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Rendimento Diesel vs Otto

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    Rendimento Diesel vs Otto

    Vi num programa de televisão (que falava sobre o biodiesel) que um carro a diesel tem um rendimento de cerca de 50%, enquanto o gasolina tem cerca de 30% (penso não estar errado nestes numeros).

    Concluí com alguma lógica, que de facto o rendimento do diesel é superior, no sentido em que a mesma quantidade de combustível permite andar mais kms, devido às menores perdas.

    No entanto, tentando ainda pensar na questão do rendimento, verifica-se que o carro a gasolina quando comparado a um diesel da mesma cilindrada é mais potente, ou seja, visto sobre este ponto de vista, o gasolina tem um maior rendimento !

    Onde é que eu estou a fazer mal as contas ?

    #2
    Nao sei, mas penso que o que estas a dizer, esta correcto. Pelo menos, eu diria o mesmo. cumps

    Comentário


      #3
      O teu raciocinio, está correcto, nos primeiros dois paragrafos. Aliás baseia-se num facto cientifico. Acrescento apenas este dado curioso: Qualquer motor electrico com um rendimento inferior a 85% é fraco.

      Agora rendimento nada tem a haver com potência(cientificamente falando). Rendimento é eficiencia, i.e., para uma dada quantidade de energia o trabalho efctuado.

      Potência está intimamente ligada às rpms logo o otto ganha na potência.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
        O teu raciocinio, está correcto, nos primeiros dois paragrafos. Aliás baseia-se num facto cientifico. Acrescento apenas este dado curioso: Qualquer motor electrico com um rendimento inferior a 85% é fraco.

        Agora rendimento nada tem a haver com potência(cientificamente falando). Rendimento é eficiencia, i.e., para uma dada quantidade de energia o trabalho efctuado.

        Potência está intimamente ligada às rpms logo o otto ganha na potência.
        É isso mesmo!

        Comentário


          #5
          o Diesel apenas ganha ao otto em termos de consumo e do seu preço de combustivel, porque de resto para atingir certas prestações que um otto ´ja se torna dispendioso.
          O problema dos diesel é que a sua manutenção é mais cara e o preço base tambem.
          O rendimento depende do uso que lhe querres dar, se quseres um carro para acelerações poucos km's de deslocação etc é mais rentavel um otto; já se quiseres um "papa-kilometros" e mais fiabilidade e longevidade o diesel é mais rentavel é tudo uma questão de uso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jatefostes Ver Post
            o Diesel apenas ganha ao otto em termos de consumo e do seu preço de combustivel, porque de resto para atingir certas prestações que um otto ´ja se torna dispendioso.
            O problema dos diesel é que a sua manutenção é mais cara e o preço base tambem.
            O rendimento depende do uso que lhe querres dar, se quseres um carro para acelerações poucos km's de deslocação etc é mais rentavel um otto; já se quiseres um "papa-kilometros" e mais fiabilidade e longevidade o diesel é mais rentavel é tudo uma questão de uso.
            Desculpa discordar,

            Mas nem a questão é essa, nem sequer se pode questionar, pois é um facto cientifico que o motor diesel não tem tantas perdas de energia como um otto. O Otto dissipa mais energia e tem mais perdas calorificas que um diesel.

            Os numeros que o colega do Accord(ai que inveja) apresenta, são numeros factuais e não porque alguem acha que é mais ou menos isso.
            Editado pela última vez por jorge1gomes1; 05 September 2007, 17:22.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
              Desculpa discordar,

              Mas nem a questão é essa, nem sequer se pode questionar, pois é um facto cientifico que o motor diesel não tem tantas perdas de energia como um otto. O Otto dissipa mais energia e tem mais perdas calorificas que um diesel.

              Os numeros que o colega do Accord(ai que inveja) apresenta, são numeros factuais e não porque alguem acha que é mais ou menos isso.
              Ora nem mais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Vi num programa de televisão (que falava sobre o biodiesel) que um carro a diesel tem um rendimento de cerca de 50%, enquanto o gasolina tem cerca de 30% (penso não estar errado nestes numeros).

