Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TEST DRIVE: Volvo C30 1.6D

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    TEST DRIVE: Volvo C30 1.6D

    boas,

    Devido a um acidente, foi entregue a uma pessoa chegada um volvo c30 como carro de substituição.
    Como é um carro com o qual eu tenho alguma simpatia, e a pessoa em causa não precisou dele hoje, tive o carro todo o dia a minha disposição.

    Minhas impressões.

    Estética: Pouco concensual...Traseira arrojada, frente "banal".A unidade ensaiada tinha umas "pobres" jantes de 15'' de desenho clássico de 5 braços, mas morriam no conjunto.No geral gosto do carro, mas pedia-se mais arrojo na frente.Em termos de qualidade geral da carroceria dou um 8/10.

    Interior: Aspecto harmonioso, consola central interessante do ponto de vista estilistico.Parte superior do tablier simples, mas com bom grafismo e de fácil leitura.Em termos ergonómicos, alguns comandos poderiam estar dispostos de outra forma, e alguns botões requerem hábito.Em termos de qualidade, a unidade ensaiada tinha 10.000km, e não apresentava qualquer ruido parasita.Não esquecer que é carro de aluguer. No entanto, penso que a suspesão (MUITO) mole e pneus de perfil 65 ajudam em muito a ausênsia de ruidos no interior.Os materiais são de boa qualidade em todo o carro e de boa montagem, excepção para a zona do travão de mão e pousa copos onde apresenta plásticos duros, passivos de serem riscados e mal "encaixados".Os bancos são muito confortaveis, com bom tecido, muitas regulações e suportam bem o corpo.
    Espaço atrás bom, onde cabem perfeitamente dois adultos.Meço 1,80, regulei a posição do banco do condutor para mim, e seguidamente sentei-me no banco de trás sem dificuldade,sem sequer bater no tecto.A mala, tem espaço médio.
    Não gostei: do acesso ao banco traseiro, pois o cinto fica várias vezes preso no banco quando este vai a frente e é necessário cuidado e paciência para "desengatar" o cinto e este recolher.O comando de correr o banco a frente/trás também não funcionava correctamente, pois depois de ser corrido a frente é complicado faze-lo voltar a posição traseira.A mala nesta versão não tinha qq tipo de cobertura, ficando a bagagem exposta.
    Destaco ainda o ar condicionado pouco intuitivo no seu funcionamento e muito ruidoso, apesar de ser bastante eficaz a arrefecer o habitaculo.
    Dou nota geral de 7/10, mas poderia ser perfeitamente um 8 ou 9 se alguns aspectos fossem melhorados.

    Comportamento:Em quanto conduzimos este Volvo, o motor sem ser nenhum poço de energia, cumpre perfeitamente e até é agradavel de utilizar.Retoma bem as velocidades, respira relativamente bem em baixos regimes.Os consumos estavam nos 7,9 quando peguei no carro, fiz-lhe reset e após 200km de TD, nos vários tipos de condução e percursos, entreguei-o com média de 6,0L! Atendendo a isso, considero MUITO bom.No entanto, em cidade dificilmente baixa dos 7-7.5, e em estrada, até aos 120 consome menos de 6Litros.A rodar entre os 160-190 consumiu cerca de 11.
    A suspensão é muito confortavel, filtrando excepcionalmente as irregularidades do piso.Por outro lado, isso prejudica o comportamento, que é claramente estradista.Enquanto rolamos em AE tudo se passa de forma segura e confortavel, mas quando passamos da condução a pilotagem em estradas mais enroladas este Volvo depressa revelou os seus limites.Os michelin também em nada ajudaram, e era frequente ouvi-los chiar, mesmo quando as passagens em curva não iam além dos 60-70km/h.a carroceria tem um adornar excessivo e as transferências de massa sentem-se.Definitivamente este volvo, nesta versão não é carro para ser pilotado.
    A caixa é boa, bem escalonada, de curso curto, mas requer alguma habituação antes de sermos rápidos nas passagens.Mas gostei.
    Classifico com 8/10 quando o conduzimos e 5/10 quando o pilotamos.

    No global classifico esta unidade ensaiada com 7/10.E considero-a uma excelente aposta para quem quer um carro deste segmento e quer fugir do "cizentismo" germânico.

    Pontos positivos: Conforto, suavidade de condução,consumos,ausência de qualquer ruido parasita (mesmo em piso muito degradado, como é a calçada da foz velha no porto)

    Pontos negativos: Alguns materiais e montagem interiores, comportamento quando o tentamos pilotar,ar condicionado muito confuso.
    Editado pela última vez por alfamaniaco; 19 September 2007, 01:45.

