Ford Verve
Ford Verve Concept é o nome de um impactante e colorido concept car que será desvendado na edição de 2007 do Salão de Frankfurt e que antecipa as linhas da tendência de design da Ford para os seus futuros pequenos automóveis.
O Ford Verve Concept traduz-se na primeira evidência física da nova tendência de design para todos os novos pequenos automóveis da Ford, desde que, no início do presente ano, foi anunciado que seria o braço europeu do grupo de Desenvolvimento de Produto global a liderar as áreas de design e engenharia para a criação de um novo portfolio de pequenos automóveis para os principais mercados mundiais. O Ford Verve Concept é o primeiro de três protótipos que farão a sua estreia em várias regiões-chave – Europa, Ásia e América do Norte.
Com acabamentos em cores diversas e materiais distintos inspirados no mundo da moda e da cosmética, o Ford Verve Concept foi criado por uma equipa de designers dos estúdios da Ford em Dunton (Inglaterra) e Colónia (Alemanha).
Partindo da base de lançamento do kinetic design, presente nos recentes protótipos iosis e iosis X da Ford, bem como nos produtos premium como o novo Ford Mondeo, o Ford Verve Concept é uma interpretação de forte impacto visual de um automóvel pequeno.
Martin Smith recorre a expressões como "precisão esculpida", "musculatura ágil" e "atleta tonificado" para descrever as superfícies da carroçaria do modelo, que são complementadas por uma elegante estrutura, composta pelo tejadilho e sem pilar B, que resultam numa sensação de sofisticação do tipo coupé.
A sua cor – um vermelho magenta forte, encapsulado numa cobertura tintada que lhe oferece um brilho ainda mais profundo – é uma declaração das suas características de individualismo e exclusividade.
Tendo alguma liberdade na criação deste concept, a equipa de design, onde se incui Chris Hamilton, com responsabilidades no design exterior, tornou os seus esforços em realidade. O Ford Verve Concept foi criado com vista a poder passar à produção.
A face do concept é forte, desportiva e ao mesmo tempo amigável e cativante. A frente do veículo é dominada por uma grande grelha inferior trapezoidal invertida e pelo grande oval da Ford centrado na grelha superior compacta.
A grelha inferior incorpora lâminas horizontais proeminentes, complementadas por um conjunto de formas que combinam, de modo a criar um efeito visual de barras verticais integradas. A grelha inferior e o badge são elementos de assinatura da equipa de design com vista à comunicação do ADN do design da Ford para os seus futuros produtos.
A forma do capot é dinâmica, tonificada e atlética mas não exageradamente musculada. Esta sensação combina com as ópticas posteriores, mais pronunciadas e puxadas para a traseira – inspiradas nas do Mondeo – de modo a dar ao Ford Verve Concept uma imagem de personalidade amigável, aberta e convidativa. Os grandes faróis da frente incorporam dois projectores de luz e lâmpadas de LED.
Visto de lado, o concept reflecte toda a energia em movimento da carroçaria. O seu perfil é enfatizado pela zona vidrada sem pilar central, cujo contorno superior reflecte a linha inclinada da carroçaria. Tal prolonga-se a partir do angular pilar A, até envolver as ópticas traseiras de LED, montadas num plano semi-elevado – elas próprias esculpidas para se tornarem parte integrante da carroçaria –, bem como ainda com o spoiler traseiro integrado. Estes elementos misturam-se de um modo coeso e servem de suporte ao tejadilho panorâmico do veículo.
Uma linha de cintura lateral junta-se ao conjunto de formas presentes no modelo que criam uma sensação de tensão controlada. Os arcos das rodas comunicam igualmente tensão e músculo, mais uma das marcas do kinetic design.
Na traseira, o difusor inferior e a saída de escape integrada ao centro são elementos essenciais do design coeso que incorpora o pára-choques traseiro e outros acessórios de design, como os elementos em alumínio escovado na secção inferior dos faróis de nevoeiro. O difusor inferior, em cromado escurecido, proporciona um forte contraste com a cor magenta da carroçaria, de modo a criar uma expressão controlada de tensão e suspense.
