Agora no verão é simples. Mas no inverno tem que se estar mais tempo a aqueçer.

                No livro de instruções vem lá tudo explicado, mas, é tudo muito bonito quando os carros são novos e estão todos afinadinhos... lol

                ATENÇÃO : Só se deve ligar novamente o botao do ar, depois do motor ter estado parado mais de 5 horas no verão ou 4 no inverno..

                Comentário


                  #9
                  O meu pai ainda põe a trabalhar os carros com uma aceleradela


                  Nunca andei num carro a carburador

                  Comentário


                    #10
                    e dar uma gazada antes de desligar! isso é a homem ahahaha

                    Comentário


                      #11
                      Quando tinha o corsa puxava um pouoc o botão, ligava a ignição sem acelarar e passado poucos segundos baixava o botão e arrancava

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                        e dar uma gazada antes de desligar! isso é a homem ahahaha
                        Se fizeres isso no meu, de vez em quando, ele em vez de se desligar logo, fica ainda a queimar uma beca de gasolina, mas a tão baixas RPM que até a luz do alternador fica acesa...

                        Comentário


                          #13
                          Houve uma vez que afoguei o carro. Por ir demasiado tempo com o botao puxado

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                            e dar uma gazada antes de desligar! isso é a homem ahahaha

                            Brutal!

                            No meu quando se faz isso, ele entra em auto combustão durante uns 2 segundos!
                            BTW, no meu carburas não preciso de puxar o ar...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mickey_Mouse Ver Post
                              Se fizeres isso no meu, de vez em quando, ele em vez de se desligar logo, fica ainda a queimar uma beca de gasolina, mas a tão baixas RPM que até a luz do alternador fica acesa...

                              Igualzinho ao meu!
                              Ele dá uns valentes espasmos e coices fazendo o carro saltar todo
                              O teu também faz?

                              Atenção, que acho que isto não faz bem ao motor...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post

                                Igualzinho ao meu!
                                Ele dá uns valentes espasmos e coices fazendo o carro saltar todo
                                O teu também faz?

                                Atenção, que acho que isto não faz bem ao motor...
                                É +/- isso... fica a tremer todo... e até a luz da bateria fica ligada durante esses 2 segundos.

                                Num motor turbo, arriscas-t a partir o dito cujo

                                Comentário


                                  #17
                                  Já agora, com motor frio, se eu der á chave sem acelarar e sem puxar o botao, o motor pega e mantem o ralenti nas 350 RPM

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nunca tinha usado nada disso, até recentemente o meu irmao ter comprado um kartcross.
                                    Puxo o botao pra fora, ligo, e passado um bocado meto pra dentro, nao faço ideia se tou a fazer bem a coisa o meu irmao no entretanto da-lhe umas gazadas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                      e dar uma gazada antes de desligar! isso é a homem ahahaha

                                      E qual é a finalidade dessa "atrocidade"?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mickey_Mouse Ver Post
                                        É +/- isso... fica a tremer todo... e até a luz da bateria fica ligada durante esses 2 segundos.

                                        Num motor turbo, arriscas-t a partir o dito cujo
                                        O meu dá uns valentes espasmo, sinal de boa compressão, boa saúde.
                                        Nos carros com catalisador é que não se pode fazer isso d forma alguma senão ainda coremos risco de incêndio...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mickey_Mouse Ver Post
                                          Já agora, com motor frio, se eu der á chave sem acelarar e sem puxar o botao, o motor pega e mantem o ralenti nas 350 RPM
                                          Boa compressão também.
                                          mas eu não faço isso.
                                          Dou uma dose de "néctar dos deuses" (aka, gasolina) e dou o tempo certo demotor de arranque.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                            E qual é a finalidade dessa "atrocidade"?

                                            não tem finalidade!!! eu quando disse aquilo foi na brincadeira.....

                                            por me lembrar de ver quando era puto os mecanicos a fazerem aquilo nos carros.......os homens todos porcos cheios de oleo, a suar que nem cavalos, e depois dar gazada antes de desligar, á homem!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                              não tem finalidade!!! eu quando disse aquilo foi na brincadeira.....

                                              por me lembrar de ver quando era puto os mecanicos a fazerem aquilo nos carros.......os homens todos porcos cheios de oleo, a suar que nem cavalos, e depois dar gazada antes de desligar, á homem!


                                              P.S: Já és do gang?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                                O meu pai ainda põe a trabalhar os carros com uma aceleradela


                                                Nunca andei num carro a carburador

                                                No manual do Uno dizia para calcar o acelerador a fundo quando se ligava.. Fiz várias vezes mas nunca notei nada de diferente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                  não tem finalidade!!! eu quando disse aquilo foi na brincadeira.....

                                                  por me lembrar de ver quando era puto os mecanicos a fazerem aquilo nos carros.......os homens todos porcos cheios de oleo, a suar que nem cavalos, e depois dar gazada antes de desligar, á homem!
                                                  Acho que eles acreditam que com essa finalidade davam uma última lubrificação mais intensa, a todo o motor. Principalmente à zona supeiror do motor, válvulas, veio de excêntricos, etc. Deixavam assim um resto de óleo, bastante útil aquando do próximo arranque.

                                                  A própria gasolina (com chumbo) proporcionava isso mesmo.

                                                  Pelo menos era o que o meu pai me dizia, sempre que dava uma dessas gazadas "à homem".
                                                  Editado pela última vez por monicamelo; 29 August 2007, 21:49. Razão: correcção de erro ortográfico

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                    Acho que eles acreditam que com essa finalidade davam uma última lubrificação mais intensa, a todo o motor. Principalmente à zona supeiror do motor, válvulas, veio de excêntricos, etc. Deixavam assim um resto de óleo, bastante útil aquando do próximo arranque.

                                                    A própria gasolina (com chumbo) proporcionava isso mesmo.

                                                    Pelo menos era o que o meu pai me dizia, sempre que dava uma dessas gazadas "à homem".
                                                    pois, eu realmente não sei bem! tenho um carburado de 88 na madeira (que ando agora com ele) e fazendo isso ou não, não noto diferença!

                                                    mas como cresci já com a injecção nunca ouvi grandes conversas sobre a gazada, mas lá que vi....não desminto!


                                                    mas era uma comédia

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                                      No manual do Uno dizia para calcar o acelerador a fundo quando se ligava.. Fiz várias vezes mas nunca notei nada de diferente.
                                                      Isso é só se o motor tiver demasiado quente. Ás vezes pode custar a pegar. Por acaso no meu nunca aconteceu isso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E já que se fala de motores antigos, lembram-se de quando o motor está quente ? mete-se em ponto morto, acelera-se até ao red-line e volta-se ao ralenti.... hmmmm que cheirinho a gasolina e a óleo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mickey_Mouse Ver Post
                                                          E já que se fala de motores antigos, lembram-se de quando o motor está quente ? mete-se em ponto morto, acelera-se até ao red-line e volta-se ao ralenti.... hmmmm que cheirinho a gasolina e a óleo

                                                          .....

                                                          eu só gosto de fazer isso com a 1ª engatada

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                            .....

                                                            eu só gosto de fazer isso com a 1ª engatada
                                                            Na na no renault 9 que tenho em casa é assim que funciona, para ligar é duas gazadas no acelerador e depois dar a chave, com o ar a meio e ta la, para brincar e ir a acelerar e sem largar o pedal desligar e voltar a ligar a chave ui ui da cada tiro lol parece época de caça, claro está que também pode acontecer teres de meter outro motor por partires uma biela isso já aconteceu, a rapariga ate levou o filtro de óleo com ela...

                                                            Comentário

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