                Concluí com alguma lógica, que de facto o rendimento do diesel é superior, no sentido em que a mesma quantidade de combustível permite andar mais kms, devido às menores perdas.
                Os últimos dados que consultei indicavam um rendimento à volta de 40% por parte dos Diesel. Mas não contesto os números. É claro que tem maior rendimento. É precisamente a razão que os faz ter menores consumos para o mesmo desempenho. É que não fosse assim, ninguém os tinha adoptado (nem o Rodolfo se teria dado ao trabalho ).

                Quanto à potência, basta comparar as potências específicas (cv/L) dos modelos Otto e Diesel para perceber a diferença (atenção que a comparaçao só será realmente justa comparando motores atmosféricos com atmosféricos e turbo com turbo - idealmente, a pressão de sobrealimentação deveria tb ser idêntica).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jatefostes Ver Post
                  o Diesel apenas ganha ao otto em termos de consumo e do seu preço de combustivel, porque de resto para atingir certas prestações que um otto ´ja se torna dispendioso.
                  O problema dos diesel é que a sua manutenção é mais cara e o preço base tambem.
                  O rendimento depende do uso que lhe querres dar, se quseres um carro para acelerações poucos km's de deslocação etc é mais rentavel um otto; já se quiseres um "papa-kilometros" e mais fiabilidade e longevidade o diesel é mais rentavel é tudo uma questão de uso.
                  Sim, o rendimento que se fala aqui é o mecânico, apenas tem a ver com a energia transformada, perdida e aproveitada.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rodrigo Fernandes Ver Post
                    Sim, o rendimento que se fala aqui é o mecânico, apenas tem a ver com a energia transformada, perdida e aproveitada.

                    Divirtam-se: http://www.if.ufrgs.br/fis183/textos...s/maquinas.pdf

                    Comentário


                      #11
                      A tecnologia Diesel tem evoluído bastante a ponto de um fabricante insuspeito como a BMW apresentar, pe. na sua gama de 2 litros, motores a Diesel mais exuberantes que os respectivos Otto.

                      E a preços semelhantes.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                        A tecnologia Diesel tem evoluído bastante a ponto de um fabricante insuspeito como a BMW apresentar, pe. na sua gama de 2 litros, motores a Diesel mais exuberantes que os respectivos Otto.

                        E a preços semelhantes.
                        Exuberantes? Referes-te ao ruído, por certo!

                        Comentário


                          #13
                          como ja disseram, o rendimento "mecanico" do motor diesel e, em geral, superior ao gasolina.

                          so que isso n implica necessariamente mais potencia para a mesma cilindrada, nem tao pouco maior eficiencia quando montado num carro.

                          A tecnologia Diesel tem evoluído bastante a ponto de um fabricante insuspeito como a BMW apresentar, pe. na sua gama de 2 litros, motores a Diesel mais exuberantes que os respectivos Otto.
                          ou ja ter apresentado na sua gama motores 2.0 otto com 190 e tal cvs....a 20 anos atras!

                          felizmente a BMW nao se rege pelos numeros de potencia maxima, dai a gama actual ser como e.

                          de facto exuberante e o facto de a BMW conseguir provar que o gasolina, apesar de menos potente, e mais rapido que o gasoleo em muitas circunstancias.
                          de facto nao e dificil perceber que, na mesma mudanca e em condicoes favoraveis ao diesel, o diesel e mais rapido. na mesma linha de pensamento, qualquer comparacao em condicoes favoraveis ao gasolina, o gasolina vai ganhar.
                          no entanto, quando se compara O MELHOR que cada um consegue dar a partir de uma velocidade fixa, o gasolina consegue sempre colocar uma mudanca abaixo do diesel e com isso ter um melhor resultado.
                          nao comparo o A8 4.0TDI com o Polo 1.0, mas e algo que e valido para carros verdadeiramente equivalentes.

                          se a BMW nao tem medo de assumir isto, e sao totalmente incapazes de dizer que o Diesel e superior (ou que o gasolina e superior), porque e que o cliente escolhe ser do contra, mesmo sem provas?

                          a BMW, tal e qual como a Fiat, VW, Ferrari, Tata, etc etc, tem plena nocao que cada caso tem as suas vantagens e desvantagens. claro que o marketing trata de tornar as desvantagens menos evidentes(e pra isso que existe!!), mas elas estao la e ninguem foge delas, mesmo que uns nao acreditem na sua existencia.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Vi num programa de televisão (que falava sobre o biodiesel) que um carro a diesel tem um rendimento de cerca de 50%, enquanto o gasolina tem cerca de 30% (penso não estar errado nestes numeros).