    #2
    Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
    boas,

    Devido a um acidente, foi entregue a uma pessoa chegada um volvo c30 como carro de substituição.
    Como é um carro com o qual eu tenho alguma simpatia, e a pessoa em causa não precisou dele hoje, tive o carro todo o dia a minha disposição.

    Minhas impressões.

    Estética: Pouco concensual...Traseira arrojada, frente "banal".A unidade ensaiada tinha umas "pobres" jantes de 15'' de desenho clássico de 5 braços, mas morriam no conjunto.No geral gosto do carro, mas pedia-se mais arrojo na frente.Em termos de qualidade geral da carroceria dou um 8/10.

    Interior: Aspecto harmonioso, consola central interessante do ponto de vista estilistico.Parte superior do tablier simples, mas com bom grafismo e de fácil leitura.Em termos ergonómicos, alguns comandos poderiam estar dispostos de outra forma, e alguns botões requerem hábito.Em termos de qualidade, a unidade ensaiada tinha 10.000km, e não apresentava qualquer ruido parasita.Não esquecer que é carro de aluguer. No entanto, penso que a suspesão (MUITO) mole e pneus de perfil 65 ajudam em muito a ausênsia de ruidos no interior.Os materiais são de boa qualidade em todo o carro e de boa montagem, excepção para a zona do travão de mão e pousa copos onde apresenta plásticos duros, passivos de serem riscados e mal "encaixados".Os bancos são muito confortaveis, com bom tecido, muitas regulações e suportam bem o corpo.
    Espaço atrás bom, onde cabem perfeitamente dois adultos.Meço 1,80, regulei a posição do banco do condutor para mim, e seguidamente sentei-me no banco de trás sem dificuldade,sem sequer bater no tecto.A mala, tem espaço médio.
    Não gostei: do acesso ao banco traseiro, pois o cinto fica várias vezes preso no banco quando este vai a frente e é necessário cuidado e paciência para "desengatar" o cinto e este recolher.O comando de correr o banco a frente/trás também não funcionava correctamente, pois depois de ser corrido a frente é complicado faze-lo voltar a posição traseira.A mala nesta versão não tinha qq tipo de cobertura, ficando a bagagem exposta.
    Destaco ainda o ar condicionado pouco intuitivo no seu funcionamento e muito ruidoso, apesar de ser bastante eficaz a arrefecer o habitaculo.
    Dou nota geral de 7/10, mas poderia ser perfeitamente um 8 ou 9 se alguns aspectos fossem melhorados.

    Comportamento:Em quanto conduzimos este Volvo, o motor sem ser nenhum poço de energia, cumpre perfeitamente e até é agradavel de utilizar.Retoma bem as velocidades, respira relativamente bem em baixos regimes.Os consumos estavam nos 7,9 quando peguei no carro, fiz-lhe reset e após 200km de TD, nos vários tipos de condução e percursos, entreguei-o com média de 6,0L! Atendendo a isso, considero MUITO bom.No entanto, em cidade dificilmente baixa dos 7-7.5, e em estrada, até aos 120 consome menos de 6Litros.A rodar entre os 160-190 consumiu cerca de 11.
    A suspensão é muito confortavel, filtrando excepcionalmente as irregularidades do piso.Por outro lado, isso prejudica o comportamento, que é claramente estradista.Enquanto rolamos em AE tudo se passa de forma segura e confortavel, mas quando passamos da condução a pilotagem em estradas mais enroladas este Volvo depressa revelou os seus limites.Os michelin também em nada ajudaram, e era frequente ouvi-los chiar, mesmo quando as passagens em curva não iam além dos 60-70km/h.a carroceria tem um adornar excessivo e as transferências de massa sentem-se.Definitivamente este volvo, nesta versão não é carro para ser pilotado.
    A caixa é boa, bem escalonada, de curso curto, mas requer alguma habituação antes de sermos rápidos nas passagens.Mas gostei.
    Classifico com 8/10 quando o conduzimos e 5/10 quando o pilotamos.

    No global classifico esta unidade ensaiada com 7/10.E considero-a uma excelente aposta para quem quer um carro deste segmento e quer fugir do "cizentismo" germânico.

    Pontos positivos: Conforto, suavidade de condução,consumos,ausência de qualquer ruido parasita (mesmo em piso muito degradado, como é a calçada da foz velha no porto)

    Pontos negativos: Alguns materiais e montagem interiores, comportamento quando o tentamos pilotar,ar condicionado muito confuso.

    E não falaste do preço, senão, desvalorizava mais uns pontos no teu teste...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por manucas Ver Post
      E não falaste do preço, senão, desvalorizava mais uns pontos no teu teste...

