boas,
Devido a um acidente, foi entregue a uma pessoa chegada um volvo c30 como carro de substituição.
Como é um carro com o qual eu tenho alguma simpatia, e a pessoa em causa não precisou dele hoje, tive o carro todo o dia a minha disposição.
Minhas impressões.
Estética: Pouco concensual...Traseira arrojada, frente "banal".A unidade ensaiada tinha umas "pobres" jantes de 15'' de desenho clássico de 5 braços, mas morriam no conjunto.No geral gosto do carro, mas pedia-se mais arrojo na frente.Em termos de qualidade geral da carroceria dou um 8/10.
Interior: Aspecto harmonioso, consola central interessante do ponto de vista estilistico.Parte superior do tablier simples, mas com bom grafismo e de fácil leitura.Em termos ergonómicos, alguns comandos poderiam estar dispostos de outra forma, e alguns botões requerem hábito.Em termos de qualidade, a unidade ensaiada tinha 10.000km, e não apresentava qualquer ruido parasita.Não esquecer que é carro de aluguer. No entanto, penso que a suspesão (MUITO) mole e pneus de perfil 65 ajudam em muito a ausênsia de ruidos no interior.Os materiais são de boa qualidade em todo o carro e de boa montagem, excepção para a zona do travão de mão e pousa copos onde apresenta plásticos duros, passivos de serem riscados e mal "encaixados".Os bancos são muito confortaveis, com bom tecido, muitas regulações e suportam bem o corpo.
Espaço atrás bom, onde cabem perfeitamente dois adultos.Meço 1,80, regulei a posição do banco do condutor para mim, e seguidamente sentei-me no banco de trás sem dificuldade,sem sequer bater no tecto.A mala, tem espaço médio.
Não gostei: do acesso ao banco traseiro, pois o cinto fica várias vezes preso no banco quando este vai a frente e é necessário cuidado e paciência para "desengatar" o cinto e este recolher.O comando de correr o banco a frente/trás também não funcionava correctamente, pois depois de ser corrido a frente é complicado faze-lo voltar a posição traseira.A mala nesta versão não tinha qq tipo de cobertura, ficando a bagagem exposta.
Destaco ainda o ar condicionado pouco intuitivo no seu funcionamento e muito ruidoso, apesar de ser bastante eficaz a arrefecer o habitaculo.
Dou nota geral de 7/10, mas poderia ser perfeitamente um 8 ou 9 se alguns aspectos fossem melhorados.
Comportamento:Em quanto conduzimos este Volvo, o motor sem ser nenhum poço de energia, cumpre perfeitamente e até é agradavel de utilizar.Retoma bem as velocidades, respira relativamente bem em baixos regimes.Os consumos estavam nos 7,9 quando peguei no carro, fiz-lhe reset e após 200km de TD, nos vários tipos de condução e percursos, entreguei-o com média de 6,0L! Atendendo a isso, considero MUITO bom.No entanto, em cidade dificilmente baixa dos 7-7.5, e em estrada, até aos 120 consome menos de 6Litros.A rodar entre os 160-190 consumiu cerca de 11.
A suspensão é muito confortavel, filtrando excepcionalmente as irregularidades do piso.Por outro lado, isso prejudica o comportamento, que é claramente estradista.Enquanto rolamos em AE tudo se passa de forma segura e confortavel, mas quando passamos da condução a pilotagem em estradas mais enroladas este Volvo depressa revelou os seus limites.Os michelin também em nada ajudaram, e era frequente ouvi-los chiar, mesmo quando as passagens em curva não iam além dos 60-70km/h.a carroceria tem um adornar excessivo e as transferências de massa sentem-se.Definitivamente este volvo, nesta versão não é carro para ser pilotado.
A caixa é boa, bem escalonada, de curso curto, mas requer alguma habituação antes de sermos rápidos nas passagens.Mas gostei.
Classifico com 8/10 quando o conduzimos e 5/10 quando o pilotamos.
No global classifico esta unidade ensaiada com 7/10.E considero-a uma excelente aposta para quem quer um carro deste segmento e quer fugir do "cizentismo" germânico.
Pontos positivos: Conforto, suavidade de condução,consumos,ausência de qualquer ruido parasita (mesmo em piso muito degradado, como é a calçada da foz velha no porto)
Pontos negativos: Alguns materiais e montagem interiores, comportamento quando o tentamos pilotar,ar condicionado muito confuso.
