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Fiat Uno TD paixao ou razao?

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    Fiat Uno TD paixao ou razao?

    boas dps de ter feito uns 15mil km (actualmente 240mil km) com o meu fiat uno 60sx e de ter sido vitima de um acidente e de dois roubos com a unica consequencia mais grave dos roubos ter sido o radio, decidi comprar um outro carro.
    este ano vou fazer mais kms e entao kero comprar um carro a gasoleo..mas a febre ta para ficar e todas as arrastadeiras a petroleo tao super valorizadas.
    nas minhas varias peskisas pela internet encontrei um Fiat Uno 1.4 TD com menos de 200mil kms (nd mau) , para ser mais preciso 180mil.
    ja sei ja sei é um fumarolas, bebe oleo como se bebe gasoleo etc etc mas ha kk coisa k este carro tem (fiats unos) k me fascinam , talvez seja o facto de td a gente falar mal deles e mts vezes nao os conhecerem...mas adiante..ja peskisei aki no forum e ja li alguma coisa num topico sobre um uno td...gostaria entao de saber quais os principais:

    1º Pontos positivos
    2ºPontos negativos
    3ºMargem de preços
    4ºAlternativas

    Cumprimentos e ficarei a espera de algumas respostas

    #2
    Se ja tens conheces o carro a versao a gasoleo so te sera novo no motor. O unico que conheco de perto é da mae de um amigo e axo que tirando a parte electrica de que ele ja se queixou algumas vezes mas ate tem sido facil de resolver, de motor tem sido gasoleo e as normais revisoes.
    Como disse a gasoleo so conheco mesmo esse nao posso opinar muito.

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      #3
      para quem quer gastar pouco dinheiro com o carro esse é dos mais baratos, tens tambem os corsas A 1,5 motor da isuzo que sao/eram muito fiaveis e era o que eu escolhia, tambem é o que conheço melhor...

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        #4
        pox é ja tenho a versao a gasolina ja sei o k a casa gasta qt a limitacoes e pontos fortes.mas keria conhecer a versao a gasoleo k parece me ter uma tecnologia a nivel de mecanica um bocado diferente ,ou seja desde de refrigeracao ate travoes...ou n?
        o k keria mesmo saber é o k procurar de errado num carro destes k possa dar mt despesa, eu sei k é dificil dar despesa pk a fiat prima por peças mt baratas e no fiat uno entao as marcas brancas sao lindas...um para choques 12€..uma grelha 4€...farois 20€.. :P

        o opel é bom sim sra mas mm assim pedem mt dinheiro pelo carro...e apesar de ser um carro mt bem falado nao o conheco.... :|

        Comentário


          #5
          como ja disseram todos, ja tens um uno já sabes o que a casa gasta! o td é mais pesado, gasta menos, e.....pronto , é isso!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Neofashion Ver Post
            pox é ja tenho a versao a gasolina ja sei o k a casa gasta qt a limitacoes e pontos fortes.mas keria conhecer a versao a gasoleo k parece me ter uma tecnologia a nivel de mecanica um bocado diferente ,ou seja desde de refrigeracao ate travoes...ou n?
            o k keria mesmo saber é o k procurar de errado num carro destes k possa dar mt despesa, eu sei k é dificil dar despesa pk a fiat prima por peças mt baratas e no fiat uno entao as marcas brancas sao lindas...um para choques 12€..uma grelha 4€...farois 20€.. :P

            o opel é bom sim sra mas mm assim pedem mt dinheiro pelo carro...e apesar de ser um carro mt bem falado nao o conheco.... :|
            Bem ja tive um...

            E que riso era esse carro,o assobiar do turbo era quase uma jato a levantar voo!!

            Cuidados com a pintura, corrosao no chassis, travoes, e turbo...