      Sinceramente não sei o preço ao certo das versões, mas penso que este que ensaiei ande pelos 30.000€.Corrijam-me se estiver enganado.
      Face as outras propostas do segmento não o considero excessivamente caro.Pelo menos marca a diferença no parque nacional, já que hoje, durante os 200k que percorri, não vi mais nenhum C30.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
        Sinceramente não sei o preço ao certo das versões, mas penso que este que ensaiei ande pelos 30.000€.Corrijam-me se estiver enganado.
        Face as outras propostas do segmento não o considero excessivamente caro.Pelo menos marca a diferença no parque nacional, já que hoje, durante os 200k que percorri, não vi mais nenhum C30.
        Para o motor em questão e p politica de extras, parece-me caro...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
          Sinceramente não sei o preço ao certo das versões, mas penso que este que ensaiei ande pelos 30.000€.Corrijam-me se estiver enganado.
          Face as outras propostas do segmento não o considero excessivamente caro.Pelo menos marca a diferença no parque nacional, já que hoje, durante os 200k que percorri, não vi mais nenhum C30.
          penso que com o equipamento da "praxe" andara mais perto dos 35 do que dos 30.

          Comentário


            #6
            "A unidade ensaiada..." Gostei do pormenor

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Suarez Ver Post
              "A unidade ensaiada..." Gostei do pormenor

              No fundo foi o que andei a fazer...
              Em relação ao preço, estive a ver e no nivel 2 (que já é bem equipada) e com jante 18 custa a volta dos 32500€.
              Na minha opinião é uma proposta bem interessante.
              é assim, eu simplesmene relatei o que hoje experimentei.O factor preço não entrou na equação, até porque não estou comprador de nenhum carro actualmente.
              No entanto pelo que vi, custa menos 5.000€ em média que as equivalentes versões alemãs.Assim sendo, eu se calhar optaria pelo volvo.

              Comentário


                #8
                Para mim poderia vir um assim:



                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                  No fundo foi o que andei a fazer...
                  Em relação ao preço, estive a ver e no nivel 2 (que já é bem equipada) e com jante 18 custa a volta dos 32500€.
                  Na minha opinião é uma proposta bem interessante.
                  é assim, eu simplesmene relatei o que hoje experimentei.O factor preço não entrou na equação, até porque não estou comprador de nenhum carro actualmente.
                  No entanto pelo que vi, custa menos 5.000€ em média que as equivalentes versões alemãs.Assim sendo, eu se calhar optaria pelo volvo.
                  Equivalentes alemãs com motores bastante mais potentes, queres tu dizer...
                  Compara c Civic 2.2...por exemplo.
                  E custa praí mais 5000E q qq outra proposta c mesmo motor. É mta fruta a pagar pela estetica, design, status, exclusividade ou seja lá o q isso for...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                    Equivalentes alemãs com motores bastante mais potentes, queres tu dizer...
                    Compara c Civic 2.2...por exemplo.
                    E custa praí mais 5000E q qq outra proposta c mesmo motor. É mta fruta a pagar pela estetica, design, status, exclusividade ou seja lá o q isso for...
                    Quero dizer mesmo...Equivalentes alemães com motor 1.9TDI de 105cv´s...
                    Porque se formos pegar no 2.0TDI a diferença manda-se quase para os 10.000€...Mas ai também a volvo tem o 2.0D que deve custar a volta dos 40.000.E o motor 2.0D da volvo deve ser inferior aos concorrentes.
                    Acho mesmo que este C30 só interessa na versão 1.6D e/ou na versão T5!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                      Quero dizer mesmo...Equivalentes alemães com motor 1.9TDI de 105cv´s...
                      Porque se formos pegar no 2.0TDI a diferença manda-se quase para os 10.000€...Mas ai também a volvo tem o 2.0D que deve custar a volta dos 40.000.E o motor 2.0D da volvo deve ser inferior aos concorrentes.
                      Acho mesmo que este C30 só interessa na versão 1.6D e/ou na versão T5!
                      Só se estiveres a usar o A3 como termo comparação pq se fores p Golf, Seat, já para não falar de outras marcas c motores 1.6D, vais ver q a diferença do C30 é de 5000E, como dizes, mas para mais...E o A3 é significativamente melhor q o C30, a meu ver...

                      Comentário


                        #12
                        Nao estava aqui ontem um teste com este volvo? é que no teste dos cones portou se bastante bem mesmo.

                        Comentário


                          #13
                          Jantes de 15" é mesmo para ter muita borracha amortecer o caminho

                          Com jantes de 18" e chassis desportivo rebaixado deve mudar um bocadinho

                          Felizmente há opções para todos os gostos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por alfamaniaco;Mas ai também a volvo tem o 2.0D que deve custar a volta dos 40.000. [B
                            E o motor 2.0D da volvo deve ser inferior aos concorrentes.[/B]
                            Acho mesmo que este C30 só interessa na versão 1.6D e/ou na versão T5!