As jantes de 18 polegadas e 12 raios, compostas por duas peças, oferecem ainda mais emoção ao modelo. O design das jantes é muito leve e arejado, com uma sensação de profundidade e dimensão 3D, algo que capta a atenção para a base dos raios. Os pneus de baixo perfil do Ford Verve Concept contam com uma lista lateral que completa a forte tonalidade da carroçaria.
Outros elementos a destacar no veículo, os quais evocam o modo como acessórios seleccionados podem complementar tendências, são, por exemplo, a inclusão de uma pequena barra cromada nos puxadores das portas e o recurso de alumínio escovado no contorno da grelha inferior, no contorno da matrícula traseira e na parte inferior dos faróis de nevoeiro.
Estes elementos combinam-se de um modo subtil, reforçando as características de qualidade premium do modelo, acima do que é hábito encontrar-se nos automóveis pequenos.
O Ford Verve Concept é tão emotivo no interior como o é no exterior. Desde as suas superfícies marcantes até ao corajoso recurso a variadas cores e materiais irresistíveis, este modelo transpira sofisticação e tendência de moda. É também pioneiro em termos de novas tecnologias que, um dia, podem tornar-se em realidade em termos de produção.
À medida que os designers da Ford exploravam as possibilidades para um futuro pequeno automóvel da marca, a enorme liberdade de trabalho que lhes foi dada ajudou-os a focarem-se na aplicação da essência do kinetic design ao interior deste novo protótipo. Como resultado, o Ford Verve Concept repudia a tradição, com particular ênfase na arquitectura do painel de instrumentos, cujas curvas e formas tornam as actuais e típicas secções centrais dos automóveis perfeitamente fora de moda.
Zonas esculpidas pronunciadas caracterizam o painel de instrumentos superior, com assinatura do designer de interiores Tiago Diaz e do seu supervisor Ernst Reim. Superfícies completas e contornos fluidos em alguns elementos do interior – especialmente no painel de instrumentos e nos painéis das portas – reflectem os elementos de kinetic design presentes no exterior do veículo. Estes elementos combinam-se de modo a criar uma sensação de casulo para os ocupantes do veículo, em contraste com a sensação de liberdade proporcionada pelo tecto panorâmico em vidro.
Um elemento marcante no interior é a secção central do painel de instrumentos. Em termos estéticos, segue as curvas e contornos da forma do próprio painel, alargando-se para cima até enquadrar um grande ecrã a cores, do sistema Ford Convers+ incorporado na consola. O sistema Ford Convers+ incorporado neste concept é a mais recente geração do Interface Homem-Máquina (HMI) recentemente apresentado no Ford Mondeo. Só este item em particular indica o grau de sofisticação incorporado na visão para automóveis pequenos inerente ao Ford Verve Concept.
Em termos funcionais, um elemento-chave da secção central do painel de instrumentos é o facto dos tradicionais sistemas de entretenimento poderem destacar-se da sua base – o ecrã, os elementos de controlo e a electrónica. A separação destes elementos permitiu aos designers uma melhor colocação dos controlos e botões, com vista a obter uma optimização do posicionamento ergonómico, num design que se assemelha à lógica presente num telemóvel.
Esta nova abordagem significa que o Ford Verve Concept apresenta uma estética completamente nova, numa também ela nova maneira de abordar a forma e função de interacção com as tecnologias emergentes. A arquitectura única abrange outros sistemas, como a navegação e o controlo da comunicação via telefone no interior do automóvel.
Todos os botões e controlos foram desenhados com a maior atenção ao detalhe que caracteriza o design dos actuais telemóveis de qualidade. Esta filosofia dá à secção central do painel de instrumentos do Ford Verve Concept uma sensação diferente da tradicional tendência do mercado.
Os controlos de aquecimento e ventilação deste concept, destacados por um formato em losango a meio da secção central do painel de instrumentos, incorporam comandos grandes que tiveram inspiração no formato dos mais avançados sistemas de chuveiros.
