Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroën ZX 14D

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroën ZX 14D

    Boas. Muito provavelmente, irei em breve começar a fazer muitos mais quilómetros, por ficar colocado numa faculdade longe de casa (na covilhã, e eu moro em Lisboa)
    Assim precisava de um carro que gastasse pouco nas viagens semanais Lisboa-Covilhã, e nas deslocações por lá, ja que irei ter que ir algumas vezes à Guarda e Castelo Branco.

    Hoje vi um ZX 14D de 1995, com 128mil km (é o que está no conta quilómetros). O que me dizem do carro? Eu pretendo sobretudo um carro que gaste pouco combustível, e pouco dispendioso em manutenção. Conforto e prestações são (tem de ser) secundários. Quais os consumos habituais que posso esperar deste carro, e quanto acham que vale (ainda não entrei em contacto com o dono)


    O carro por fora tem a pintura do tejadilho a "escamar" (mas sem ferrugem), pára-choques um pouco ressequidos. Por dentro parece estar bem tratado, e sem grandes sinais de desgaste, à excepção do punho da manete da caixa que parece já ter entregue a alma ao criador (a cobertura já está toda desfeita)...


    PS. peço desculpa se tiver colocado o tópico no local errado.

    #2
    Se fosse o 1.5d era uma boa opção. O 1.4d a mim deixa-me muito de pé atrás. É um motor problemático.

    Comentário


      #3
      Já tive esse carro e o que posso dizer é que gasta pouco e é confortável qb.

      No entanto, tem uma má insonorização e o motor faz bastante barulho quando está frio.

      É preciso também ter cuidado com as ultrapassagens, pois o motor é bastante lento (55 CV).

      Comentário


        #4
        E aquele problema das juntas queimarem facilmente? É em todos os motores 1.4D? Ou é um mito?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
          E aquele problema das juntas queimarem facilmente? É em todos os motores 1.4D? Ou é um mito?

          Não deve ser mito. Um colega meu teve um 106 1.4D (julgo que era o mesmo motor) e sempre se queixou de ser um motor com tendência para aquecer um bocado. No verão de 1998 ou 1999 (um verão particularmente quente), queimou a junta da cabeça. Segundo ele já era a 2ª junta, tendo a primeira sido substituída na garantia.

          Sendo um ZX, mais esforçado será o motor...

          Comentário


            #6
            foge disso... até o diabo foge disso tão depressa como foge da cruz

            procura 1 starlet 1.5d

            n é mito o meu irmao teve 1 106 1.4d que aos 110 000 foi-se a junta e 1 camisa

            Comentário


              #7
              Por aquilo que se ouvia dizer na época (alguém confirme, sff) foi um motor desenvolvido a partir do 1.4 a gasolina, pelo que teve sempre problemas de subdimensionamento.

              Comentário


                #8
                Não sei dizer se é bom ou mau....

                ...Mas Bem-vindo ao interior!!!

                Fiz uma mudança como tu, do litoral para o interior. Vais gostar

                Comentário


                  #9
                  motor mt problematico, aquece demasiado e as juntas vao ao ar com muita facilidade, podes remediar o problema, e meters o radiador do 1.5d um manometro de temperatura e um botao para ligares a ventoinha, com isto tens motor para mts kms, sei de axs com motor 1.4d com quase 400.000km sem grands probs, tb sei de alguns q já levaram 2,3,juntas, camisas,.... , como o motor é fraco n convem puxar mt por ele, ou seja se for para andares muitos kms e n te importares de demorar um bocado mais é exelente, e consegues consumos espectaculares, menso de 4L/100, se fores um gajo apressado mais vale ires logo para o 1.5D.

                  Comentário


                    #10
                    Tudo depende da utilização que teve até agora ...
                    Houve muitos casos em que as cabeças deram problemas, sobretudo quando eram "bem apertados" em AE ...

                    Conheci um que em 3 anos fez 200.000kms e sem dar problemas. Apenas o alternador deu raia, e teve que levar outro. Quanto ao resto, foi sempre a andar.
                    Conforto não faltava, o ruido do motor ouvia-se bem dentro do habitáculo, sobretudo a frio, e o motor era um bocadito fraco para o carro, sobretudo quando levava alguma carga.
                    Em consumos era excelente.

                    Comentário


                      #11
                      mas tambem da problemas no Zx, não era só do Ax?

                      Comentário


                        #12
                        os problemas relatados referem-se ao motor e nao aos modelos em si. ao que parece, na ultima parte da comercialização das viaturas com esses motores, o problema aparentou estar resolvido, sem no entanto ter-se conseguido livrar da fama. penso que para o que queres (viagens em AE) deverias procurar algo em conta, mas com melhores condições de fiabilidade.

                        um comercial, nao?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 407 Coupé Ver Post
                          os problemas relatados referem-se ao motor e nao aos modelos em si. ao que parece, na ultima parte da comercialização das viaturas com esses motores, o problema aparentou estar resolvido, sem no entanto ter-se conseguido livrar da fama. penso que para o que queres (viagens em AE) deverias procurar algo em conta, mas com melhores condições de fiabilidade.