                            xD

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post


                              xD

                              Afinal tou enganado, mas ainda assim se meterme ai o 120d, ganha o bmw!

                              ANYWAY...eu apenas relatei o que experiemntei!! Nem sequer sou comprador.apenas tentei fazer uma avaliação e dar uma opinião isenta de alguém que não tem nada a ver com a imprensa, e assim tentar transmitir o que um cidadão comum achou deste volvo!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                Com jantes de 18" e chassis desportivo rebaixado deve mudar um bocadinho

                                Melhora o comportamento mas piora o conforto e aumenta os ruídos parasitas.

                                Cumprimentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                  Melhora o comportamento mas piora o conforto e aumenta os ruídos parasitas.

                                  Cumprimentos
                                  Sem duvida...Deixei isso bem expresso na minha opinião.Este volvo apesar de bem construido e de bons materiais, o que lhe garante a total ausência de ruidos é a suspesão alta e mole e os pneus de perfil elevado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois, é que eu já andei num C30 com mais kms que esse, com jante de 17" (ou 18", não tenho certezas) e a parte dos ruídos parasitas no paralelo do centro da cidade já não era propriamente a mesma, diagnostiquei logo ali qualquer coisa...

                                    Cumprimentos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                      Nao estava aqui ontem um teste com este volvo? é que no teste dos cones portou se bastante bem mesmo.
                                      Com o chassis similar ao Focus, estvam à espera de quê?;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não sei porquê,mas cada vez que vejo um C30,parece que estou a ver um carro que levou uma traseirada de um camião.E ainda não foi a arranjar...




                                        Saludos

                                        Comentário


                                          #21
                                          Também já andei com um durante uns dias, e já testei com jante 16 e 18.

                                          A parte do comportamento com jantes maiores desaparece. Mesmo com jantes 15, nota-se rapidamente o limite dos pneumáticos, mas a maneira como o carro lida com esse limite mostra a qualidade do chassis.

                                          Quanto à comparação com outros modelos do segmento, tenho contacto com vários e aponto o C30 mais para o campo do A3 do que dos "generalistas".

                                          Eu próprio tenho um dos "generalistas" e a conduzir o C30 sentia-me claramente num carro com outro tipo de construção e qualidades, justificando o diferencial de preço.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O Volvo C30 tem um design que apela um bocado ao 480, nomeadamente a trazeira.
                                            O 480 foi um carro fantástico quando foi lançado, e era um dos "idolos" dos meus primeiros tempos de carta. Só por isso para mim o C30 merece nota 20, mas aceito que para pessoas de outras gerações o C30 possa até ser feio e não dizer nada.
                                            Também confesso que esperava um bocadinho mais do C30, e a parte da frente podia ser um bocadinho mais ousada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post


                                              xD
                                              Esse é o motor 118D mais recente com 143cv?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                                Esse é o motor 118D mais recente com 143cv?
                                                Não ...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A malta aqui da empresa tem Volvo V50 na versão carrinha e a maior queixa é "anda pouco e gasta muitíssimo"....

                                                  Jante 15 nestas carrinhas como nós aqui temos são digamos....caricatas esteticamente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É um carro bem bonito! É penalizado por atrás levar 2 e não 3!!! Se não certamente que vendia mais!

                                                    Vi à dias um em azul escuro e detestei a conjugação da cor Azul com o preto que envolve o carro na parte inferior...achei o Azul muito pouco feliz mas em contrapartida existem outras combinações que ficam espectaculares.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                                      A malta aqui da empresa tem Volvo V50 na versão carrinha e a maior queixa é "anda pouco e gasta muitíssimo"
                                                      Se o conceito de muito for superior a 4 é capaz

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                        ar condicionado muito confuso
                                                        tenho exactamente a mesma opinião.
                                                        por isso que nunca percebi quando se juntam 'ergonomia' e 'volvo' no mesmo texto (isto falando das novas consolas planas)

                                                        ld

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por michaelreznor Ver Post
                                                          tenho exactamente a mesma opinião.
                                                          por isso que nunca percebi quando se juntam 'ergonomia' e 'volvo' no mesmo texto (isto falando das novas consolas planas)
                                                          Complicadissimo..



                                                          Contem-me lá as vossas dúvidas então

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                            Se o conceito de muito for superior a 4 é capaz
                                                            Comparando com os Golf que eles tinham, gasta mais 1 litro/litro e meio.....e demora muito mais tempo a acelerar e a recuperar segundo eles!!

                                                            Atendendo ao facto de serem delegados de propaganda médica que andam muitos quilometros de carro...é muito sim!!

                                                            Ah e a qualidade perceptível é inferior à do Golf!! Eles acham os Golf mais robustos.
                                                            Editado pela última vez por apagdo; 19 September 2007, 17:30.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X