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Dois escapes - Necessidade, moda ou imagem??

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    Dois escapes - Necessidade, moda ou imagem??

    Já há algum tempo que reparo que cada vez há mais veiculos, mais ou menos potentes, mais ou menos desportivos que vem com duas saidas de escape.
    Hoje vi um Suzuki Swift Sport novo, é 1.6 com 125cv e tem duas saidas de escape.

    Pergunto eu... é uma Necessidade, tipo para dar mais rendimento ou para ser mais facil obter bons resultados relativamente a emissões poluentes?
    E apenas uma Moda ou serve apenas para vincar o aspecto desportivo??


    cumps,
    [dio]

    #2
    moda e imagem

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      #3
      Ligo tanto a isso e só ontem ao fim de mais de um ano é que reparei que o me ibiza 1.4 tdi tem 2 bufadeiras...

      Comentário


        #4
        Há pior tipo brera com 4 saidas...as 2 saidas de escape ajudam a dar um ar mais desportivo ao carro...

        Comentário


          #5
          É uma questão de moda e de imagem, nada mais.

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            #6
            Originalmente Colocado por dr.gigabyte Ver Post
            Ligo tanto a isso e só ontem ao fim de mais de um ano é que reparei que o me ibiza 1.4 tdi tem 2 bufadeiras...
            Falo em duas saidas independentes... uma de cada lado... e não dois tubos do mesmo lado.


            cumps,
            [dio]

            Comentário


              #7
              Supostamente isso vai dar mais rendimento ao carro, mas tem vai fazer gastar mais gota

              E agora também já se usa isso para dar mais o ar de Desportivo lol.
              Mas sim, normalmente elas não tão lá só para fazer bonito

              Comentário


                #8
                Eu vejo é muitos audis, uma versãozita tipo 2.0 tdi, que é banal tem logo 2 saidas de cada lado... é muita vaidade junta

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                  Eu vejo é muitos audis, uma versãozita tipo 2.0 tdi, que é banal tem logo 2 saidas de cada lado... é muita vaidade junta
                  Serão Quattro?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
                    Serão Quattro?
                    A4 2.0 TDI 170cv é um dos modelos que tem 1 de cada lado, já vi e não era a versão Quattro.


                    cumps,
                    [dio]

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                      Eu vejo é muitos audis, uma versãozita tipo 2.0 tdi, que é banal tem logo 2 saidas de cada lado... é muita vaidade junta
                      ia falar precisamente nesse. vi ha dias tambem um A4 Avant com 2 saidas de escape (uma em cada lado). quem ve aquilo de inicio sem reparar na motorizaçao ainda pensa que é uma RS4. acho que fica bem, mas deve ser totalmente desnecessario (mas deixa sempre aquele amargozinho pensar que é um carro ultra potente sendo apenas um carro a gasoleo com 140/170 cv)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dio Ver Post
                        A4 2.0 TDI 170cv é um dos modelos que tem 1 de cada lado, já vi e não era a versão Quattro.


                        cumps,
                        [dio]
                        Serão Sline? A 159 2.4 tb não tem 2 de cada lado?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
                          Serão Sline? A 159 2.4 tb não tem 2 de cada lado?
                          Sim tem!
                          E fica bem melhor do que a 1.9


                          cumps,
                          [dio]

                          Comentário


                            #14
                            E quem disse que era desnecessário?

                            É que a Audi não ia gastar dinheiro a alterar um sistema de escape completo só para ficar mais bonito. E se o fizesse não ia colocar aquelas ponteiras horriveis a apontar para o chão.

                            O 2.0 TDI 140cv só tem saida de um lado. O de 170cv já tem 2 panelas de cada lado. Algo provocou essa alteração.

                            Comentário


                              #15
                              acho que é mais uma questão de moda e de imagem, mas eu gosto!

                              Comentário


                                #16
                                Mais importante que as ponteiras, é as panelas...

                                Comentário


                                  #17
                                  Moda e imagem, claramente....

                                  Seja o que for, favorece o mais desfavorecido!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                    O 2.0 TDI 140cv só tem saida de um lado. O de 170cv já tem 2 panelas de cada lado. Algo provocou essa alteração.
                                    É isto mesmo.
                                    É a unica diferença visivel do Audi A4 2.0 tdi 140cv/170cv.

