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Mini Cooper S ou Maybach 62??????

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    Mini Cooper S ou Maybach 62??????

    O comparativo mais brutal da história...(retirado do site da concorrência...aquele jornal que começa em A, acaba em T e no meio tem as letras UTOSPOR....)

    Com quase quatro metros de distância entre eixos e 15 metros de diâmetro de brecagem, o Maybach é, sem dúvida, um portento de dissuasão anatómica. Nesta aventura, o ensaiador é o elo menos tranquilo e sair do parqueamento é, desde logo, o “salário do medo”, ou não estivéssemos na presença de um automóvel que custa muitos e muitos milhares de euros. Com o Cooper S ao nosso lado partimos para o nosso destino por estradas distintas. Mesmo que o nível de conforto desportivo seja aceitável, a suspensão do Mini mantém os ocupantes permanentemente informados sobre a granulosidade do revestimento, enquanto o Maybach estende uma espessa alcatifa sob as suas rodas.


    O Maybach tem uma vantagem sobre o Mini: não é necessário efectuar duas viagens para transportar todo o equipamento fotográfico, graças à sua bagageira com 600 litros. Contudo não há nada a reprovar ao Mini, que até se tornou maxi. O pequeno automóvel, não é metade do seu congénere alemão no que respeita ao comprimento, mas a distância entre eixos já deixa as suas marcas: 2,71m contra 3,82 do Maybach. Por último o Mini pesa duas vezes menos e tem um terço da potência.


    Vamos ao “campo”


    Um automóvel com as dimensões e a potência do “gigante” teutónico requer um local apropriado para aquilatar das suas capacidades e, nada melhor, do que um circuito fechado de vistas amplas e escapatórias confortáveis. Podemos ter o ar de quem quer escarnecer desta escolha mas, lá no fundo, temos muito respeito, que nos é imposto por um 12 cilindros e quando o municiamos com dois turbocompressores… Mas é bem verdade que, com 5kg/cv, o Maybach perde um pouco a sua carga aterradora. A não ser “a beber”. No manómetro a agulha indicadora deixa de o ser e passa a ventilador. Bom, mas a este nível não é o consumo que conta, mas sim o tamanho do depósito de combustível. Com 100 litros de

    capacidade o do Maybach consegue, à justa, assegurar uma autonomia idêntica à do Mini: menos de 300 km, desde que não solicitemos exageradamente o pedal do acelerador. Face a isto, o Cooper S faz uso de um pequeno 1600 mas, desta vez, da mais nobre estirpe. Originalmente tratava-se do fruto pouco amadurecido de um acordo Chrysler-BMW e o compressor volumétrico dava asas ao Cooper S, mas conservava a sua característica “agrária”. Nesta segunda geração do Mini, a BMW magicou um plano diabólico e utilizou as melhores armas tecnológicas. Em relação ao Cooper de 120 cv (ou ao já sofisticado 95 cv que movimenta o Mini One 1.4) o sistema variável de admissão é substituído pela injecção directa e sobretudo pela utilização de um turbo, que lhe permite debitar 110 cv por litro. O binário também foi melhorado e progrediu 20 Nm, alcançando agora 230 Nm a partir das 1600 rpm, ou 250 Nm graças ao overboost. De facto uma pequena peça de joalharia, que não tem o bramido de um Honda, longe disso, mas que faz prova de uma sagrada genica.



    Toneladas e atravessadelas


    É o peso que mais impressiona, quando se pretende “valsar” na pista ao volante de um Maybach e qualquer obstáculo pode causar problemas. Por exemplo, com chuva, já que, com quase 1000 Nm de binário, basta forçar o acelerador para que o comprimento se transforme em largura.

