Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rei morto, Rei posto! Peugeot 307 1.4 HDI!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Rei morto, Rei posto! Peugeot 307 1.4 HDI!

    Pois é, tanto se fala do novo "Rei" (308) que me apetece falar do rei morto, o 307.

    Tive ocasião de privar com um recentemente e com o seu motor bombástico (esta é para o Peugeot Sales ) o 1.4 HDI.

    Aqui ficam as impressões:

    Primeiro que tudo trata-se de um carro que está em final do periodo de renting (4 anos) a barreira dos 200000 Km, já foi ultrapassada, embora em pequena escala. Ah.. E para ajudar é uma carrinha.

    Tive que fazer algumas centenas de quilómetros, maioritariamente em AE. Pese embora nestas condições pouco tenha aferido, pois foi sempre a andar entre os 120 - 140 Km/H.

    Ao volante, a posição de condução é facilmente encontrada. É dos carros que permite arranjar uma posição de condução muito facilmente. Tem uma facilidade de condução muito boa.

    O conforto é quase ortopédico!
    Principalmente quando se deixa o Astra.

    Ah, a versão é a mais baixa, pese embora tenha 4 vidros eléctricos e AC auto e jantes especiais. Portanto os bancos são em tecido, mas mesmo assim garantem o conforto!

    Em andamento começo a reparar no peso dos quilómetros. A primeira impressão é: isto já andou mais! Mas pronto, requer adaptação. Requer que acima de tudo nos adaptemos às capacidades do carro. Daí a considerá-lo perigoso, é uma estupidez. Perigoso será sempre quem o conduz.

    Primeiros 200 Km realizados à noite e em estradas secundárias e andamento despreocupado. Noto logo que em velocidades reduzidas, faz consumos instantâneos, em plano, inferiores aos 4 L/100 Km. Muito bom.

    No dia seguinte faz calor e torna-se imperativo a utilização do AC. Potência impressionante! Muito bom. O andamento ressente-se. Mas nada, mais uma vez, comprometedor. É a vez de ir à AE.

    Mantém velocidades em torno dos 130 - 140 Km/H com toda a naturalidade e facilidade. Os consumos aumentam, mas não comprometem.

    Começo a reparar no desgaste da utilização: o volante estava bastante roçado, ouvem-se ruidos, mas não da zona do tablier, e o pior, a folga da manete das velocidades. Em 5ª abana tanto, quanto em ponto morto. Começo a dar atenção especial à transmissão....

    A embraiagem, noto que tem que ser carregada com vigor. Já requer alguma força. Em reduções, noto um ruido que não provém apenas do motor. Um ruido que parece vir da trasmissão. Disto não gostei. Juntamente nota-se uma ligeira folga neste elemento. Por exemplo, acabando de fazer marcha atrás e colocando o carro em 1ª velocidade, fazia um "pac" na transmissão. Havia ali uma folgazita qualquer que não me agradou. O barulho nas reduções também não me parecia normal.

    Para mim era o aspecto menos positivo do carro.

    As suspensões trabalham bem em prole do conforto, mas notam-se ruidos em resultado de trabalhos mais ardúos. O adornamento da carroçaria é elevado, o facto de ser uma carrinha contribui para isso. Mas não compromete. Aliás combina bem com o 1.4 HDI. Tudo é feito para que uma viagem que possa ser feita em 2 horas, deva ser feita em 2 e meia.

    Conclusão:

    Acho que o 307 elevou os parâmetros de qualidade do seu segmento aquando do seu lançamento. Esta unidade provou precisamente isso. Gostei dos materiais do tablier, do conforto (obviamente), da facilidade de condução e da economia. Acabei com 5,5 L/100 Km. Ainda fez alguma cidade e o AC esteve bastante tempo ligado.

    Não gostei: do desgaste a nível da transmissão, do desgaste de alguns elementos interiores, falei do volante, mas esta unidade já teve que levar uma manete dos piscas também e de alguns acabamentos, nomeadamente uma das grelhas da ventilação, que apresentava um desajuste acentuado em relação ao tablier. Dava uma óptima fotografia à Bólide!

    Faltou dizer que este carro já teve diversas intervenções ao nível da transmissão. A nível da direcção fazia aquela vibração a velocidades mais elevadas e levou também uma bomba de água.