                                    O de 140cv tem 2 saidas do mesmo lado.
                                    O de 170cv tem 2 saidas, uma de cada lado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O SLK também tem 2 ponteiras, uma de cada lado, e é um 1.8l de 163 cv !

                                      Comentário


                                        #20
                                        No caso dos diesels mais recentes com potências "altas" pode ser por questões de eficiência, ou porque para acomodar o catalisador+filtro particulas+panela não sobra muito espaço e assim distribui-se o mal pelas aldeias e dá um ar mais "racing"



                                        O que vale é que praticamente todas as marcas têm modelos com esse chuning senão não ia haver consenso sobre se fica bonito ou não

                                        Comentário


                                          #21
                                          Alguem sabe a nivel de engenharia que tipo de vantagens e desvantagens tem este layout?!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acredito que mais do estética, tem a sua função.
                                            O escape (e os seus componentes como catalisadores e silenciadores) serve para permitir e exaustão de todos os gases quentes do motor, purificá-los e abafar o som.
                                            Ora, num modelo mais potente acredito que todos estes pontos sejam cada vez maiores, havendo necessidade de ter mais do que uma linha de escape para que até o próprio funcionamento do motor seja correcto.

                                            Para quem acham que servem as ponteiras cromadas?
                                            Além da estética, previnem a corrosão e uma redução da pressão no escape.
                                            Em geral, tudo tem uma razão.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Estive a investigar e cheguei a algumas razões que podem justificar ter dois escapes, embora possa não ser essa a razão pela qual algumas marcas colocam dois em alguns modelos.

                                              1. A largura do tubo de escape deve ser afinada de modo a dar o maior rendimento ao motor à banda de rotações onde o rendimento deve ser maior. Se tivermos dois tubos de escape é possível comutar entre dois diâmetros de tubo conforme sobem as rotações do motor. (por isso pessoal que se limita a colocar um escape brutalmente largo na maioria das vezes estará a fazer asneira)

                                              2. Reduzir o nível de back-pressure (ou contra-pressão... existe termo em português?), porque definitivamente dois escapes podem ser mais finos (maior velocidade dos gases) e continuar a oferecer pouca restrição ao movimento dos gases.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pensava que apenas se usava 2 linhas de escape nos motores em V.

                                                Uma linha por bancada de cilindros.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por João Pedro F Ver Post
                                                  ia falar precisamente nesse. vi ha dias tambem um A4 Avant com 2 saidas de escape (uma em cada lado). quem ve aquilo de inicio sem reparar na motorizaçao ainda pensa que é uma RS4. acho que fica bem, mas deve ser totalmente desnecessario (mas deixa sempre aquele amargozinho pensar que é um carro ultra potente sendo apenas um carro a gasoleo com 140/170 cv)

                                                  é por causa das lampadas fumadas, desta maneira ficam sempre iguais, fumadas dos dois lados

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                    é por causa das lampadas fumadas, desta maneira ficam sempre iguais, fumadas dos dois lados
                                                    Epah.... Tiveste bem!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                                                      Pensava que apenas se usava 2 linhas de escape nos motores em V.

                                                      Uma linha por bancada de cilindros.
                                                      Do que tive a ver, mesmo em motores com duas bancadas (em V, p.ex) apesar de ser frequente ter dois escapes, algures no caminho (em algumas configurações de escape) os dois escapes cruzam-se por questões de eficiência!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O meu carro não se vê a ponteira... está escondida

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                                          Alguem sabe a nivel de engenharia que tipo de vantagens e desvantagens tem este layout?!
                                                          Vantagens? Nenhuma. Os escapes têm que ser estudados desde os colectores, as ponteiras são o que menos importância tem, tanto faz ter 1 como 80. Obvio que para não se fazer uma panela ou uma ponteira monstruosa fica sempre mais bonito ter 2 panelas cada uma com 1 ou 2 ponteiras, mas isso será só em carros muito potentes ou de elevada cilindrada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                            Eu vejo é muitos audis, uma versãozita tipo 2.0 tdi, que é banal tem logo 2 saidas de cada lado... é muita vaidade junta
                                                            Ao menos faziam as ponteiras direccionadas na horizontal....qual é a graça de ter 2 abufadeiras bem á mostra mas a apontar para baixo?!

                                                            Comentário

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