Devido a um acidente, foi entregue a uma pessoa chegada um volvo c30 como carro de substituição.
Como é um carro com o qual eu tenho alguma simpatia, e a pessoa em causa não precisou dele hoje, tive o carro todo o dia a minha disposição.
Minhas impressões.
Estética: Pouco concensual...Traseira arrojada, frente "banal".A unidade ensaiada tinha umas "pobres" jantes de 15'' de desenho clássico de 5 braços, mas morriam no conjunto.No geral gosto do carro, mas pedia-se mais arrojo na frente.Em termos de qualidade geral da carroceria dou um 8/10.
Interior: Aspecto harmonioso, consola central interessante do ponto de vista estilistico.Parte superior do tablier simples, mas com bom grafismo e de fácil leitura.Em termos ergonómicos, alguns comandos poderiam estar dispostos de outra forma, e alguns botões requerem hábito.Em termos de qualidade, a unidade ensaiada tinha 10.000km, e não apresentava qualquer ruido parasita.Não esquecer que é carro de aluguer. No entanto, penso que a suspesão (MUITO) mole e pneus de perfil 65 ajudam em muito a ausênsia de ruidos no interior.Os materiais são de boa qualidade em todo o carro e de boa montagem, excepção para a zona do travão de mão e pousa copos onde apresenta plásticos duros, passivos de serem riscados e mal "encaixados".Os bancos são muito confortaveis, com bom tecido, muitas regulações e suportam bem o corpo.
Espaço atrás bom, onde cabem perfeitamente dois adultos.Meço 1,80, regulei a posição do banco do condutor para mim, e seguidamente sentei-me no banco de trás sem dificuldade,sem sequer bater no tecto.A mala, tem espaço médio.
Não gostei: do acesso ao banco traseiro, pois o cinto fica várias vezes preso no banco quando este vai a frente e é necessário cuidado e paciência para "desengatar" o cinto e este recolher.O comando de correr o banco a frente/trás também não funcionava correctamente, pois depois de ser corrido a frente é complicado faze-lo voltar a posição traseira.A mala nesta versão não tinha qq tipo de cobertura, ficando a bagagem exposta.
Destaco ainda o ar condicionado pouco intuitivo no seu funcionamento e muito ruidoso, apesar de ser bastante eficaz a arrefecer o habitaculo.
Dou nota geral de 7/10, mas poderia ser perfeitamente um 8 ou 9 se alguns aspectos fossem melhorados.
Comportamento:Em quanto conduzimos este Volvo, o motor sem ser nenhum poço de energia, cumpre perfeitamente e até é agradavel de utilizar.Retoma bem as velocidades, respira relativamente bem em baixos regimes.Os consumos estavam nos 7,9 quando peguei no carro, fiz-lhe reset e após 200km de TD, nos vários tipos de condução e percursos, entreguei-o com média de 6,0L! Atendendo a isso, considero MUITO bom.No entanto, em cidade dificilmente baixa dos 7-7.5, e em estrada, até aos 120 consome menos de 6Litros.A rodar entre os 160-190 consumiu cerca de 11.
A suspensão é muito confortavel, filtrando excepcionalmente as irregularidades do piso.Por outro lado, isso prejudica o comportamento, que é claramente estradista.Enquanto rolamos em AE tudo se passa de forma segura e confortavel, mas quando passamos da condução a pilotagem em estradas mais enroladas este Volvo depressa revelou os seus limites.Os michelin também em nada ajudaram, e era frequente ouvi-los chiar, mesmo quando as passagens em curva não iam além dos 60-70km/h.a carroceria tem um adornar excessivo e as transferências de massa sentem-se.Definitivamente este volvo, nesta versão não é carro para ser pilotado.
A caixa é boa, bem escalonada, de curso curto, mas requer alguma habituação antes de sermos rápidos nas passagens.Mas gostei.
Classifico com 8/10 quando o conduzimos e 5/10 quando o pilotamos.
No global classifico esta unidade ensaiada com 7/10.E considero-a uma excelente aposta para quem quer um carro deste segmento e quer fugir do "cizentismo" germânico.
Pontos positivos: Conforto, suavidade de condução,consumos,ausência de qualquer ruido parasita (mesmo em piso muito degradado, como é a calçada da foz velha no porto)
Pontos negativos: Alguns materiais e montagem interiores, comportamento quando o tentamos pilotar,ar condicionado muito confuso.
Comentário