A secção central flúi para a consola, oferecendo áreas para arrumação de objectos, incluindo um suporte para telemóvel ou um leitor de MP3, bem como um grande compartimento perto do travão de mão.
Os manómetros principais – velocímetro e conta-rotações – são emoldurados por uma secção em forma binocular única, pormenores em destaque que complementam a secção central e contrastam com a panóplia de cores interiores, como se se tratasse de um acessório de moda.
O volante do Ford Verve Concept é outra obra de arte. A zona de impacto, esculpida num material suave, resulta numa peça central em termos tácteis e visuais para a colocação da oval azul da Ford. Os raios esquerdo e direito do volante de três raios incorporam os comandos do sistema HMI.
Desde o painel de instrumentos até aos próprios bancos, o Ford Verve Concept conta com pormenores de enorme elegância, numa harmoniosa mistura de tons magenta. Os materiais foram inspirados nos tecidos exclusivos e peles de alta-costura, segundo as indicações de Ruth Pauli, Designer-Chefe, Cores e Acabamentos, Ford Europa.
Alguns pequenos elementos do interior – mesmo os satélites de controlo na coluna de direcção – reflectem a atenção posta no detalhe por parte de uma equipa que se inspirou nas embalagens dos cosméticos de luxo, que muitas vezes incorporam pequenos detalhes sofisticados e de aspecto dispendioso que se destinam a apelar à marca. Essas pequenas embalagens requerem uma execução precisa em todos os detalhes, de modo a atingir-se a correcta expressão, qualidade de tons e saturação de cores.
Numa altura em que o desenvolvimento de produto continua na ordem do dia na Ford em termos da nova geração de automóveis pequenos, a Ford Europa espera medir a reacção do público ao avançado estudo de design Ford Verve Concept durante o Salão de Frankfurt.
Martin Smith, responsável pelo design europeu da marca, afirmou que oportunidades como esta, bem como outras que surgirão no próximo futuro em termos de feedback do público, irão ser muito importantes para a direcção a tomar com vista ao design da Ford para os automóveis pequenos.
* Fonte
Ford Verve Concept é o nome de um impactante e colorido concept car que será desvendado na edição de 2007 do Salão de Frankfurt e que antecipa as linhas da tendência de design da Ford para os seus futuros pequenos automóveis.
O Ford Verve Concept traduz-se na primeira evidência física da nova tendência de design para todos os novos pequenos automóveis da Ford, desde que, no início do presente ano, foi anunciado que seria o braço europeu do grupo de Desenvolvimento de Produto global a liderar as áreas de design e engenharia para a criação de um novo portfolio de pequenos automóveis para os principais mercados mundiais. O Ford Verve Concept é o primeiro de três protótipos que farão a sua estreia em várias regiões-chave – Europa, Ásia e América do Norte.
Com acabamentos em cores diversas e materiais distintos inspirados no mundo da moda e da cosmética, o Ford Verve Concept foi criado por uma equipa de designers dos estúdios da Ford em Dunton (Inglaterra) e Colónia (Alemanha).
Partindo da base de lançamento do kinetic design, presente nos recentes protótipos iosis e iosis X da Ford, bem como nos produtos premium como o novo Ford Mondeo, o Ford Verve Concept é uma interpretação de forte impacto visual de um automóvel pequeno.
Martin Smith recorre a expressões como "precisão esculpida", "musculatura ágil" e "atleta tonificado" para descrever as superfícies da carroçaria do modelo, que são complementadas por uma elegante estrutura, composta pelo tejadilho e sem pilar B, que resultam numa sensação de sofisticação do tipo coupé.
A sua cor – um vermelho magenta forte, encapsulado numa cobertura tintada que lhe oferece um brilho ainda mais profundo – é uma declaração das suas características de individualismo e exclusividade.
Tendo alguma liberdade na criação deste concept, a equipa de design, onde se incui Chris Hamilton, com responsabilidades no design exterior, tornou os seus esforços em realidade. O Ford Verve Concept foi criado com vista a poder passar à produção.