            Abraço!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
              como ja disseram todos, ja tens um uno já sabes o que a casa gasta! o td é mais pesado, gasta menos, e.....pronto , é isso!
              E anda mais... entao com debitozito na bomba...vruuummm (deita é a famosa nuvem magica lololo )

              Pah esses carros a comprar,deveras sempre dar umas voltas neles...deixar o carro aquecer...e depois é ver se aquilo puxa bem ou não...verifica comportamento do manometro de pressao do turbo no painel, o seu comportamento...se n passa muito para la do meio(e se n acende a luzinha avisadora)...ou se assobiar muito pode tb ser sintoma de estar prestes a partir...
              Outra questão é veres o tipo...cor de fumo que o carro deita...como estão as juntas de motor...se n esta babado etc etc etc...folgas na caixa de velocidade...

              Pah mais n sei, so mesmo se levares algum mecanico amigo que te possa dar opiniões mais exactas...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GT-JTD Ver Post
                E anda mais... entao com debitozito na bomba...vruuummm (deita é a famosa nuvem magica lololo )

                Pah esses carros a comprar,deveras sempre dar umas voltas neles...deixar o carro aquecer...e depois é ver se aquilo puxa bem ou não...verifica comportamento do manometro de pressao do turbo no painel, o seu comportamento...se n passa muito para la do meio(e se n acende a luzinha avisadora)...ou se assobiar muito pode tb ser sintoma de estar prestes a partir...
                Outra questão é veres o tipo...cor de fumo que o carro deita...como estão as juntas de motor...se n esta babado etc etc etc...folgas na caixa de velocidade...

                Pah mais n sei, so mesmo se levares algum mecanico amigo que te possa dar opiniões mais exactas...


                sistema de refrigeração ! sehr important!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                  sistema de refrigeração ! sehr important!
                  KORRECT!

                  Comentário


                    #10
                    Ora bem, o que poderás ver nesse carro. Tive um durante 6 anos, portanto, deixa-me ca puxar pela cabeça.

                    Verifica se pega bem a primeira. tem obrigação disso, ve o fumo que larga, se não deita fumo azul ou branco. quando entra o turbo, deve deitar uma baforada de fumo castanho/preto e depois fica quase sem fazer fumo. Verifica a pressão do turbo, e mais importante, a pressão do óleo. em frio, deve ficar pelos 4bar e depois de quente, um pouco acima de 2bar. ao acelerares em quente, deve ficar pelos 4bar. Ve se em curvas mais apertadas a pressão baixa. se isso acontecer, convem trocar a bomba do oleo. Por precaução manda trocar os bronzes. gastas 200€ nisso e poupas mais tarde de deitar o motor ao lixo. Verifica no tecto de abrir se começa a ganhar podres, é normal tambem. O sistema de refrigeração disso é a prova de bala, mas convem fazeres uma limpeza, e verifica o termostato. a temp. deve ir ate ao primeiro traço e ficar por ali. em cidade sobe ate cerca de meio ate ligar a ventoinha. se a temperatura nao subir precisas de trocar o termostato. custa 20€. Bem, que me lembre nao tenho mais nada, lol

                    Comentário


                      #11
                      bem axo k o vou ver hj...

                      n me parece k tenha assim mts problemas cronicos para eu procurar lol
                      ja sabia a do tecto de abrir e ter atencao ao turbo


                      la vou o ter k mudar os bronzes se kizer manter o carro .. (n sei o k sao os bronzes) :P

                      vou levar um amigo meu k conhece os unos de tras para a frente pa ele me ajudar , se me agradar o negocio pode ser k esta semana ja ca more e encosto o 60SX. :P

                      dps dou noticias cumprimentos e obrigado pela ajuda

                      Comentário


                        #12
                        em termos de fiabilidade, prefiro o 45 (1.0 45cv)... não tenho nada contra o turbodiesel do fiat uno, simplesmente não me inspira confiança!

                        se keres mesmo a gasoleo, o corsa com motor isuzo, como ja foi dito gasta pouco e tem fama de muito robusto!