                          um comercial, nao?
                          É que há uns tempos li qq coisa acerca deste motor e fiqeui com a ideia que alguns modelos não eram afectados...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                            É que há uns tempos li qq coisa acerca deste motor e fiqeui com a ideia que alguns modelos não eram afectados...
                            nao sou pessoa para tecnicamente te dar uma resposta muito concreta ou fiável a 100%, no entanto, sao mais comuns os problemas com esses motores nos AX's e 106 devido a terem menos espaço disponivel para a refrigeração do motor. no caso do ZX com um radiador de maiores dimensoes, nao é carro para queimar a junta como queimavam os outros, aos 100mil. no entanto nao deixa de ser um motor curto em demasia para o carro e em AE provavelmente irás sofrer um cadito. no entanto, se for um bom negocio....

                            Comentário


                              #15
                              Se fosse a ti se calhar optava antes por um AX 1.4TRD. O carro sempre se despacha melhorzinho que o ZX mas também não esperes fazer corridas nele.
                              A maior viagem que fiz num desses foi uma viagem Guimarães-Porto (sempre pela nacional) mas faz-se bem. Lisboa-Covilhã ainda é um bom bocado mais mas mesmo não sendo nenhum salão rolante se é para fazer a viagem só duas vezes por semana (ir e vir) chega perfeitamente.

                              P.S.: não tenho a certeza se chegou a haver AX com direcção assistida, mas se tiver havido trata de procurar um desses que sem DA é um inferno manobrar aquilo

                              Comentário


                                #16
                                É verdade já li aqui algures no fórum alguém alguém a dizer que havia uma maneira de resolver os problemas das juntas mas já não sei ao certo como é. Há gente mais entendida no assunto do que eu.

                                Ah, e esqueci-me de referir o melhor do motor: os consumos, sem dúvida, mas isso já deves saber

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu tio tem um ax 1.4 e o motor queimou a junta da cabeça e ele trocou de motor por um 1.5 de um saxo, que é bem melhor.

                                  Tambem nao aconselho esse motor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não há AX's com DA mas a direcção é leve. Já tive um 1.5d e lá em casa havia um 11 TRE e a direcção não era pesada.

                                    O AX foi mais problemático porque foi o modelo que estreou o motor em 1989 se não me falha a memória. Só mais tarde em 1991 ou 92 é que esse motor apareceu no 106 e mais tarde ZX, com algumas melhorias no sistema de refrigeração.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Zx 14d

                                      Tive um durante 2 anos que queimou 2 juntas da colaça (em pouco mais de 30.000 km). Comprei usado em 1997 com 3 anos e cerca de 80.000.

                                      Era um carro muito confortável, parecia no entanto um barco nas curvas.

                                      O motor era muito barulhento.

                                      Era um carro muito lento: as revistas na altura indicavam cerca de 20 segundos nos 0 aos 100, e isso percebia-se quando se carregava no acelerador e o carro parecia não responder.

                                      Para fazer algumas subidas era um custo o que obrigava a puxar mais pelo motor (o que poderia ser potencialmente prejudicial).

                                      Não tinha DA, o que para manobras em sítios mais apertados não era muito agradável.

                                      Cumps,

                                      Omar

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                        Se fosse o 1.5d era uma boa opção. O 1.4d a mim deixa-me muito de pé atrás. É um motor problemático.

                                        O 1.5 no ZX só existiu na carrinha, não foi?
                                        Só por minha curiosidade, pois não me lembro de ver ZX 1.5 D de 5 portas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                          Não há AX's com DA mas a direcção é leve. Já tive um 1.5d e lá em casa havia um 11 TRE e a direcção não era pesada.

                                          O AX foi mais problemático porque foi o modelo que estreou o motor em 1989 se não me falha a memória. Só mais tarde em 1991 ou 92 é que esse motor apareceu no 106 e mais tarde ZX, com algumas melhorias no sistema de refrigeração.
                                          Hmmm... não acho o mesmo

                                          Em estrada nem se nota, mas a fazer manobras... Uma vez tive que fazer umas poucas de inversoes de marcha seguidas em ruas nao muito largas (andava perdido) e no fim parecia que tinha corrido a maratona

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                            O 1.5 no ZX só existiu na carrinha, não foi?
                                            Só por minha curiosidade, pois não me lembro de ver ZX 1.5 D de 5 portas.
                                            Não sei, mas se queres que te diga, tenho a mesma ideia que tu.

                                            Comentário


                                              #23
                                              se não precisas dos 5 lugares vai para um comercial 1.9d!


                                              esse 1.4 é um caracol

                                              Comentário


                                                #24
                                                Arranja maneira de saber se os kms sao reais. Nao aconselho. Um amigo meu teve um que em cerca de 90.000 kms queimou 3 juntas. Os consumos sao o ponto forte. Tambem e confortavel.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Também posso procurar um comercial, os lugares traseiros em princípio não me farão falta. Ainda não procurei grande coisa, mas como vi este, e eu até gosto de carros não muito pequenos, que parecia estimado, deitei-lhe a vista em cima.