A face do concept é forte, desportiva e ao mesmo tempo amigável e cativante. A frente do veículo é dominada por uma grande grelha inferior trapezoidal invertida e pelo grande oval da Ford centrado na grelha superior compacta.
A grelha inferior incorpora lâminas horizontais proeminentes, complementadas por um conjunto de formas que combinam, de modo a criar um efeito visual de barras verticais integradas. A grelha inferior e o badge são elementos de assinatura da equipa de design com vista à comunicação do ADN do design da Ford para os seus futuros produtos.
A forma do capot é dinâmica, tonificada e atlética mas não exageradamente musculada. Esta sensação combina com as ópticas posteriores, mais pronunciadas e puxadas para a traseira – inspiradas nas do Mondeo – de modo a dar ao Ford Verve Concept uma imagem de personalidade amigável, aberta e convidativa. Os grandes faróis da frente incorporam dois projectores de luz e lâmpadas de LED.
Visto de lado, o concept reflecte toda a energia em movimento da carroçaria. O seu perfil é enfatizado pela zona vidrada sem pilar central, cujo contorno superior reflecte a linha inclinada da carroçaria. Tal prolonga-se a partir do angular pilar A, até envolver as ópticas traseiras de LED, montadas num plano semi-elevado – elas próprias esculpidas para se tornarem parte integrante da carroçaria –, bem como ainda com o spoiler traseiro integrado. Estes elementos misturam-se de um modo coeso e servem de suporte ao tejadilho panorâmico do veículo.
Uma linha de cintura lateral junta-se ao conjunto de formas presentes no modelo que criam uma sensação de tensão controlada. Os arcos das rodas comunicam igualmente tensão e músculo, mais uma das marcas do kinetic design.
Na traseira, o difusor inferior e a saída de escape integrada ao centro são elementos essenciais do design coeso que incorpora o pára-choques traseiro e outros acessórios de design, como os elementos em alumínio escovado na secção inferior dos faróis de nevoeiro. O difusor inferior, em cromado escurecido, proporciona um forte contraste com a cor magenta da carroçaria, de modo a criar uma expressão controlada de tensão e suspense.
As jantes de 18 polegadas e 12 raios, compostas por duas peças, oferecem ainda mais emoção ao modelo. O design das jantes é muito leve e arejado, com uma sensação de profundidade e dimensão 3D, algo que capta a atenção para a base dos raios. Os pneus de baixo perfil do Ford Verve Concept contam com uma lista lateral que completa a forte tonalidade da carroçaria.
Outros elementos a destacar no veículo, os quais evocam o modo como acessórios seleccionados podem complementar tendências, são, por exemplo, a inclusão de uma pequena barra cromada nos puxadores das portas e o recurso de alumínio escovado no contorno da grelha inferior, no contorno da matrícula traseira e na parte inferior dos faróis de nevoeiro.
Estes elementos combinam-se de um modo subtil, reforçando as características de qualidade premium do modelo, acima do que é hábito encontrar-se nos automóveis pequenos.
O Ford Verve Concept é tão emotivo no interior como o é no exterior. Desde as suas superfícies marcantes até ao corajoso recurso a variadas cores e materiais irresistíveis, este modelo transpira sofisticação e tendência de moda. É também pioneiro em termos de novas tecnologias que, um dia, podem tornar-se em realidade em termos de produção.
À medida que os designers da Ford exploravam as possibilidades para um futuro pequeno automóvel da marca, a enorme liberdade de trabalho que lhes foi dada ajudou-os a focarem-se na aplicação da essência do kinetic design ao interior deste novo protótipo. Como resultado, o Ford Verve Concept repudia a tradição, com particular ênfase na arquitectura do painel de instrumentos, cujas curvas e formas tornam as actuais e típicas secções centrais dos automóveis perfeitamente fora de moda.
Zonas esculpidas pronunciadas caracterizam o painel de instrumentos superior, com assinatura do designer de interiores Tiago Diaz e do seu supervisor Ernst Reim. Superfícies completas e contornos fluidos em alguns elementos do interior – especialmente no painel de instrumentos e nos painéis das portas – reflectem os elementos de kinetic design presentes no exterior do veículo. Estes elementos combinam-se de modo a criar uma sensação de casulo para os ocupantes do veículo, em contraste com a sensação de liberdade proporcionada pelo tecto panorâmico em vidro.