                            Concluí com alguma lógica, que de facto o rendimento do diesel é superior, no sentido em que a mesma quantidade de combustível permite andar mais kms, devido às menores perdas.

                            No entanto, tentando ainda pensar na questão do rendimento, verifica-se que o carro a gasolina quando comparado a um diesel da mesma cilindrada é mais potente, ou seja, visto sobre este ponto de vista, o gasolina tem um maior rendimento !

                            Onde é que eu estou a fazer mal as contas ?

                            o que disseste tem alguma verdade, mas já reparaste que um motor diesel e outro a gasolina com a mesma cilindrada obtem consumos superiores em relaçao ao diesel

                            penso que possas tambem ter ai uma resposta para a situaçao.

                            se bem. como já foi dito atrás, o rendimento é apenas a relaçao entre o útil e a energia fornecida.

                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bulkatus Ver Post
                              o que disseste tem alguma verdade, mas já reparaste que um motor diesel e outro a gasolina com a mesma cilindrada obtem consumos superiores em relaçao ao diesel
                              Consumos e potência.

                              A questão é que para a mesma potência, um Otto continua a gastar mais que o Diesel. O rendimento é isso mesmo.

                              Comentário


                                #16
                                Pois, acho que a diferença deve ser entre rendimento e eficácia...
                                Será ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Voçês falem o que quiserem e eu concordo com o facto que é economicamente mais rentavel um diesel que um gasolina. a eficaçia pode ser 10x maior e o consumo 2x mais baixo e o preço 2x mais baixo.

                                  eu tenho carro a diesel, pretendo trocar por outro diesel pois faço cerca de 2000km por mês.

                                  mas gozo de conduzir é com um carro a gasolina.... isso é que dá gozo!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ninguém está aqui a contestar isso...

                                    Comentário


                                      #19
                                      antes demais a comparaçam devia ser feita com ambos motores atmosféricos e nao com TGV's a mistura.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A direrença é que um motor a gasolina tem que ter uma mistura de ar/combustível certa, enquando um motor a diesel, funciona com uma mistura pobre porque, como o combustível é injectado quase no PMS, permite uma economía maior e não existe o perigo de auto-detonação, que existe na gasolina!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O rendimento do motor 2.0 TDI da VW é superior ao do 2.0 TFSI???
                                          Ou o 1.4 TDI comparado com o 1.4 TFSI??

                                          Isso é que eu gostava de saber!!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            O carro a gasolina só dá gozo se tiver uma potência equivalente ou superior ao diesel, senão é igual

                                            Comentário


                                              #23
                                              Rendimento penso k estao a falar retirar por exemplo 100kw dum motor cm menos quantidade de combustivel.
                                              Alem de k o diesel n gera tanto calor perdendo menor energia por ai tb.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Artur Costa Ver Post
                                                Rendimento penso k estao a falar retirar por exemplo 100kw dum motor cm menos quantidade de combustivel.
                                                Alem de k o diesel n gera tanto calor perdendo menor energia por ai tb.
                                                bem, então quer dizer que quanto mais pequeno for o motor melhor rendimento tem?

                                                eu não percebo nada disto, estou mesmo a perguntar a quem percebe!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                  bem, então quer dizer que quanto mais pequeno for o motor melhor rendimento tem?

                                                  eu não percebo nada disto, estou mesmo a perguntar a quem percebe!!!
                                                  Eu tb n te vou conseguir explicar correctamente , ate pq rendimento normalmente é so associado a capacidade de fazer render algo... ora se for render em potencia o motor k tem mais potencia tem mais rendimento.

                                                  Agora o termo aki usado é k rende mais energia um diesel k um otto , ou seja , cm 1L de ambos os combustiveis consegues mais energia dum k outro , mesmo utilizando todas as tecnlogias disponiveis (turbos ,injecçao directa ,etc).

                                                  A esta hora axo k n disse mta asneira...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                    O rendimento do motor 2.0 TDI da VW é superior ao do 2.0 TFSI???
                                                    Ou o 1.4 TDI comparado com o 1.4 TFSI??

                                                    Isso é que eu gostava de saber!!!!
                                                    Se para a mesma potência, gastar menos, o rendimento é superior.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Artur Costa Ver Post
                                                      ... ora se for render em potencia o motor k tem mais potencia tem mais rendimento.