                        se keres mesmo um uno, aconselho-te um 45, parece-me ser o que menos custos de manutenção tem...

                        mas é bom saberes que em qualquer carro desse genero que compres, podes ter sempre algum azar... aliás o mais normal é avariar klkcoisa...
                        ja são carros cmo muitos anos e os citadinos não costumam ser carros para durar muito!

                        cumps e boa sorte! ;)

                        Comentário


                          #13
                          Bem, se achas que 300 000kms, com 3 track-days em cima, algumas idas porto-algarve a fundo, inumeros arranques, 2 idas a madrid sempre a ritmos fora-da-lei, pouco fiavel, vou ali e já venho. e se não fosse o problema dos bronzes, ainda hoje o carro rolava. É dos carros com mecanica mais robusta que conheço. em AE andava sempre acima das 4000rpm, e durou o que durou. Hoje arrependo-me amargamente de ter desistido dele, foi carro que passou comigo uma parte muito importante da minha vida, e que ainda hoje me diz muito.

                          Comentário


                            #14
                            Pontos +
                            - Consumo
                            - Andamento
                            - Equipamento pa época
                            - Espaço pa Época
                            Pontos -
                            - Fragilidade
                            - Travões desgastam facilmente
                            - Gande turbo Lag
                            - Gasto de óleo, Fumo, Ruídooooooooooooo

                            Comentário


                              #15
                              Com o Fiat Uno tens sempre o problema dos roubos ... aquilo até com uma colher de café se abre e mete a trabalhar ...

                              Como já foste roubado 2 vezes ... pensava noutra coisa ... um AX ou Clio D

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                Bem, se achas que 300 000kms, com 3 track-days em cima, algumas idas porto-algarve a fundo, inumeros arranques, 2 idas a madrid sempre a ritmos fora-da-lei, pouco fiavel, vou ali e já venho. e se não fosse o problema dos bronzes, ainda hoje o carro rolava. É dos carros com mecanica mais robusta que conheço. em AE andava sempre acima das 4000rpm, e durou o que durou. Hoje arrependo-me amargamente de ter desistido dele, foi carro que passou comigo uma parte muito importante da minha vida, e que ainda hoje me diz muito.

                                parece me um tanque...pox a gente so ve o k perde qd vemos k os carros novos dao tantos ou mais problemas k os antigos com a agravante de o arranjo ficar mais caro... :P

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por chasdegua Ver Post
                                  em termos de fiabilidade, prefiro o 45 (1.0 45cv)... não tenho nada contra o turbodiesel do fiat uno, simplesmente não me inspira confiança!

                                  se keres mesmo a gasoleo, o corsa com motor isuzo, como ja foi dito gasta pouco e tem fama de muito robusto!

                                  se keres mesmo um uno, aconselho-te um 45, parece-me ser o que menos custos de manutenção tem...

                                  mas é bom saberes que em qualquer carro desse genero que compres, podes ter sempre algum azar... aliás o mais normal é avariar klkcoisa...
                                  ja são carros cmo muitos anos e os citadinos não costumam ser carros para durar muito!

                                  cumps e boa sorte! ;)

                                  como tenho k comprar um carro gostava k fosse a gasoleo apesar de eu n gostar mt de carros a gasoleo...sao pasteloes e n se mexem.
                                  o meu 60SX eu pisava e ele andava bem mas claro n podia ser mt pk tremia se td. o problema é k a valorizacao de carros antigos a gasoleo atingiu um patamar super elevado

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                    Com o Fiat Uno tens sempre o problema dos roubos ... aquilo até com uma colher de café se abre e mete a trabalhar ...

                                    Como já foste roubado 2 vezes ... pensava noutra coisa ... um AX ou Clio D
                                    fui roubado mas ja falei com um amigo meu k é GNR e ele disse me k carros desta altura sao facilmente roubados , mas claro k o uno é um dos mais faceis a par do s fords da altura..