    O Maybach é um automóvel magnífico, que repousa em suspensões rigorosas e pneus eficazes. Bem equilibrado, os seus 550 cv não pedem mais do que “entrar ao serviço”, para facilitar as mudanças de direcção. Uma simples pressão no acelerador do Maybach e o Mini vê, bruscamente, os seus três retrovisores escurecerem. A partir daí, é preciso gerir três toneladas, elevadas ao quadrado pela velocidade. E, de repente, o nosso fotógrafo começa a correr na pista aos zigue-zagues. Este espertalhão! Agora como é que conseguimos ter um ponto de referência e estar concentrados? Felizmente que um Maybach é um grande Mercedes e, a este nível, ele não foi só concebido para ocupar a estrada, mas também para a “abraçar”, mesmo que seja à custa de alguns golpes no volante. Tudo bem, mas não convém muito provocá-lo. À frente, sem contar com o receio de ser esmagado, tudo vai bem no Mini. Ele traça o seu caminho, mas a direcção eléctrica é muito artificial e requer bastante hábito antes de deixarmos de fazer as curvas por facetas. Ao contrário, o eixo dianteiro parece estar em cima de carris e basta apenas segui-los, sem nos desviarmos um milímetro. A traseira? Colada ao chão! Sobretudo no molhado. O limite é lá bem mais para a frente e é a motricidade que o limita. O Mini tem um elevado nível de eficácia, mas sem gozo. Com a pista seca o Cooper S torna-se bem mais equilibrado: preciso no inserimento em curva, preso à trajectória sem rolamentos da carroçaria, “mordendo” as travagens, com potência em todos os regimes, consegue colocar todos os cavalos no chão e proporciona doses elevadas de prazer aos apaixonados da tracção dianteira. Sobretudo nos encadeamentos de curvas, onde se passa de uma apoio para outro sem subviragem. Uma verdadeira lapa. O Maybach não descola do Mini até o circuito começar a ser mais sinuoso. Num gancho, o Mini foge e, por certo, o Maybach confundiu comprimento com distância entre eixos. E é só à saída do gancho que se pode voltar a acelerar e regressar à perseguição do pequeno insolente. Algo que não o preocupa muito. O novo Cooper S é uma bala que faz dos 0 a 1000 metros em 28,2 s mas, apesar disso, um duplo golpe dos turbos e o “monstro” volta a morder-lhe nas canelas: 24,8 s até aos 1000 metros chegam para convencer.



    Grandes espaços




    Mas, se no Mini basta apenas levantar o pé do acelerador, no Maybach é necessário reflectir na travagem a efectuar para a curva seguinte. Simplesmente, a grande e super potente limousine necessita de grandes espaços para soltar os seus cavalos e de curvas largas para confirmar o seu potencial e as suas qualidades de comportamento dinâmico. Por isso, não vai conseguir ultrapassar o Mini por fora, na travagem para a curva. O Cooper S agarra-se à estrada com os seus 1200 kg sobre quatro pneus 195/55 R 16, demonstrando as suas afinidades BM. E a propósito de afinidades basta olhar para a lista de opcionais. Quanto ao Maybach, não se pode falar de opções, já que ele tem tudo e quando dizemos tudo englobamos os “flûtes”, calibrados de forma a que o pé do cálice se equilibre nos apoios dos braços, enquanto tiramos a garrafa de Champagne do frigorífico central. Para além da execução em série este jacto-escritório-hotel rolante, poderá ser personalizado. E aí tudo é permitido, da sauna às torneiras em ouro, passando pelo gabinete de massagens.



    Tudo o que o pequeno 57 não pode proporcionar, já que “apenas” mede, tal como o seu nome indica, 5,70 m de comprimento. O que seria necessário para se distinguir ainda mais? Um Maybach 52? Sejamos honestos isso chama-se Mercedes S 600 L. Um Maybach 67? Porque não, mas no dia em que fosse necessário sair do parque de estacionamento, teríamos de estar no modo RBM, Recusa de Bater na Multidão.


    * Serviço especial Sport Auto/AutoSport


    Veredicto


    O Mini Cooper S? Um descendente directo do original que, nos anos 60, fez babar de gozo os fanáticos e que forjou uma palmarés excepcional em ralis. Só que as dimensões já não são as mesmas, nem mesmo a leveza. Mas a eficácia e o prazer de conduzir permanecem. O Maybach 62? Um enorme Mercedes, bastante mais luxuoso, ainda mais potente e sempre eficaz. Um “brinquedo” espantoso com 6 metros de comprimentos e 3 toneladas de peso, que exige respeito!












    Editado pela última vez por paio pires; 30 August 2007, 11:53.

    #2
    Mini

    Maybach

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      #3
      MINI

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        #4
        Entre esses, escolhia a Toyota Dyna. Sinceramente, que raio de comparação!