                                                      Agora o termo aki usado é k rende mais energia um diesel k um otto , ou seja , cm 1L de ambos os combustiveis consegues mais energia dum k outro , mesmo utilizando todas as tecnlogias disponiveis (turbos ,injecçao directa ,etc).

                                                      A esta hora axo k n disse mta asneira...
                                                      O que está em causa no rendimento não é a energia em si, mas a percentagem que é de facto convertida em Trabalho. Neste caso, a quantidade de energia fornecida nem sequer é relevante, pois 1L de gasóleo tem um poder calorífero comparavel a 1L de gasolina. A questão é que um Otto irá sempre dissipar mais energia (na forma de calor) em relação ao Diesel, que converte mais energia em movimento util.

                                                      Por essa razão, não podes estabelecer a relação que indicaste: a potência de um motor está dependente da cilindrada, da faixa de rotação, da taxa de compressão, e da compressão total (aqui entra a sobrealimentação: turbos e compresores volumétricos). 2 motores podem ser igualmente potentes e ter rendimentos bem diferentes. Como se vê isso? Simples! Pelos consumos em situações comparaveis.
                                                      Editado pela última vez por Motronic; 07 September 2007, 06:33.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                        Consumos e potência.

                                                        A questão é que para a mesma potência, um Otto continua a gastar mais que o Diesel. O rendimento é isso mesmo.
                                                        o GRANDE problema deste tipo de afirmacoes e que a malta gosta de falar de motores...mas depois fala de consumos de um motor colocado num carro, onde tens MUITO MAIS variaveis.

                                                        TEORICAMENTE, para a mesma potencia, um diesel gastara menos.

                                                        NA REALIDADE, aquela de que muitos teem medo, a coisa nao e bem assim.

                                                        nao consegues provar que um 1.4TDI de 75cv gasta menos que o mesmo polo 1.4i em TODAS as situacoes (tal como a teoria diz ser). no entanto consegues facilmente provar que nalgumas situacoes o gasolina gasta menos, noutras e o diesel que gasta menos.

                                                        fala-se do 1.4TDI como se podia falar de um qualquer Ferrari ou Audi ou Renault.

                                                        a razao e simples: OS MOTORES ESTAO MONTADOS NUM CARRO!!!! e o que e que isso tem a ver? bem, a curva de potencia e a curva de binario ganham uma outra importancia, tens a caixa de velocidades, tens o peso de cada motor, tens o condutor, tens a refrigeracao (que e bastante diferente de ter o motor "solto")...se me pagares umas horas de trabalho, faco-te uma lista mais completa das diferencas. assim por alto a lista passa as 1000...

                                                        o meu actual 2.8 faz os mesmos consumos medios que um 2.2 a gasoleo. e ainda por cima e mais potente.
                                                        sera que isso prova que o diesel e ranhoso?
                                                        sera que isso prova que o gasolina e claramente superior?
                                                        NAO e NAO. nao prova nada. ha muitos mais factores a ter em conta, e TOTALMENTE impossivel concluir o que quer que seja sem considerar TODOS OS OUTROS factores num carro.

                                                        ha que ver que a esmagadora maioria dos preconceitos nao tem mesmo base tecnica nenhuma, mesmo que haja muitos a acreditar neles

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post

                                                          TEORICAMENTE, para a mesma potencia, um diesel gastara menos.

                                                          NA REALIDADE, aquela de que muitos teem medo, a coisa nao e bem assim.

                                                          nao consegues provar que um 1.4TDI de 75cv gasta menos que o mesmo polo 1.4i em TODAS as situacoes (tal como a teoria diz ser). no entanto consegues facilmente provar que nalgumas situacoes o gasolina gasta menos, noutras e o diesel que gasta menos.
                                                          Por isso referi situações comparaveis. Tb não defendo que seja necessariamente assim. O que disse é que o ciclo Diesel, em regra, tem um rendimento superior, sendo mesmo essa a sua raison d'être.
                                                          Que interesse teriam os Diesel se assim não fosse? É que o próprio Rudolf Diesel teria usado os planos como papel higiénico se a condição não se verificasse, pois isso indicaria um falhanço da sua parte.

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                                                            #30
                                                            e alguem sabe qual o rendimento destes novos gasolinas com o ciclo diesel?

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