    Não considero o motor um ponto fraco do carro. É o que é! Se querem mais, existem versões mais potentes. Chega para andar às velocidades permitidas.

    O 308 vai entrar para a referência do segmento. Falta compará-lo com o Cee'd, que teimosamente tentam arredá-lo da luta.

    A resposta das outras marcas parece vir à altura. Tal e qual como foi com o 307. Avizinham-se o Bravo, o novo Megane e o novo Astra talvez surja mais tarde. De qualquer forma, o 308 tem o mérito, como o 307 teve, de ser o primeiro.

    #2
    Curioso teres falado na vibração da direcção; dir-se-á que serão as rodas descalibradas. No entanto, já vi relatadas "n" situações de problemas de vibrações (aparentemente irresoluveis) em 307, Xsara e C4. Eu tive problemas dessa ordem num Xsara e num Xantia; problemas esses que quase me levaram à loucura

    Cumps

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MJAG Ver Post
      Curioso teres falado na vibração da direcção; dir-se-á que serão as rodas descalibradas. No entanto, já vi relatadas "n" situações de problemas de vibrações (aparentemente irresoluveis) em 307, Xsara e C4. Eu tive problemas dessa ordem num Xsara e num Xantia; problemas esses que quase me levaram à loucura

      Cumps
      Se visses esta carrinha há um ano atrás...

      Aquilo abanava a direcção por todo o lado. E acima dos 120 - 130 Km/H era horrível. Depois acho que mudaram as rótulas da direcção e mudaram os pneus. Fizeram-se afinações e alinharam a direcção. Pareceu-me estar em perfeitas condições.

      Comentário


        #4
        monicamelo.. tou surpreendido com o teu relato sobre o 307.. tendo tu um concorrente directo.. e tb com um motor fraquito xD

        o motor defacto.. arrasta-se um bocado, então com AC... mas dá pro gasto.

        e eu so tnh experiencia com a Break.. que é bem mais pesada.
        em cidade dv ser mais agradavel que o Astra não? tem umas baixas jeitosas!

        Comentário


          #5
          Já tive um 307 e sofri do mesmo problema. Entretanto soube que era cronico. Infelizmente aparece em muitos 307.

          Comentário


            #6
            A minha carrinha ja esteve assim mas ficou resolvido!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
              A minha carrinha ja esteve assim mas ficou resolvido!
              A mim nunca resolveram. Chegaram a trocar os discos e rolamentos.

              Em 101.000km nunca passou.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                monicamelo.. tou surpreendido com o teu relato sobre o 307.. tendo tu um concorrente directo.. e tb com um motor fraquito xD

                o motor defacto.. arrasta-se um bocado, então com AC... mas dá pro gasto.

                e eu so tnh experiencia com a Break.. que é bem mais pesada.
                em cidade dv ser mais agradavel que o Astra não? tem umas baixas jeitosas!

                A que eu andei também era uma carrinha.

                Em cidade o andamento entre este o Astra é idêntico.

                Onde noto mais diferença é o efeito AC. Aí sim, no 1.4 não é tão notório o funcionamento deste elemento.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                  A que eu andei também era uma carrinha.

                  Em cidade o andamento entre este o Astra é idêntico.

                  Onde noto mais diferença é o efeito AC. Aí sim, no 1.4 não é tão notório o funcionamento deste elemento.
                  No Astra é pior?:|
                  Isso é o que noto mais.. tenho de mudar o meu estilo d condução.. ja em AE não noto grande diferença.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                    A mim nunca resolveram. Chegaram a trocar os discos e rolamentos.

                    Em 101.000km nunca passou.
                    No meu conseguiram.. e ainda bem.. pq andar a mais de 130 metia medo..
                    Penso que isso me aconteceu à volta dos 70.000km..

                    Vai com 100.983km neste momento

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                      No Astra é pior?:|
                      Isso é o que noto mais.. tenho de mudar o meu estilo d condução.. ja em AE não noto grande diferença.

                      É! Isso digo-o com todas as letras! É só uma!

                      Os cerca de 150 cm3 fazem efeito nesta questão. E o AC do 307 é muito mais potente do que o do Astra.

                      Em andamento já pouco se nota a presença do AC, tanto num como no outro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                        No meu conseguiram.. e ainda bem.. pq andar a mais de 130 metia medo..
                        Penso que isso me aconteceu à volta dos 70.000km..

