Privei de perto com a conhecida batedeira ou manco dos 3 cilindros, em 2 ocasiões, uma de viagem longa e outra em circuito urbano, num Polo de 2004 e aqui deixo as minhas impressões:
Foi numa manhã que tive a oportunidade de começar a iniciar-me nesta versão da qual tanto se fala: Por um lado diz-se que é fiável, muito económica por outro que é barulhenta e algo amorfa ( como gostam de frisar pelos 3 cilindros, ainda tou para perceber se tivesse 5 e com a mesma potência se andaria mais...).
Fui então para o tira-teimas:
Primeiro ao primir a chave, pensei que o carro não tivesse ainda ligado, mas uma breve aceleradela, fez-me ver que já estava a postos...
Talvez fosse por estar já com o motor quente ( tinha sido trazido por uma amiga) mas ele realmente não fez barulho. Bom, passando para condução, meto uma segunda e noto que nas primeiras rotações o carro não parecia responder muito, mas a partir das 2000 rpm, lá fico com as costas coladas ao banco e a sensação engraçada de força a imprimir um andamento apreciável.Aqui sim, oiço um som algo abafado vindo do motor, mas sem ser desagradável ou estridente.As passagens são rápidas e não se sente perda de potência.
Em cidade achei que poderia ter um pouco de nada de mais vida em baixas, situação que pode ser resolvida usando a embraiagem mas em médias rotações consegue-se uma faixa de utilização agradável e bastante elástica.
Os consumos são muito comedidos, não me lembro de passar dos 5 aos 100.
Em auto-estrada foi onde ele mais me surpreendeu, por um lado por não fazer assim grande barulho, por outro pela facilidade com que subia de velocidade, até aos 140 , 160 era um pulo e mais não dei porque não convém e porque ia com mais pessoas no carro... Mas pela disponibilidade da quinta ( algo longa, mas possante) é um carro para ir mais longe sem grandes problemas.
Em termos de conforto nada a dizer, absorve muito bem as irregularidades, trava afincadamente e curva com facilidade, embora se note algum adornar sem contudo ser excessivo ao ponto de ser nocivo.
Em termos de aceleração nota-se que anda bem, só tenho pena é que a partir das 4000 pra cima haja pouco sumo... Bom para isso mete-se uma acima e chega de lhe pedir o que à partida sabemos que ele não nos pode dar.
Equipamento: 4 airbags, AC, ABS, Leitor de CD´s, epa se quiserem saber tudo vejam a lista... lool. Mas do mais importante será isso.
Comparando com outros 75 cavalos, do mesmo ano, não ache que seja inferior em nada; acrescentaria talvez que tenha mais velocidade de ponta e mantem com mais facilidade velocidades elevadas.
Ponto menos aqui é apenas o conta- rotações por ser breve, mas penso que a caixa compensa bem essa lacuna.
De fiabilidade nada a apontar, tem sido honesto e cumpridor.
Foi numa manhã que tive a oportunidade de começar a iniciar-me nesta versão da qual tanto se fala: Por um lado diz-se que é fiável, muito económica por outro que é barulhenta e algo amorfa ( como gostam de frisar pelos 3 cilindros, ainda tou para perceber se tivesse 5 e com a mesma potência se andaria mais...).
Fui então para o tira-teimas:
Primeiro ao primir a chave, pensei que o carro não tivesse ainda ligado, mas uma breve aceleradela, fez-me ver que já estava a postos...
Talvez fosse por estar já com o motor quente ( tinha sido trazido por uma amiga) mas ele realmente não fez barulho. Bom, passando para condução, meto uma segunda e noto que nas primeiras rotações o carro não parecia responder muito, mas a partir das 2000 rpm, lá fico com as costas coladas ao banco e a sensação engraçada de força a imprimir um andamento apreciável.Aqui sim, oiço um som algo abafado vindo do motor, mas sem ser desagradável ou estridente.As passagens são rápidas e não se sente perda de potência.
Em cidade achei que poderia ter um pouco de nada de mais vida em baixas, situação que pode ser resolvida usando a embraiagem mas em médias rotações consegue-se uma faixa de utilização agradável e bastante elástica.
Os consumos são muito comedidos, não me lembro de passar dos 5 aos 100.
Em auto-estrada foi onde ele mais me surpreendeu, por um lado por não fazer assim grande barulho, por outro pela facilidade com que subia de velocidade, até aos 140 , 160 era um pulo e mais não dei porque não convém e porque ia com mais pessoas no carro... Mas pela disponibilidade da quinta ( algo longa, mas possante) é um carro para ir mais longe sem grandes problemas.
Em termos de conforto nada a dizer, absorve muito bem as irregularidades, trava afincadamente e curva com facilidade, embora se note algum adornar sem contudo ser excessivo ao ponto de ser nocivo.
Em termos de aceleração nota-se que anda bem, só tenho pena é que a partir das 4000 pra cima haja pouco sumo... Bom para isso mete-se uma acima e chega de lhe pedir o que à partida sabemos que ele não nos pode dar.
Equipamento: 4 airbags, AC, ABS, Leitor de CD´s, epa se quiserem saber tudo vejam a lista... lool. Mas do mais importante será isso.
Comparando com outros 75 cavalos, do mesmo ano, não ache que seja inferior em nada; acrescentaria talvez que tenha mais velocidade de ponta e mantem com mais facilidade velocidades elevadas.
Ponto menos aqui é apenas o conta- rotações por ser breve, mas penso que a caixa compensa bem essa lacuna.
De fiabilidade nada a apontar, tem sido honesto e cumpridor.
Comentário