                                    qt a AX ha alguns a venda mas smp ouvir falar mal do 1.4TRD por causa da junta da cabeca.o 1.5 é dificil de encontrar.

                                    o clio foi uma primeira escolha mas deixou de ser dps de ver os preços k eles andam....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Digo-te, com o uno, se tiver estimado, vais muito bem servido. os travoes, apesar de se gastarem rapidamente, travam muito bem e têm boa resistencia a fadiga. Já agora, os consumos, andam a volta dos 5.5, 6l. o minimo que fiz foi 4.3, numa viagem ao algarve a 100/120, e o maximo, foi a volta dos 8l, a 160-180.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                        Digo-te, com o uno, se tiver estimado, vais muito bem servido. os travoes, apesar de se gastarem rapidamente, travam muito bem e têm boa resistencia a fadiga. Já agora, os consumos, andam a volta dos 5.5, 6l. o minimo que fiz foi 4.3, numa viagem ao algarve a 100/120, e o maximo, foi a volta dos 8l, a 160-180.
                                        sim tou entusiasmado com os pontos a favor...vamos la ver se este se encontra em bom estado.tb é algo dificil encontrar estes carros em estado aceitavel...

                                        Comentário


                                          #21
                                          e que tal um saxo 1.5d comercial? arranjam-se baratos... serve para o efeito?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por chasdegua Ver Post
                                            e que tal um saxo 1.5d comercial? arranjam-se baratos... serve para o efeito?


                                            claro k serve mas vamos por partes ....conceito de barato é o que? :P

                                            os saxos andam na ordem dos 3mil euros , talvez akeles um bocado mais esprimidos xeguem aos 2500€ mas continua a ser mt para mim claro...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem, se quizeres arranjo-te um corsa 1.7D por 2000€. O da minha esposa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                kerer ate keria mas como é k te pagava? LOL

                                                so tenho 900€ disponiveis neste momento e um fiat uno 60SX.
                                                como podes ver as minhas escolhas tao um bocado limitadas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  nas minhas ultimas peskisas encontrei um escort 1.8d de 1997 com AC, DA , VE , n sei qts kms por 1950€....n sei se sao negociaveis..?!?!

                                                  falei tb com um amigo meu k tem um corsa 1.5td de 1996 de 5 lugares e ker 1950€ por ele...


                                                  a pessoa k me vendia o uno 1.4td de 1992 n me atende o telefone pedia pelo carro 1000€...



                                                  o meu orçamento pode esticar ate aos 1400€ mas ja fico super apertado pk tenho as propinas pa pagar....daki por pouco tempo...isto ta complicado....mt complicado lolol :P

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Esse corsa por esse preço...é de desconfiar.

                                                    Eu tenho um Uno TD (conta com 235.000km), e garanto-te, não compromete, cumpre muito bem a sua função. Consumos de 5.2 l/100km é o que costumo fazer, sem andar a pisar ovos.

                                                    Claro que nao oferece comodidade dos carros recentes, mas para quem nao está acostumado a isso, nao estranha...e depois, como referes, é muito barato de manter!

                                                    Quanto aos roubos, alarme com corte á bomba injectora (140€ +/-), e ficas servido de to levarem. Nao deixar objectos de valor á vista e está feito.

                                                    OT: Já agora, o teu 60Sx é de que cor interior? Se for azul, nao me queres vender o banco do condutor?

                                                    Abraço e boa sorte, qualquer duvida não hesites.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Neofashion Ver Post
                                                      nas minhas ultimas peskisas encontrei um escort 1.8d de 1997 com AC, DA , VE , n sei qts kms por 1950€....n sei se sao negociaveis..?!?!

                                                      falei tb com um amigo meu k tem um corsa 1.5td de 1996 de 5 lugares e ker 1950€ por ele...