                        Vai com 100.983km neste momento
                        Esta carrinha que eu andei, há um ano atrás, era praticamente inguiável.

                        Era uma vibração na direcção que até assustava.

                        Como já disse, não notei qualquer tipo de anomalia a este nível. Portanto acho que o problema foi perfeitamente resolvido.

                        Comentário


                          #13
                          A vibração do volante também me aconteceu, o carro foi verificado (rodas calibradas, direcção alinhada, etc) e não resolveu, até que troquei o primeiro jogo de pneus (Dunlop por Continental) e aquilo ficou bom e até hoje nada a apontar.

                          cumps

                          Comentário


                            #14
                            bom... dizer que o 307 elevou os padrões de qualidade do segmento quando saiu e que o motor não é perigoso só pode ser para rir.

                            Quanto a mim o carro não é mesmo nada de especial... na altura havias propostas mais interessantes.

                            E o motor... bem... conheço-o bem num 5 portas... e é desesperante! Imagino numa carrinha.

                            Até no 207 é uma lesma... quando se começa a subir, mais vale ir a pé.

                            Comentário


                              #15
                              bem se este 307 se mexe bem o que dizer entao do astra 1.3.....

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                bem se este 307 se mexe bem o que dizer entao do astra 1.3.....
                                É ela por ela!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                  bom... dizer que o 307 elevou os padrões de qualidade do segmento quando saiu e que o motor não é perigoso só pode ser para rir.

                                  Quanto a mim o carro não é mesmo nada de especial... na altura havias propostas mais interessantes.

                                  E o motor... bem... conheço-o bem num 5 portas... e é desesperante! Imagino numa carrinha.

                                  Até no 207 é uma lesma... quando se começa a subir, mais vale ir a pé.

                                  Se o 307 não tivesse elevado, e bastante, os padrões de qualidade, não teriam saido, conforme foram lançados, o Megane, o Focus, o C4, o Golf, o Astra, etc... O 307 teve o mérito de ter sido o primeiro a elevar esses parametros. Se os outros para além de acompanharem, ainda aumentaram a fasquia, isso já é outra história. Aquando do lançamento do 307 não estou a ver qualquer um dos outros a ter vantagem. Talvez o Golf!

                                  É exactamente o mesmo que se está a passar agora com o 308.

                                  Sobre o motor, o que faz do carro perigoso, é quem o conduz.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                    bem se este 307 se mexe bem o que dizer entao do astra 1.3.....

                                    Segundo os vários utilizadores, que andaram com esta carrinha que descrevi, e que já experimentaram o meu carro, o andamento do 307, não tem a ver com o 1.3 CDTI.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Também eu já conduzi um 307 3p 1.4 HDI.
                                      .Claro que a posição de condução é fácil de encontrar. É fácil de encontrar em todos os carros, mesmo que seja má! Para sentir-me como um condutor de uma camioneta, prefiro não conduzir.
                                      .Elevou a qualidade do segmento?? Só se for comparando com os carros chineses, ou então não tens noção do segmento em que está inserido.
                                      .Potência impressionante???? Esta foi a melhor de todas!!Até com um Lupo 1.0 consigo fazer o que o 307 faz com esse motor..

                                      Em contrapartida, sim, é confortável, e faz consumos muito baixos, mas para isso é preciso ir a passo de caracol...

                                      Comentário


                                        #20
                                        [.Potência impressionante???? Esta foi a melhor de todas!!Até com um Lupo 1.0 consigo fazer o que o 307 faz com esse motor..
                                        ...[/quote]

                                        Potência impressionante a do AC, é isso que está escrito

                                        Comentário


                                          #21
                                          O 307 q tenho lá guardado na garagem, nunca teve esse problema da direcção. E já leva o 2º jogo de pneus.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post

                                            Acho que o 307 elevou os parâmetros de qualidade do seu segmento aquando do seu lançamento.
                                            é verdade que foi um salto de gigante quando a pug passou do charuto do 306 para o 307, agora dentro do segmento, é apenas mais um, acompanhado por "excelentes" motor 1.4, diesel e otto dos mais fracos do segmento