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          #5
          O Maybach é imponente.. bolas!

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            #6
            deleted

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              #7
              uma palavra para o maybach: excelencia!

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                #8
                MINI...

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                  #9
                  Podiam agora fazer um confronto entre o Smart Fortwo Coupé Brabus e o Bugatti Veyron.

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                    #10
                    Originalmente Colocado por - Ver Post
                    Que bela comparação...

                    isso deve ser o equivalente da tentativa de comparar coisas bastante diferentes versão tuga (como o JC fez com o Lotus e Viper, mas ai até havia algum ponto de contacto)

                    Já agora quem escolheu o Mini face ao 62 precisa de medicação...

                    Ora nem mais!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                      Podiam agora fazer um confronto entre o Smart Fortwo Coupé Brabus e o Bugatti Veyron.
                      forca... dps traz o F2 pra minha casa e mata o Veyron

                      Comentário


                        #12
                        O "Comparativo", apesar de alguns não o perceberem, está bastante interessante, se dermos a devida atenção aos pormenores, aqui não falamos de pontuações e resultados finais...


                        Mais interessante, para mim, seria aproveitar o ADN, por completo e em vez do Maybach, colocar o Rolls, aí sim...

                        Editado pela última vez por PAZ; 30 August 2007, 13:11.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                          Podiam agora fazer um confronto entre o Smart Fortwo Coupé Brabus e o Bugatti Veyron.
                          Já foi feito um entre um Aygo e o Veyron, e outro entre o Aygo e um Airbus A380...

                          Comentário


                            #14
                            Quem é que opta por um Mini face a um Maybach ??

                            É que, eu claramente , actualmente, preferia ter um mini em vez de maybach, mas acontece que eu pago a gasolina do meu carro, e só ando em cidade. LOL.

                            Comentário


                              #15
                              entre os dois não escolhia nenhum...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                Já foi feito um entre um Aygo e o Veyron, e outro entre o Aygo e um Airbus A380...
                                Bem, isso consegue fazer ainda menos sentido do que o confronto que eu sugeri.

                                Comentário


                                  #17
                                  Para mim servia o Maybach e um motorista chamado Ambrosio ...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por HC Ver Post
                                    Entre esses, escolhia a Toyota Dyna. Sinceramente, que raio de comparação!
                                    boa escolha...

                                    Comentário


                                      #19
                                      As fatias de Queijo Limiano são cortadas com rigor , é isso que lhes dá aquele ar redondinho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                        As fatias de Queijo Limiano são cortadas com rigor , é isso que lhes dá aquele ar redondinho.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                          Para mim servia o Maybach e um motorista chamado Ambrosio ...

                                          eu preferia a Juliana Pais como motorista, mas gostos não se discutem!

                                          O problema é que o carro depois tinha de fazer muitas paragens para arrefecer!

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                                            #22
                                            o dinheiro do maybach! para um ITR,um ATR e um 300zx

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mini?

                                              Nunca gostei de carroças

                                              Maybach??

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                                                Podiam agora fazer um confronto entre o Smart Fortwo Coupé Brabus e o Bugatti Veyron.
                                                Sim mas tinha que ser o brabus.... o normal nao senao nao dava luta :D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Sun Ver Post
                                                  O "Comparativo", apesar de alguns não o perceberem, está bastante interessante, se dermos a devida atenção aos pormenores, aqui não falamos de pontuações e resultados finais...
                                                  Concordo!

                                                  Aqueles sófas a que chamam bancos de trás, devem ser um mimo...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Este comparativo é fora do normal...mas não descabido.
                                                    É diferente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                      Que bela comparação...

                                                      isso deve ser o equivalente da tentativa de comparar coisas bastante diferentes versão tuga (como o JC fez com o Lotus e Viper, mas ai até havia algum ponto de contacto)

                                                      Já agora quem escolheu o Mini face ao 62 precisa de medicação...
                                                      O comparativo não é feito por eles. Eles apenas traduzem isto duma revista alemã, salvo erro, autosprint ou coisa parecida. Um pouco como acontece com os gajos da Turbo e da Car Magazine (ou acontecia, que eu já não compro a turbo há mais de um ano...).

                                                      Comentário

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