Um elemento marcante no interior é a secção central do painel de instrumentos. Em termos estéticos, segue as curvas e contornos da forma do próprio painel, alargando-se para cima até enquadrar um grande ecrã a cores, do sistema Ford Convers+ incorporado na consola. O sistema Ford Convers+ incorporado neste concept é a mais recente geração do Interface Homem-Máquina (HMI) recentemente apresentado no Ford Mondeo. Só este item em particular indica o grau de sofisticação incorporado na visão para automóveis pequenos inerente ao Ford Verve Concept.
Em termos funcionais, um elemento-chave da secção central do painel de instrumentos é o facto dos tradicionais sistemas de entretenimento poderem destacar-se da sua base – o ecrã, os elementos de controlo e a electrónica. A separação destes elementos permitiu aos designers uma melhor colocação dos controlos e botões, com vista a obter uma optimização do posicionamento ergonómico, num design que se assemelha à lógica presente num telemóvel.
Esta nova abordagem significa que o Ford Verve Concept apresenta uma estética completamente nova, numa também ela nova maneira de abordar a forma e função de interacção com as tecnologias emergentes. A arquitectura única abrange outros sistemas, como a navegação e o controlo da comunicação via telefone no interior do automóvel.
Todos os botões e controlos foram desenhados com a maior atenção ao detalhe que caracteriza o design dos actuais telemóveis de qualidade. Esta filosofia dá à secção central do painel de instrumentos do Ford Verve Concept uma sensação diferente da tradicional tendência do mercado.
Os controlos de aquecimento e ventilação deste concept, destacados por um formato em losango a meio da secção central do painel de instrumentos, incorporam comandos grandes que tiveram inspiração no formato dos mais avançados sistemas de chuveiros.
A secção central flúi para a consola, oferecendo áreas para arrumação de objectos, incluindo um suporte para telemóvel ou um leitor de MP3, bem como um grande compartimento perto do travão de mão.
Os manómetros principais – velocímetro e conta-rotações – são emoldurados por uma secção em forma binocular única, pormenores em destaque que complementam a secção central e contrastam com a panóplia de cores interiores, como se se tratasse de um acessório de moda.
O volante do Ford Verve Concept é outra obra de arte. A zona de impacto, esculpida num material suave, resulta numa peça central em termos tácteis e visuais para a colocação da oval azul da Ford. Os raios esquerdo e direito do volante de três raios incorporam os comandos do sistema HMI.
Desde o painel de instrumentos até aos próprios bancos, o Ford Verve Concept conta com pormenores de enorme elegância, numa harmoniosa mistura de tons magenta. Os materiais foram inspirados nos tecidos exclusivos e peles de alta-costura, segundo as indicações de Ruth Pauli, Designer-Chefe, Cores e Acabamentos, Ford Europa.
Alguns pequenos elementos do interior – mesmo os satélites de controlo na coluna de direcção – reflectem a atenção posta no detalhe por parte de uma equipa que se inspirou nas embalagens dos cosméticos de luxo, que muitas vezes incorporam pequenos detalhes sofisticados e de aspecto dispendioso que se destinam a apelar à marca. Essas pequenas embalagens requerem uma execução precisa em todos os detalhes, de modo a atingir-se a correcta expressão, qualidade de tons e saturação de cores.
Numa altura em que o desenvolvimento de produto continua na ordem do dia na Ford em termos da nova geração de automóveis pequenos, a Ford Europa espera medir a reacção do público ao avançado estudo de design Ford Verve Concept durante o Salão de Frankfurt.
Martin Smith, responsável pelo design europeu da marca, afirmou que oportunidades como esta, bem como outras que surgirão no próximo futuro em termos de feedback do público, irão ser muito importantes para a direcção a tomar com vista ao design da Ford para os automóveis pequenos.
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