                                                  Em termos de ser lento, a mim não me faz muita diferença, em auto-estrada é mesmo raro passar dos 120 (e tenho um fiesta 1.25 que facilmente passa isso), além disso, o meu irmão tem um 106 1.5D, que também dizem ser lento, e eu ajeito-me bem com aquilo.

                                                  Paulo FVF, o 1.9D não consome de mais? é que conheço uma pessoa que tem um clio de 94 com esse motor e diz-me que o carro gasta bem...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No teu lugar procuraria um Saxo 1.5 D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                                      Boas. Muito provavelmente, irei em breve começar a fazer muitos mais quilómetros, por ficar colocado numa faculdade longe de casa (na covilhã, e eu moro em Lisboa)
                                                      Assim precisava de um carro que gastasse pouco nas viagens semanais Lisboa-Covilhã, e nas deslocações por lá, ja que irei ter que ir algumas vezes à Guarda e Castelo Branco.

                                                      Hoje vi um ZX 14D de 1995, com 128mil km (é o que está no conta quilómetros). O que me dizem do carro? Eu pretendo sobretudo um carro que gaste pouco combustível, e pouco dispendioso em manutenção. Conforto e prestações são (tem de ser) secundários. Quais os consumos habituais que posso esperar deste carro, e quanto acham que vale (ainda não entrei em contacto com o dono)


                                                      O carro por fora tem a pintura do tejadilho a "escamar" (mas sem ferrugem), pára-choques um pouco ressequidos. Por dentro parece estar bem tratado, e sem grandes sinais de desgaste, à excepção do punho da manete da caixa que parece já ter entregue a alma ao criador (a cobertura já está toda desfeita)...


                                                      PS. peço desculpa se tiver colocado o tópico no local errado.
                                                      porque nao procuras o mesmo modelo mas com o motor 1.9d ficarias mais bem servido.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                                        Também posso procurar um comercial, os lugares traseiros em princípio não me farão falta. Ainda não procurei grande coisa, mas como vi este, e eu até gosto de carros não muito pequenos, que parecia estimado, deitei-lhe a vista em cima.

                                                        Em termos de ser lento, a mim não me faz muita diferença, em auto-estrada é mesmo raro passar dos 120 (e tenho um fiesta 1.25 que facilmente passa isso), além disso, o meu irmão tem um 106 1.5D, que também dizem ser lento, e eu ajeito-me bem com aquilo.

                                                        Paulo FVF, o 1.9D não consome de mais? é que conheço uma pessoa que tem um clio de 94 com esse motor e diz-me que o carro gasta bem...
                                                        o motor do clio 1.9d em nada tem a ver com o motor 1.9d psa, o 1.9d ate consegue ser economico em ae facilmente consegues fazer medias de 6.5l

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Antes de mais parabéns por teres entrado no Ensino Superior (falta é a parte de sair ), e certamente vais gostar da Covilhã, que está numa zona fantástica.

                                                          Esqueceste-te de mencionar euros, quanto queres gastar?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                                            Boas. Muito provavelmente, irei em breve começar a fazer muitos mais quilómetros, por ficar colocado numa faculdade longe de casa (na covilhã, e eu moro em Lisboa)
                                                            Assim precisava de um carro que gastasse pouco nas viagens semanais Lisboa-Covilhã, e nas deslocações por lá, ja que irei ter que ir algumas vezes à Guarda e Castelo Branco.

                                                            Hoje vi um ZX 14D de 1995, com 128mil km (é o que está no conta quilómetros). O que me dizem do carro? Eu pretendo sobretudo um carro que gaste pouco combustível, e pouco dispendioso em manutenção. Conforto e prestações são (tem de ser) secundários. Quais os consumos habituais que posso esperar deste carro, e quanto acham que vale (ainda não entrei em contacto com o dono)


                                                            O carro por fora tem a pintura do tejadilho a "escamar" (mas sem ferrugem), pára-choques um pouco ressequidos. Por dentro parece estar bem tratado, e sem grandes sinais de desgaste, à excepção do punho da manete da caixa que parece já ter entregue a alma ao criador (a cobertura já está toda desfeita)...


                                                            PS. peço desculpa se tiver colocado o tópico no local errado.
                                                            Parabéns, pois o gajedo lá é bom! Eu que o diga, ás vezes fazia 500 km numa noite só pra tar ai com umas amigas, que por sinal eram minhas vizinhas, mas pronto...
                                                            Optava por um 205 XAD 1.8 de 60 cvs, que não tivesse muito estragado.
                                                            Esses carros duram e duram e duram...
                                                            Fiz a Universidade num que despachei aos 427 000kms.
                                                            A média de consumo era 5/100 tendo o melhor consumo alguma vez feito de 3.4 l/100 numa volta a Portugal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X