                                                      a pessoa k me vendia o uno 1.4td de 1992 n me atende o telefone pedia pelo carro 1000€...



                                                      o meu orçamento pode esticar ate aos 1400€ mas ja fico super apertado pk tenho as propinas pa pagar....daki por pouco tempo...isto ta complicado....mt complicado lolol :P
                                                      Boas... tanto o corsa como o escort valem mais q isso... não sei se estarão bons! A menos que os donos tenham muita urgencia em vender...
                                                      Mas aconselho te a procurar um renault clio 1.9D ou um corsa A/B 1.5D entre 92 e 94 que andam por volta desses preços e mesmo que tenham bastantes quilometros faz-se uma boa revisão, são motores que duram uma vida! Agora se procuras algo que ande mais...
                                                      Quanto ao uno não tenho muitas boas informações dele, já ouvi dizer que têm alguns problemas eléctricos, já dois amigos partiram turbos com eles, e diziam que consomiam muito óleo, mas isto podem ser casos isolados.

                                                      Cumps

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                                                        #28
                                                        pox o preço do corsa estava errado nao era 1950 mas sim 4500€ ganda abuso....mas pronto.

                                                        o escort é comercial e claro so pelo estado das fotos é k posso dizer alguma coisa sobre o carro parece me razoavel para o preço pedido , volto a referir k n diz qts kms tem.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                                                          Boas... tanto o corsa como o escort valem mais q isso... não sei se estarão bons! A menos que os donos tenham muita urgencia em vender...
                                                          Mas aconselho te a procurar um renault clio 1.9D ou um corsa A/B 1.5D entre 92 e 94 que andam por volta desses preços e mesmo que tenham bastantes quilometros faz-se uma boa revisão, são motores que duram uma vida! Agora se procuras algo que ande mais...
                                                          Quanto ao uno não tenho muitas boas informações dele, já ouvi dizer que têm alguns problemas eléctricos, já dois amigos partiram turbos com eles, e diziam que consomiam muito óleo, mas isto podem ser casos isolados.

                                                          Cumps
                                                          O user diz que pretende um carro que ande minimamente...e a realidade é só uma...os clios 1.9d...corsas 1.5d...e qq carro sem turbo dessa epoca...simplesmente so anda "embalado" pq em recuperaçoes...aceleraçoes etc...arrastam se...
                                                          Tenta arranjar um Turbo Diesel...sempre da para dar uns ajustes...e msmo q tenhas q posteriormente arranjar algumas coisas, ficas sempre com um carro minimamente despachado...
                                                          N entendi uma coisa, os carros q procuras sao de 5lug ou de 2lug? Tens preferencia por 5lug?

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
                                                            Esse corsa por esse preço...é de desconfiar.

                                                            Eu tenho um Uno TD (conta com 235.000km), e garanto-te, não compromete, cumpre muito bem a sua função. Consumos de 5.2 l/100km é o que costumo fazer, sem andar a pisar ovos.

                                                            Claro que nao oferece comodidade dos carros recentes, mas para quem nao está acostumado a isso, nao estranha...e depois, como referes, é muito barato de manter!

                                                            Quanto aos roubos, alarme com corte á bomba injectora (140€ +/-), e ficas servido de to levarem. Nao deixar objectos de valor á vista e está feito.

                                                            OT: Já agora, o teu 60Sx é de que cor interior? Se for azul, nao me queres vender o banco do condutor?

                                                            Abraço e boa sorte, qualquer duvida não hesites.

                                                            sim os bancos tem alguns tons de azul , sao os de origem do SX tao em bom estado mas o banco do condutor ainda n percebi mt bem pk as vezes vai para tras se fizer um bocado de força.as molas tao boas.n sei se te posso vender os bancos so dps de ter outro carro.o uno k keria comprar ja trazia alarme.o meu 60SX tem corta corrente por isso é k ainda n o levaram,ja entraram mas nao o levaram lol

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