                                            Comentário


                                              #23
                                              O 307 1.4Hdi de 70cv foi o carro mais lento que alguma vez conduzi.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                O 307 1.4Hdi de 70cv foi o carro mais lento que alguma vez conduzi.
                                                Ainda tens muitos mais para experimentares...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                  Também eu já conduzi um 307 3p 1.4 HDI.
                                                  .Claro que a posição de condução é fácil de encontrar. É fácil de encontrar em todos os carros, mesmo que seja má! Para sentir-me como um condutor de uma camioneta, prefiro não conduzir.
                                                  .Elevou a qualidade do segmento?? Só se for comparando com os carros chineses, ou então não tens noção do segmento em que está inserido.
                                                  .Potência impressionante???? Esta foi a melhor de todas!!Até com um Lupo 1.0 consigo fazer o que o 307 faz com esse motor..

                                                  Em contrapartida, sim, é confortável, e faz consumos muito baixos, mas para isso é preciso ir a passo de caracol...

                                                  Se tem uma boa facilidade de condução quer dizer que tem uma ergonomia correcta, conforto, diposição dos elementos de utilização, visibilidade, etc.

                                                  Elevou a qualidade do seu segmento sim. Mas talvez sejas tu, quem tem dificuldade de ter noção do mercado da altura. Recordo-te: o Xsara, o Focus I, Megane I.... Achas que eram melhores?

                                                  Bem a da potência impressionante, realmente tu é que tens falta de noção do que lês....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    O 307 1.4Hdi de 70cv foi o carro mais lento que alguma vez conduzi.

                                                    And the oscar goes to.... 307 1.4 HDI!

                                                    Aqui há tempos disseste que o Saxo 1.5d tinha sido o 2º carro mais lento que conduziste.

                                                    Ficou deslindado o mistério!

                                                    Também já conduzi um Saxo 1.5d. Mas em alturas diferentes ao 307. O Saxo foi dos primeiros, era de 1996.

                                                    Sinceramente acho-o pior.

                                                    Nota, não sei dados de um e do outro. E também nunca fiz a comparação directa, pois as alturas foram diferentes. Mas acho o Saxo mais lento do que o 307 1.4 HDI.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O 307 é um carro cheio de qualidades.

                                                      Em relaçao aos padrões de qualidade, aparecia logo a seguir ao Golf, A3 e 147.

                                                      Depois, e como é óbvio, foi igualado pela concorrência.

                                                      Como familiar era um excelente carro. Era um dos mais espaçosos e confortáveis.

                                                      Quanto ao motor 1.4 HDi, não chega para uma utilização agradável, na minha opinião.

                                                      Claro que não é um motor perigoso, pois ainda são os condutores que mandam nos carros.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        já conduzi o 307 1.4hdi e ou 2.0hdi 136cv, o 1º é desesperante na minha opinião, fazer uma redução para uma ultrapassagem por exemplo é a mesma coisa que nada, safam-se os consumos.
                                                        o 2.0hdi 136cv no 307 chegam a ser verdadeiramente explosivos, e olhem que tenho um carro com mais cv's (143cv) e binário (360nm), anda mesmo muito, nesta unidade os ruídos parasitas eram assustadores, mas o utilizador do carro não era muito cuidadoso e os kms eram na casa dos 90.000km, o 1.4hdi não tinha ruídos era novo e era uma viatura de demonstração da Peugeot.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                          O 307 é um carro cheio de qualidades.

                                                          Em relaçao aos padrões de qualidade, aparecia logo a seguir ao Golf, A3 e 147.

                                                          Depois, e como é óbvio, foi igualado pela concorrência.

                                                          Como familiar era um excelente carro. Era um dos mais espaçosos e confortáveis.

                                                          Quanto ao motor 1.4 HDi, não chega para uma utilização agradável, na minha opinião.

                                                          Claro que não é um motor perigoso, pois ainda são os condutores que mandam nos carros.

                                                          Tal e qual o que eu penso!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                            Segundo os vários utilizadores, que andaram com esta carrinha que descrevi, e que já experimentaram o meu carro, o andamento do 307, não tem a ver com o 1.3 CDTI.
                                                            obvio que sim, ja o expeimentei e aquilo arrasta-se... so achei piada ao facto deste topico ter surgido depois do que se tinha falado do cdti, e tu dizeres que o este anda bem.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X